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Sistemas de Informação

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Apresentação em tema: "Sistemas de Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação
Gestão da Informação Sistemas de Informação UMC Prof. Antonio P R N Castilho Based Profa. Dra. Violeta Sun

2 Índice: GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Introdução 1.1 Governança 1.2 Governança Corporativa Governança de TI 2. Conceito 2.1 Histórico 2.2 Evolução 2.3 Origem 2.4 Dados Adicionais 2.5 Conceito Final 3. Desenvolvimento 4. Conclusão 5. Bibliografia

3 1.1 - Introdução: GOVERNANÇA
Governar: Latim, GUBERNARE, "administrar, governar", originalmente "pilotar embarcação", do Grego KYBERNAN, "pilotar, dirigir". “Deter uma posição de força a partir da qual seja possível desempenhar uma função imediatamente associada ao poder de decidir e implementar decisões ou, ainda, de comandar e mandar nas pessoas.

4 1.1 - Introdução: GOVERNANÇA
Gestão da Informação 1.1 - Introdução: GOVERNANÇA Governança: “É a maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos sociais e econômicos de um país visando o desenvolvimento”, “A capacidade dos governos de planejar, formular e implementar políticas e cumprir funções. (Banco Mundial, 1992)

5 1.2 - Introdução: GOVERNANÇA CORPORATIVA
“Governança Corporativa são as práticas e os relacionamentos entre os Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal, com a finalidade de otimizar o desempenho da empresa e facilitar o acesso ao capital” (IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) Edemar Cid Ferreira (Banco Santos) Esquema PC Farias

6 1.2 - Introdução: GOVERNANÇA CORPORATIVA
Governança Corporativa é um conjunto de responsabilidades e práticas, exercido pelo Comitê Diretivo ou Executivo, com o objetivo de: Prover direcionamento estratégico Garantir que os objetivos sejam alcançados Garantir que os riscos sejam apropriadamente gerenciados Verificar que os recursos corporativos sejam utilizados de forma responsável

7 1.2 - Introdução: GOVERNANÇA CORPORATIVA
PERFORMANCE MEASUREMENT RESOURCE MANAGEMENT RISK VALUE DELIVERY STRATEGIC ALIGNMENT

8 1.2 - Introdução: GOVERNANÇA CORPORATIVA

9 1.2 - Introdução: GOVERNANÇA CORPORATIVA
Governança de TI: Busca o compartilhamento de decisões de TI e o alinhamento da tecnologia com os requisitos de negócios com todos os dirigentes da organização, a fim de prover produtos e serviços com qualidade, agilidade e competitividade.

10 1.3 - Introdução: GOVERNANÇA DE TI
Gestão da Informação 1.3 - Introdução: GOVERNANÇA DE TI A TI deve prover e garantir os serviços à empresa: Alinhamento da TI ao negócios: Estratégias e objetivos. Plano de Continuidade do Negócio (PNC) : Contra interrupções e falhas : manter e gerir os sistemas e infraestrutura de serviços. Alinhamento da TI com Regulações externas : Lei Sarbanes-Oxley (SOX), Basiléia II e outras Normas.

11 1.3 - Introdução: GOVERNANÇA DE TI - FRAMEWORK
Gestão da Informação 1.3 - Introdução: GOVERNANÇA DE TI - FRAMEWORK Planejamento Estratégico Planejamento de TI Porter COBIT BSC – Kaplan & Norton Planejamento de TI Gestão de Serviços Desenvolvimento Aplicação Segurança Operações de TI Gestão de Processos Gestão de Projetos Planejamento de TI E - SCM TOGAF ISO 38500 ISO 20000 ITIL ISO 19770 CMMI / MPSBR CBTS / SQA ISO 2700 ISO 31000 BPM PMBOK ISO 10006 ISO 9000 / SIX SIGMA

12 Introdução 1.1 Governança 1.2 Governança Corporativa Governança de TI 2. Conceito 2.1 Histórico 2.2 Evolução 2.3 Origem 2.4 Dados Adicionais 2.5 Conceito Final 3. Desenvolvimento 4. Conclusão 5. Bibliografia

13 2 – Aspectos Introdutórios : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
O mundo evoluiu... Cenários Econômicos Era da Industrialização Clássica Era da Industrialização Neoclássica Era da Informação

14 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
E a forma de fazer negócios também! Economia Digital Uso da tecnologia da informação (infraestrutura de redes e comunicação digital) para melhorar as atividades existentes e para criar novas atividades. Isso inclui: Produtos digitalizáveis Transações digitais Digitalização de produtos físicos

15 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Economia Digital Características: Mercado em ambiente global Funcionamento em tempo real Integração da cadeia de valor Inovação constante Aumento da competição

16 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Economia Digital

17 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Empresa Digital Uso da TI para realização de um ou mais dos seguintes objetivos: Alcançar clientes e melhorar relacionamentos Aumentar a produtividade dos funcionários Aprimorar a eficiência do trabalho

18 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Novos Modelos de Negócios Comércio Eletrônico Produtos e Serviços Digitais Criação Migração

19 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Mas, será que tudo é útil?

20 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Algumas coisas, porém permanecem da mesma forma...

21 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Objetivos Organizacionais LUCRO CUSTO

22 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
A TI nos Negócios “Convencionais” Automatização de procedimentos Otimização de processos e estruturas Melhor relacionamento com stakeholders Controle mais rígido e integrado

23 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
E isso é só começo... O princípio de tudo... Conceitos Básicos Dados Informação Conhecimento

24 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Conceitos Básicos

25 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Como o simples pode ser tão complexo? Sistemas de Informação Coleta Processa Armazena Analisa Dissemina Visa um Propósito Específico Dados e Informações

26 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Sistemas de Informação

27 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Como classificar a complexidade?

28 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Tipos de Sistemas

29 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Tipos de Sistemas Posição Organizacional Atividades Operacionais Atividades Gerenciais Atividades Estratégicas

30 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Tipos de Sistemas Funções Processamento de Transações Informações Gerenciais Suporte a Decisão

31 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Como criar sistemas? O Ambiente de Sistemas Tecnologia Problemas Sociais Ambiente Externo Sistema de Informação Mercado Pessoas Tecnologia Governo Economia

32 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Infraestrutura de Informação Hardware Software Redes e recursos de comunicação Bancos de dados Equipe

33 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Arquitetura de TI Baseada nas particularidades do negócio Inclui todos os elementos necessários para a estruturação dos sistemas Configura-se num guia para as operações atuais e um diagrama para as operações futuras

34 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Arquitetura de TI

35 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Não é a espécie mais forte que sobrevive, nem a mais inteligente, mas a que melhor se adapta a mudanças.” Charles Darwin Organização Adaptativa Conceito Aquela que responde adequadamente e em tempo hábil a mudanças no ambiente de negócios.

36 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Organização Adaptativa Processo Reconhecer as mudanças ambientais e organizacionais na mesma rapidez que elas ocorrem ou até mesmo antes de elas ocorrerem. Lidar com mudanças de maneira adequada e correta. Tornar a empresa digital e ágil. Não esperar que o concorrente introduza mudanças. Alterar rapidamente os sistemas de informação.

37 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Organização Adaptativa Benefícios Aumento da agilidade do negócio. Redução de riscos. Melhora da qualidade de serviço. Custo total de propriedade aprimorado.

38 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Adaptação requer informação... O que Considerar... Informação Qualidade Oportunidade Quantidade Relevância

39 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Objetivos Operacionais Aumentar a Continuidade Melhorar o Controle Compreender as Funções Produtivas

40 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
A Evolução... Como e onde a TI pode fazer parte do meu negócio?

41 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Graficamente...

42 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Nas Áreas de Negócio...

43 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Nas Áreas de Negócio... Áreas mais intensivas em informação Produção Coordenação Gestão

44 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Na Cadeia de Valor... INFRA ESTRUTURAS DA EMPRESA (ex: Financiamento, planejamento, relações com investidores) GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (ex: Recrutamento, formação, sistema de compensações) DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO (ex: concepção e desenvolvimento de produtos e processos, testes, investigação de materiais e de mercados) APROVISIONAMENTOS (ex: Materias promas, equipamentos, serviços e publicidade) Logística De Entrada (ex: recepção, Armazenamento Recolha de dados Operações (ex: produção, Manuseamento Embalagem, Armazenamento) De Saída (ex: processamento de encomendas, expedição, distribuição) Marketing e Vendas (ex: equipe de Vendas, promoção, elaboração de propostas) Serviço após-venda (ex: apoio à clientes, Tratamento de reclamações

45 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
No Produto ALTA EX: Refinaria de Petróleo EX: Bancos, jornais, Companhias aéreas INTENSIDADE DA INFORMAÇÃO NA CADEIA DE VALOR (PROCESSO) EX: Cimento BAIXA BAIXA INFORMAÇÃO CONTIDA NO PRODUTO ALTA

46 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
“Não é a espécie mais forte que sobrevive, nem a mais inteligente, mas a que melhor se adapta a mudanças.” Charles Darwin

47 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Organização Adaptativa Conceito Aquela que responde adequadamente e em tempo hábil a mudanças no ambiente de negócios.

48 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Organização Adaptativa Processo Reconhecer as mudanças ambientais e organizacionais na mesma rapidez que elas ocorrem ou até mesmo antes de elas ocorrerem. Lidar com mudanças de maneira adequada e correta. Tornar a empresa digital e ágil. Não esperar que o concorrente introduza mudanças. Alterar rapidamente os sistemas de informação.

49 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Organização Adaptativa Benefícios Aumento da agilidade do negócio. Redução de riscos. Melhora da qualidade de serviço. Custo total de propriedade aprimorado.

50 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Adaptação requer informação...

51 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Objetivos Operacionais Aumentar a Continuidade Melhorar o Controle Compreender as Funções Produtivas

52 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Como e onde a TI pode fazer parte do meu negócio? A Evolução... Estágio Características Sistemas Iniciação Automação de processos manuais Inexiste planejamento Inexiste participação do usuário 100% dos sistemas são para controles operacionais (transacionais) Contágio Proliferação de aplicações Fraca participação do usuário Reestruturação interna do CPD Pelo menos 15% dos Sistemas são para controle gerencial Controle Início de controle dos recursos de informática Usuário responsabilizado (arbítrio) Utilização de Banco de Dados 80% - Operacional 20% - Gerencial Integração Controle e Contabilização do Proc. De Dados Usuário participante e envolvido nos processos . . . Organização e Integração das aplicações 65% - Operacional 35% - Gerencial Administração De Dados Organização voltada para Administração Corporativa Usuário consciente do processo Fluxo de Informações integrado 55% - Operacional 45% - Gerencial (executivos) Maturidade Planejamento da informação como recurso Efetiva participação do usuário 45% - Operacional 55% - Gerencial

53 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Nas Áreas de Negócio... Áreas mais intensivas em informação Produção Coordenação Gestão

54 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Nas Áreas de Negócio... Áreas mais intensivas em informação Produção Coordenação Gestão

55 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Assim como os organismos são diferentes...

56 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
... as organizações também são!

57 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
O Contexto Universo organizacional cada vez mais informatizado e interligado. Organizações cada vez mais complexas, comparadas a seres vivos. Necessidade de uma definição mais adequada do papel da Tecnologia nos objetivos do negócio.

58 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
“Se ninguém fizer nada (lei do menor esforço), tudo continuará como está (lei da inércia) e acabará no nada (lei da entropia).” Carlos Valdesuso

59 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
O que faz um CIO?

60 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
O que fazer para a TI ser mais uma aliada do meu negócio? Visa alinhar a estratégia, a estrutura, a tecnologia e os processos do departamento de TI àqueles das unidades de negócio, para que ambos trabalhem focados nos mesmos objetivos. Processo contínuo, que permeia toda a organização. Necessita do envolvimento de gestores de TI e demais gestores organizacionais.

61 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Alinhamento de Sistemas Visa alinhar a estratégia, a estrutura, a tecnologia e os processos do departamento de TI àqueles das unidades de negócio, para que ambos trabalhem focados nos mesmos objetivos. Processo contínuo, que permeia toda a organização. Necessita do envolvimento de gestores de TI e demais gestores organizacionais.

62 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Alinhamento de Sistemas Strategy Tactics Operations ORCHESTRATION ENTERPRISE Concentric Harmonic Cycles, CHC B.I BPM SOA

63 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Alinhamento Estratégico de TI Visa aliar a estratégia organizacional à estratégia de TI, assegurando que prioridades, decisões e projetos de TI estejam em consonância com as necessidades de toda a empresa. Requer um planejamento conjunto e detalhado, e uma estruturação da governança de TI.

64 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Alinhamento Estratégico de TI

65 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Consequências do Alinhamento TI conhece os objetivos, estratégias e valores da organização. Tem uma estratégia própria, explícita e alinhada com a da organização. Assume uma postura de agente de mudanças. Conduz a TI com eficácia, eficiência, flexibilidade e integração.

66 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Benefícios à Organização Vantagens competitivas para a organização. Reconhecimento da TI como parte essencial do negócio. Desenvolvimento da visão de negócios da TI. Remuneração intrínseca do pessoal de TI, gerando mais motivação.

67 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Como a TI pode compreender a essência do negócio?

68 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Modelo das Forças Competitivas Ameaça de novos concorrentes Poder de barganha dos fornecedores Poder de barganha dos clientes (compradores) Ameaça de produtos ou serviços substitutos Rivalidade entre os concorrentes

69 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Modelo das Forças Competitivas

70 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Estratégias para Vantagem Competitiva Liderança em Custo Diferenciação Nicho Crescimento Aliança Inovação Barreiras de Entrada

71 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Recursos e Capacidades Estratégicos Atuação da TI convencional: Direta: reduzindo custos Indireta: aumentando lucratividade TI como vantagem estratégica: Valor Raridade Apropriabilidade

72 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Recursos e Capacidades Estratégicos Fatores para a sustentabilidade da vantagem de TI Inimitabilidade Substitutabilidade Mobilidade Contribuições da TI à empresa: Recursos tecnológicos Capacidades técnicas Recursos gerenciais

73 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Estaríamos falando disto?

74 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Para uma boa compreensão, é necessário voltar às origens...

75 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
A Evolução...

76 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
A Hierarquia Digital BASE DE DADOS BANCO DE DADOS ARQUIVO REGISTRO CAMPO BYTE BIT

77 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Aprofundando no conceito...

78 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Dados Menor unidade de um Sistema de Informação Podem se configurar em conjuntos de caracteres, imagens, sons, etc. Quanto à origem, pode ser: Internos (Organizacionais) Pessoais (do Usuário Final) Externos (Externos)

79 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
O Contexto

80 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Problemas e Dificuldades dos Dados Volume de dados aumenta exponencialmente com o tempo, influenciando inclusive no processo de tomada de decisões Dados estão espalhados por toda a organização e são coletados por muitas pessoas utilizando métodos e dispositivos variados Segurança, qualidade e integridade dos dados são elementos facilmente postos em risco Dados podem ter problemas de qualidade e atualização Grande disponibilidade de ferramentas de gerenciamento de dados

81 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Bases do Gerenciamento de Dados Determinação do perfil dos dados – entender os dados Gerenciamento da qualidade dos dados – aprimorar a qualidade dos dados Integração dos dados – combinar dados semelhantes a partir de múltiplas origens Ampliação dos dados – aprimorar o valor dos dados

82 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
O Ciclo de Vida

83 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Qualidade dos Dados

84 Base de Dados da Empresa
Integração dos Dados Facilidades Pagamento Manutenção Serviços Ambientais Desenv. Econômico Dados Dados Dados Dados Operações Base de Dados da Empresa Recursos Humanos Dados Dados Dados Utilities Finanças Dados Dados Serviços de Emergência Legal Vendas

85 Subindo o nível da discussão...
Bancos de Dados Agrupamento lógico organizado de arquivos relacionados Podem ser do tipo: Centralizado Distribuído Replicado Particionado

86 Centralizado

87 Distribuído

88 Replicado

89 Replicado

90 Particionado

91 Componentes do Banco de Dados

92 Vantagens do SGBD Uso estratégico aprimorado dos dados corporativos
Menor complexidade e maior flexibilidade dos SI Menor redundância e inconsistência dos dados Melhor acesso e disponibilidade dos dados Independência dos dados quanto aos aplicativos Maior segurança e integridade dos dados Menor tempo de desenvolvimento de aplicativos e custos mais baixos de manutenção

93 Componentes do SGBD Modelo de Dados Linguagem de Definição dos Dados
Linguagem de Manipulação dos Dados Dicionário/Catálogo de Dados

94 Graficamente...

95 Utilizando os dados como vantagem competitiva...
Data Warehouse Repositório de dados organizado para ser prontamente aceitável para as atividades de processamento analítico: Mineração de dados Sistemas de suporte à decisão Sistemas de informação empresariais Aplicativos web etc.

96 Principais Características do DWH
Organização Consistência Tempo como variável de análise Não volatilidade Relacional Cliente/servidor Baseado na web Integração Tempo real

97 Gestão da Informação Graficamente

98 Esta é a única forma de fazer?
Algumas Alternativas... Esta é a única forma de fazer? Data-Marts Armazenamento de Dados Operacionais Bancos de Dados Multidimensionais

99 Variáveis de Decisão sobre Dados
Qual a relação custo/benefício do meu projeto? Onde armazenar fisicamente os dados e mantê-los em segurança? Qual a proteção contra catástrofes? Terceirizar o banco de dados: sim ou não? Como disponibilizar os dados de forma eficiente? Existem problemas éticos, legais e sociais? Pirataria / Privacidade / Direitos do Consumidor Como tratar os sistemas legados?

100 Sistema Gerenciador de Banco de Dados
Programa (ou conjunto de programas) que fornece acesso ao banco de dados, dando suporte às diversas operações existentes na organização Atua como interface entre as aplicações e os arquivos físicos de dados, permitindo diversas formas de interação

101 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Para Reflexão • “Embora os executivos necessitem crescentemente de informações relevantes, as quais são o foco básico dos sistemas de informação gerenciais, eles são, ao mesmo tempo, vítimas de uma abundância de informações irrelevantes.” Russel Ackoff •“A complexidade, a inconstância, rapidez e total imprevisibilidade do mundo dos negócios obrigam que as necessidades de informação sejam tão variadas como os fatores que influenciam a organização.” McGee & Prusak • “A subversão da ordem informática/informação levou apenas à sobrecarga de bilhões de bits de dados brutos fragmentados e cada vez menos significativos, em lugar de conduzir a uma busca de novos e significativos padrões de conhecimento.” Richard Wurman

102 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Unidade I Dado, Informação e Conhecimento Requisitos e Papel Estratégico da Informação GC – Gestão do Conhecimento IO – Inteligência Organizacional IC – Inteligência Competitiva Modelo de GC

103 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Dados - Conceituação – Estímulos captados pelos sentidos humanos - símbolos gráficos ou sonoros – Ocorrências observadas e registradas de diferentes formas como: • na memória humana • em um papel = documento – Indica uma situação – Define o conteúdo de um campo – Não transmite conhecimento algum – Qualquer registro que pode ser armazenado em meio magnético (discos, fitas etc.) - palavras, letras ou símbolos organizados sobre um determinado assunto

104 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Informação - Conceituação Dados processados, com significado para o receptor – Transmite conhecimento e tem valor real ou percebido – É um recurso da organização - como seu patrimônio, investimentos e equipamentos – Tem características e requisitos próprios, que determinam seu uso na organização – Possui valor agregado ao cliente/usuário - medido pelo grau de satisfação – Pode ser apresentada em forma de gráficos, textos, imagens e voz isoladamente ou juntos = multimídia

105 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Geração do Conhecimento

106 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO

107 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Requisitos da Informação Requisitos estruturais: – conteúdo - núcleo de valor da informação; o que ela transmite – formato - alfabético, numérico ou alfanumérico – quantidade - fornecida na medida certa de sua necessidade. Refere-se ao volume e periodicidade – qualidade - definida pelos requisitos intrínsecos: • adequabilidade • confiabilidade • integridade Adaptado de Campos,Ana Maria. in Ddecisão e Informação Gerencial • acessibilidade • oportunidade • clareza

108 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Requisitos da Informação Requisitos intrínsecos (qualidade): – adequabilidade - conteúdo e formato compatíveis com a natureza da decisão – confiabilidade - garantia de origem – integridade - precisão de conteúdo – acessibilidade - facilidade de obtenção – oportunidade - disponível no momento e no local da sua requisição (tempestividade) – clareza - de fácil entendimento

109 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO

110 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Gestão do Conhecimento “Ativos de conhecimento" são o conhecimento de mercados, produtos, tecnologias e organizações que uma empresa tem ou precisa ter e que possibilita a seus processos de negócio gerarem lucros, conquistar clientes, agregar valor, etc.” Ann Mcintosh INTEL $17 bilhões de capital acionário $110 bilhões valor de mercado

111 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Inteligência Organizacional “Inteligência Organizacional é a capacidade de uma organização para criar conhecimento e usa-lo para se adaptar estrategicamente ao seu mercado. É similar ao QI, mas adaptado à empresa.” William Halal “Inteligência Organizacional é a habilidade de uma organização em encontrar respostas a questões novas. O valor dessa habilidade é expressado através do tempo gasto até que a resposta seja encontrada e em função da qualidade da resposta propriamente dita.” Hanns- Christian Hanebeck

112 Inteligência Competitiva
É o processo formal e contínuo de coletar informação sobre o negócio (clientes, produtos, serviços, operação) e o mercado (prospects, competidores, fornecedores, parceiros e informações conjunturais do mercado onde a empresa está inserida), armazená-la, disponibilizá-la para tomadores de decisão que irão analisá-las e utilizá-las de alguma forma que traga impactos positivos no negócio, sob o ponto de vista estratégico, tático ou operacional. É um programa sistemático e ético de coletar e analisar informações sobre os competidores e tendências gerais de negócios para apoiar a tomada de decisões que causem impacto nas metas da empresa.

113 Mapa de Conceitos para GC

114 Conceitos Unidade II OLTP x OLAP KDD x KDT Soluções de TI Técnicas de Mineração de Dados Atividades

115 OLTP x OLAP OLTP - On-Line Transaction Process OLAP - On-line Analitycal Process – Suportam análise sofisticada – Múltiplas dimensões – Possibilitam análise do negócio em grandes BD´s

116 Exemplo de OLAP

117 Motivação • Crescimento da quantidade de Informação • 80% da informação se encontra na forma não-estruturada • Forma mais natural de armazenamento

118 Mudanças das questões a serem respondidas pelos SI´s
• Data Collection (1960s) - "Qual foi o total de vendas nos últimos cinco anos?“ • Data Access (1980s) - "Quanto rendeu a nossa filial B no mês passado?“ • Data Warehousing & Decision Support (1990s) - “ Quanto rendeu a nossa filial B no mês passado? O que isto afetou na filial C? “ • Data Mining (Hoje) - "O que realmente irá acontecer com as vendas na filial C no próximo mês? Por quê?"

119 KDD – Knowledge Discovery in Databases
“Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados é o processo que usa algoritmos de Mineração de Dados para extrair conhecimento, de acordo com especificações de medidas e limites, usando base de dados”

120 KDT – Knowledge Discovery in Text
“Processo de encontrar informações ou padrões úteis em dados textuais não estruturados, combinando técnicas da IE – Extração da Informação, da IR – Recuperação da Informação, processamento de linguagem natural e sumarização com métodos de DM – Mineração de Dados.”

121 Soluções de Tecnologia da Informação
Conceito - instrumentos, tanto de metodologia quanto de tecnologia, utilizados para se garantir a perfeita aplicação do ciclo da informação, de modo que os objetivos da organização sejam atingidos. Podem ser de: Soluções de Tecnologia da Informação. captação de informações processamento de informações distribuição de informações

122 Níveis Organizacionais x Soluções de TI

123 Internet, Intranet, extranet EDI Sistemas transacionais ERP
Soluções de TI - Exemplos Internet, Intranet, extranet EDI Sistemas transacionais ERP Data Warehouse EIS CRM SIG / SAD Work-flow TBC Redes neurais Inteligência artificial

124 Soluções de TI - Exemplos
Internet - conjunto de redes de computadores, interligadas pelo mundo inteiro, tendo em comum um conjunto de protocolos de comunicação e serviços Intranet - uso exclusivo, por uma dada organização, da estrutura da Internet - protocolos de comunicação e serviços - para comunicação segura 􀃆Portal Corporativo EDI - Eletronic Data Interchange - intermediação de negócios entre corporações, através da troca eletrônica de dados e informações. Sistemas transacionais - são os sistemas aplicativos, utilizados pela Organização para o registro e controle de seus processos. Em geral são utilizados para decisões e intervenções de rotina, como: controle de vendas, emissão de faturas, controle de estoque e da cobrança etc.

125 Soluções de TI - Exemplos
ERP - Enterprise Resource Planning - sistema de suporte à gestão de recursos (planejamento de recursos empresariais / planejamento de capacidade). Apoia decisões nos níveis operacional e tático, permitindo o gerenciamento tanto de ausências de funcionários, como de estoques / compras/ reposições etc. Data Warehouse - conjunto de técnicas e ferramentas (conversor) que extrai dados de uma base corporativa e monta bases menores, personalizadas para as diversas unidades de uma organização, permitindo a elaboração de análises cruzadas, simulações e projeções. EIS - Sistema de Informação Executiva - é uma aplicação que disponibiliza informações, com alto nível de sumarização, voltadas para decisões estratégicas.

126 Soluções de TI - Exemplos
CRM - Customer Relationship Management é a integração entre o Marketing e a tecnologia da Informação para prover a empresa de meios mais eficazes e integrados para atender, reconhecer e cuidar do cliente, promovendo o uso inteligente da informação de contato. SIG/SAD - Sistema de Informação Gerencial / Sistema de Apoio à Decisão - são sistemas de análise, usados como instrumento de auxílio no processo de decisão. Work Flow - aplicação que conjuga as funcionalidades de bases de dados com sistemas aplicativos, automatizando o fluxo dos processos de trabalho.

127 Soluções de TI - Exemplos
TBC - Treinamento Baseado em Computadores - Uso de sistemas interativos, que transmitem informações sobre um determinado assunto, fazendo com que o usuário seja treinado com baixo custo para a organização. Inteligência Artificial - tecnologia que simula a lógica do conhecimento no tratamento de informações, ou seja, são sistemas “pensantes”. Simulam a parte lógico-dedutiva do raciocínio humano, auxiliando nos processos decisórios. Redes Neurais - Aplicação baseada em modelos matemáticos que, a partir de bases históricas, formula projeções sucessivas para a definição de valores-resposta. Normalmente fornecem projeções estatísticas sobre uma determinada realidade, percebida a partir de modelos matemáticos ou de simulações lógicas parametrizadas.

128 Técnicas de Mineração de Dados

129 Atividades 1) Em grupo realize um resumo da TI e apresente o entendimento do grupo. 2) Resumo de “Entendo a GC.pdf” incluindo dado, informação e conhecimento e soluções de TI (cite-as e escolha um para detalhar). 3) A partir dos conceitos apresentados em sala, selecione uma empresa (de um dos integrantes) e apresente proposta para o gerenciamento da informação, incluindo soluções em TI (Portal Corporativo, ERP, Data Warehouse, EIS, CRM, Workflow)

130 Atividades ...Estrutura do Trabalho O NEGÓCIO – A empresa (nome, ramo de atividade) – Principais tarefas / rotinas – Detalhe o setor envolvido (por. Exemplo marketing, vendas) – Na Rotina escolhida quais informações serão necessárias para tomada de decisão – A partir da solução de TI apontada vislumbre resultados A SOLUÇÃO PROPOSTA – Resumo da TI selecionada/escolhida (CRM, ERP, DW....)

131 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados Estruturas OLAP Consulta " OLAP - On-line Analitycal Process – No OLAP as respostas não são automáticas – Trata-se de um processo interativo, onde o usuário formula hipóteses, faz consultas, recebe informações, verifica um dado específico em profundidade e faz comparações (CARVALHO, 1997b). – Ajuda os usuários a sintetizarem as informações sobre a empresa, através de comparações, visões personalizadas, análises estatísticas, previsões e simulações (FIGUEIREDO, 1998). – 4 tipos de estruturas OLAP: • ROLAP • MOLAP • HOLAP • WOLAP

132 2 – Conceito : GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Estruturas OLAP " ROLAP - Relational On-Line Analytical Process – Feita em banco de dados relacionais – Vantagens • Não tem restrições no volume • Tecnologia estabelecida, de arquitetura aberta e padronizada – Desvantagens • pobre conjunto de funções para análises dimensionais • inadequação do esquema estrela (star scheme), " MOLAP - Multidimensional On-Line Analytical Process – modelados em uma estrutura conhecida por cubo – estruturas de dados do tipo "array" • o rico e complexo conjunto de funções de análises • Rápido tempo de resposta • Maior necessidade de espaço, para armazenamento • maior possibilidade de ocorrência dos dados esparsos

133 KDD – O processo No contexto de solução
Gestão da Informação KDD – O processo No contexto de solução Interatividade Identificação do problema desenvolvimento e o entendimento do domínio da aplicação conhecimentos prévios relevantes objetivos do usuário final. O processo de KDD atua sobre os dados do problema produzindo conhecimento, identifica padrões novos, precisos e úteis e obtendo um modelo do fenômeno. O conhecimento obtido permite a execução de ações produzindo resultados.

134 Pré-processamento, Mine
Gestão da Informação KDD – As Fases KDD – As Fases Pré-processamento, Mine Busca realizar o processo de DC o mais automatizado possível Sinergia com Data Warehousing Data Mining (DM) é uma etapa do KDD Custos e Mão-de-obra especializada

135 KDD – As Fases Definição e Entendimento do Problema Entender aonde se quer chegar – entender de forma real o problema – trivial, mas fundamental – “respostas corretas para perguntas erradas” Materialização do problema Objetivos que possam ser mensurados Aliar a extração do conhecimento à definição do problema. Exemplos: – Quais os conceitos das notícias produzidas pela empresa e o quanto disto está sendo “conhecido pela sociedade”? (Muito amplo, múltiplas interpretações) – Quais os principais assuntos tratados pelas noticias mês a mês? (foco em uma solução, delineação do problema)

136 KDD – As Fases Obtenção e Extração dos Dados Através do entendimento do problema – coleção de dados necessários para resolução do problema – entender e descobrir (qualidade dos dados e/ou na sua padronização. Geralmente consiste em um datawarehousing Atividades principais – definição dos atributos a serem considerados – extração física dos dados das diversas fontes Limpeza e Exploração dos Dados Familiarização com os dados (conteúdo, tipos, significado..) Limpeza para evitar identificação de padrões errôneos

137 KDD – As Fases Engenharia dos Dados Análise sobre pontos específicos Trabalhar com subconjuntos atributos ou tuplas. Modelo que obtiver melhor performance contra dados que não participaram do treinamento Exemplos: 1) comportamento dos clientes do banco por região. 2) faixas de idade, como jovem, adulto ou idoso Engenharia do Algoritmo Seleciona a(s) técnica(s) e o(s) algoritmo(s) Escolha dos parâmetros mais adequados

138 Etapa mais importante do processo de KDD
KDD – As Fases Mineração de Dados Etapa mais importante do processo de KDD Tarefa capaz de extrair eficientemente conhecimento implícito e útil de um banco de dados. “fase que transforma dados em informações” Principais Tarefas Principais Técnicas Associação Classificação Clustering Previsão Séries Temporais Estatística e Teoria dos Conjuntos Algoritmos Genéticos, Redes Neurais e Arvores de Decisão Redes Neurais e Estatística Redes Neurais, Lógica Nebulosa e Estatística

139 KDD – As Fases Interpretação e Validação dos Resultados Rever e repassar os passos que lhe deram origem Certificar que o mesmo esteja aliado aos objetivos do negócio Generalização a partir dos dados do treinamento (overfitting) Refinamento dos Dados e do Problema Conhecimento Ação Aplicação das Informações no negócio da organização

140 Metodologia para Descoberta de
Conhecimento - CRISP-DM CRoss-Industry Standard Process for Data Mining – 1996 Padroniza conceitos e técnicas na busca de informações específicas para a tomada de decisões em negócios. 6 etapas não-rígidas

141 CRISP-DM Entendimento do Negócio
Nessa fase inicial, é necessário que se entenda o que o cliente deseja, identificando eventuais problemas e/ou restrições que, se desconsideradas poderão implicar perda de tempo e esforço. – Objetivo do Negócio – Avaliação da Situação – Objetivos da Mineração de Dados – Plano do Projeto Entendimento dos Dados O analista deve identificar as informações relevantes, familiarizando-se com seu conteúdo, descrição, qualidade e utilidade. Também deverão ser listadas as fontes dos dados, o procedimento de leitura e eventuais problemas detectados. – Relatório Inicial da Coleção – Descrição dos Dados – Exploração dos Dados – Qualidade dos Dados Preparação dos Dados Criação de programas de extração, limpeza e transformação dos dados para uso pelos algoritmos de data mining – Seleção dos Dados – Limpeza dos Dados – Engenharia dos Dados – Integração dos Dados – Formatação dos Dados

142 Modelagem Nessa fase são selecionadas e aplicadas as técnicas de Data Mining mais apropriadas, dependendo dos objetivos pretendidos – Seleção da Técnica – Teste do modelo – Modelo – Avaliação Técnica do Modelo Avaliação dos Resultados É verificado se os resultados vão ao encontro dos objetivos do negócio, previamente determinados. É indispensável a participação do especialista que, conhecendo o negócio, será capaz de avaliar se existem falhas ou contradições importantes. A partir disso, decide se o processo termina ou se deverão ser feitas correções no processo, voltando a fases anteriores, ou iniciar novo processo – Avaliação – Revisão dos Processos – Próximos passos Aplicação Nesse momento é gerado um relatório para explicar os resultados e as experiências, procurando utilizá-los no negócio – Planejamento da Aplicação – Produção do relatório final – Revisão de projeto

143 Unidade II - DW (Data Warehouse)
Conceitos Características Exemplo de Construção Atividades

144 O que é DataWarehouse coleção de dados orientados por assuntos, integrados, variáveis com o tempo e não voláteis, para dar suporte ao processo gerencial de tomada de decisão – Inmon/97 Processo que aglutina dados de fontes heterogêneas, dados históricos e externos para consultas estruturadas e ad-hoc, relatórios analíticos e de suporte a decisão – Harjinder/96

145 Características DataWarehouse
Integração (0-1; M-F; H-M; M-W) Variação no tempo (histórico) Não volatilidade Granularidade Drill down Partir do nível resumido (tal como vendas nacionais, por marca) e então seletivamente obter níveis de detalhe adicionais para seguir e explicar uma observação feita no nível resumido. Slide and dice Mudar a ordem das dimensões mudando assim a orientação segundo a qual os dados são visualizados. (loja / produto) x (produto / loja)

146 BD´s Operacionais x DataWarehouse
Objetivo Operações diárias do negócio Analisar o negócio Uso Operacional Informativo Processamento OLTP OLAP Trabalho Inclusão, alteração, exclusão Carga e consulta Nº de usuários Milhares Centenas Tipo de usuário Operadores Comunidade gerencial Volume Megabytes – gigabytes Gigabytes – terabytes Histórico 60 a 90 dias 5 a 10 anos Detalhados Detalhados e resumidos Acesso registros Dezenas Atualização Contínua (tempo real) Periódica (em batch) Interação Somente pré-definida Pré-definida e ad-hoc

147 Um exemplo de construção... Supermercado
O processo – Movimento de vendas de produtos Respostas para: • Quais produtos estão sendo vendidos em que lojas? Quais os preços médios? Em que dias? Escolher as dimensões – Abranger os desejos das gerências Granularidade (Primordial (processamento,memória,perfomance) – Tipo baixa • Produto (nome, preço, marca, linha) • Tempo (data_venda, hora_venda) • Loja (nome, endereço)

148 Estrutura OLAP (MOLAP)
– Star Schema Fatos – Vendas Dimensões – Primárias (Tempo, Produto, Estoque) – Causais (Promoção) – SnowFlake

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150

151 Conclusões Integrador de várias fontes de dados e com ferramentas atuais (DataWebHouse) Integrado aos processos de ERP (Enterprise Resource Planning) e CRM (Customer RelationShip Management) Organizado por assunto Visão do negócio como todo Instrumento de auto-conhecimento e competitividade A maior dificuldade é a justificativa dos investimentos: tecnologia de ponta.

152 Atividades Resumos Individuais 1) Modelo de Stollenwerk
STOLLENWERK, M. F. L. Gestão do Conhecimento: conceitos e modelos. In: TARAPANOFF, Kira (Org.) Inteligência Organizacional e Competitiva. Brasília: UnB, 2001, p 2) Fases do KDD e do CRISP-DM (cruzamento) CHAPMAN, P.; et. al. The CRISP-DM Process Model: Discussion Paper Disponível em: < Em GRUPO 1) DataWarehouse e Data Mining 2) A partir dos conceitos apresentados em sala, selecione uma empresa (de um dos integrantes) e apresente proposta para o gerenciamento da informação, incluindo soluções em TI (Portal Corporativo, ERP, OLAP, EIS, CRM, Workflow) Estrutura do Trabalho • A empresa (nome, ramo de atividade) • Principais tarefas / rotinas • Detalhe o setor envolvido (por. Exemplo marketing, vendas) • Na Rotina escolhida quais informações serão necessárias para tomada de decisão • A partir da solução de TI apontada vislumbre resultados

153 Data Warehouse Prática
DW - Conceitos Fatos Evento/Transação do negócio (Venda, Compra) Dimensões Participam de um fato (produto, tempo, localização) Tempo (ano, semestre, trimestre, mês, dia) Medida Atributos numéricos que representam um fato (valor, tamanho)

154 DW - Operações Básicas Slice Corta-se o cubo com a mesma perspectiva de visualização dos dados Exemplo:

155 DW - Operações Básiicas
Dice Muda-se a perspectiva de visualização dos dados

156 DW - Operações Básicas Drill Down Navegacao do alto nivel para o Detalhe Exemplo:

157 DW - Operações Básicas

158 DW - Schema

159 DW - Schema

160 DW – Modelagem Tridimensional

161 DW –Esttudos de Caso Distribuidora de filmes
Dados - Filme, atores, diretor, genero, origem (pais) - Sessoes: quantidade por publico e valor arrecadado Necessidades Executivas - Deseja-se acompanhar a evolucao o publico, valor arrecadado em nivel de regiao do pais, estado e cidade, classificados por genero de filme e sala de cinema - Quais diretores atraem maior publico e em que genero - Evolucao dos filmes por ator participante - Quais periodos possuem maior publico, por genero, ator, diretor e local.

162 DW –Esttudos de Caso Distribuidora de filmes

163 Dados DW –Estudos de Caso Hotel
- Hospede: nome, local de origem, destino, motivo viagem, data entrada, transporte, apto ocupado. Pode ter reserva com data de chegada, periodo de estada e agencia de viagem (nao obrigatorio) - Hotel: aptos (4 tipos), servicos (restaurante, bar, sauna, piscina,...) - Conta: diarias + servicos

164 DW –Estudos de Caso Hotel
Necessidades - Visualizar ao longo do tempo (por mes), o faturamento por tipo de motivo de viagem e meio de transporte - Evolucao do faturamento por tipo de apto por trimestre - Faturamento por servico anual por andar (localizacao do apto) - Faturamento por agencias - Faturamento por viagem de negocios distribuido em diarias (considerado tambem como um serviço)

165 DW –Estudos de Caso Hotel

166 Tareffas Levantar dados de um determinado negócio ou área de negócio. – Descrever sucintamente o negócio e seus problemas (visão gerencial) Levantar necessidades gerenciais a partir dos problemas apontados Modelar Dimensionalmente – Mostrar os campos necessários em cada dimensão – Mostrar hierarquia de chaves no fato

167 WEKA Introdução O Weka é uma coleção de algoritmos de machine learning para resolver problemas de data mining do mundo real. Os algoritmos podem ser aplicados tanto a um conjunto de dados ou chamados do seu código Java. Além disso, o Weka apresenta facilidades para desenvolvimento de novos esquemas de machine learning.

168 WEKA Esquemas implementados para classificação: • decision tree inducers • rule learners • naive Bayes • decision tables • locally weighted regression • support vector machines • instance-based learners • logistic regression • voted perceptrons • multi-layer perceptron

169 Esquemas implementados para predição numérica:
• linear regression • model tree generators • locally weighted regression • instance-based learners • decision tables • multi-layer perceptron

170 "meta-schemes“ implementados:
• bagging • stacking • boosting • regression via classification • classification via regression • cost sensitive classification

171 Arquivo ARFF Arquivo ARFF Arquivo ARFF Arquivo ARFF Valores faltantes são colocados no arquivo arff com o símbolo “?” Qualquer atributo pode se tornar o atributo classe.

172 Pré - processamento Clustering Associação Avaliação de atributos

173 Visualização de dados Classificação Exercícios Rodar arquivo weather-nominal.arff nos classificadores ZeroR,OneR,ID3 e J48, comparar resultados obtidos. Rodar o arquivo labor.arff no J48 uma vez com prunning e outra vez sem prunning e comparar resultados.

174 Data Mining – WEKA - Prática
– Para que serve? – Funcionalidades da ferramenta. – Principais características Trabalho Prático Modelo na HP Introdução (1 pagina): – O que é Data Mining? – Para que serve? – Qual a motivação do trabalho? – A empresa que está sendo aplicada

175 Trabalho Prático Usar os passos da CRISP-DM – Colocar em tópicos cada etapa Em um problema real com dados reais ou fictícios – Desde a compreensão do negócio até a perspectiva de aplicação

176 Trabalho Prático Dados no formato ARFF (Attribute-Relation File Format) Usar na modelagem a ferramenta WEKA – Produção de árvore de decisão com(J48) – Geração dos classificadores ZeroR e OneR e ID3 para comparação Apresentar as principais regras encontradas Listar a saída da ferramenta para cada Entregar em meio eletrônico o arquivo ARFF e as regras encontradas

177 Modelo Genérico de Gestão do Conhecimento
Modelo de Gestão do Conhecimento Stollenwerk 7 Processos 4 Fatores – Identificação – Captura – Seleção/validação – Organização/modelagem – Compartilhamento – Aplicação – Criação – Liderança – Cultura organizacional – Medição e recompensa – Tecnologia de informação e comunicação

178 Modelo Genérico de Gestão do Conhecimento
Modelo de Gestão do Conhecimento Stollenwerk

179 Atividades A partir dos conceitos apresentados em sala, selecione uma empresa (de um dos integrantes) e apresente proposta para o gerenciamento da informação, incluindo soluções em TI (Portal Corporativo, ERP, Data Warehouse, EIS, CRM, Workflow) ...Estrutura do Trabalho O NEGÓCIO – A empresa (nome, ramo de atividade) – Principais tarefas / rotinas – Detalhe o setor envolvido (por. Exemplo marketing, vendas) – Na Rotina escolhida quais informações serão necessárias para tomada de decisão – A partir da solução de TI apontada vislumbre resultados A SOLUÇÃO PROPOSTA – Resumo da TI selecionada/escolhida (CRM, ERP, DW....)


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