A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto: Humanidade que Transforma

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto: Humanidade que Transforma"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto: Humanidade que Transforma
Trabalho: Sanfona Cidadã Autora: Professora Lucila Ferreira

2 Breve Descrição da Formação e Atuação da Autora:
Curso de Pedagogia - Faculdade de Ciências e Letras “Oswaldo Cruz”; Curso de Formação Básica de Professores Primários; Curso de Formação de Professores em Artes Industriais (SESI-R.Catumbi-SP). ESPECIALIZAÇÃO Curso de Aperfeiçoamento em Pedagogia/Psicologia pelo Ministério da Educação e Cultura Paris-França (1974); Reciclagem na Educação de Adultos – RE-Núcleo de Trabalho Educacional.(Sindifícios-SP); II Encontro Pedagógico com Madalena Freire-Associação Paulista de Pedagogia-2009; X Fórum de Educação: A condição humana na Sociedade Pós Moderna: Práticas Humanizadas na Saúde e Educação – Centro Universitário São Camilo – 2009; Cursos da CENP.(Secretaria de Educação do Estado de S.Paulo) * PIC – Português * PIC – Matemática; Pós Graduação no Curso de Formação de Professores Para o Curso Superior-UNIP; I Encontro Terapêutico para Educadores, Pedagogos e Psicopedagogos com a Prof. Rossana Angelini.

3 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Professora do Ensino Fundamental Ciclo I nas Oficinas Curriculares (em atividade desde 2006); Professora do Ensino Fundamental Ciclo II – Artes Industriais; Professora de Alfabetização de Adultos; Administradora de Creche Conveniada “Lar do Alvorecer Cristão”; Sócia, Professora e Supervisora Pedagógica da RE.-Núcleo Educacional S/C –Ltda. PALESTRAS III Jornada Pedagógica “Educação Escolar” no Curso de Extensão promovido pela Universidade Paulista – UNIP- campus Pinheiros- denominado: “Pedagogia: Perspectivas na Profissão – Transformações e Desafios” tema: “Escola de Tempo Integral – Oficinas de Trabalho e a Autoria dos Alunos” – 10/08/2011; Instituto de Ciências Humanas – Curso de Pedagogia na Universidade Paulista – UNIP – campus Paraíso – tema:” Caminhando com a Escola de Tempo Integral “ – 12/08/2011; Participação no “Seminário dos Profissionais Educadores da Diretoria Centro Oeste “Semeando Ideias...Valorizando Práticas” – 10/10/2012 – No Auditório da Diretoria Centro Oeste.

4 E o nosso trabalho ficou assim...
Primeiro passo: fomos informados sobre o eixo temático a ser desenvolvido em 2011 – “Humanidade Que Transforma”, tendo como subtema das 3ª séries: Sustentabilidade. 1ª ação: Pesquisas, rodas de conversa, debates, leituras compartilhadas para relacionarmos o tema ao eixo temático e entendermos mais amplamente o subtema a ser desenvolvido. 2ª ação: elaboração do plano a ser executado, que teria como produto final uma Sanfona Cidadã. Os trabalhos são sempre feitos em grupos. 3ª ação: Conscientização: Por acreditar que um trabalho que trouxesse encantamento facilitaria a criatividade, a produção de textos com coesão e coerência, atenção à ortografia, deixando fluir a inspiração e assim o plano ficaria mais fácil de ser desenvolvido. 4ª ação: Inicio da produção dos textos sempre antecipando informações sobre as características dos mesmos e oferecendo elementos que pudessem subsidiar a criatividade. Alguns textos eram produzidos individualmente e outros em grupos. Sempre que o momento favorecia trabalhávamos cantando. 5ª ação: A medida que concluíamos um texto, após sua revisão e ilustração, íamos montando nossa Sanfona Cidadã. Esse trabalho visa desenvolver a autoria, a autonomia, a criatividade, a socialização dos saberes o compartilhamento entre os elementos dos grupos e a interação com as séries correspondentes. De maneira tal, que as sanfonas foram confeccionadas nas aulas de Artes com a professora Marilú. 6ª ação: Por classificarmos como um livro com o formato de uma Sanfona adicionou conhecimentos imprescindíveis ao mesmo, tais como: título, autoria, revisão, estética, créditos quando usamos um material de outrem. 7ª ação: A revisão era feita pelo grupo e só depois socializada com o professor. 8ª ação: A nossa última ação foi justamente refletir junto a eles avaliando até onde o trabalho inspirou a criança o ler, escrever, ilustrar, criar e sentir a necessidade de coordenar suas ideias de maneira a trazer histórias, fatos, entrevistas, etc. a público, estabelecendo um controle de qualidade no domínio da sua escrita e na expansão de seus conhecimentos.

5 Humanidade que Transforma
Sanfona Cidadã Proposta para escola de tempo integral; O encantamento; Compartilhamento; Cantar; Pesquisas; Troca de experiências; Produção de textos; Por que a correção?

6 E a Sanfona foi tocando neste compasso...

7 “No gira gira da ciranda, flores, cores crianças e sons de uma sanfona que toca e toca virando historias de bichos, de seres de encantamento, de pequeninos criadores” (Lucila Ferreira)


Carregar ppt "Projeto: Humanidade que Transforma"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google