A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Portal do Estudante de Computação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Portal do Estudante de Computação"— Transcrição da apresentação:

1 O Portal do Estudante de Computação
Computação Depressão O Portal do Estudante de Computação Linguagem C Pascal Lógica de Programação

2 O que são variáveis? O programa precisa armazenar informações.
Essas informações são criadas dentro do programa ou passadas através da entrada. As variáveis armazenam informações e seu nome é variável pois é possível modificar seus valores durante o programa. Ou seja, seu valor não necessariamente será fixo. É possível criar variáveis que não possam ter seu valor modificado. Neste caso vamos criar uma constante.

3 O que são variáveis? As variáveis ficam armazenadas na memória principal, juntamente com o programa. Se ele é encerrado, tudo é apagado na memória principal. Variáveis precisam ser declaradas para serem usadas. Variáveis possuem tipos específicos para valores específicos. Armazenar valores de tipos errados para uma variável resultará no encerramento por falha ou erros na hora do processamento.

4 Variáveis locais e globais
As variáveis, dependendo de onde sejam criadas, podem ser visíveis somente em uma determinada área do código ou por todo o código. Na linguagem C, se você criar uma variável antes da função principal main() começar, ela será uma variável global. Se você criar durante a função main(), ela será local. Na linguagem Pascal só é permitida a criação de variáveis antes do bloco principal do programa “begin-end.”. Portanto, enquanto não aprendermos a trabalhar com funções e procedimentos, não veremos as variáveis globais e locais. Elas terão a mesma característica, neste momento.

5 Tipos de dados Geralmente temos estes tipos de dados: Números inteiros
Números de ponto flutuante Caractere (apenas 1 caractere) Texto (vários caracteres) Lógico Arquivo Entre outros tipos mais específicos de cada plataforma...

6 Linguagens fortemente e fracamente tipadas
As linguagens C e Pascal são fortemente tipadas. Por quê? Cada variável deve possuir um tipo e não deve receber dados de outros tipos nela. Há outras linguagens como PHP, Python, Ruby e JavaScript que não é necessário definir o tipo da variável. teste = 34; teste = “curso”; A variável “teste” receberá, respectivamente, os valores 34 e depois “curso”. Porém, na hora de manipulá-la, teremos outros cuidados que não teríamos se ela fosse tipada.

7 Tabela AScii American Standard Code for Information Interchange


Carregar ppt "O Portal do Estudante de Computação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google