A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Porquê… Os jornais, a rádio e a televisão têm um papel importante na informação e educação sobre o mundo à nossa volta. Os jornalistas nem sempre têm.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Porquê… Os jornais, a rádio e a televisão têm um papel importante na informação e educação sobre o mundo à nossa volta. Os jornalistas nem sempre têm."— Transcrição da apresentação:

1

2 O Porquê… Os jornais, a rádio e a televisão têm um papel importante na informação e educação sobre o mundo à nossa volta. Os jornalistas nem sempre têm tempo e meios para poderem falar correctamente sobre as pessoas com deficiência.

3 O Porquê… As notícias sobre as pessoas com deficiência mostram-nas muitas vezes como vítimas. Nos jornais, na rádio, e na televisão apenas é dado um pequeno espaço para os assuntos das pessoas com deficiência.

4 O que pretende… Mudar a ideia que as pessoas com deficiência só devem ser notícia quando há algum acontecimento trágico. Apoiar os jornalistas a dar noticias que ajudem a promover a participação e a não discriminação destas pessoas.

5 O que pretende… Informar todas as pessoas sobre os direitos, responsabilidades e capacidades dos cidadãos com deficiência na Europa. Mostrar uma imagem positiva das pessoas com deficiência nos jornais, rádio e televisão.

6 O que pretende… Ajudar a pôr em prática a Declaração de Madrid sobre a não discriminação e a inclusão das pessoas com deficiência. Aproveitar o interesse mostrado pelos media durante o Ano Europeu das Pessoas com Deficiência (2003), para dar mais um passo na promoção dos direitos destas pessoas.

7 Para quem… Auto-representantes de vários países europeus; Profissionais da comunicação social; Outros profissionais; Público em geral.

8 Para quem… auto-representantes para terem mais confiança e aprenderem a trabalhar com os media. jornalistas adquirirem conhecimentos para falarem de modo adequado sobre as pessoas com deficiência mental.

9 O que fizemos… Toolkit jornalistas auto-representantes Workshops jornalistas auto-representantes

10 O que fizemos… Folheto informação geral sobre o projecto Spots TV imagem positiva Website www.realivemedia.org

11 A parceria… Projecto promovido pela FENACERCI Parceiros Europeus –FEAPS (Espanha) –HFT (Reino Unido) –Inclusion Europe (Bélgica) –European Institute for the Media (Alemanha)

12 A parceria… Parceiros Nacionais –Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa –Rádio e Televisão de Portugal Projecto financiado pela Comissão Europeia, Ano Europeu das Pessoas com Deficiência

13 O que esperamos… evitar abordagens paternalistas ou humilhantes; que os direitos e capacidades dos cidadãos com deficiência mental sejam reconhecidos; que eles participem no desenvolvimento de uma imagem positiva;

14 O que esperamos… Que os profissionais da comunicação social retratem de forma digna as pessoas com deficiência e deste modo promovam uma imagem positiva destes cidadãos na opinião pública!


Carregar ppt "O Porquê… Os jornais, a rádio e a televisão têm um papel importante na informação e educação sobre o mundo à nossa volta. Os jornalistas nem sempre têm."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google