A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Associação de Resistores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Associação de Resistores"— Transcrição da apresentação:

1 Associação de Resistores

2 Em nosso dia-a-dia utilizamos vários aparelhos elétricos onde são empregados circuitos com dois ou mais resistores. Em muitos destes circuitos, um único resistor deve ser percorrido por uma corrente elétrica maior que a suportada, e nestes casos utiliza-se uma associação de resistores. Em outras aplicações vários resistores são ligados um em seguida do outro para obter o circuito desejado, como é o caso das lâmpadas decorativas de natal. Os resistores podem ser associados basicamente de três maneiras diferentes: Associação em série, associação em paralelo e associação mista.

3 Associação em série Em uma associação em série de resistores, o resistor equivalente é igual à soma de todos os resistores que compõem a associação. A resistência equivalente de uma associação em série sempre será maior que o resistor de maior resistência da associação. Veja porque: - A corrente elétrica que passa em cada resistor da associação é sempre a mesma: i = i1 = i2 = i3 = i A tensão no gerador elétrico é igual à soma de todas as tensões dos resistores: V = V1 + V2 + V3 + V A equação que calcula a tensão em um ponto do circuito é: V = R . i , então teremos a equação final: Req . i = R1 . i1 + R2 . i2 + R3 . i3 + R4 . i4 …

4

5 Associação em paralelo: A associação de resistores em paralelo é um conjunto de resistores ligados de maneira a todos receberem a mesma diferença de potencial (ddp). Nesta associação existem dois ou mais caminhos para a corrente elétrica, e desta maneira, os resistores não são percorridos pela corrente elétrica total do circuito. Observe a figura.

6

7 A corrente, em uma associação de resistores em paralelo, é a soma das correntes nos resistores associados. Na associação em paralelo, o valor da resistência equivalente é sempre menor que o valor de qualquer resistência dos resistores da associação. Este valor pode ser obtido com as seguintes equações:

8

9 Associação mista: Uma associação mista é composta quando associamos resistores em série e em paralelo no mesmo circuito. Observe na figura abaixo que os resistores R1 e R2 estão em série e os resistores R3 e R4 estão em paralelo:

10

11 Nas associações mistas também podemos encontrar um valor para a resistência equivalente. Para isto devemos considerar cada associação (série ou paralelo) separadamente, sendo que todas as propriedades descritas acima são válidas para estas associações.

12 Associação equivalente de resistores
A analise e projeto de circuitos requerem em muitos casos a determinação da resistências equivalente a partir de dois terminais quaisquer do circuito. Além disso, pode-se numa série de casos práticos solucionar o circuito a partir da associação dos resistores que compõem determinadas partes do circuito. Essa técnica é denominada de redução de circuitos.

13 Resumindo: Verifica-se que é possível trocar conjunto das resistências R1, R2, R3,..., por uma resistência única, R, capaz de substituir a associação. Essa resistência é denominada resistência equivalente da associação.


Carregar ppt "Associação de Resistores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google