A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

atentados mais mortíferos na Europa Ocidental desde 1995 O atentado de sexta- feira na Noruega contra a sede do Governo e os disparos de um atirador em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "atentados mais mortíferos na Europa Ocidental desde 1995 O atentado de sexta- feira na Noruega contra a sede do Governo e os disparos de um atirador em."— Transcrição da apresentação:

1

2 atentados mais mortíferos na Europa Ocidental desde 1995 O atentado de sexta- feira na Noruega contra a sede do Governo e os disparos de um atirador em uma ilha próxima à capital Oslo, que deixaram pelo menos 91 mortos, são os últimos grandes ataques que comoveram a Europa ocidental desde 1995.

3 O duplo atentado na Noruega – uma chacina com motivações políticas?

4 OSLO, Noruega — No dia seguinte ao duplo atentado na Noruega, os motivos do crime ainda estão sendo considerados um mistério, mas os primeiros elementos apontam para um “fundamentalista cristão” norueguês, amante da caça e dos videogames, que teria mantido contatos com ultradireitistas e neonazistas. Detido na sexta-feira – logo após à explosão de uma bomba e aos tiros disparados contra jovens acampados que participavam de um congresso numa ilha, matando pelo menos 92 pessoas – o suposto autor da chacina foi apresentado pelos investigadores como um norueguês nativo, de 32 anos e sem antecedentes criminais. Segundo a imprensa, trata-se de Anders Behring Breivik, um jovem de cabelos louros (como mostra a foto publicada em seu perfil na rede social Facebook). A informação, no entanto, ainda não foi confirmada pela polícia.

5 Anders Behring Breivik

6 Na sexta-feira pela tarde aconteceu primeiro uma forte explosão, produzida por um carro bomba, que danificou edifícios do governo, entre eles o escritório do primeiro-ministro, Jens Stoltenberg, que não se encontrava nele, no centro de Oslo.

7 Logo, o suspeito disparou com uma arma automática num acampamento de verão a cerca de 40 km do lugar do primeiro ataque. Em seu perfil do Facebook, Behring Breivik se apresenta como um “conservador”, “cristão”, e interessado em caça e em jogos como World of Warcraft e Modern Warfare 2. O jovem se apresentava também como diretor de Breivik Geofarm, uma granja biológica através da qual ele pode ter tido acesso aos produtos químicos que foram utilizados na fabricação dos explosivos.

8 A imprensa norueguesa o apresenta como “pertencente à extrema direita”, “nacionalista” e proprietário de várias armas, entre elas um fuzil automático. Suas intervenções na página internet www.document.no dão testemunho de suas posições nacionalistas e de sua hostilidade a uma sociedade multicultural. Recusa também o nazismo.www.document.no

9 Pessoas visitam um memorial feito com flores e homenagens às vítimas, perto da catedral de Oslo Julgamento do autor de atentados na Noruega começará em 2012

10

11


Carregar ppt "atentados mais mortíferos na Europa Ocidental desde 1995 O atentado de sexta- feira na Noruega contra a sede do Governo e os disparos de um atirador em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google