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Massa Específica de um Sólido

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Apresentação em tema: "Massa Específica de um Sólido"— Transcrição da apresentação:

1 Massa Específica de um Sólido
Universidade Federal de Itajubá ICE – DFQ Disciplina de Metodologia Científica DICAS: Precisão de um instrumento é o menor algarismo significativo lido nele. O erro é este algarismo dividido por 2 (no caso analógico). Ao medir o volume na proveta cuidado ao olhar o nível da água. Devido à tensão superficial, a proveta é construída de modo que a leitura deve ser feita no ponto mais baixo da superfície curva. Cálculo do valor e do erro do volume (i = 1 e 2): Cálculo do valor e do erro da massa específica: Média e desvio padrão (N = n° de alunos do grupo):  Alumínio = 2,699 g/cm3 e  Ferro = 7,87 g/cm3 Erro relativo: Laboratório 2 Massa Específica de um Sólido Arquimedes ( AC) foi um dos grandes pensadores gregos, tendo feito importantes contribuições na matemática, física e engenharia. Conta a lenda que em uma ocasião o rei Hierão de Siracusa havia encomendado uma coroa de ouro a um ourives, cedendo-lhe o ouro necessário para tanto. Ao receber a coroa, Hierão desconfiou que a mesma havia sido feita de prata recoberta com fina camada de ouro. Requisitou então a Arquimedes que lhe tirasse a dúvida sem destruir a coroa. O problema consumiu o pensamento de Arquimedes durante alguns dias até que ao entrar em uma banheira cheia de água ele percebeu que o seu volume corporal era derramado para fora. Empolgado, saiu nu pelas ruas a gritar “Eureka!” que em grego quer dizer “Achei”, solucionando o problema. Mas afinal, qual a solução? Será que cada substância diferente deslocará um volume diferente de água? Ou mudando a pergunta, com um certo volume deslocado, podemos dizer qual é a substância? Qual propriedade específica da matéria torna isso possível? A mais… Arquimedes Massa Específica e Densidade Estude as notas das aulas! y

2 z  Experiência de hoje FAÇA:
4) Caracterize a proveta utilizada, anotando na folha de dados: a) unidade e faixa nominal (do menor ao maior valor) de medida; b) precisão de medida do instrumento. Efetue as medidas na proveta (CADA ALUNO DEVE FAZER ISTO SOZINHO): a) encha a proveta até a metade com água; b) com a proveta parada na mesa, meça (ver dicas) o volume inicial (V0); c) pegue um corpo de prova e imersa-o completamente na água, medindo o novo volume (V1); d) repita o procedimento com o outro corpo de prova, medindo o volume (V2); e) anotar estas medidas na folha de dados, atentando para algarismos significativos, erros e unidades de medidas. Experiência de hoje Objetivos: - Efetuar medidas de massa e volume; Atentar para as limitações instrumentais e medidas; Expressar corretamente estas medidas, erros e unidades; Tabelar as medidas, respeitando algarismos significativos; Derivar uma medida secundária, com propagação de erros. Materiais: - Balança de precisão; Proveta; Dois corpos de prova (ferro e alumínio); Água; Folha de dados (INDIVIDUAL!!!). Pense e Responda na folha de dados: Calcule o seu volume de cada corpo de prova (não se esqueça de propagar os erros – ver dicas). Nesta experiência adotaremos que 1 ml de água = 1 cm3; Calcule a sua massa específica dos corpos de prova (não se esqueça de propagar os erros – ver dicas); Faça uma nova tabela com os dados de todas as massas específicas obtidas pelos alunos do grupo; FAÇA: Caracterize a balança de precisão utilizada, anotando na folha de dados: a) marca e modelo; b) unidade e faixa nominal (do menor ao maior valor) de medida; c) precisão de medida (ver dicas). Acerte a balança para medidas: a) verifique a nivelação da balança na bolha, ajustando o parafuso da base, se necessário; b) verifique se o ponteiro da escala de medida está no centro da escala; ajustando o parafuso sob o prato da balança, se necessário. Meça as massas dos corpos de prova: a) cada estudante deve efetuar, SOZINHO, as medidas das massas dos corpos de prova; b) anotar estas medidas na folha de dados, atentando para algarismos significativos, erros e unidades de medidas. Por exemplo (ver dicas): Calcule a média e o desvio padrão das massas específicas do grupo, para cada corpo de prova (ver dicas); O erro de sua medida é maior ou menor que o desvio padrão? Por que? VI) Assuma que a determinação da massa específica do grupo é dado por e compare com os valores tabelados, calculando o erro relativo (ver dicas). O erro relativo é compatível com o desvio padrão obtido, ou seja, ? z


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