A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seminário de Arborização Urbana

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seminário de Arborização Urbana"— Transcrição da apresentação:

1 Seminário de Arborização Urbana
Juno Morais (CRBio 49923/04-D) Biólogo. Membro da Comissão de Fiscalização e Orientação do Exercício Profissional – COFEP. Especialista em Planejamento e Gerenciamento Ambiental. Sócio e Diretor Técnico da Empresa Biosfera Assessoria e Consultoria Ambiental Ltda. Realização:

2 O Biólogo na Ecologia Urbana e Arborização Urbana

3 Arcabouço legal para atuação do Biólogo em Arborização Urbana
Lei n° /09/ Cria a profissão do Biólogo. Resolução 10/ Dispõe sobre as Atividades, Áreas e Subáreas do Conhecimento do Biólogo. Arcabouço técnico para atuação na arborização urbana: […] Botânica aplicada, Botânica econômica, Anatomia vegetal, Dendrologia, Ecofisiologia vegetal, Biologia reprodutiva, Ecologia, Fisiologia vegetal, Fitogeografia, Fitossanidade, Morfologia vegetal, Manejo e conservação da vegetação, Silvicultura, Taxonomia/Sistemática vegetal, Tecnologia de sementes, Ecologia aplicada, Ecologia de ecossistemas, Ecologia da paisagem, Bioclimatologia, Ecofisiologia, Ecotoxicologia, Etologia, Fitossociologia, Legislação ambiental, Manejo e conservação, Meio ambiente, Gestão ambiental, Biologia de fungos, Taxonomia/Sistemática de fungos, Microbiologia ambiental, Microbiologia de solo, Controle de vetores e pragas, [...]. Resolução 227/2010 Atividades Profissionais e Áreas de Atuação do Biólogo, em Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e, Biotecnologia e Produção

4 Conselho Regional de Biologia
Função Executiva Orientar e fiscalizar o exercício legal e ético da profissão de Biólogo; Zelar pelo bom conceito dos profissionais da Biologia; Contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos Biólogos à sociedade; Assegurar à sociedade que as atividades estão sendo realizadas por profissional legalmente habilitado.

5 Atividade Profissional e Áreas de Atuação
Resolução CFBio nº 227, de 18 de agosto de 2010 “Dispõe sobre a regulamentação das Atividades Profissionais e das Áreas de Atuação do Biólogo, em Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e, Biotecnologia e Produção, para efeito de fiscalização do exercício profissional”

6 Atividade Profissional Resolução CFBio nº 227, de 18 de agosto de 2010
Art. 4º São áreas de atuação em Meio Ambiente e Biodiversidade: Aquicultura: Gestão e Produção; Arborização Urbana; Auditoria Ambiental; Bioespeleologia; Bioética; Bioinformática; Biomonitoramento; Biorremediação; Controle de Vetores e Pragas; Curadoria e Gestão de Coleções Biológicas, Científicas e Didáticas; Desenvolvimento, Produção e Comercialização de Materiais, Equipamentos e Kits Biológicos; Diagnóstico, Controle e Monitoramento Ambiental; Ecodesign; Ecoturismo; Educação Ambiental; Fiscalização/Vigilância Ambiental; Gestão Ambiental; Gestão de Bancos de Germoplasma; Gestão de Biotérios; Gestão de Jardins Botânicos; Gestão de Jardins Zoológicos; Gestão de Museus; Gestão da Qualidade; Gestão de Recursos Hídricos e Bacias Hidrográficas; Gestão de Recursos Pesqueiros; Gestão e Tratamento de Efluentes e Resíduos; Gestão, Controle e Monitoramento em Ecotoxicologia; Inventário, Manejo e Produção de Espécies da Flora Nativa e Exótica; Inventário, Manejo e Conservação da Vegetação e da Flora;

7 Inventário, Manejo e Comercialização de Microrganismos; Inventário, Manejo e Conservação de Ecossistemas Aquáticos: Límnicos, Estuarinos e Marinhos; Inventário, Manejo e Conservação do Patrimônio Fossilífero; Inventário, Manejo e Produção de Espécies da Fauna Silvestre Nativa e Exótica; Inventário, Manejo e Conservação da Fauna; Inventário, Manejo, Produção e Comercialização de Fungos; Licenciamento Ambiental; Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL); Microbiologia Ambiental; Mudanças Climáticas; Paisagismo; Perícia Forense Ambiental/Biologia Forense; Planejamento, Criação e Gestão de Unidades de Conservação (UC)/Áreas Protegidas; Responsabilidade Socioambiental; Restauração/Recuperação de Áreas Degradadas e Contaminadas; Saneamento Ambiental; Treinamento e Ensino na Área de Meio Ambiente e Biodiversidade;

8 Atividades em ARBORIZAÇÃO URBANA
Parecer CFBio 24/10 Atividades em ARBORIZAÇÃO URBANA Atuar na gestão e manejo da arborização urbana; Atuar na proposição de Políticas Públicas voltadas para a área; Coordenar e supervisionar equipes multidisciplinares; Desenvolver, produzir, comercializar programas de educação e mobilização socioambiental; Elaborar, emitir e assinar laudos, pareceres, termos de referencia e outros documentos técnicos;

9 Atividades em ARBORIZAÇÃO URBANA
Parecer CFBio 24/10 Atividades em ARBORIZAÇÃO URBANA Proceder e orientar plantios, manejo e assistência técnica de: podas, cortes, supressão e transplante de árvores; Propor, elaborar, implantar e realizar treinamento e formação de recursos humanos; Realizar o controle fitossanitário de mudas, plantas ornamentais e vegetação de porte arbustivo e arbóreo; Selecionar e indicar espécies para projetos de arborização urbana;

10 Instrumentos para o exercício regular
Pessoa Física Pessoa Jurídica ART Anotação de Responsabilidade Técnica (Resolução CFBio nº 11/2003) TRT Termo de Responsabilidade Técnica (Resolução CFBio nº 115/2007)

11 ART em Arborização Urbana TRT em Arborização Urbana
Individual por profissional ART on line Análise INDIVIDUAL da ART pelo setor de fiscalização Atuação confrontada com o currículo efetivamente realizado (Resolução CFBio 300/2012) TRT em Arborização Urbana Profissional vinculado a uma pessoa jurídica Análise INDIVIDUAL do currículo e do acervo técnico por um relator ad hoc especialista (Resolução 115/2007 Art. 19)

12 Biologia x Ecossistemas x Ecologia Urbana → Arborização Urbana
Se definirmos ecossistema como um conjunto de espécies interagindo de forma integrada entre si e com o seu ambiente, as cidades certamente se encaixam nesta definição (Jacob, 2001).

13 A floresta urbana não é vazia e responde às atividades em seu entorno.
Temos que lidar com a complexidade que se estabelece a partir das interações das árvores com o meio urbano. A floresta urbana não é vazia e responde às atividades em seu entorno.

14 Equipes multidisciplinares
A arborização urbana demanda conhecimentos amplos e, portanto, não é competência de um único profissional. Prefeituras falham quando não promovem a formação de times heterogêneos capazes de discutir os desafios de forma ampla e multifocal. Arborização Urbana é mais que plantio/poda/análise de árvores, pois possui variáveis sociais, políticas e econômicas.

15 Os vegetais mudam o espaço a sua volta.
Talvez não seja realmente nosso objetivo morar em casas como esta na comunidade de Finca Bellavista (Costa Rica). Os vegetais mudam o espaço a sua volta.

16 Avenida Amazonas, 298 – 15.º Andar
Obrigado! ENDEREÇO CRBio-04 Avenida Amazonas, 298 – 15.º Andar Belo Horizonte- MG


Carregar ppt "Seminário de Arborização Urbana"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google