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Administração da Produção

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Apresentação em tema: "Administração da Produção"— Transcrição da apresentação:

1 Administração da Produção
Aula 1

2 Administração de Produção e Operações
Introdução e evolução histórica da gestão de produção e operações

3 Gestão de Produção e Operações
A gestão de operações ocupa-se da atividade de gerenciamento estratégico dos recursos escassos (humanos, tecnológicos, de informação e outros), de sua interação e dos processos que produzem e entregam bens e serviços visando a atender necessidades e ou desejos de qualidade, tempo e custo de seus clientes. Além disso, deve também compatibilizar este objetivo com as necessidades de eficiência no uso dos recursos que os objetivos estratégicos da organização requerem.

4 Evolução da área Área nasce manufatureira e detalhista
Expande-se para tornar-se estratégica Incorpora o tratamento de serviços Passa a tratar de redes de operações

5 Primeiras menções na literatura: gestão de projetos
“A construção da torre de Babel foi de fato um projeto, pois a definição mais recentemente aceita (em cerca de 1693) de um projeto é, como dito antes, um vasto empreendimento, grande demais para ser gerenciado e, portanto, provável de não chegar a nada” (Defoe, 1697)

6 American System of Manufacture
Watt, 1776 e seu motor a vapor Eli Whitney Mosquete “Charleville” 1763, produzido em 1798 por Eli Whitney com peças intercambiáveis

7 American System of Manufacture
Samuel Colt e seu “revolver” Colt 1885 Máquina de costura Singer (1854) Lançadas as bases para o surgimento da industria automobilística

8 Grandes ferrovias e seu papel
Consumo de aço (Andrew Carnegie)

9 Século XX – Taylor e alguns “princípios da administração científica”
Desenvolver uma ciência que pudesse aplicar-se a cada fase do trabalho humano (divisão do trabalho), em lugar dos velhos métodos rotineiros; Selecionar o melhor trabalhador para cada serviço, passando em seguida a ensiná-lo, treiná-lo e formá-lo, em oposição à prática tradicional de deixar para ele a função de escolher método e formar-se; Separar as funções de preparação e planejamento da execução do trabalho, definindo-as com atribuições precisas; Especializar os agentes nas funções correspondentes; Predeterminar tarefas individuais ao pessoal e conceder-lhes prêmios quando realizadas; Controlar a execução do trabalho. Frederick Taylor

10 Linha de montagem móvel (1913)
Henry Ford Quadriciclo Ford (1896) Ford e seu Modelo T (1907 – 1925) Linha de montagem móvel (1913) Ford Highland Park (1918)

11 Alfred Sloan (GM) e diversificação: um baque para Ford
Trade-offs ficam claros Mas a quebra da bolsa americana em 1929 mascara o efeito Chevrolet (dois modelos bem diferentes entre si) Oakland (antecessor do Pontiac) Olds (mais tarde Oldsmobile) Scripps-Booth Sheridam Buick e, Cadillac

12 A componente social do trabalho
Lilian Gilbreth Elton Mayo

13 II Grande Guerra e anos 50 Pesquisa Operacional surge e desenvolve-se; torna-se civil Logística evolui Controle estatístico do processo evolui (origem por Shewart, 1927) Planejamento da produção Surge o JIT

14 Pós guerra Estados Unidos beneficiam-se de não ter tido seu parque industrial bombardeado Demanda reprimida pela guerra “Seller´s market” Mass production sofre outro impulso Afluência, crescimento e certa complacência que dura até os anos ´60

15 Anos 60 Jit, da Toyota, espalha-se pelo mundo
Deming e o movimento de Qualidade no Japão Japão torna-se um player importante Computadores surgem e, com eles, o MRP na IBM, e outros desenvolvimentos Tahiichi Ohno, o “pai” do JIT Deming

16 Anos 70 – início da reação ocidental
Primeira crise do petróleo (1973) Estratégia de operações Gestão de operações de serviços MRPII Celularização Automação desenvolve-se

17 Anos 80 e 90 Os ´80 são anos da Qualidade Total MRPII espalha-se
Visão por processos (re-engenharia) ERPs Gestão de redes de suprimentos Lean production & agile manufacturing Virtual organization

18 Anos 2000 e adiante Nova economia Transição importante
Unidades de análise muda; novos atores Custos fixos vs. variáveis Furos e não brocas Large data sets: universo e não amostras ?

19 Organização geral Resultados Visão Negócio Visão Ambiente
Visão Aprendizado Visão Mercado

20 Recursos e competências
Negócio Recursos e competências Resultados Estratégia de operações Redes de operações Pacotes de valor Medidas de desempenho Qualidade total Ética, sustentabilidade e segurança Produtos e processos Instalações Planejamento e controle de operações Controle estatístico do processo e confiabilidade Visão Negócio Visão Ambiente Ambiente Visão Aprendizado Visão Mercado Mercados visados

21 Desempenho operacional
Negócio Desempenho operacional Recursos e competências Resultados Estratégia de operações Redes de operações Pacotes de valor Medidas de desempenho Qualidade total Ética, sustentabilidade e segurança Produtos e processos Instalações Planejamento e controle de operações Controle estatístico do processo e confiabilidade Visão Negócio Qualidade Custos Flexibilidade Velocidade Confiabilidade Visão Ambiente Ambiente Visão Aprendizado Visão Mercado Mercados visados

22 Gestão Estratégica de Operações Desempenho operacional
Negócio Estratégia Gestão Estratégica de Operações Desempenho operacional Recursos e competências Resultados Estratégia de operações Redes de operações Pacotes de valor Medidas de desempenho Qualidade total Ética, sustentabilidade e segurança Produtos e processos Instalações Planejamento e controle de operações Controle estatístico do processo e confiabilidade Visão Negócio Qualidade Custos Flexibilidade Velocidade Confiabilidade Restrições & oportunidades Visão Ambiente Ambiente Visão Aprendizado Visão Mercado O que é priorizado pelos Mercados visados

23 Gestão Estratégica de Operações Desempenho operacional
Negócio Estratégia Gestão Estratégica de Operações Desempenho operacional Recursos e competências Resultados Estratégia de operações Redes de operações Pacotes de valor Medidas de desempenho Qualidade total Ética, sustentabilidade e segurança Produtos e processos Instalações Planejamento e controle de operações Controle estatístico do processo e confiabilidade Visão Negócio Qualidade Custos Flexibilidade Velocidade Confiabilidade Restrições & oportunidades Visão Ambiente Ambiente Visão Aprendizado Visão Mercado Benchmarking O que é priorizado pelos Desempenho operacional dos Mercados visados Concorrentes

24 Fronteiras da Produção
Engenharia/ Suporte técnico Desenvolvimento de Produto/Serviço Marketing Administração de produção Engenharia/ Suporte técnico Administração de produção Recursos Humanos Compras Desenvolvimento de Produto/Serviço Contabilidade e Finanças Marketing Compras Recursos Humanos Contabilidade e Finanças

25 Modelo de Transformação
Recursos Transformados INPUT Aqueles que são tratados, transformados ou convertidos de alguma forma Materiais Informações Consumidores Ambiente PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO Bens e Serviços OUTPUT INPUT Materiais Informações Consumidores Ambiente Recursos de Transformação INPUT Aqueles que agem sobre os recursos transformados

26 Tipos de Operações de Produção
Volume de output Variedade de output Variação da demanda de output Grau de contato com o consumidor envolvido na produção de output

27 Os funcionários participam mais do trabalho Menor sistematização
Alta repetibilidade Especialização Sistematização Capital intensivo Custo unitário baixo Baixa repetição Os funcionários participam mais do trabalho Menor sistematização Custo unitário alto Alto Volume Baixo Flexível Complexo Atende às necessidades dos consumidores Custo unitário alto Bem definida Rotinizada Padronizada Regular Baixo custo unitário Alto Variedade Baixo Capacidade mutante Antecipação Flexibilidade Ajustado com a demanda Custo unitário alto Estável Rotineira Previsível Alta utilização Custo unitário baixo Alto Variação da Demanda Baixo Tolerância de espera limitada Satisfação definida pela percepção do consumidor Necessidade de habilidade de contato com o consumidor A variedade recebida é alta Custo unitário alto Tempo entre a produção e o consumo Padronizado Pouca habilidade de contato Alta utilização de funcionários Centralização Custo unitário baixo Alto Contato com o Baixo Consumidor


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