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CAMPANHA DE SEGURANÇA CEMIG

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Apresentação em tema: "CAMPANHA DE SEGURANÇA CEMIG"— Transcrição da apresentação:

1 CAMPANHA DE SEGURANÇA CEMIG
4º SENSE - SEMINARIO NACIONAL DE SEGURANÇA E SAÚDE NO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO 22 a 25 de agosto de 2004 CAMPANHA DE SEGURANÇA CEMIG Luiz Henrique Michalick Superintendente de Comunicação Empresarial Companhia Energética de Minas Gerais-CEMIG Av. Barbacena, – 19º andar – ala B2 – Belo Horizonte - MG

2 Grupo Cemig Eficiência Energética Geração de Energia Elétrica
Distribuição de Gás Telecomunicações Térmicas 4 Eólica- 1 Hidrelétricas 46 Way TV BH (51% Infovias) Igarapava 210 MW (14,5%) Porto Estrela 118 MW (33%) Queimado 105 MW (83%) Funil 180 MW (49%) Aimorés 330 MW (49%)

3 CEMIG EM NÚMEROS Capacidade de Geração Instalada: 6.012 MW
Nº de usinas: 51 Linhas de Transmissão: 21 mil km Linhas de Distribuição: 360 mil km ( a maior da América Latina) Nº de empregados: (ref. ago/04) Nº de consumidores: 5,7 milhões (97% do Estado) Nº de localidades servidas: 5.415 Nº de municípios: 774, dos 853 municípios do Estado

4 APRESENTAÇÃO A Cemig elegeu 2004 como o ano da Saúde e Segurança.
Objetivo: Melhorar seus índices de segurança. Ação inicial: A Cemig contratou a consultoria internacional (NOSA) especializada na implantação de Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho.

5 CENÁRIO A Cemig, apesar de todos os esforços, não vinha apresentando indices satisfatórios entre seus empregados e de empreiteiras por ela contratadas. O Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho, em implantação na Cemig desde 2003, prioriza a prevenção de acidentes de trabalho, através da avaliação sistematizada dos riscos existentes nos vários ambientes e processos da Empresa.

6 CENÁRIO Choques elétricos; Quedas de altura e Acidentes com veículos
são os principais tipos de acidentes verificados com empregados contratados e terceiros, e que, geralmente, conduzem lesões muito graves ou óbito.

7 PÚBLICO-ALVO Público interno
Os empregados, além dos contratados pela Cemig. Esse público se distribui entre 774 municípios. Familiares dos empregados. Corpo gerencial.

8 PÚBLICO-ALVO Público externo/Público estratégico:
Operários da construção civil. Moradores de áreas periféricas que realizam construções sem supervisão de um especialista. Crianças que soltam pipas e papagaios. Técnicos responsáveis pela instalação de antenas de TV.

9 PÚBLICO-ALVO Público externo/Público estratégico:
Técnicos envolvidos nos serviços de telefonia e TV a Cabo. Residentes que realizam ligações clandestinas. Líderes comunitários/associações de bairros. Corpo de Bombeiros/Defesa Civil. Polícia Militar. Lojas de venda de equipamentos elétricos.

10 RACIOCÍNIO BÁSICO Entendemos que o público recebe, com certa frequência, uma grande quantidade de informações sobre o que é preciso fazer para ter segurança no trabalho. Não falta informação. As pessoas sabem o que fazer para evitar acidentes,etc. O que falta é transformar essa informação em comportamento, em atitude preventiva propriamente dita.

11 RACIOCÍNIO BÁSICO Segundo a própria orientação da NOSA, deve-se trabalhar os aspectos comportamentais para melhorar o amor-próprio e a auto-estima dos empregados. A abordagem pede um tom mais emotivo, com foco na preservação da vida. É preciso que eles estejam realmente estimulados a se cuidarem e percebam que têm muito a perder. Enfim, para ambos os públicos, é preciso mostrar que a segurança é papel de cada um. A Cemig faz a parte dela, mas é preciso que cada um contribua para a segurança de todos.

12 O PAPEL DA COMUNICAÇÃO Informar, educar, orientar.
Transformar informação em atitude. Ajudar na mobilização dos públicos. Conscientizar e comprometer.

13 RESULTADOS ESPERADOS Público interno A. Crença
A Cemig está trabalhando para a segurança de todos. Eu preciso fazer a minha parte. B. Comportamento Evitar atos inseguros, seguir procedimentos padrões, usar equipamentos de segurança.

14 RESULTADOS ESPERADOS Público externo A. Crença
A Cemig é uma empresa preocupada e comprometida com as questões de segurança. Eu preciso fazer a minha parte. B. Comportamento Reconhecer a competência da Cemig, evitar procedimentos informais e improvisados, denunciar irregularidades, tomar cuidado com a rede elétrica e valorizar os profissionais da Empresa.

15 SITUAÇÃO ENCONTRADA Há 4 anos, a Cemig não realizava Campanha de Segurança. Pesquisa feita com consumidores mostra a necessidade e a eficácia das campanhas de segurança. Muita informação, mas pouca objetividade. Falta de um foco e de uma ação integrada. Ações dispersas e não alinhadas.

16 Circular do Presidente
20/02/04 – O Presidente da Cemig publica a Circular DPR 15/2004 Meta ACIDENTE ZERO; “Qualquer empregado, inclusive gerentes e superintendentes... Poderá ser responsabilizado funcionalmente pela ocorrência de acidentes no trabalho” “... penalidades em decorrência de acidentes fatais, em que a contratada tenha contribuído por ação ou omissão...”

17 METAS DA COMUNICAÇÃO Colocar o assunto “segurança” em discussão e em evidência dentro e fora da Empresa. Dar ao tema um cuidado estético e lingüístico necessário. Envolver e comprometer os empregados com o tema. Melhorar a imagem interna e externa da Cemig.

18 ESTRATÉGIA UTILIZADA Publico interno Comportamento – Público interno
Evitar atos inseguros, seguir procedimentos padrões, usar equipamentos de segurança. Público interno será trabalhado através de 1 linha de campanha. 1. Campanha de segurança - Essa linha contém o eixo estratégico principal da campanha e, portanto, quando exposta ao público externo, acaba atingindo-o Levantar o problema de forma clara, objetiva e transparente.

19 ESTRATÉGIA UTILIZADA Mostrar que não existe por parte da Cemig tabu em levantar este problema externamente. Interagir com o público externo e mostrar que há um cuidado da Empresa em tratar do assunto. Mexer com os sentimentos do empregado; ao invés de falar em morte, estamos falando de vida. Tornar o tema alegre sem deixar de ser sério.

20 ABORDAGEM DO ASSUNTO Tratar o assunto com seriedade.
Evitar associar a energia elétrica com um produto letal. Criar um clima emocional e favorável para abordar o assunto. Envolver as famílias dos empregados.

21 LINHA ADOTADA Criação de um slogan “2004. A meta é trabalhar com segurança”. Tema central da campanha voltado para o empregado “Voltar para casa”. Cada um de nós temos bons motivos voltar para casa.

22 PÚBLICO INTERNO Sugestão Motivos - os empregados foram convidados a listar motivos para voltar para casa. Os motivos mais citados foram usados na produção de peças da campanha como cartazes e banners. Dinâmica - a ação foi feita pela cemignet através de uma célula online. Período - início em 30 de março e término em 5 de abril.

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24 BANNER DIGITAL PARA A CEMIGNET

25 Pesquisa para empregados através da cemignet. (2.000 empregados)

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29 FILME Peça-chave na campanha. Trabalha com elementos emocionais.
Coloca o tema em discussão de forma clara, mas sem causar impacto negativo. Veiculação: emissoras de TV (Globo, SBT, Band, Rede TV, Record, Minas e outras), em todo Estado. Data da veiculação: início dia 11 até o 20 de abril.

30 FILME

31 CAMPANHA INTERNA Concurso Segurança – será um concurso para selecionar os melhores (1º, 2º e 3º lugares) desenhos infantis sobre o tema “segurança”. Os desenhos serão expostos no hall do edifício-sede. Período: divulgação tendo início na última semana de junho; entrega do material até o dia 20 de agosto; exposição a partir de setembro. Para divulgação foram criados: full banner para a cemignet, regulamento, ficha de inscrição e cartaz. Os desenhos selecionados serão premiados. Haverá também uma premiação simbólica a todos os participantes.

32 Selo para Carta

33 Adesivo para carro

34 PORTA-RETRATO

35 RESULTADOS Padronização das peças gráficas para realização das SIPATs e de outros eventos relacionados ao tema. Promoção de eventos nos órgãos, utilizando o mote da campanha – Motivos para voltar são e salvo para casa. Envolvimento e comprometimento dos colegas.

36 VÍDEO

37 CAMPANHA EXTERNA Estratégia utilizada
Comportamento – Público externo Reconhecer a competência da Cemig; evitar procedimentos informais e improvisados; denunciar irregularidades; tomar cuidado com a rede elétrica e valorizar os profissionais da Empresa. A Campanha será trabalhada em 2 linhas. 1- Monstrando o que a Cemig faz para ser uma empresa mais segura - caráter mais institucional. 2- Segurança de terceiros – falar para o o público em geral quais os cuidados que devem ser tomados para evitar acidente (não fazer gatos, por exemplo).

38 CAMPANHA EXTERNA Material focado na segurança de terceiros.
2ª Etapa Material focado na segurança de terceiros. O público externo foi impactado pela campanha publicitária, composta por filmes, spots e mídias. Período: 27/04 a 15/05 Abordagem de três situações de risco: puxado, antena e fio partido. Três spots: puxado, antena e fio. Fazer essa informação chegar a todo Estado.

39 APELO UTILIZADO Usar crianças para dar o recado para os adultos.
Trabalhar com o emocional. Usar linguagem objetiva e de fácil entendimento. Evitar apelos que falem em morte. Não apresentar a energia elétrica como um produto ruim. Tema central: “Até criança sabe disso”.

40 PEÇAS DA CAMPANHA Filme: uma criança descreve uma situação de risco contando uma história através de um desenho que vira uma animação. No final, o locutor chama atenção para o problema “Se até criança sabe disso...” Veiculação de 21 de abril a 9 de maio. Apresentação do filme: situação de risco.

41 FILME - 1

42 FILME - 2

43 FILME - 3

44 Anúncio

45 OUTDOOR

46 ABRIGO DE ÔNIBUS

47 CAMPANHA EXTERNA Cartilhas – foram produzidas e distribuídas 4 cartilhas informativas sobre os cuidados necessários para se evitar acidentes. Período: maio. Conta de energia – mensagens sobre “segurança” nas contas de energia. Internet – abordagem do tema “segurança” na área do site destinada exclusivamente ao público externo. Festival de Papagaios – abordou o tema “segurança” durante o evento. Período: divulgação do dia 19 de julho. Evento: 1º de agosto. Unidades móveis - Escolas, praças, eventos em municípios, entre outros. Parcerias com entidades de classe, como: Sinduscon, Sindimig, CREA, Associações Comunitárias, com o objetivo de ampliar o alcance da Campanha.

48 1º RESULTADO

49 RETORNO DA CAMPANHA Entre as muitas manifestações recebidas pela veiculação da campanha, o de uma criança de nove anos comoveu-nos bastante.

50 RETORNO DA CAMPANHA


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