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Pesquisa de Mercado&Comportamento do consumidor

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Apresentação em tema: "Pesquisa de Mercado&Comportamento do consumidor"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa de Mercado&Comportamento do consumidor
Danilo Rosa Deise Elen Íris Ventura Rocio Gonzalez

2 Contextualizando Uma adolescente encontra forças para enfrentar desafios, para se auto afirmar perante o grupo ou mesmo para a sociedade. Ele veste uma marca registrada e se sente influente, pois conseguiu adquirir determinado produto. A sua identidade é construída pelas coisas, ou seja o “ter” se torna muito mais importante do que o “ser”.

3 No grupo de adolescentes a questão da marca constrói uma imagem, muitas vezes até irreal, daquilo de que o indivíduo gostaria de ser. A opinião das pessoas (nessa pesquisa focando nos amigos) do seu meio social também tem uma grande influencia na formação da imagem delas.

4 Problemática Quanto de influência tem os amigos na formação da auto imagem das garotas? Em que aspectos a opinião delas (amizades) mais pesa no que elas pensam a respeito de si mesmas?

5 Meninas 12-18 anos Classes ABC
Público: Meninas anos Classes ABC

6 Objetivo O objetivo é conseguir respostas que auxiliem na criação de uma campanha publicitária para as meninas daquela faixa etária.

7 Observação do Público Foi feita no horário do intervalo das aulas do Ensino Médio, na escola básica do Unasp. As meninas costumam andar em grupos, com outras meninas ou meninos, Frequentam lugares movimentados como restaurantes, baladas, shoppings,etc. Elas se preocupam muito com a beleza, estar na moda, e serem reconhecidas/admiradas pelas outras pessoas.

8 Elas costumam conversar sobre três principais assuntos:
Sobre coisas que elas têm/gostariam de ter (Eletroeletrônicos, roupas/sapatos da moda, produtos em geral) Sobre as outras relações sociais delas mesmas (Com família, outros amigos, namorados, etc.) Sobre as outras pessoas (Fofocas)

9 Entrevista individual
Nossas entrevistas foram feitas on-line para que pudéssemos conversar com um grupo mais diversificado. Foram entrevistadas ao todo 8 meninas entre 14 e 18 anos; Elas responderam todas as perguntas sem dificuldade e pudemos perceber que basicamente as respostas tiveram muitos pontos iguais.

10 Algumas delas fazem ou agem pensando no que os amigos vão pensar
Algumas delas fazem ou agem pensando no que os amigos vão pensar. Por isso algumas atitudes não são ‘’sinceras’’ mas simplesmente por medo do julgamento do grupo.

11 Perguntas das Entrevistas Individuais
1- Quais são os fatores que definem quem você é 2- Como alguém te convence a mudar quem você é? 3- Você tem alguma pessoa de confiança que poderia te dizer sem medo o que você deve mudar para ser uma pessoa melhor? 4- A opinião de quem é mais sincera, dos meninos ou das meninas? 5- Hoje em dia quem mais influencia sua maneira de ser? Família, amigos, parentes, mídia, sociedade, o seu grupo de amigos? 6- Quando você muda porque alguém notou algo diferente em você, significa que você esta mudando pela pessoa? 7- Geralmente você muda porque você viu que precisava ou porque você recebeu comentários a respeito daquilo? 8-Porque as meninas da sua idade costumam comentar tanto sobre a vida das outras pessoas? Você acha que isso faz diferença na vida delas? 9-O que você faz é pensando no que seus amigos podem pensar a respeito de você? 10-De 0-10 quanto a opinião de um amigo sincero importa pra você ?

12 Conclusão da Entrevista Individual
Observando as respostas de cada uma, pudemos ver que elas são pessoas que se importam com a sua imagem e quando provinda de alguém próxima, os comentários podem fazer alguma diferença, desde que elas mesmo sintam necessidade de mudar. E algumas mudam essa maneira de ser ou de se comportar com intenção de melhorar ou somente com intenção de “agradar”.

13 Grupo de Foco Tivemos uma reunião com 10 meninas do ensino médio que estão passando exatamente por esta etapa. Suas respostas não são muito diferentes comparadas com o grupo da entrevista individual portanto sua tendência vem sendo a mesma ou seja meninas influenciadas pela sociedade.

14 Perguntas Grupo de Foco
1) Provavelmente vocês têm muitos amigos e sempre que vocês podem, saem juntos (as). Que lugares vocês frequentam e por quê? 2) E quando vocês estão juntos, costumam falar de outras pessoas? O que vocês comentam, ou seja, o que vocês reparam nas outras pessoas? 3) E esses aspectos que vocês reparam, passa uma imagem de como elas são? 4) E quando vocês estão entre si, comentam a respeito de vocês mesmas? 5) Você se importa com o que as pessoas (principalmente seus amigos) falam sobre você? 6) Se alguma delas chega pra você e diz que não gostou de alguma coisa, por exemplo, o jeito que você arruma o cabelo, você daria moral para o que ela disse? 7) E se você descobre que seus amigos estão falando do jeito que você arruma o cabelo, ou de qualquer outra coisa a respeito de você, pelas suas costas, você dá importância? 8)Quando você faz qualquer coisa, como se vestir, ou sair, ou outra você faz pensando na maneira como os outros vão ver aquilo? 9) E os meninos? A opinião deles a respeito de você é mais considerável do que das suas amigas ou nem tão. 10) Aí você descobre que realmente tem algo que não está legal, você vai mudar aquilo? Por quê?

15 Resultado das perguntas
1) Provavelmente vocês têm muitos amigos e sempre que vocês podem, saem juntos (as). Que lugares vocês frequentam e por quê? “Restaurantes, boliche, shopping.” 2) E quando vocês estão juntos, costumam falar de outras pessoas? O que vocês comentam, ou seja, o que vocês reparam nas outras pessoas? “As suas roupas, o jeito de andar e com quem anda.” 3) E esses aspectos que vocês reparam, passa uma imagem de como elas são? “É claro, o físico sempre é a primeira impressão.” 4) E quando vocês estão entre si, comentam a respeito de vocês mesmas? “Normalmente não só das nossas novidades mas nada pra me achar.”

16 Resultados das perguntas
6) Se alguma delas chega pra você e diz que não gostou de alguma coisa, por exemplo, o jeito que você arruma o cabelo, você daria moral para o que ela disse? “Pra mim não faz diferença sempre e quando seja alguém que não esta nem ai comigo, mas se é a minha melhor amiga faria questão no que ela diz, por que ela sempre me fala o que é” 7) E se você descobre que seus amigos estão falando do jeito que você arruma o cabelo, ou de qualquer outra coisa a respeito de você, pelas suas costas, você dá importância? “Sempre estou pendente dos meus melhores amigos se eles falariam eu realmente me importaria e me ofenderia por eles não ter me falado mas quando é de fora sou indiferente.” 8)Quando você faz qualquer coisa, como se vestir, ou sair, ou outra você faz pensando na maneira como os outros vão ver aquilo? “Me visto como eu quero igual e estou no UNASP onde sempre visto igual mas sempre pro meu gosto e claro reconhecendo que já me vesti para agradar os outros.” 9) E os meninos? A opinião deles a respeito de você é mais considerável do que das suas amigas ou nem tanto? “Depende muito de quem é.” 10) Aí você descobre que realmente tem algo que não está legal, você vai mudar aquilo? Por quê? “Sim, por que eu estou disposta a mudar enquanto eu saiba que estou errada e eu reconheça que é assim.”

17 Conclusão Depois de ter conversando com o nosso grupo de foco e junto com as observações feitas no comportamento delas do dia a dia, reparamos que as adolescentes de 12 a 18 anos realmente fazem parte de um público influenciável tanto pelos amigos quanto pela mídia, mesmo assim, boa parte delas não admitem isso justificando que a família tem uma influência mais significativa.

18 Observamos também que elas não demonstram total importância pelos comentários ou olhares dos outros, mas realmente é um ponto que elas levam muito em conta. Suas vidas giram em torno as opiniões dos seus melhores amigos.

19 Também consideram a opinião dos meninos a respeito delas (personalidade, características físicas, atitudes, etc.) mais sincera, já que em algumas vezes as “amigas” são falsas até na hora de falar o que está bom ou não. “Eles pensam de outro jeito, e de alguma forma queremos agradar eles também. Então quando algum menino chega em mim pra me falar algo que não gostou eu busco melhorar aquilo”

20 Respondendo a Problemática
Concluímos que as amizades influenciam de maneira mais forte em questões físicas, como beleza, maneiras de se vestir, etc. As meninas geralmente têm uma pressão maior para estar aceita em grupos e essa questão da beleza exterior conta muito.

21 Peça Publicitária Perfume Capricho Mesmo público alvo
De acordo com a pesquisa conseguimos chegar a conclusão de que elas comentam das outras pessoas entre elas por inveja ou porque a outra pessoa chama mais atenção de maneira positiva ou negativa. “A menina passa e a gente fala, ‘ah, que roupa chamativa’ mas pra ser sincera a gente fala isso por inveja. Todo mundo quer chamar atenção para ela mesma e se a gente repara outra pessoa quer dizer que ela que ta chamando mais atenção”

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23 Registro Documental

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