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SEMINÁRIO TEMÁTICO – CULTURA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL

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Apresentação em tema: "SEMINÁRIO TEMÁTICO – CULTURA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 SEMINÁRIO TEMÁTICO – CULTURA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD Curso de Administração Pública – Polo São José dos Campos SEMINÁRIO TEMÁTICO – CULTURA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL

2 ANA PAULA DA SILVA COSTA – RA 09.2.9429
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD Curso de Administração Pública – Polo São José dos Campos GRUPO 3: ANA PAULA DA SILVA COSTA – RA FABIANE RAMOS ROSA – RA FERNANDA CARMES VALLEJO – RA JULIANA MIUKI – RA 09.2.XXXX PAULO ROBERTO MOREIRA – RA 09.2.XXXX RICHARD NAKAZATO – RA 09.2.XXXX WGLANESTONIO ALVES TORRES – RA

3 C O N T E Ú D O D A A P R E S E N T A Ç Ã O
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD Curso de Administração Pública – Polo São José dos Campos C O N T E Ú D O D A A P R E S E N T A Ç Ã O RESUMO DO FILME CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS ASPECTOS DA CULTURA E DA MUDANÇA ORGANIZACIONAL RETRATADOS NO FILME CONCLUSÃO

4 UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD Curso de Administração Pública – Polo São José dos Campos Ana Paula 1. R E S U M O D O F I L M E O filme “O Diabo Veste Prada” é baseado no livro da autora Lauren Weisberger, que conta a história de bastidores de uma importante revista do mundo da moda: Runway. Trata-se de uma instituição onde o que importa é o culto ao ter que prevalece ao ser: mostrar-se belo e indefectível, sem medir esforços, perante o outro. O Diabo, Miranda Priestly, é uma poderosa executiva que conduz a revista com mãos de ferro. Manipuladora e controladora, ela se utiliza de todos os artifícios não só para manipular e controlar seus colaboradores, como também aqueles que gravitam ao seu redor, em nome da produção da moda que envolve uma verdadeira “edição de subjetividade dessubjetivada”.

5 UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD Curso de Administração Pública – Polo São José dos Campos Ana Paula 1. R E S U M O D O F I L M E A organização Runway possui uma estrutura cultural rígida que impede seus colaboradores de serem espontâneos e criativos. Eles devem seguir a "ditadura" da moda e a imagem da gestora como forma de poder – os instituídos – sem contestações ou mudanças, o que gera fortes efeitos e impactos nos índivíduos e nas relações de trabalho. A história se desenrola a partir da contratação de Andy Sachs para o cargo de segunda assistente de Miranda Priestly. Jornalista recém-formada e sem conhecimento algum sobre moda, embora insegura e aparentemente inadequada ao cargo, não se aniquila diante da frieza de Miranda.

6 UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD Curso de Administração Pública – Polo São José dos Campos Ana Paula 1. R E S U M O D O F I L M E Aos poucos Andy vai se envolvendo com a revista e com o mundo da moda tornando-se uma elegante assistente, cada vez mais introduzida na cultura da organização. Começa a mesclar seus valores, em um processo de produção subjetiva, efeito do fascínio do poder e de sua autoestima. O filme transmite conhecimentos práticos e teóricos de administração, além de apontar questões e demandas contemporâneas encontradas em algumas instituições e empresas: a obsessão pela aparência, a ditadura dos produtos, a sociedade de consumo, a competitividade e como as instituições produzem sujeitos de acordo com as suas conveniências.

7 2. CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD Curso de Administração Pública – Polo São José dos Campos 2. CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS Miranda Priestly (Meryl Streep) Editora-chefe da revista Runway Andy Sachs - Andrea (Anne Hathaway) Segunda assistente de Miranda (recém-contratada) Emily (Emily Blunt) Primeira assistente de Miranda Nigel (Stanley Tucci) Produtor de moda da revista Runway

8 UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD Curso de Administração Pública – Polo São José dos Campos Fabiane CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS Miranda Priestly: Editora-chefe da revista Runway Miranda Priestly alcança um desempenho profis-sional que institui uma encarnação da moda em um sujeito: “a moda é Miranda e Miranda é a moda”. Ela é de inicio a heroína, pois ao viver para “organização, personifica valores e se transforma em modelo de comportamento a ser seguido pelos demais empregados” (Bezerra, 2009, p. 31). Todo o mundo fashion se curva diante do conhecimento e do poder desta executiva. Todos estão à mercê de sua avaliação e/ou aprovação. Não ter seu trabalho aprovado por Miranda é passaporte para o fracasso.

9 UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD Curso de Administração Pública – Polo São José dos Campos Fabiane CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS Miranda Priestly: Editora-chefe da revista Runway Segundo Bezerra (2009) “o poder constitui a capacidade de intervir na vontade ou nos interesses dos indivíduos, controlando as suas ações para obter reações ou resultados desejados”. Miranda utiliza principalmente a rigidez disciplinar para exercer poder. Extremamente controladora e centralizadora, mais parece uma “dama de ferro”. Mas o posto de Miranda tem seu preço. Seu nível de exigência é tão alto que ela chega a ser cruel com todos os que para ela trabalham ou que dela precisam para se projetarem no mundo fashion.

10 UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD Curso de Administração Pública – Polo São José dos Campos Fabiane CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS Miranda Priestly: Editora-chefe da revista Runway Miranda demonstra que nada a abala (nem mesmo seu segundo divórcio), mantendo sempre a altivez. Não há limites para seus pedidos, em termos de hora, dificuldade ou possibilidade. Todos precisam dar conta de tudo, independente de ser possível ou razoável. As assistentes de devem servir a empresa, e isso inclui administrar os compromissos particulares de Miranda, pois Runway é Miranda e Miranda é a Runway. Ela é a própria cultura da empresa. Com seu temperamento rígido, poderoso e ao mesmo tempo sedutor - o poder seduz - é a própria dessubjetivação do sujeito.

11 UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD Curso de Administração Pública – Polo São José dos Campos Fabiane CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS Miranda Priestly: Editora-chefe da revista Runway “Um milhão de garotas dariam a vida para trabalhar nesta revista”, este é o slogan daquele escritório. Não medem esforços para perma-necerem no emprego, nem que isto lhes custe rompimentos de relacio-namentos, a perda da saúde, do direito de dormir, da autonomia sobre suas vidas e até mesmo do sonho de empregos melhores mais razoáveis e respeitosos, onde pudessem exercitar suas reais competências.

12 UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD Curso de Administração Pública – Polo São José dos Campos Fabiane CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS Miranda Priestly: Editora-chefe da revista Runway Bezerra (2009) coloca que a “organização encontra-se inserida em um contexto social mais amplo, que a influencia”. Da mesma forma Miranda é um produto institucional, é um produto do mundo fashion, moldada pelas pressões que a levam a tomar certas decisões. Porém, também faz parte da instituição exercendo poder e moldando comportamentos.

13 UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD Curso de Administração Pública – Polo São José dos Campos Fabiane CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS Miranda Priestly: Editora-chefe da revista Runway Na Runway, Miranda representa o poder. E para uma or-ganização, o que significa a Cultura e Poder? Conforme salienta Lebrun (1992), “nenhuma organi-zação moderna pode funcionar sem que as relações de poder e dominação estejam presentes. Isso porque o poder constitui a capacidade de intervir na vontade e nos interesses dos indivíduos, controlando as suas ações para obter reações ou resul-tados desejados”. No entanto poder não significa, necessariamente, conforme salienta Lebrun (1992), “impor a própria vontade contra qualquer resistência”.

14 UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD Curso de Administração Pública – Polo São José dos Campos Fernanda Carmes Vallejo CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS Andy Sachs – Andrea: Segunda assistente de Miranda Personagem de Anne Hathaway que interpreta uma recém-formada na faculdade de jornalismo em busca de um emprego em Nova Iorque. Consegue uma entrevista na badalada revista de moda Runway Magazine, comandada pela editora Miranda Priestly. Apesar de não ter conheci-mento sobre moda, consegue o empre-go como segunda assistente em razão de seu "excelente currículo e de seu discurso sobre a ética de trabalho" como afirmado pela própria Miranda Priestly.

15 UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD Curso de Administração Pública – Polo São José dos Campos Fernanda Carmes Vallejo CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS Andy Sachs – Andrea: Segunda assistente de Miranda Seu novo ambiente de trabalho é marcado por respirar moda, algo que não faz seu estilo interiorano e inocente. E a “cultura organizacional age como elemento homogeneizador das formas de pensar, viver e sentir a organização. A assimilação, por um processo de aculturação ou endoculturação, de cada novo membro faz com que ele viva e sinta a organização do mesmo modo que os outros membros” (Bezerra, 2009, p. 26). Para se sentir aceita na cultura da revista, submete-se a forte aderência dos valores cultuados pela editora Miranda e seus subordinados. Sem vaidade busca uma mudança rápida na aparência com o auxílio de um funcionário da revista que segue corretamente o padrão que a empresa exige para se manter no cargo.

16 UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD Curso de Administração Pública – Polo São José dos Campos Fernanda Carmes Vallejo CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS Andy Sachs – Andrea: Segunda assistente de Miranda Para se sentir aceita na cultura da revista, submete-se a forte aderência dos valores cultuados pela editora Miranda e seus subordinados. Sem vaidade busca uma mudança rápida na aparência com o auxílio de um funcionário da revista que segue corretamente o padrão que a empresa exige para se manter no cargo.

17 UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD Curso de Administração Pública – Polo São José dos Campos Fernanda Carmes Vallejo CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS Andy Sachs – Andrea: Segunda assistente de Miranda Ocorre uma mudança radical no visual, roupas e sapatos básicos por peças de alto luxo e grandes marcas do mundo da moda. Muda seu corte de cabelo, começa a usar maquiagem e acessórios que completam a sua imagem. No primeiro momento, Andy toma essa atitude para agradar a líder Miranda, mas depois sente-se atraída por esse mundo de glamour, os valores e o estilo de vida. Realmente mergulha na cultura que a empresa impõe para os funcionários, trabalho em primeiro lugar, culto a beleza e forma física. No filme podemos observar que se Andy não tivesse aceitado mudar seu comportamento, provavelmente seria dispensada da empresa.

18 UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD Curso de Administração Pública – Polo São José dos Campos Fernanda Carmes Vallejo CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS Andy Sachs – Andrea: Segunda assistente de Miranda Segundo Srour (1998) “o recém-chegado à organização encontra padrões com os quais deve se conformar. Enquanto for diferente, permanece à margem da organização e depois de adquirir “comportamentos adequados”, sofre sua prova de batismo e passa a ser aceito pelos outros.” A personagem consegue se superar e ter iniciativa e proatividade na resolução dos problemas. Se tornou uma verdadeira workaholic e sacrificando sua vida pessoal em troca do sucesso profissional. Segundo Bezerra (2009) “assimilar os valores cultuados pela organização é, pois, o que se chama popularmente de vestir a camisa da empresa”. Além da competência, o funcionário tem que trasmitir a cultura da organização para se sentir aceito, o que ocorreu com a personagem Andy.

19 UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD Curso de Administração Pública – Polo São José dos Campos Fernanda Carmes Vallejo CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS Andy Sachs – Andrea: Segunda assistente de Miranda Andy, apesar do status de sua entrega ao cargo, ao final da história se decepciona com o mundo da moda, conspirações e traições levam a desistir do emprego e sair em busca de uma realização profissional como jornalista. Para completar sua decepção, Andy ouve de Miranda uma comparação que a deixa tremendamente preocupada: a afirmação de que “Eu vejo muito de mim em você.” Com essa frase, Andy percebe o quão próxima ela está de se tornar outra Miranda Priestly e o quão distante ela ficou de seus valores, suas crenças e seus objetivos de vida.

20 UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD Curso de Administração Pública – Polo São José dos Campos Fernanda Carmes Vallejo CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS Andy Sachs – Andrea: Segunda assistente de Miranda Andy aprendeu com a oportunidade: foi envolvida por um processo de institucio-nalização, identificou-se com a organização para depois desinstitucionalizar-se e criar sua saída.

21 UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD Curso de Administração Pública – Polo São José dos Campos Juliana Miuki CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS Emily: Primeira assistente de Miranda Emily, primeira assistente de Miranda, representa o funcionário que além de não questionar também não pensa. Simplesmente executa ordens e tenta a todo o momento repetir esta condição para os seus colegas, ocupando um papel institucional importante: um reprodutor ideológico.

22 UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD Curso de Administração Pública – Polo São José dos Campos Juliana Miuki CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS Emily: Primeira assistente de Miranda Como no início Andy destoava do tom de glamour que pairava sobre a instituição, Emily e outros funcionários reagiram a esta diferença, ridicularizando-a e menosprezando-a. Na verdade, isto significava uma tentativa de impedir qualquer reflexão que disparasse um processo instituinte colocando em cheque os valores conservados. Ou seja, a ideologia dominante e seus ideais deveriam ser mantidos.

23 UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD Curso de Administração Pública – Polo São José dos Campos Juliana Miuki CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS Emily: Primeira assistente de Miranda Emily transmitiu as infinitas atividades rotineiras a Andy em um clima de muito terrorismo, na certeza de que esta não daria conta das mesmas e seria mais uma a ser dispensada da vaga, fazendo com que novamente reinasse absoluta na sua missão de servir à executiva. Focada apenas na condição de assistente eficiente não percebe a análise profissional que Miranda já fez de Andy, considerada por Emily uma “coitada”.

24 UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD Curso de Administração Pública – Polo São José dos Campos Paulo Roberto CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS Nigel: Produtor de moda da revista Runway Nigel é o produtor de moda que trabalha na Runway há doze anos. Profundo conhecedor do mundo fashion e um dos poucos que Miranda considerava como um bom profissional: “ainda bem que alguém trabalha nesta revista”. Suas ideias eram sempre acatadas pela editora. Agiu como uma espécie de coach para a nova assistente dando-lhe orientações que a ajudaram no seu aprimo-ramento profissional e no processo de aprendizagem sobre este novo universo. Nigel foi um interventor institucional para Andy: lembrou-lhe a parte que lhe cabia naquilo que reclamava e apontou a necessidade dela fazer uma opção.

25 Nigel foi penalizado para que o poder se mantivesse.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD Curso de Administração Pública – Polo São José dos Campos Paulo Roberto CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS Nigel: Produtor de moda da revista Runway Na parte final da trama, Nigel se viu oferecido como sacrifício para que Miranda se mantivesse no poder. Diante desse fato, afirmou resignado: “quando chegar a hora, ela vai me recompensar”. Nigel foi penalizado para que o poder se mantivesse. As pessoas que fazem diferença, no melhor sentido da expressão, existem e exercem influência benéfica sobre as demais. O exercício do poder não é feito neces-sariamente por aquele que exerce ou representa a fonte do poder (gestor). Sendo assim, a dissociação entre detenção de poder e o exercício de poder baseia-se na fidelidade do gestor ao proprietário, por dever de ofício (Srour, 1998).

26 Nassar (2000) caracteriza cultura organizacional desta maneira:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD Curso de Administração Pública – Polo São José dos Campos Ana Paula ASPECTOS DA CULTURA E DA MUDANÇA ORGANIZACIONAL Cultura Organizacional Nassar (2000) caracteriza cultura organizacional desta maneira: o conjunto de valores, crenças e tecnologias que mantêm unidos os mais diferentes membros, de todos os escalões hierárquicos, perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos. Pode-se afirmar ainda que é a cultura organizacional que produz junto aos mais diferentes públicos, diante da sociedade de mercados o conjunto de percepções, ícones, índices e símbolos que chamamos de imagem corporativa..

27 Concluir... Richard Nakazato
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD Curso de Administração Pública – Polo São José dos Campos Richard Nakazato ASPECTOS DA CULTURA E DA MUDANÇA ORGANIZACIONAL Mudança Organizacional Diz respeito a toda transformação no relacionamento entre a organização e seu ambiente interno ou externo, de modo a promover melhor adaptação às constantes variações que ocorrem, especialmente no externo, em que conjunturas, mercados competitivos, tecnologias avançadas, problemas e desafios constantes exigem muita capacidade de adaptação. Concluir...

28 (digite se texto aqui) Richard Nakazato 4. CONCLUSÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD Curso de Administração Pública – Polo São José dos Campos Richard Nakazato 4. CONCLUSÃO (digite se texto aqui)


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