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Centro Cultural de Bélem- Lisboa

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Apresentação em tema: "Centro Cultural de Bélem- Lisboa"— Transcrição da apresentação:

1 Centro Cultural de Bélem- Lisboa
MUSEU BERARDO Centro Cultural de Bélem- Lisboa

2 Apresentação Inaugurado a 25 de Junho de 2007, o Museu Colecção Berardo coloca a capital portuguesa na rota internacional da Arte Moderna e Contemporânea. Esta colecção de arte moderna e contemporânea internacional dos séculos XX e XXI, abrange, cerca de obras de mais de 500 artistas. Estende-se por um período de cerca de 100 anos, começando em 1909, com uma pintura cubista de Pablo Picasso, Tête de Femme, e atravessando quase todos os movimentos artísticos mais importantes, incluindo os mais recentes desenvolvimentos na criação artística contemporânea.

3 Arte Contemporânea A arte contemporânea é um período artístico que surge na segunda metade do século XX e se prolonga até aos dias de hoje. Entre os movimentos mais célebres estão a Op Art, a Pop Art, o Expressionismo Abstracto, a Arte conceptual, a Arte Povera, o Minimalismo, a Body Art, o Fotorrealismo, a Internet Art e a Street Art.

4 Abstracção A arte abstracta ou abstraccionismo é geralmente entendido como uma forma de arte que não representa objectos próprios da nossa realidade concreta exterior. Ao invés disso, usa as relações formais entre cores, linhas e superfícies para compor a realidade da obra, de uma maneira "não representacional". Robert Delaunay ( ) França Relief; Rythms, 1932 Óleo e gesso sobre tela montado sobre fibra (Masonite)

5 Cubismo O cubismo é um movimento estético que ocorreu entre 1907 e 1914, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque. O cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objecto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas. Amadeo de Souza Cardoso ( ) Portugal Pelas Janelas (Desdobramento - Intersecção), c.1914 Óleo sobre tela

6 Arte Povera Arte Povera (significando Arte Pobre) foi um movimento artístico italiano que se desenvolveu na segunda metade da década de 60. Seus adeptos usavam materiais de pintura não convencionais (ex.: terra, madeira e trapos) com o intuito de empobrecer a pintura e eliminar quaisquer barreiras entre a arte e o dia-a-dia das pessoas. Barry Flanagan ( ) Reino Unido Beutelstuck, 1967 Sarapilheira e corda

7 Arte Conceptual A Arte conceptual, define-se como o movimento artístico moderno ou contemporâneo que defende a superioridade das ideias veiculadas pela obra de arte, deixando os meios usados para a criar em lugar secundário. Esta perspectiva artística teve os seus inícios em meados da década de Contudo, já a obra do artista francês Marcel Duchamp, nas décadas de 1910 e 1920 tinha prenunciado o movimento conceptualista, ao propor vários exemplos de trabalhos que se tornariam o protótipo das obras conceptuais, como os readymades. Joseph Kosuth ( ) EUA One and Three Plants, 1965 Cartão Fotografia a preto e branco ; Planta (Cacto) Ana Vieira ( ) Portugal Ambiente, 1972 Estrutura tubular, redes, cadeiras, plinto e reprodução de Vénus de Milo

8 Minimalismo A palavra minimalismo refere-se a uma série de movimentos artísticos e culturais que percorreram diversos momentos do século XX. Uma pintura minimalista usa tipicamente um número limitado de cores e tem um desenho geométrico simples. A escultura minimalista, por outro lado, é grandemente focada nos materiais. Robert Mangold ( ) EUA 4 Color Frame Painting #2, 1983 Acrílico e ponte de feltro marcador preto sobre tela William Tucker ( ) EUA Meru I, 1964 Aço pintado

9 Body Art A Body Art (do inglês, arte do corpo) está associada à arte conceptual e ao minimalismo. É uma manifestação das artes visuais onde o corpo do artista é utilizado como suporte ou meio de expressão. O espectador pode actuar não apenas de forma passiva, mas também como voyeur ou agente interactivo. Geralmente, as obras de body art, como criações conceituais, são um convite à reflexão. Sua comunicação com o público dá-se através de documentação, por meio de vídeos ou fotografia. Helena Almeida ( ) Portugal Sem Título (18 fotografias a p/b), Fotografia a preto e branco

10 Hiper-Realismo (Foto-Realismo)
Surge nos Estados Unidos nos finais da década de 60, trazendo de volta o realismo e contrariando as tendências da arte abstracta. A foto é usada, antes de tudo, como meio para obter as informações do mundo, pinta-se a partir delas. O pintor trabalha tendo como primeiro registro os movimentos congelados pela câmara, num instante preciso. John De Andrea ( ) EUA Arden Anderson and Norma Murphy, 1972 Óleo sobre poliester e fibra de vidro Robert Bechtle ( ) EUA 46 Chevy, 1965 Óleo sobre tela

11 Surrealismo O Surrealismo foi um movimento artístico e literário surgido em Paris dos anos 20. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud ( ), o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na actividade criativa. Seus representantes mais conhecidos são Max Ernst, René Magritte e Salvador Dalí no campo das artes plásticas. René Magritte ( ) Bélgica Le Gouffre Argenté, 1926 Óleo sobre tela

12 Pop Art Pop Art foi um movimento artístico surgido nos Estados Unidos nos anos 60. Os trabalhos caracterizavam-se pelas temáticas abordadas (vida quotidiana, objectos comuns e ícones), pelo desenho simplificado e pelas cores saturadas. Anthony Donaldson ( ) Reino Unido Take Away Nº 1, 1963 Óleo sobre tela


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