A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elementos de Máquinas Fundamentos da Lubrificação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elementos de Máquinas Fundamentos da Lubrificação."— Transcrição da apresentação:

1 Elementos de Máquinas Fundamentos da Lubrificação

2 Elementos de Máquinas Graxas lubrificantes são o nome genérico e popular dado a lubrificantes pastosos ou de alta viscosidade, compostos de misturas de óleos lubrificantes minerais (de diversas viscosidades) e seus aditivos e especialmente do ponto de vista químico, sais de determinados ácidos graxos com cálcio, sódio, lítio, alumínio,bário e magnésio (geralmente chamados de sabão) que em formam com os óleos de origem mineral uma emulsão, que atuam como agente espessador. Em tais formulações o óleo mineral entra como o verdadeiro lubrificante e o espessador, além de conferir a viscosidade à mistura, atua na retenção do óleo mineral.

3 Tipos de graxa por composição
Elementos de Máquinas Os aditivos atuam com a manutenção de propriedades de antioxidação, resistência a ação da água e determinados solventes, capacidade de adesão, estabilidade da viscosidade em função da temperatura e do movimento, resistência ao desalojamento, a resistência à extremas pressões e outras propriedades específicas do uso e ambiente em questão Tipos de graxa por composição * Graxa de cálcio, solúvel em água e pouco resistente ao calor. * Graxa de sódio, solúvel em água, mais resistente ao calor em comparação à graxa de cálcio. * Graxa de lítio, á uma mistura muito resistente e adaptada aos mais variados usos desde o doméstico até o automobilístico; o ponto de gotejamento é aproximadamente 180°C e permanece inalterável suportando o calor.

4 ÓLEO MINERAL + ESPESSADOR + ADITIVOS = GRAXA
Elementos de Máquinas * Graxa de bário, para uso genérico, resiste bem à temperatura mas pouco aos movimentos rápidos. * Graxa de cobre, também chamada graxa de revestimento, composto de pó fino de cobre disperso na graxa e é usado para proteger os roscas de parafusos e helicóides e resiste a temperatura de até 1000°C, não é solúvel em água. * Graxa de silicone, não é solúvel em água e previne bem a corrosão. * Graxa de PTFE, também chamada graxa de Teflon * Graxa de vaselina, para usos domésticos e em contatos elétricos, disponível até para a indústria alimentícia. * Graxa de grafite, para altíssimas pressões e contatos elétricos. * Graxa de glicerol, para baixas temperaturas. * Graxa de alumínio, para altíssimas pressões, hidrorepelente e anti-emulsionante, adequada ao engraxamento Resumo: ÓLEO MINERAL + ESPESSADOR + ADITIVOS = GRAXA

5 Características das Graxas
Elementos de Máquinas Características das Graxas

6 Características das Graxas
Elementos de Máquinas Características das Graxas

7 Elementos de Máquinas Graxas para a indústria alimentícia Graxas com grau alimentício para a lubrificação de máquinas para a produção e o processamento de alimentos, ração e produtos farmacêuticos. Os ingredientes destes produtos correspondem às normas da FDA internacionalmente aceitas e são consequentemente certificados pela NSF®. Os produtos certificados NSF-H1 não tem conseqüências negativas no caso de contato acidental com alimentos. National Science Foundation - US National Science. U S Food and Drug Administration Home Page

8 Elementos de Máquinas Óleos Lubrificantes Os óleos lubrificantes são substâncias utilizadas para reduzir o atrito lubrificando e aumentando a vida útil das máquinas. Os óleos lubrificantes podem ser de origem animal ou vegetal (óleos graxos), derivados de petróleo (óleos minerais) ou produzidos em laboratório (óleos sintéticos), podendo ainda ser constituído pela mistura de dois ou mais tipos (óleos compostos).

9 Elementos de Máquinas Características As principais características dos óleos lubrificantes são a viscosidade, o índice de viscosidade (IV) e a densidade. A viscosidade mede a dificuldade com que o óleo escorre (escoa); quanto mais viscoso for um lubrificante (mais grosso), mais difícil de escorrer, portanto será maior a sua capacidade de manter-se entre duas peças móveis fazendo a lubrificação das mesmas. A viscosidade dos lubrificantes não é constante, ela varia com a temperatura. Quando esta aumenta a viscosidade diminui e o óleo escoa com mais facilidade. O Índice de Viscosidade (IV) mede a variação da viscosidade com a temperatura. Quanto maior o IV, menor será a variação de viscosidade do óleo lubrificante, quando submetido a diferentes valores de temperatura Densidade indica a massa de um certo volume de óleo a uma certa temperatura

10 Elementos de Máquinas Aditivos Para conferir, retirar ou melhorar certas propriedades especiais dos lubrificantes, que não condizem com o desejado, especialmente quando o lubrificante é submetido a condições severas de trabalho, são adicionados produtos químicos aos óleos lubrificantes, que são chamados aditivos. Os principais tipos de aditivos são: anti-oxidantes, anti-corrosivos, anti-ferrugem, anti-espumantes, detergente-dispersante, melhoradores do Índice de Viscosidade, agentes de extrema pressão, etc.

11 Óleos de Inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W
Elementos de Máquinas Óleos para motores – Classificação Classificação SAE: estabelecida pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos, classifica os óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e são divididos em três categorias: Óleos de Verão: SAE 20, 30, 40, 50, 60 Óleos de Inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W Óleos multiviscosos (inverno e verão): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50 Obs.: a letra "W" vem do inglês "winter" que significa inverno.

12 Elementos de Máquinas Óleos para motores – Classificação Classificação API: desenvolvida pelo Instituto Americano do Petróleo, também dos Estados Unidos, baseia-se em níveis de desempenho dos óleos lubrificantes, isto é, no tipo de serviço a que a máquina estará sujeita. São classificados por duas letras, a primeira indica o tipo de combustível do motor e a segunda o tipo de serviço.

13 Elementos de Máquinas

14 Elementos de Máquinas

15 Elementos de Máquinas

16 Elementos de Máquinas

17 Elementos de Máquinas

18 Elementos de Máquinas

19 Elementos de Máquinas

20 Elementos de Máquinas

21 Elementos de Máquinas

22 Elementos de Máquinas

23 Elementos de Máquinas

24 Elementos de Máquinas

25 Elementos de Máquinas

26 Elementos de Máquinas

27 Elementos de Máquinas

28 Elementos de Máquinas

29 Elementos de Máquinas

30 Elementos de Máquinas

31 Elementos de Máquinas Lubrificação com graxa

32 Elementos de Máquinas Lubrificação com óleo

33 Elementos de Máquinas Contaminação do óleo

34 Elementos de Máquinas Contaminação do óleo

35 Elementos de Máquinas FIM OBRIGADO


Carregar ppt "Elementos de Máquinas Fundamentos da Lubrificação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google