A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QGIS 2.2 DOWNLOAD DE DADOS OPENSTREETMAP

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QGIS 2.2 DOWNLOAD DE DADOS OPENSTREETMAP"— Transcrição da apresentação:

1 QGIS 2.2 DOWNLOAD DE DADOS OPENSTREETMAP
Aprenda a baixar malhas viárias de várias localidades do Brasil

2 Faça o download de vetores de arruamento no QGIS através do complemento OpenStretMap
Precisa de um mapeamento urbano no formato shapefile? Experimente utilizar o SIG gratuito QGIS 2.2 e fazer o download do arruamento OpenStreetMap para sua região. Este é um procedimento sujeito à disponibilidade de cobertura. Você pode ser um colaborador do projeto OpenStreetMap (OSM) registrando sua conta no site Após o cadastro, você pode começar a subir as atualizações de ruas da sua cidade.

3 Na versão 2.2 do SIG, o complemento OpenStreetMap foi incorporado ao programa. Para ter acesso, adicione primeiro seus dados. Este é o Mapa do Brasil: Baixe esses dados aqui!

4 O projeto OpenStreetMap tem uma cobertura melhor em escala grande (maiores detalhes), portanto, vamos definir a fração de um município em particular: Baixe esses dados aqui!

5 1 2 3 1 - Clique no menu Vetor – OpenStreetMap – Baixar Dados
2 – Deixe as opções conforme imagem 2 e clique no botão OK. 3 – Aguarde o download dos dados. Quando terminar, clique em OK seguido de Fechar. 1 2 3

6 Clique na ferramenta Adicionar Camada Vetorial e localize a pasta onde os dados foram salvos.
Para ver o arquivo de extensão .osm, é preciso alterar a opção para Todos os Arquivos (veja imagem abaixo): Selecione todos os objetos possíveis para importação (ignore os erros que surgirem).

7 Sucesso! Toda a malha vetorial do projeto OpenStreetMap pertence a você agora!

8 Clique com o botão direito sobre a malha viária e escolha a opção Salvar como:

9 Selecione o formato vetorial mais utilizado no mundo cartográfico: ESRI Shapefile.
A codificação padrão será System. Indique um local de destino para o arquivo e clique no botão OK (a projeção de saída deste arquivo utiliza o Sistema Geográfico de Coordenadas, Datum WGS 1984). Fim do processo! Use isso em seu benefício!

10 Uma dica: se os atributos da tabela do arquivo shapefile de ruas apresentarem caracteres com acentuação truncada, remova o arquivo do mapa e adicione-o novamente definindo a codificação de caracteres para UTF-8 durante a etapa para adicionar uma camada vetorial. Faça isso uma vez, então salve novamente uma nova versão desse shapefile atribuindo a codificação para System. Problema resolvido!

11 QGIS 2.2 Jorge Santos


Carregar ppt "QGIS 2.2 DOWNLOAD DE DADOS OPENSTREETMAP"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google