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Gestão Estratégica de Negócios Prof. Dr. Ruben H. Gutierrez

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Apresentação em tema: "Gestão Estratégica de Negócios Prof. Dr. Ruben H. Gutierrez"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Estratégica de Negócios Prof. Dr. Ruben H. Gutierrez
MESTRADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Gestão Estratégica de Negócios Prof. Dr. Ruben H. Gutierrez Maurício C. de Souza

2 SUMÁRIO Introdução Linha do tempo - Faseamento Forças de Porter SWOT
Conclusões

3 LINHA DO TEMPO 1a Fase Fundação: Robert Noyce e Gordon Moore 1968 1979
Fujitsu: DRAM 64 1a Fase

4 1a FASE 1968: Fundação Arthur Rock Chips de memória 1969: SRAM e MOS
1971: DRAM de 1 Kilobit

5 1a FASE Estratégia: Ser a primeira a entrar no mercado com os produtos mais novos Tecnologia de processos Pesados investimentos Queda drástica da produtividade Capacidade competitiva=>Queda de preços 1979: Fujitsu: DRAM de 64 K

6 FORÇAS DE PORTER

7 FORÇAS DE PORTER Fatores que afetam a rivalidade:
Crescimento da Indústria Concentração e equilíbrio Custos fixos/Valor agregado Excesso de capacidade intermitente Diferenças entre produtos Identidade da marca

8 FORÇAS DE PORTER Fatores que afetam a rivalidade: Custos de mudança
Complexidade informacional Diversidade de concorrentes Barreiras à saída

9 FORÇAS DE PORTER Poder de barganha dos fornecedores: Custos de mudança
Diferenciação de insumos Concentração de fornecedores Presença de insumos substitutos

10 FORÇAS DE PORTER Poder de barganha dos fornecedores:
Importância do volume para os fornecedores Impacto dos insumos sobre custo ou diferenciação Ameaça de integração para frente/trás Custo em relação às compras totais do setor

11 FORÇAS DE PORTER Poder de barganha dos compradores:
Concentração de compradores Volume de compradores Custos de mudança Informação dos compradores Lucro dos compradores Produtos substitutos Capacidade de empurrar produtos

12 FORÇAS DE PORTER Poder de barganha dos compradores:
Sensibilidade a preços Preço/Compras totais Diferenças entre produtos Identidade da marca Capacidade de integrar para trás Impacto sobre qualidade/desempenho Incentivos dos tomadores de decisão

13 FORÇAS DE PORTER Barreiras à entrada de novos concorrentes:
Economia de escala Identidade da marca Requisitos de capital Diferenças entre produtos exclusivos Custos de mudança Acesso à distribuição

14 FORÇAS DE PORTER Barreiras à entrada de novos concorrentes:
Curva de aprendizado exclusiva Acesso aos insumos necessários Projeto do produto de baixo custo Política governamental Retaliação esperada

15 FORÇAS DE PORTER Ameaças de substitutos determinadas por:
Desempenho relativo de preço dos concorrentes Custos de mudança Propensão do comprador para mudar

16 Fraca ausência de concorrentes de peso Fraca Fraca
Poder de Barganha dos Fornecedores Fraco Rivalidade Fraca ausência de concorrentes de peso Ameaça dos Substitutos Fraca Ameaça dos Novos Entrantes Fraca Economia de escala, requisito de capital e identidade da marca Poder de Barganha dos Compradores Fraco

17 SWOT

18 SWOT Forças Ameaças Fraquezas Oportunidades Alavancagem
Vulnerabilidades Limitações Problemas Ambiente Interno Ambiente Externo

19 Análise do Ambiente Externo: Oportunidades e Ameaças
A empresa deve estar preparada para monitorar: forças macroambientais (demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, legais, sociais e culturais); fatores microambientais importantes (consumidores, concorrentes, canais de distribuição, fornecedores).

20 Análise do Ambiente Interno: Forças e Fraquezas
Avaliar em função do desempenho e do grau de relevância para as várias áreas da empresa: Marketing Finanças Operações Organização

21 AMBIENTE INTERNO Categorias Fraquezas Forças
Fidelidade à filosofia empresarial Foco no cliente Parceria/Terceirização Estrutura organizacional (simples, enxuta?) Flexibilidade/Descentralização/Delegação Informação/Comunicação Velocidade nas decisões

22 Valorização humana e profissional
AMBIENTE INTERNO Categorias Fraquezas Forças Valorização humana e profissional Tecnologia Custos Imagem Qualidade Total Produtividade Estilo Gerencial

23 AMBIENTE INTERNO Categorias Fraquezas Forças
Relacionamento c/ públicos relevantes Liberdade de expressão/ Criatividade Divulgação institucional Qualificação profissional Recursos financeiros Fontes de matéria-prima

24 AMBIENTE EXTERNO Categorias Ameaças Oportunidades
Globalização do Mercado/ Velocidade das mudanças Instabilidade econômica Inovações mercadológicas Concorrência pela qualidade Cliente exigente

25 AMBIENTE EXTERNO Categorias Fraquezas Forças Privatização
Influência governamental Influência sindical Domínio pelo conhecimento/ Informação Comunidade

26 MATRIZ SWOT – 1a FASE Forças -Competência no projeto de produtos
Ajuda Atrapalha Interna Forças -Competência no projeto de produtos Fraquezas -Deficiência processual -Preço inicial alto E x t e r n a Oportunidades -Crescimento da indústria Ameaças - Crescimento de empresas japonesas

27 LINHA DO TEMPO 1a Fase 2a Fase Fujitsu: DRAM 64 1968 1979 1986
Concentração em microprocessadores 1a Fase 2a Fase

28 2a FASE Aumento da rivalidade DRAM de 64k – Fujitsu
Intel – 64k, Fujitsu – 256k Fotolitografia Íntimo contato c/ fornecedores Rapidez: Tecnologia de processos Meados 80: 2 anos de atraso no lançamento Anos 90: Japão ≈ 50% mercado mundial de DRAM

29 2a FASE 1970 - desprezo pelo 1o microprocessador
“Creio que no mundo existe mercado para apenas uns cinco computadores.” Thomas J. Watson Pres. Da IBM, 1943 “Não há qualquer razão para as pessoas terem um computador em casa.” Ken Olsen Pres. da Digital Equipment Corporation, 1977 “Pessoalmente não vi nada de útil naquilo, e assim nunca mais pensamos no caso. Gordon Moore

30 2a FASE 1977 - Fundação da Apple Computer
Primeiros computadores de mesa c/ microprocessadores (ñ Intel) 1980 – Radio Shack, Commodore e Apple: 2/3 do Mercado de PC

31 2a FASE Batalha c/ Motorola – microprocessadores
8086 X => Escolha da Apple Anos 80: IBM – arquitetura aberta 1980: Projeto CRUSH 1983: – Projeto CHECKMATE

32 2a FASE 8086: Licenciamento de 12 empresas
80286 – só 4  – só IBM Compaq (1983) 1984: DRAM 1 Megabit 1985 – 386: IBM não utilizar 1986 – Concentrar em microprocessadores

33 FORÇAS DE PORTER

34 Forte Diversos concorrentes Crescimento da Forte
Poder de Barganha dos Fornecedores Moderado Rivalidade Forte Diversos concorrentes Crescimento da indústria Ameaça dos Substitutos Forte Desempenho relativo de preço dos concorrentes Ameaça dos Novos Entrantes Forte=> Moderada Acesso a insumos e canais Poder de Barganha dos Compradores Forte - Produtos substitutos

35 MATRIZ SWOT

36 MATRIZ SWOT – 2a FASE Forças -Competência no projeto de produtos
Ajuda Atrapalha Interna Forças -Competência no projeto de produtos Fraquezas -Deficiência processual -Preço inicial alto -Deficiência em fotolitografia - Relacionamento com fornecedores E x t e r n a Oportunidades -Crescimento da indústria Ameaças -Crescimento das empresas japonesas Motorola

37 LINHA DO TEMPO 2a Fase 3a Fase 1a Fase
Concentração em microprocessadores 1968 1979 1986 1997 2a Fase 3a Fase 1a Fase

38 3a FASE 1986 - Deskpro 386 Software Liderança
Microsoft rompe c/ IBM e lança o Windows 3.0

39 3a FASE 1989 – 80486: CISC X RISC Decisão: lançar os dois: 486 e i860
NexGen Indisposição dos usuários Manter a linha X86 P&D - Pentium

40 3a FASE Proteção à propriedade intelectual
Quebra de contrato, batalhas judiciais AMD, Texas Instrumrnts, Cytrix K-6 – 25% mais barato Decisão da INTEL: Desempenho Pentium e Pentium Pro: Custos Queda de preços

41 3a FASE 1990 - Intel Inside: 60% => 80%
IBM e Compaq – marketing Intel: US$ 750 Mi 10 maiores e fornecedores Subsistemas e sistemas 1990: 25 a 30% Novos produtos Altos preços: limitar demanda e aumentar lucros Liderança: 90%

42 FORÇAS DE PORTER

43 Forte Forte Forte NexGen
Poder de Barganha dos Fornecedores Moderada Rivalidade Forte - Diversos concorrentes Ameaça dos Substitutos Forte RISC, K-6 NexGen, Desempenho relativo de preço Ameaça dos Novos Entrantes Forte NexGen AMD Poder de Barganha dos Compradores Moderado Diferenças entre produtos, Identidade da marca, impacto na qualidade, custos de mudança, lucros

44 MATRIZ SWOT

45 MATRIZ SWOT – 3a FASE Forças Competência no projeto de produtos
Ajuda Atrapalha Interna Forças Competência no projeto de produtos Força da marca Liderança Relacionamento Fraquezas Custo de desenvolvimento Preço inicial alto Custos Ex t e r Na Oportunidades Crescimento da indústria Parcerias Ameaças - AMD Clonagem Substitutos-RISC Queda Brusca de preços Fusões/Aquisições

46 CONCLUSÕES Porter (2004, p. 9) “investimentos na formação de uma marca são particularmente arriscados, pois não têm nenhum valor residual se a tentativa de entrada falhar”. Preços X Diferenciação X Foco Ameaça de substitutos Perspesctivas futuras: liderança não garantida – Manter Inv em P&D

47 PERGUNTAS?


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