A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Secundária De Caldas Das Taipas Técnico De Gestão De Equipamentos Informáticos Ano Lectivo: 2011/2012 Disciplina: S.D.A.C Professor: Daniel Rebelo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Secundária De Caldas Das Taipas Técnico De Gestão De Equipamentos Informáticos Ano Lectivo: 2011/2012 Disciplina: S.D.A.C Professor: Daniel Rebelo."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Secundária De Caldas Das Taipas Técnico De Gestão De Equipamentos Informáticos Ano Lectivo: 2011/2012 Disciplina: S.D.A.C Professor: Daniel Rebelo Placas de Som e Vídeo Trabalho elaborado por: João Rodrigues, nº 8 Tiago Ribeiro, nº17

2 Neste nosso trabalho vamos fazer uma ligeira apresentação sobre placas de som (internas e externas) e placas de vídeo. Vamos explicar o que são, e um ainda um bocado da sua história.

3 Placas de Som O que são ? Placa de som é um dispositivo de hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de conversão com um mínimo de qualidade e também para gravação e edição. Placa de Som (Interna) Placa de Som (Externa)

4 Placas de Som História: O IBM PC/AT que vinha equipado de fabrica com um dispositivo para gerar som, que ainda hoje constitui os seus sucessores, os speakers, pequenos alto-falantes, apesar dos PCs actuais contarem com complexos sistemas de som tridimensional de altíssima resolução.

5 Placas de Som Para que servem ? A placa de som é um hardware utilizado para converter os dados binários, provenientes de seus arquivos de computador, em sinais eléctricos que agem nas caixas de som, fazendo com que sejam reproduzidos os sons desejados.

6 A placa de som serve como uma espécie de tradutor, pois se mandássemos os sinais binários directamente para as caixas de som, provavelmente ouviríamos ruídos sem nenhum significado ou não ouviríamos nada.

7 A qualidade do som depende da qualidade e dos recursos de sua placa e, claro das suas caixas de som. Geralmente as placas de som apenas fazem conversões de sinal binário para analógico, e também amplificam os sinais da saída, que ocorre quando aumentamos o volume através do computador.

8 Placas de Som Profissionais Qual a diferença da normal? Uma grande parte dos computadores traz incluída uma placa de som de alguma espécie. Se o seu computador possui colunas e produz beeps e barulhos é porque possui uma placa de som. A maioria dessas placas são desenhadas para jogos, multimédia e reprodução de CD/DVD, e por isso estas não estarão adequadas à gravação áudio de estúdio profissional.

9 Placas de Som Profissionais o Principais fabricantes: o Creative Labs o VIA Technologies o Analog Devices o AdLib Inc o C-Media o Realtek o M-audio

10 Placas de Vídeo O que é ?? Placa de vídeo, ou aceleradora gráfica, é um componente de um computador que envia sinais deste para o monitor, de forma que possam ser apresentadas imagens ao utilizador. Normalmente possui memória própria, com capacidade medida em octetos.

11 Placas de Vídeo História: A criação de uma imagem tridimensional é dividido em três etapas, chamadas de desenho, geometria e renderização. Na primeira etapa, é criada uma descrição dos objectos que compõem a imagem, ou seja: quais polígonos fazem parte da imagem, qual é a forma e tamanho de cada um, qual é a posição de cada polígono na imagem, quais serão as cores usadas e, finalmente, quais texturas e quais efeitos 3D serão aplicados. Depois de feito o "projecto" entramos na fase de geometria, onde a imagem é efectivamente criada e armazenada na memória da placa 3D.

12 Placas de Vídeo Descrição: A placa de vídeo é provavelmente o componente mais importante do PC. Originalmente, as placas de vídeo eram dispositivos simples, que se limitavam a mostrar o conteúdo da memória de vídeo no monitor.

13 A memória de vídeo continha um simples bitmap da imagem actual, actualizada pelo processador, e o RAMDAC (um conversor digital-analógico que faz parte da placa de vídeo) lia a imagem periodicamente e a enviava ao monitor. A resolução máxima suportada pela placa de vídeo era limitada pela quantidade de memória de vídeo.

14 Placas de Vídeo o Principais fabricantes: o ATI Technologies (incorporada à AMD) o nVidia o S3 Graphics o Matrox o SiS/XGI o 3Dlabs o PowerVR

15 Placas de Vídeo Tipos de placas de vídeo: Avulsas (Off-Board) Integradas à placa-mãe (On-Board)

16 Placas de Vídeo Avulsas (Off-Board): Com a evolução da historia dos jogos, e tudo envolvente á evolução da imagem, provocou que fossem criadas as placas off- board. A partir dai criaram se as placas 3D. As placas 3D são praticamente um computador à parte, pois além da qualidade generosa de memória RAM, acessada através de um barramento muito mais rápido que a do sistema, o chipset de vídeo é muito mais complexo e absurdamente mais rápido que o processador principal no processamento de gráficos.

17 Placas de Vídeo Integradas à placa-mãe (On- Board): As placas onboard, que são de longe as mais comuns. Elas são soluções bem mais simples, onde o GPU é integrado ao próprio chipset da placa-mãe e, em vez de utilizar memória dedicada, como nas placas offboard, utiliza parte da memória RAM principal, que é "roubada" do sistema.

18 De uma forma geral, as placas de vídeo onboard atuais atendem bem às tarefas do dia-a-dia, com a grande vantagem do custo. As placas mais caras são reservadas a quem realmente faz questão de jogar com os games recentes com uma boa qualidade. Existem ainda modelos de placas 3D específicos para uso profissional, como as NVIDIA.

19 Conclusão: Com este trabalho ficamos a saber mais sobre placas de som e placas de video. Ficamos a saber a história de ambas, para que servem, o que são e também os seus principais fabricantes.


Carregar ppt "Escola Secundária De Caldas Das Taipas Técnico De Gestão De Equipamentos Informáticos Ano Lectivo: 2011/2012 Disciplina: S.D.A.C Professor: Daniel Rebelo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google