A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS VITRAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS VITRAIS."— Transcrição da apresentação:

1 OS VITRAIS

2 História

3 Guilherme foi um grande vitraleiro Português.
HISTÓRIA O vitral teve origem na parte gótica da história que está ligada às construções dos Mosteiros e Sés uma vez que como os monumentos religiosos eram feitas com os telhados em bico ficava o espaço por preencher. Guilherme foi um grande vitraleiro Português. O desleixo dos homens e o desgaste do tempo contribuíram para a falta de grandes e belos vitrais em Portugal .

4 Os vitrais que foram feitos entre o século XV e XVI e nos séculos seguintes tiveram que ser a sua restaurados e conservados. Nos finas do século XIX, a arte de fazer vitrais entrou num período de pouca adesão, na Europa e, em concreto, em Portugal.

5 Técnicas

6 A técnica de vitrais continua a fazer parte do artesanato.
TÉCNICAS Para se construir um vitral utilizam-se na maioria os amarelos, vermelhos, rosas e (em maior quantidade) o azul. A técnica de vitrais continua a fazer parte do artesanato. O artista, para começar, divide o vidro em partes, quadros, que são anteriormente desenhados em papel de cartão. Os desenhos são ampliados e projectados no vidro. A ligação ,entre os vitrais, é feita através do chumbo em forma de H. Utilizam-se várias técnicas que são: o mosaico que consiste em colocar os vidros uns sobre os outros.

7 O geométrico é feito com cristais coloridos e brancos recortados.
O contemporâneo com vidros coloridos que não são pintados nem vão ao forno. A clássica com cristais coloridos e recortados, unidos pelo chumbo. A pintura é uma técnica feita em tela e depois é substituída pelo vidro, são utilizadas tintas próprias e é muito usado em escolas e feiras de artesanato.

8 O resultado final é pesado e frágil. É agradável à vista.
O overlay aproveita a tecnologia avançada e merece respeito por parte dos novos vitralistas. É usado um vidro duplo e é feito em relevo. O vitrama é uma técnica onde são usadas cores transparentes e brilhantes. E por último temos o chumbo que é uma técnica tradicional, que consiste em unir com chumbo pedaços em forma de H ou U. A coloração é obtida através da adição de impurezas ou é pintado e o desenho fixado. É caro. O resultado final é pesado e frágil. É agradável à vista.

9 Os vitrais eram utilizados para manter o ambiente acolhedor e preencher os grandes espaços que ficavam nas construções góticas. O vitral é apreciado pela sua beleza e pelo seu requinte e exclusividade, pois não existem dois vitrais iguais.

10 Arte

11 ARTE A arte de fazer um vitral não foi esquecida, esta faz parte do património arquitectónicos português. Eles são usados para decorar. Os vitrais são feitos por materiais muito frágeis como o vidro e o chumbo, mas que o tornam muito bonito e colorido. Este é um vidro que sofre alterações para ficar colorido, que quando apanha sol brilha e reflecte cores, o que o torna o ambiente à sua volta calmo e acolhedor .

12 Os vitrais do Porto

13 Ora bem, existem vitrais na Sé do Porto . . .
Os vitrais existentes no Porto, são mais frequente na Ribeira e arredores. Nunca foram esquecidos os seus mestres, as suas técnicas e a sua história. Ora bem, existem vitrais na Sé do Porto . . . Na Igreja de São Francisco

14 Na Igreja de Santo Ildefenso
Na Igreja do Carmo

15 Na Igreja dos Congregados . . .
Tem três vitrais. O do meio (o maior) representa a Sagrada Família. Os outros dois representam Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora da Conceição. Todos foram feitos no Porto em 1929.

16 E na Igreja da Lapa . . . Nela os vitrais de duas janelas ao nível do solo são de Maumejean (vitralista francês). Feitos em Paris em 1927.

17 Foram feitos em Lisboa no ano de 1931
Os vitrais ao nível do órgão são de R.Leon.. Foram feitos em Lisboa no ano de 1931

18 Os vitrais da sacristia foram desenhados por Mestre De Francesco.
Foram feitos, em Milão, em 1993.

19 No Palácio dos Bispos . . . Na Capela das Almas . . .
Os seus vitrais representam os três tipos de brasões do Porto e estão situados na parede do fundo Na Igreja da Trindade . . . Na Capela das Almas . . . Na Igreja Stella Maris . . . Na Igreja Nossa Senhora da Conceição . . . Na Igreja do Amial . . . Na Igreja do Cristo Rei . . . E na Capela da nossa Escola ! ! !

20 Curiosidades

21 CURIOSIDADES SOBRE OS VITRAIS
A fragilidade dos materiais do vitral, ajudaram para a falta de vitrais em muitos países. Entre os séculos XII e XV no estrangeiro o vitral expandiu-se pela Alemanha, França e Inglaterra. Isto influenciou a arte Portuguesa. No séc. XVI a arte do vitral entrou num período de grande queda. Em Portugal o desleixo das pessoas contribuiu para a falta de vitrais.

22 A palavra vitral significa "écran de cores em vidro" pois são multicoloridos onde o homem, durante anos e anos marcou a sua criatividade e sentimentos. O vitral é um trabalho que exige sensibilidade e conhecimento de cores, texturas e formas. O vitral foi inventado no oriente, onde também se criou o vidro, e apareceu na Europa em edifícios religiosos, palácios e moradias de luxo. É uma arte onde o homem pretende exprimir os seus sentimentos, tal e qual como num desenho mas desta vez é feito em, vidro, contando com a ajuda das formas da pintura e da cor.

23 Destina-se a ser aplicado em edifícios religiosos, hotéis, restaurantes, estabelecimentos públicos e moradias particulares. Este torna o ambiente luminoso e acolhedor, o espaço onde se encontra torna-se belo. O vitral é um trabalho que exige sensibilidade e conhecimento de cores, texturas e formas.

24 -Zé Miguel Casinha Martins Araújo -Susana Patrícia Ferreira Vinhas
Esperamos que tenham gostado. Os membros do grupo: -Zé Miguel Casinha Martins Araújo -Susana Patrícia Ferreira Vinhas -Maria Manuel Letra Afonso Martins -Pedro Miguel Jácome Baptista Ferreira

25 FIM


Carregar ppt "OS VITRAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google