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PublicouAgustina Gorjão Sanches Alterado mais de 8 anos atrás
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A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO CONTÍNUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
AULA 3
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AVALIAÇÃO APROVAÇÃO Ação de aprovar; consentimento, autorização: dar sua aprovação. / Louvor, aplauso: digno de aprovação. / Direito Homologação. (DICIONÁRIO AURÉLIO)
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REPROVAÇÃO s.f. Ato ou efeito de reprovar: reprovação de candidatos. / Censura, repreensão: este ato mereceu reprovação geral. / Desprezo: ficou marcado com o estigma da reprovação. / Teologia Julgamento segundo o qual um pecador é excluído da salvação eterna. (DICIONÁRIO AURÉLIO)
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“... A arte de avaliar consiste em começar avaliando primeiro, a si mesmo...”
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Avaliar com Eficácia e Eficiência
Tem de assumir outro papel no processo da intervenção pedagógica A construção do conhecimento é um processo interior do sujeito da aprendizagem, estimulado por condições exteriores criadas pelo professor Cabe a este o papel de catalisador do processo da aprendizagem Avaliar a aprendizagem tem sido amplo Se tivermos que elaborar provas, que sejam bem-feitas atingindo seu real objetivo, que é verificar se houve aprendizagem significativa de conteúdos relevantes 5
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Como Avaliar ? Indicadores quantitativos → medida numérica
Indicadores qualitativos → não são facilmente mensuráveis, mesmo assim, são perceptíveis. Combinação dos dois Indicadores: nota de exercícios, provas, relatórios, projetos, pesquisas, redações,... 6
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“Diz que geralmente os professores se utilizam da avaliação para verificar o rendimento dos alunos, classificando-os como bons, ruins, aprovados e reprovados. Na avaliação com função simplesmente classificatória, todos os instrumentos são utilizados para aprovar ou reprovar o aluno, revelando um lado ruim da escola, a exclusão”. (Jussara hoffmann)
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O educador deve ter, portanto, um conhecimento mais aprofundado da realidade na qual vai atuar para que o seu trabalho seja dinâmico, criativo, inovador. Assim, colabora para um sistema de avaliação mais justo que não exclua o aluno do processo de ensino-aprendizagem, mas o inclua, ativo e participante dos momentos de transformação da sociedade.
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Ensinar requer o mesmo cuidado que se tem com a vida
Ensinar requer o mesmo cuidado que se tem com a vida. Mas educar não é tarefa para todos, e sim para aqueles que reconhecem essa finalidade existencial e trata o ofício com a consciência de responsabilidade que a vida deve ter. Anísio Teixeira
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Tipos de avaliação utilizados freqüentemente na Educação Infantil
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Avaliação Classificatória: Correção de tarefas. Verificação periódica de questões certas e erradas.
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Avaliação Mediadora: Análise das manifestações dos alunos em situação de aprendizagem. Intervenção educativa.
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Relatório de Avaliação: Caderno de registro Roteiro
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RELATÓRIO INDIVIDUAL - 3º TRIMESTRE O Leonardo atingiu alguns objetivos propostos pelo Jardim I, tais como: coordenação motora, reconhecimento da sua letra e de seus amigos, rosquear potes entre outros. Com relação à escrita do seu nome, ainda não consegue grafá-lo sem auxílio da plaquinha, mas mesmo assim resiste em utilizá-la, pois argumenta que já sabe escrevê-lo. Aconselho a brincar com ele com jogo de letrinhas ou até mesmo no computador, para que ele perceba quais as letras que compõe seu nome. Professora Débora Cardoso
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A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO CONTÍNUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
RELATÓRIO INDIVIDUAL - 3º TRIMESTRE, cont. Outra atividade interessante para ser feita em casa é a de contagem, pois podemos realizar esta atividade com diferentes tipos de materiais (ex: pedir para ele buscar 2 laranjas, guardar 4 meias, 5 brinquedos). Tenho trabalhado com ele no sentido de estar mais atento às suas atividades, pois muitas vezes ele fica prestando atenção no que está acontecendo com os amigos, e realiza suas atividades de qualquer jeito. Professora Débora Cardoso
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A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO CONTÍNUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
RELATÓRIO INDIVIDUAL - 3º TRIMESTRE, cont. Este aspecto deverá continuar sendo trabalhado no Jardim II. Foi muito gratificante acompanhar esta etapa de desenvolvimento do Leonardo e espero que o trabalho de incentivo da escola e da família continue no Jardim II. Professora Débora Cardoso
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Professora Débora Cardoso
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Professora Débora Cardoso
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Professora Débora Cardoso
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Observações / Sugestões
O João apresenta-se na fase alfabética e procuro sempre estar incentivando o mesmo em atividades de leitura e escrita. Percebo que muitas vezes ele deixa seus materiais jogados, mas estou trabalhando este aspecto com ele e já obtive resultados favoráveis. Ele é um aluno muito querido por todos, pois sempre está disposto a ajudar, conversar e brincar com os amigos da sala. Professora Débora Cardoso
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Comentários dos Pais Esperamos sinceramente que você consiga trabalhar o desleixo e falta de cuidados com o material, pois conosco a desculpas é sempre: “Estou cansado, depois eu vou”. O problema é que o depois nunca chega sem brigas. Com relação a fase alfabética, ele tem muito interesse em ler tudo e sempre, além de competir com a irmã na escrita .(letra mais bonita) * * * Professora Débora Cardoso
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Sugestão de roteiro: Que áreas de conhecimento foram trabalhadas pelo aluno? Quais os avanços que vêm demonstrando nessas áreas? Apresenta alguma área a ser melhor desenvolvida? Que sugestões o professor apresenta? Professora Débora Cardoso
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Sugestão de roteiro: Como foram trabalhadas com o aluno as questões sócio-afetivas? Alguma sugestão dos pais? Como o aluno se refere ao seu desenvolvimento nesse período? Professora Débora Cardoso
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A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO CONTÍNUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Sugestão de leitura: Avaliação Mediadora – Uma prática em construção da pré-escola à universidade. Jussara Hoffmann Editora Mediação Professora Débora Cardoso
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“A avaliação escolar, hoje, só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para a melhoria da aprendizagem” (JUSSARA HOFFMANN)
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“Se um dia você tiver que escolher entre o mundo e o amor, lembre-se:
Se escolher o mundo ficará sem amor, mas se escolher o amor, com ele conquistará o mundo.” Albert Einstein
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Sandra helena francia
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