A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Do Livro Didático ao Software Geogebra: a engenharia didática no estudo de figuras planas na 6ª série/7º ano do ensino fundamental. Mestranda: Juliana Aparecida Gobbi Orientador: Dr. José Carlos Pinto Leivas

2 Introdução Neste trabalho, apresenta-se o estudo da Geometria, perímetros e áreas por meio da Metodologia da Engenharia Didática (E.D.), juntamente com as Tecnologias de Informações (TIC), está presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), o qual reforça a importância desses softwares no ensino atual. É necessário baixar o software Geogebra para obter as atividades do produto. Endereço do Geogebra: <

3 Objetivo Geral Utilizar o software Geogebra, como ferramenta, para investigar como alunos de 6ª série/7º ano do E.F. realizam a construção do conhecimento de perímetros e áreas de figuras geométricas planas por meio de uma sequência didática.

4 Objetivos Específicos
Elaborar uma sequência didática a ser realizada com o software Geogebra, para o estudo de perímetros e áreas de figuras geométricas planas. Verificar o uso do Geogebra como ferramenta que possibilita a interatividade entre os alunos, no sentido de promover o ensino e a aprendizagem dos conceitos relacionados com a geometria plana.

5 Abordagem Metodológica
A metodologia de ensino utilizada em sala de aula foi a Engenharia Didática. Ela é oriunda da denominada Didática Francesa sendo assim definida: é um esquema experimental baseado em realizações didáticas em sala de aula. Para Artigue (1988) é uma forma de trabalho didático comparável ao trabalho do engenheiro, que para realizar um projeto, se apoia em conhecimentos científicos da área.

6 Abordagem Metodológica
E ainda para ela esse esquema envolve a concepção, a realização e a análise de sessões de ensino, bem como os registros feitos pelo professor e validação das atividades desenvolvidas, podendo ser satisfatórias ou não. A metodologia da E.D. divide-se em quatro fases: análise preliminar, concepção e análise a priori, experimentação e análise a posteriori com a validação ou não.

7 Abordagem Metodológica
Na primeira fase: análise preliminar. quais são os conteúdos abordados; qual é o conhecimento prévio do aluno sobre o assunto, nesse caso, um diagnóstico; onde será feita a experimentação do projeto; onde será elaborada a sequência didática; qual a população de alunos.

8 Abordagem Metodológica
Na segunda fase: concepção e análise a priori. descrever as escolhas feitas a partir da análise preliminar, por meio de uma sequência didática; analisar o desafio que o aluno terá diante da ação, da escolha, da decisão, do controle e da validação durante a experimentação da sequência a ser desenvolvida; prever os comportamentos possíveis.

9 Abordagem Metodológica
Na terceira fase: experimentação. realização do projeto com uma população de alunos; contato do pesquisador/professor/aluno; estabelecimento do contrato didático; registro das observações feitas nessa fase.

10 Abordagem Metodológica
Na quarta fase: análise a posteriori com a validação ou não. são analisadas as atividades feitas pelos alunos durante a aplicação da sequência didática e as observações coletadas na fase da experimentação; uma possível validação; confronto entre a análise a priori com a posteriori; validação ou não as hipóteses levantadas.

11 Participantes da Pesquisa
Esta pesquisa foi desenvolvida por alunos de 6ª série/7º ano do E. F. na cidade de Santa Cruz do Sul, RS, em duas turmas com 20 alunos em cada.

12 Unidades de Ensino UNIDADE DE ENSINO I UNIDADE DE ENSINO II
Cálculo de área e perímetro. UNIDADE DE ENSINO I UNIDADE DE ENSINO II Equivalência de áreas. Áreas e perímetros de retângulos e quadrados. UNIDADE DE ENSINO III UNIDADE DE ENSINO IV Equivalência de áreas.

13 Cálculo de área e perímetro.
UNIDADE DE ENSINO I Cálculo de área e perímetro. Objetivo: Verificar se os alunos conseguiam completar as figuras dadas por meio de quadrados e metades de quadrados (triângulos), utilizando o software Geogebra para chegar ao cálculo de suas áreas.

14 Cálculo de área e perímetro.
UNIDADE DE ENSINO I Cálculo de área e perímetro. Atividades: Atividade1.ggb Atividade2.ggb Atividade3.ggb Clique aqui

15 UNIDADE DE ENSINO II Equivalência de áreas. Objetivo: Verificar se os alunos conseguiam perceber a equivalência de áreas das figuras dadas, utilizando o Geogebra, e obter os valores correspondentes.

16 UNIDADE DE ENSINO II Equivalência de áreas. Atividades: Atividade4.ggb
Clique aqui

17 UNIDADE DE ENSINO III Áreas e perímetros de retângulos e quadrados. Objetivo: Verificar se os alunos conseguem obter uma relação e formalizar, através do Geogebra, o cálculo de áreas e perímetros.

18 Áreas e perímetros de retângulos e quadrados.
UNIDADE DE ENSINO III Áreas e perímetros de retângulos e quadrados. Atividades: sessao 5.1.ggb sessao5.2.ggb sessao5.3.ggb sessao5.4.ggb sessao5.5.ggb sessao5.6.ggb Clique aqui

19 UNIDADE DE ENSINO IV Equivalência de áreas. Objetivo: Verificar se os alunos conseguem perceber uma relação entre áreas de duas figuras geométricas planas, obtendo assim a equivalência de áreas.

20 UNIDADE DE ENSINO IV Equivalência de áreas. Atividades:
Atividade6.1.ggb Atividade6.2.ggb Atividade6.3.ggb Clique aqui

21 Bibliografia ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Editora da UFPR, 2001. _________________. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Editora da UFPR, 2007. ARCAVI, A. The role of visual representation in the learning of mathematics. In: NORTH AMERICAN CHAPTER OF THE PME, Proceedings… Disponível em: < Acesso em: 30 set BARROSO, J. M. Matemática. Projeto Araribá. 5ª série São Paulo. Editora: Moderna. BARROSO, J. M. Matemática. Projeto Araribá. 6ª série São Paulo. Editora: Moderna. BEZERRA, M. da C. A. Atividades com o GeoGebra: possibilidades para o ensino e aprendizagem da Geometria no Fundamental. In: CIAEM – XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. Anais… Recife, 2011.

22 Bibliografia BISHOP, Alan J. Review of research on visualization in mathematics education. Focus on Learning Problems in Mathematics, v. 11, n. 1-2, p. 7-16, 1989. BORBA, M. C. Tecnologias da informática na educação matemática e reorganização do pensamento. In: BICUDO, M. A. V. (org). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC /SEF, Acessado em Disponível em < portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf >. CORREIA, P. F., FERNANDES, J. A. Redução ao 1.º quadrante com o GeoGebra. In: Educação e Matemática, Lisboa, n. 112, pp.26-29, 2011. D’Ambrosio, U. Etnomatemática - elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte. Autêntica, 2001.

23 Bibliografia FASSIO, S. A. O. Ensino-aprendizagem das construções fundamentais através de materiais manipulativos. In: CIAEM – XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. Anais... Recife, 2011. FISCHBEIN, E. Intuition in science and mathematics: an educational approach. Dordrecht: Reidel, 1987. GRAVINA, M. A; SANTAROSA, L. M. A Aprendizagem da Matemática em Ambientes Informatizados. In: Congresso Ibero-americano de Informática na Educação, IV. Anais... Brasília, 1998. KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Coleção: Papirus Educação. Campinas – SP. Editora: Papirus LEIVAS, J. C. P. Imaginação, intuição e visualização: a riqueza de possibilidades da abordagem geométrica no currículo de cursos de licenciatura matemática p. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Cultura, Educação e Tecnologia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

24 Bibliografia LIBERMAN, M. P.; SANCHEZ, L. B.; WEY, L. da M. Fazendo e Compreendendo Matemática. 3ª série. 2ª edição reformulada: ª triagem: São Paulo. Editora Saraiva. MACHADO, S. D. A. Educação Matemática: uma introdução. – São Paulo: EDUC PAIS, L.C. Educação escolar e as tecnologias da informática. 1 ed., 2. reimp. Belo Horizonte. Autêntica PAIS, L. C. Uma análise da influência francesa. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. PONTE, João Pedro & CANAVARRO, Ana Paula. Matemática e Novas Tecnologias. Lisboa: Universidade Aberta, 1997. RAMOS, M.; NETO, M. B. dos S.; RODRIGUES, A. B. Porta Aberta. Alfabetização Matemática. 1º ano São Paulo. Editora: FTD CENTRURIÒN.

25 Bibliografia RAMOS, M.; NETO, M. B. dos S.; RODRIGUES, A. B. Porta Aberta. Alfabetização Matemática. 2º ano São Paulo. Editora: FTD CENTRURIÒN. RAMOS, M.; NETO, M. B. dos S.; RODRIGUES, A. B. Porta Aberta. Alfabetização Matemática. 3º ano São Paulo. Editora: FTD CENTRURIÒN. RIBEIRO, J. Matemática. Projeto Radix Raiz do Conhecimento. 7º ano São Paulo. Editora: Spicione. SANCHO, J. M. Tecnologias para Transformar a Educação. Porto Alegre: Artmed SOUZA, M. H. S. de; SPINELLI, W. Asas para voar. 5º ano. Matemática. Ano: São Paulo. Editora: Ática. TELES, R. A. de M, BELLEMAIN, P.M.B. Um Estudo Sobre a Fórmula de Área para Otimização. In: CIAEM – XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. Anais... Recife, 2011.

26 Bibliografia WALLE, J. A. Van de. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. 6. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2009.


Carregar ppt "MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google