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A Criação de Portais Corporativos de Conhecimento

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Apresentação em tema: "A Criação de Portais Corporativos de Conhecimento"— Transcrição da apresentação:

1 A Criação de Portais Corporativos de Conhecimento
José Cláudio Cyrineu Terra Copyright: Todos os direitos reservados. Não reproduzir esta apresentação ou qualquer modelo conceitual aqui incluído sem expressa autorização, por escrito, do autor.

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3 Mercado de Portais Corporativos
Mercado de software vai crescer de US$ 1.46 bilhões no ano 2001 para US$ 7.04 bilhões em 2004 (Ovum 2001 Research) Mercado de software vai crescer de US$ 405 milhões no ano 2000 para US$ 1.9 bilhões em 2003 (Delphi Group 2001 Research) Metade das maiores empresas americanas (Fortune 500) estavam introduzindo portais corporativos no ano 2000 (Delphi – Fall 2000) O mercado de serviços relacionados a Gestão do Conhecimento deve crescer de US$ 2.3 bilhões no ano 2000 para US$ 12 bilhões em 2005 (IDC 2001 Forecast)

4 Por que Portais Corporativos?
Plataformas e formatos proprietários; Dificuldade em acessar informações vitais Redundância e duplicação de informação Dificuldade para indivíduos em publicar informação para o resto da empresa Vários métodos para se buscar e acessar informação Necessidade de Intermediação de IT para acessar informação Excesso de Informação ----- Ausência de mecanismos de colaboração – interna e externa Dificuldade de integração de dados Aplicações de IT focada no desktop

5 PORTAIS CORPORATIVOS Fonte: desenvolvido pelo autor
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6 APLICAÇÕES WEB PARA GESTÃO DO CONHECIMENTO
Fonte: desenvolvido pelo autor -

7 Capital da Cadeia de Valor
APLICAÇÕES WEB PARA GESTÃO DO CONHECIMENTO Fontes de Capital Intelectual Capital da Liderança Capital Social WEB Capital Humano Capital Estrutural WEB Interno Externo Capital da Cadeia de Valor Fonte: desenvolvido pelo autor -

8 I - Capital da Liderança
APLICAÇÕES WEB PARA GESTÃO DO CONHECIMENTO I - Capital da Liderança Objetivo de GC Ferramentas de GC Comunicar a visão e a estratégia de conhecimento Comunicar e reinforçar os valores Desenvolver um ambiente de confiança Reduzir o impacto de rumores Manter a organização alerta Engajar clientes e a comunidade Divulgar resultados e promover pensamento sistêmico Web Casting Web Conferencing Applicações de Business Intelligence Ferramentas de visualização OLAP (disponíveis para toda a empresa) Sistemas para feedback (autenticados ou anonimos) Publicação de Conteúdos Fonte: desenvolvido pelo autor -

9 II - Capital Social APLICAÇÕES WEB PARA GESTÃO DO CONHECIMENTO
Objetivo de GC Ferramentas de GC Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo Web Casting Web Conferencing Diretórios e mapas de competência Aplicações para comunicação instantâneas Grupos de Discussão e Chats (para grupos privados ou publicos) Aplicações de groupware Anúncios eletrônicos pessoais Reduzir silos organizacionais Apoiar o desenvolvimento de Comunidades de Aprendizado Facilitar as conexões não associadas ao trabalho Desenvolver um ambiente de confiança Melhorar a comunicação e incentivar a colaboração Fonte: desenvolvido pelo autor -

10 III - Capital Humano APLICAÇÕES WEB PARA GESTÃO DO CONHECIMENTO
Objetivo de GC Ferramentas de GC Melhorar o recrutamento (qualidade, velocidade e diversidade) Integrar recursos humanos e especialistas temporários e de for a da empresa Facilitar mobilidade interna e melhor aproveitamento de pessoal interno Melhorar treinamento e aquisição de habilidades (internamente e externamente) Reduzir tempo com atividades rotineiras Recompensar utilização e compartilhamento de conhecimento Aumentar a retenção de pessoal Portais de Trabalho Internos e Externos Inventário das competências e habilidades individuais Pesquisas on-line para medir satisfação, necessidades e aspirações dos empregados Diretório de especialistas externos Cursos online Ferramentas de produtividade online Incentivos (mensuração e recompensas por compartilhamento de conhecimentos relevantes) Fonte: desenvolvido pelo autor -

11 IV – Capital Estrutural
APLICAÇÕES WEB PARA GESTÃO DO CONHECIMENTO IV – Capital Estrutural Objetivo de GC Ferramentas de GC Capturar, organizar e distribuir conhecimento codificado Revelar conhecimento interno (dados estruturados e não estruturados) Melhorar acesso ao conhecimento externo (dados estruturados e não estruturados) Facilitar trabalho remoto e de equipes separadas fisicamente Mapear processos de trabalho e ativos intangíveis Acelerar o processo de tomada de decisão por meio de informação “just-in-time” Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (incluindo texto, audio, imagens, video etc) Personalização (pull and push) Acesso remoto ao portal corporativo (including sem fio) Ferramentas para gerenciamento de projeto em plataforma web Sistemas de ERP e “legacy systems” disponíveis via portal corporativo Aplicações de gerenciamento de documentos e “workflow” “Data warehousing” e “data mining” Sistemas de busca sofisticados Fonte: desenvolvido pelo autor -

12 V – Capital da Cadeia de Valor
APLICAÇÕES WEB PARA GESTÃO DO CONHECIMENTO V – Capital da Cadeia de Valor Trocar informação e conhecimento com fornecedores, parceiros e clientes Marketing and vendas online Personalizar produtos, serviços e interações com clientes Sistemas integrados de previsão da demanda Integrar a cadeia de valor no desenvolvimento de produto Avaliar nível de satisfação dos clientes Serviços pós-venda Objetivo de GC Extranets (transacional e informacional) Aplicações de gerenciamento do “supply-chain” (SCM) Aplicações de gerenciamento de clientes (CRM) Aplicações de gerenciamento de vendas (suporte à equipe de vendas) Aplicações para informações pós-vendas “Bulletin Boards” Pesquisas online Ferramentas de GC

13 Características de Portais Corporativos Avançados
Administração do Portal Centralizado ou federativo; intuitivo, web-based, logs facilmente analisados Personalização Inclui personalização baseada nas preferências do usuário, na localização, papéis na organização, no equipamento de acesso, bandwidth, dynamic on-the-fly Mecanismos de busca Inclui buscas por texto integral, conceitos, linguagem natural, popularidade, colaborativas e afinidades. Busca integrada de documentos estruturados e não estruturados e, também, documentos internos e externos Acesso e segurança Permite diferentes níveis de acesso e segurança (de protocolos padrão a sistemas de “encryption”). Permite “single sign-on”: uma senha para acessar todos os documentos -

14 Características de Portais Corporativos Avançados
(Cont.) Taxonomia Categorização automática; categorização hierárquica ou espacial e hiperbólicas Ferramentas de colaboração Várias ferramentas integradas no portal: , fóruns de discussão, web-based project management, calendários, apresentações virtuais, mensagens instântaneas Sistemas de Gerenciamento de Conteúdos Usados não apenas para publicação, mas também para colaboração. Os sistemas mais avançados tornam o processo de “uploading” de documentos é bastante simples – não exige conhecimentos especiais dos usuários. A classificação dos documentos é semi-automática. Pode incluir distribuição/notificação automática e também workflows -

15 Características de Portais Corporativos Avançados
(Cont.) Ferramentas de mensuração Softwares integrados de mensuração e pesquisas em tempo real Integração de Aplicações de Back-End e de Terceiras Partes São Possíveis vários níveis de integração (de simples relatórios até integração das fontes de dados; integração com mainframes. Aplicações são rodadas em “application servers” e não no “web server”, Arquitetura Técnica e Ambiente de Desenvolvimento Provê kits para implementação altamente customizáveis que não requerem conhecimentos de programação por parte das empresas (e.g. HTML, JAVA, JSP, etc). Oferece “caching” e “load balancing”. Integra diferentes documentos através do XML. Pode incluir soluções para wireless e P2P. -

16 Muito Obrigado!


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