A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMO FAZER O RELATÓRIO DE ERROS. » O que é um Relatório de Erros É um relatório sobre o que você errou na prova (por isso você não precisa escrever sobre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMO FAZER O RELATÓRIO DE ERROS. » O que é um Relatório de Erros É um relatório sobre o que você errou na prova (por isso você não precisa escrever sobre."— Transcrição da apresentação:

1 COMO FAZER O RELATÓRIO DE ERROS

2 » O que é um Relatório de Erros É um relatório sobre o que você errou na prova (por isso você não precisa escrever sobre seus acertos!!). Estes erros acontecem geralmente por 3 motivos: Você não sabia Você estava nervoso e se confundiu Você não leu o enunciado direito Quando se escreve sobre um assunto (eu disse ESCREVE, NÃO COPIA!), o cérebro grava melhor, por isso o relatório é feito em forma textual (sanando o 2º motivo). Ao longo do texto você não vai escrever apenas sobre o que errou, mas também explicar quais seriam as respostas certas (solucionando portanto o 1º motivo); obviamente quanto mais você ler e escrever, sua interpretação de texto vai melhorar (ajudando assim para que o último motivo não se repita – ou aconteça com menor frequência).

3 JAMAIS » O que JAMAIS fazer: Copiar os enunciados Copiar os enunciados das questões. Copiar a resposta Copiar a resposta certa. Usar tópicos Usar tópicos. escrever apenas a letra da alternativa Em questões de múltipla escolha, escrever apenas a letra da alternativa que você errou. escrever apenas a letra da alternativa Em questões de múltipla escolha, escrever apenas a letra da alternativa que era correta.

4 » O que FAZER: Explicar o enunciado Explicar o enunciado da questão que você errou Explicar porquê você errou Explicar porquê você errou a resposta Explicar qual seria Explicar qual seria a resposta certa Explicar porquê a resposta certa é a correta Explicar porquê a resposta certa é a correta Escrever o texto Escrever o texto bem estruturado, em forma de parágrafos Colocar as contas Colocar as contas quando necessário Ser sincero Ser sincero Escrever sua nota Escrever sua nota Escrever e explicar se você acha ter sido uma nota justa Escrever e explicar se você acha ter sido uma nota justa

5 » Ok, agora vou mostrar a vocês algumas fotos da “minha prova” e como ficaria meu relatório se eu estivesse no lugar de vocês ;) » Seguem primeiros as fotos e então o Relatório (:

6

7

8 » Exemplos:

9

10 Colégio Adventista Portão Thaylis Leitzke Riccetto RELATÓRIO DE ERROS 15 de setembro de 2006 Curitiba - PR

11 Na primeira prova deste bimestre eu tirei 7.0 e achei uma nota parcialmente justa, porque eu prestei bastante atenção nas aulas, mas não estudei direito em casa... Na verdade eu esperava tirar pelo menos um 8.0. Meu primeiro erro aconteceu logo na primeira questão, onde eu deveria representar a distribuição eletrônica por camadas e especificar nome e símbolo de cada elemento (VEJAM QUE EU NÃO COPIEI O ENUNCIADO, EU EXPLIQUEI-O!) ; nessa questão eu errei duas coisas: na letra A, que o átomo era o rubídio, eu fiz a distribuição errada, ao invés de colocar a última camada como a “O” eu repeti a “M”. Pura falta de atenção! A distribuição de elétrons estava certa, foi só o nome da camada mesmo... Ainda nessa questão eu errei a distribuição de elétrons do cálcio. Como na camada M cabem 18 elétrons e eu só tinha dez, coloquei todos ali; foi bobagem, porque o Ca está no grupo dois e no quarto período, então sua camada de valência é a N = 2. O pior é que eu sabia isso, foi a pressa de fazer a prova logo que me atrapalhou... A distribuição deveria ficar K=2, L=8, M=8, N=2. Errei a questão 3, que pedia pra assinalar a alternativa certa. Eu marquei a que dizia que o Ce estava no 8º período do grupo 3. Essa eu fiz com bastante certeza, porque contei na tabela e vi esse elemento realmente pertencia ao grupo 3 e contando as linhas dava na 8ª. O que eu esqueci é que aquelas duas últimas linhas são os “links” e que nem existe oitavo período! ( EXPLIQUEI A QUESTÃO QUE EU ERREI E TAMBÉM PORQUE QUE EU COMETI O ERRO) A única frase certa era a que dizia que o iodo é um ametal (basta olhar a região na tabela que ele está) e que sua camada de valência é O=7 ( porque ele está no grupo 17 e no 5º período). (EXPLIQUEI A CERTA E PORQUE É CERTA)

12 Já na somatória havia 3 afirmações que eram corretas, porém eu só consegui identificar duas. Na verdade eu até fiquei na dúvida se a frase que dizia que as reações acontecem porque os elétrons são doados ou compartilhados era certa. Eu lembrava que o professor falou alguma coisa sobre isso em sala, mas como uma errada anula uma certa, preferi não arriscar. Mas agora que estamos vendo as ligações químicas mesmo (covalentes e iônicas) essa questão ficou bem clara pra mim. Ah! Como não marquei uma o meu total deu errado, eu somei 4, sendo que com a questão que eu não marquei ficaria 9. Na penúltima questão era pra analisar se as frases estavam certas ou erradas e corrigir quando estas fossem falsas. A última afirmativa era falsa ( isso eu percebi) e dizia que só de olhar na tabela eu saberia que o lítio tem 2 elétrons na última camada. Eu olhei na tabela e vi que o número atômico do Li é 3, daí acabei colocando que ele tinha 3 na última camada. Mais uma vez, pura falta de atenção! É que eu estava nervosa porque o professor já estava recolhendo as provas e eu queria terminar logo, então coloquei isso, sendo que é ÓBVIO que se ele tá no grupo 1 vai ter só um elétron na última camada! Enfim, falha minha... Como disse, fiquei sem tempo pra terminar a prova, então coloquei qualquer coisa na última questão... E eu sou tão boa em chute que errei tudo! Nem umazinha sequer eu acertei! E a questão era só pra ligar símbolo ao número de elétrons de valência, ou seja, bastava olhar o grupo que o elemento está e ligar na prova. A resposta ficaria assim:

13


Carregar ppt "COMO FAZER O RELATÓRIO DE ERROS. » O que é um Relatório de Erros É um relatório sobre o que você errou na prova (por isso você não precisa escrever sobre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google