A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 6 – A Internet Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 6 – A Internet Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari."— Transcrição da apresentação:

1 Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 6 – A Internet Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari

2 Uma Grande Rede de Computadores A Internet é considerada uma grande rede de computadores, pois ela é composta por uma infinidade de Redes Locais (LANs) e Redes Abertas (WANs), inúmeros computadores individuais e todos os softwares - servidores, sistemas operacionais, protocolos e clientes usados para manter a rede de comunicação.

3 Uma Coleção de Informações A Internet é uma coleção de informações. Nossa civilização está rapidamente passando da era industrial para a era da informação, e mais do que isto, a era do conhecimento. Hoje, a informação e o conhecimento são bens tão grande quanto qualquer outro. A compra, venda e negociação de informações é um jogo de alto risco e grande retorno, haja visto que as 40 maiores fortunas de pessoas de média idade, foram formadas a partir da "venda" de informações e conhecimentos.

4 Uma Comunidade Global A Internet é uma comunidade de pessoas. Quando as pessoas se reúnem em torno de um interesse, evento ou atividade comum, elas formam uma comunidade. A Internet tem contribuído para estabelecer a primeira comunidade verdadeiramente global. Essa comunidade é composta por qualquer pessoa que invista tempo e esforço para interagir com outra pessoa por meio da Internet. Essas pessoas provêm de qualquer continente, país, raça, religião, sexo ou idade.

5 Computadores na Internet Os computadores que compõem a Internet variam de mainframes a PCs (Personal Computer) e notebooks. Muitos desses computadores fazem parte de uma LAN, WAN ou Intranet, mas alguns são máquinas independentes conectadas apenas à Internet por intermédio de uma linha telefônica ou uma linha dedicada de dados (como exemplo, o Speedy da Telefônica, que usa tecnologia ADSL - Asynchronous Digital Subscriber Line). Os sistemas operacionais desses computadores variam ainda mais nos tipos disponíveis.

6 O Impacto da Internet A Internet tornou-se o foco do desenvolvimento e avanço da tecnologia mundial em um curto espaço de tempo. Desde seu surgimento, há cerca de 25 anos, (difundida apenas no meio militar e posteriormente no educacional) a Internet se tomou um lugar para estar. Todas empresas de computadores já adotaram linhas de produtos ou desenvolveram novos, para atender às demandas dessa entidade de hardware, softwares e usuários em constante crescimento.

7 Alguns Dados da Internet em 2006 (estimativas) Servidores no mundo: + de 210 milhões Servidores no Brasil: + de 6 milhões Pessoas conectadas no mundo: + de 1 bilhão Dados interessantes: A Internet levou 5 anos para ter o mesmo número de usuários, que o telefone teve em 30 anos; A Internet é o meio de comunicação que mais cresce no mundo; No Brasil, em 2007 deverá possuir cerca 52 milhões de usuários; Em 2005, a venda de produtos, serviços e informações deverá gerou negócios da ordem de US$ 2 trilhões;

8 Conceito de Protocolo Um protocolo é um conjunto de regras formais descrevendo como os dados são transmitidos por uma rede. os protocolos geralmente são incorporados a softwares de rede especializados, carregados por um aplicativo, um sistema operacional, um sistema operacional de rede, ou incorporados a um dispositivo de rede. As Intranets se baseiam em protocolos para gerenciar a transmissão de dados.

9 TCP/IP A Internet, como todas as redes, usa protocolos para permitir uma comunicação entre os dispositivos conectados. O protocolo central da Internet é o TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol). O TCP/IP não é formado por um único protocolo: trata-se, na verdade, de uma coleção de protocolos de transporte e aplicação, e também é chamado de pilha de protocolo TCP/IP. Cada computador conectado à Internet deve usar TCP/IP para se comunicar com o resto da Internet. A pilha de protocolo é o único componente que todos os servidores e clientes da Internet têm em comum.

10 Endereçamento e Nomes de Domínio Em uma rede, todo computador possui um endereço ou nome específico atribuído a ele. A Internet é uma rede grande, de modo que cada computador deve ter um nome exclusivo. Esses endereços são usados para direcionar o fluxo no tráfego. O esquema de endereçamento usado na Internet é extremamente importante. Sem ele, as transmissões de dados seriam impossíveis. Cada computador na Internet deve ter um endereço exclusivo. De acordo com um estudo recente sobre hosts (servidores), a Internet contém mais de 25 milhões de computadores.

11 Terminologia Usada Gateway é um dispositivo de segurança de software ou hardware que monitora e restringe o tráfego para dentro e para fora de uma rede. Gateways traduzem protocolos de informação para permitir ou restringir a interconexão de redes incompatíveis. Host é um computador na Internet com um número IP atribuído que atua como servidor para pelo menos um tipo de informação, como FTP, Web, correio eletrônico etc.

12 Terminologia Usada Internetwork é uma rede de redes que pode ter componentes ou funções adicionais, como vínculos de WAN e LAN, roteadores, gateways ou acesso a um portador de comunicações público. A Internet é uma internetwork. Hipertexto é o esquema de informação organizacional e técnica de vincularão de informações usada pela Web. O hipertexto permite que palavras e frases sejam associadas por vínculos a outros recursos.

13 Hipermídia é o hipertexto que utiliza uma imagem gráfica como elemento de vínculo. Serviços de informação são aplicativos cliente/servidor e sistemas de transmissão de dos usados na Internet para comunicar o conteúdo. O termo servidor de informações geralmente é usado para distinguir o software que oferece um serviço de informações dos próprios dados. Terminologia Usada

14 Multimídia refere-se aos vários meios de distribuição de informações, como gráficos, som, vídeo e animação. Geralmente, esse termo é usado para indicar que uma ferramenta de comunicação utiliza mais do que texto puro para transferir seu conteúdo. Terminologia Usada

15 Modelo cliente/servidor é uma configuração de rede em que um computador central, o servidor, armazena e gerencia todos os recursos compartilhados por outros computadores, chamados clientes. Os termos “cliente“ e ”servidor“ podem se referir ao dispositivo de hardware ou a algum software. O hardware é simplesmente o computador que está conectado a uma rede para distribuir (servidor) ou solicitar (cliente) informações. O software é o programa que opera sobre o hardware que distribui (servidor) ou solicita (cliente) os dados. Terminologia Usada


Carregar ppt "Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 6 – A Internet Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google