A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eng. Agr. João Manuel Linck Feijó

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eng. Agr. João Manuel Linck Feijó"— Transcrição da apresentação:

1 Eng. Agr. João Manuel Linck Feijó
Ecoesgoto Sistema Integrado de Infraestrutura Verde e Reciclagem de Águas e Resíduos Orgânicos Eng. Agr. João Manuel Linck Feijó

2 Infraestrutura verde Infraestrutura urbana Infraestrutura verde
Sistema viário interconectado Pressão de crescimento urbano Impermeabilização das vias Impermeabilização telhados Transito crescente Estacionamentos impermeáveis Coleta de lixo Distribuição de água Coleta de esgoto Coleta de pluvial poluição Parques, praças, ciclovias Recuperação de orla de rios ,arroios, lagoas, praias. Telhados e lajes vegetados Jardim Vertical, Brise Vegetal Estacionamentos permeáveis e vegetados Calçadas permeáveis ETE integrada, reciclagem em irrigação de plantas Compostagem lixo orgânico Aumento biodiversidade

3 Sistema Convencional

4 Sistema Integrado Diminui consumo na: rede água potável
Independência da: Rede esgoto cloacal Rede de esgoto pluvial Coleta de lixo orgânico Coleta de óleo de cozinha

5 Vantagens da Integração
Energia (climatização, transporte , bombas) Reposição do aquífero controle de enchentes e poluição Desonera investimento na rede pública Melhora qualidade de vida urbana Aumenta Biodiversidade Sem cheiro

6 Fontes de água Água de chuva Água de fundação Água cinza Água negra
Torre de resfriamento Osmose reversa Piscina (retro lavagem)

7 Uso potencial água da chuva ou reuso
Potáveis Não Potáveis Água de beber Cozinhar Lavar louça Banho Reservatório incêndio Irrigação Piscina Lavagem chão Conforto térm. evaporativo Agricultura urbana Processos industriais Lavanderia Descarga sanitário

8 Ecoesgoto É um novo conceito biofílico para reciclagem de água, nutrientes e dejetos orgânicos nos diversos ambientes residenciais e industriais. Ele permite a reciclagem dos efluentes de forma natural, permitindo a reutilização da água e seus nutrientes.

9 Coleta Dejetos sólidos tanto de sanitários como de cozinha são canalizados para serem digeridos no Vermilfiltro.

10 Primeira fase: Vermifiltro
O Vermifiltro separa a parte solida dos dejetos da parte liquida. Nesta fase aeróbica pode ser colocado dejetos orgânicos que serão consumidos pelas minhocas.

11 Entrada do Efluente no Vermifiltro
Os resíduos sólidos  são filtrados e digeridos pelas oligoquetas, isto gera os coprólitos que se assemelham à borra de café sendo diluídos na água.

12 Oligoquetas As minhocas digerem todos os detritos orgânicos. Dando inicio à primeira fase da purificação do esgoto. Após, este efluente pré tratado é bombeado ao Sistema Laminar. 

13 Camadas do Vermifiltro
O Vermifiltro cones e membranas recicladas que formam um piso elevado livre de água  evitando afogar ou sufocar as oligoquetas. As camadas formam um habitat artificial para as minhocas, permitindo que elas trabalhem consumindo os dejetos e purificando a água.

14 Eficiência Vermifiltro (ingestão)
90% para DBO 80-90% para DQO 90-92% para STD 90-95% para SST 23-64% para NH4

15 Desinfecção (doenças)
Bactérias Fungos Protozoários Nematódeos

16 Bioacumulador Metais pesados Estradiol e outros fármacos
Substancias químicas

17 Torre de exaustão As minhocas necessitam de oxigênio para respiração cutânea, este sistema permite a exaustão do gás carbônico através de torres colocadas no sistema.

18 Segunda fase : Sistema Laminar
Após circular pelo Vermifiltro, o líquido já pré tratado é bombeado para o Sistema Laminar passando pela Torre Verde onde micro organismos continuam a digerir o esgoto.

19 Sistema Laminar O Sistema Laminar receberá o efluente tratado. A laje deverá estar impermeabilizada com manta de EPDM.

20 Montagem Laminar Os cones de Ecodreno são encaixados facilmente formando um piso elevado. A altura é regulável, permite aumentar o volume de reserva de tratamento.

21 Montagem Cones Sistema Laminar
Os cones de plástico reciclado possuem alta resistência à compressão e sobre eles será colocada a vegetação de macrófitas e outras.

22 Sistema Instalado A instalação do Sistema Laminar é feita com a colocação dos Ecodrenos lado a lado de maneira a formar um grande piso elevado com reservatório.

23 Preenchimento com argila expandida
A argila expandida colocada no cone de Ecodreno é um substrato leve e inerte que permite a fixação das plantas aquáticas.

24 Plantas Aquáticas O sistema radicular das plantas serve de substrato para microrganismos aeróbios e fornecedor de oxigênio. Já os anaeróbios são encontrados na parte inferior do sistema Laminar.

25 Eficiência da fase Banhado Construído
70,5 a 81,7% para DQO 56,7 a 91,0% para DBO5 34,6 a 65,3% para NH3 60,0 a 83,1% para SST 42,9 a 46,7% para PO4-3. 75,5 a 99,7% de coliformes fecais

26 Vista do Sistema Laminar
O sistema integra-se ao paisagismo da construção permitindo a combinação de estética com tratamento de efluente de forma natural e inodoro.

27 Terceira fase :Jardim Vertical
A água proveniente do sistema poderá ser utilizada para a rega de jardim vertical ou horizontal.

28 Em prédios :Brise Vegetal

29 Quarta Fase:Cisterna ou Infiltração
O Efluente tratado  remanescente poderá ser infiltrado no subsolo sem risco de contaminação do lençol freático.

30 Cisterna de água chuva e reúso

31 Reservatório de infiltração

32 Manutenção Sistema de Reciclagem
O Sistema Ecoesgoto Vermifiltro, ao contrário dos convencionais, não requer a retirada de lodo nem de limpeza periódica. Possui baixíssima manutenção é inodoro.

33 Pavimento Natural Permeável

34 Tendências Futuras Descentralização da distribuição e tratamento de água; Desregulamentação ( barreiras regulatórias) Integração com Infraestrutura Verde.

35 Eng. Agr. João Manuel Linck Feijó
Obrigado! Eng. Agr. João Manuel Linck Feijó


Carregar ppt "Eng. Agr. João Manuel Linck Feijó"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google