A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NO CONCELHO DE MIRANDELA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NO CONCELHO DE MIRANDELA"— Transcrição da apresentação:

1 NO CONCELHO DE MIRANDELA
D I A D O S O L 3 D E M A I O RELÓGIOS DE SOL NO CONCELHO DE MIRANDELA No dia 3 de Maio comemora-se mundialmente o Dia do Sol. No âmbito das atividades do Ecoguia, o Município de Mirandela associa-se a esta comemoração através da apresentação de alguns relógios de sol existentes no concelho, mais concretamente nas freguesias de: Abreiro, Carvalhais, Cedães, Mirandela, Suçães, Vale de Salgueiro e Vila Boa. No dia 3 de Maio comemora-se mundialmente o Dia do Sol. No âmbito das atividades do Ecoguia, o Município de Mirandela associa-se a esta comemoração através da apresentação de alguns relógios de sol existentes no concelho, mais concretamente nas freguesias de: Abreiro, Carvalhais, Cedães, Mirandela, Suçães, Vale de Salgueiro e Vila Boa.

2 Este relógio de Sol é do tipo vertical meridional.
Freguesia de Abreiro Na aldeia de Abreiro pode ver-se um relógio de Sol em cantaria, localizado no capitel de um pilar do cruzeiro. Este relógio de Sol é do tipo vertical meridional. Na aldeia de Abreiro pode ver-se um relógio de Sol em cantaria, localizado no capitel de um pilar do cruzeiro. Este relógio de Sol é do tipo vertical meridional.

3 Freguesia de Carvalhais
No recinto da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais-Mirandela, a Associação de Amigos da Escola Agrícola de Carvalhais-Mirandela, colocou um gnómon que faz com a horizontal um angulo igual à latitude do lugar, estando orientado na direção Norte-Sul. Este relógio de Sol ainda não se encontra completo, podendo os alunos terminá-lo com mostradores variáveis. No recinto da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais-Mirandela, a Associação de Amigos da Escola Agrícola de Carvalhais-Mirandela, colocou um gnómon que faz com a horizontal um angulo igual à latitude do lugar, estando orientado na direção Norte-Sul. Este relógio de Sol ainda não se encontra completo, podendo os alunos terminá-lo com mostradores variáveis.

4 Freguesia de Vale de Salgueiro
Lugar de Miradeses No Museu Paroquial da Pedra, localizado na freguesia de Vale de Salgueiro, lugar de Miradeses, existem dois relógios de Sol do tipo vertical meridional. No Museu Paroquial da Pedra, localizado na freguesia de Vale de Salgueiro, lugar de Miradeses, existem dois relógios de Sol do tipo vertical meridional.

5 Freguesia de Vale de Salgueiro
Lugar de Miradeses Este é o outro relógio de Sol que se encontra no Museu Paroquial da Pedra, na freguesia de Vale de Salgueiro, lugar de Miradeses. Este é o outro relógio de Sol que se encontra no Museu Paroquial da Pedra, na freguesia de Vale de Salgueiro, lugar de Miradeses.

6 Freguesia de Suçães Na aldeia de Suçães, existe um relógio de Sol em cantaria que se localiza sobre a empena, no extremo direito da Igreja de Nossa Senhora da Assunção. Na aldeia de Suçães, existe um relógio de Sol em cantaria que se localiza sobre a empena, no extremo direito da Igreja de Nossa Senhora da Assunção.

7 Freguesia de Mirandela
Rua da Tarana Na cidade de Mirandela podem ver-se três exemplares de relógios de Sol do tipo vertical meridional. Na cidade de Mirandela podem ver-se três exemplares de relógios de Sol do tipo vertical meridional.

8 Freguesia de Cedães Lugar de Vale de Lobo
Na freguesia de Cedães, mais propriamente no lugar de Vale Lobo, pode ver-se um relógio de Sol do tipo vertical meridional, na capela de Nossa Senhora do Rosário. Na freguesia de Cedães, mais propriamente no lugar de Vale Lobo, pode ver-se um relógio de Sol do tipo vertical meridional, na capela de Nossa Senhora do Rosário.

9 Freguesia de Vila Boa O relógio de Sol existente na aldeia de Vila Boa é do tipo vertical meridional e localiza-se na capela de Santo António. O relógio de Sol existente na aldeia de Vila Boa é do tipo vertical meridional e localiza-se na capela de Santo António.

10 Ficha técnica Apoio Fátima Meireles (aluna da EPA, estagiária no SIG) Paula Teixeira (aluna da EPA, estagiária no SIG) Associação de Amigos da Escola Agrícola Carvalhais/Mirandela Gabinete de Arqueologia Produção e edição Serviço de Sistemas de Informação Geográfica Referências


Carregar ppt "NO CONCELHO DE MIRANDELA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google