A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANATOMIA HUMANA A MÁQUINA DO HOMEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANATOMIA HUMANA A MÁQUINA DO HOMEM"— Transcrição da apresentação:

1 ANATOMIA HUMANA A MÁQUINA DO HOMEM
ANATOMIA DO JOELHO Prof. Esp. Cláudio Costa

2 O Joelho Umas das articulações mais importantes do corpo.
É responsável pela dissipação das cargas de força da gravidade da cabeça até os pés. Responsável pela sustentação de aproximadamente 70% da massa corporal total. Responsável pelo sistema locomotor – “Dobradiça”. – Flexão e Extensão.

3 Anatomia e Biomecânica
Articulação formada pela extremidade distal do fêmur, pela extremidade proximal da tíbia e pela patela (rótula). Envolvido por uma cápsula articular flexível para movimentos e forte para manter a articulação unida. A articulação do joelho é composta de ligamentos, meniscos e cartilagens.

4 Anatomia e Biomecânica
Articulação do joelho é subdividida funcionalmente em: femoropatelar, meniscofemoral e meniscotibial. A arquitetura óssea consiste: Fêmur Tíbia Patela ou rótula Fíbula proximal.

5

6 Anatomia e Biomecânica
Principais movimentos do joelho no plano Sagital: Flexão e extensão Principais movimentos do joelho no plano Transversal: Rotação tibial Medial Lateral Os movimentos conjugados, normais e anormais, determinam o estresse aplicado sobre a cartilagem articular, os meniscos e os ligamentos.

7 Dentro do Joelho A cápsula é revestida internamente pelo tecido sinovial — líq. Sinovial As cartilagens absorvem os impactos e choques ao uso, diminui atritos, além de revestir as extremidades do fêmur e da tíbia. Ligamentos estabilizam a articulação. Meniscos estabilizam e amortecem impactos entre os ossos. A patela (rótula) protege a parte frontal da articulação.

8 Articulação do Joelho

9 Ligamentos do Joelho Composto basicamente pelos ligamentos:
Lig da patela Lig colateral tibial Lig colateral fibular Tendão patelar Lig cruzado anterior e posterior São estabilizadores primários para a translação anterior e posterior, angulação vara e valga, e para a rotação interna e externa da articulação.

10 Ligamentos do Joelho O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) – restrição predominante ao deslocamento tibial anterior. As lesões ligamentares podem ocorrer como resultado da força que faz com que a articulação exceda sua Amplitude de Movimento (ADM) normal.

11 Tecido cartilaginoso Revestem a superfície óssea da articulação
Formam os meniscos localizados sobre a tíbia. Menisco Medial Menisco Lateral Divididos em: Corno anterior, corpo e corno posterior.

12

13 Risco de Lesões Patologias associadas com os joelhos da prática de atividades físicas: Condromalácia patelar – desgaste da articulação femoropatelar. Frouxidão ligamentos – ligamentos ficam esgarçados. Tendinite no tendão patelar e do quadríceps – inflamações dos tendões. Problemas nos meniscos ou nos lig cruzados e colaterais, entre outros.

14 Anatomia do Joelho Prof. Esp. Cláudio Costa


Carregar ppt "ANATOMIA HUMANA A MÁQUINA DO HOMEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google