A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Música na Adolescência

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Música na Adolescência"— Transcrição da apresentação:

1 Música na Adolescência
22/04/2017 Música na Adolescência

2 A música está muito presente nas nossas vidas.
A vida em si mesma é movimento e o movimento gera som. Então, a vida também é som e, num certo sentido, tudo é música .

3 Existem momentos da vida em que ...
22/04/2017 Nossa única e fiel companheira é a música. E que a música marca um período de nossa vida, deixando apenas...

4 22/04/2017 Lembranças!

5 Quem nunca lembrou de um grande amor???
22/04/2017 Quem nunca lembrou de um grande amor??? Ou de uma grande dor???

6 De momentos de tristeza, solidão ou até mesmo de revolta???
22/04/2017 De momentos de tristeza, solidão ou até mesmo de revolta???

7 22/04/2017 O grande problema é que para muitas pessoas os jovens são apenas seres sem personalidade e sem valores...

8 ...e o que diferencia a educação musical das outras formas de ensinar é a mágica de provar que essas afirmações não são verdadeiras 22/04/2017

9 22/04/2017

10 10

11 Questão Principal Qual a importância da música no processo de  construção e resgate de valores em um adolescente? A música tem grande influência no processo de construção dos adolescentes, entretanto tudo que se preocupa em resgatar valores torna-se um trabalho bem mais complicado e que provavelmente necessita de um cuidado especial e uma paciência redobrada, pois resultados, em grande parte dos casos, só notam-se em longo prazo 11

12 A música é uma linguagem universal e um meio de se atingir ao jovem.

13

14 Questão Principal Qual a importância da música no processo de  construção e resgate de valores em um adolescente? A música tem grande influência no processo de construção dos adolescentes, entretanto tudo que se preocupa em resgatar valores torna-se um trabalho bem mais complicado e que provavelmente necessita de um cuidado especial e uma paciência redobrada, pois resultados, em grande parte dos casos, só notam-se em longo prazo

15 22/04/2017 Certezas Provisórias... É uma forte influência tanto positiva quanto negativa no mundo adolescente. É meio de se atingir ao jovem. É capaz de marcar uma determinada situação por toda a vida. Através de ações que aparentemente parecem muito simples, conseguimos responder as nossas certezas provisórias. Podemos citar, por exemplo, uma professora que se dispõe a organizar um coral em sua escola. A mesma torna-se referência para os alunos, alguém que eles confiam e demonstram amizade e carinho. Outro exemplo é quando um professor (a) propõe um trabalho que deve ser apresentado de maneira criativa. Os alunos, ou grupos que se destacam nessa apresentação, na maioria das vezes, são os que organizam sua apresentação utilizando música. Existem professores que para ensinar utilizam esse meio para alcançar seus objetivos de maneira eficiente, e o interessante é analisar que eles aprendem mesmo com esse método. Até então só falamos de aprendizagem escolar, e não citamos os principais conteúdos da vida, ou seja, os valores e os princípios.

16 Dúvidas Provisórias É possível, através da música, resgatar / construir qualidades em um jovem, como auto-confiança, perspectiva de futuro, caráter, honestidade, respeito, responsabilidade, paciência, persistência, concentração, criatividade? Através dos resultados obtidos até o momento com a aplicação deste projeto, pode-se que é possível sim, auxiliar na construção de valores trabalhando com jovens.

17 Justificativa: Considerando que a escola na qual se pretende desenvolver este trabalho situa-se no bairro Canudos, visto como um dos mais violentos da cidade de Novo Hamburgo-RS, é de extrema necessidade ampliar estratégias que tenham como objetivo orientar os jovens na direção de ações mais cidadãs perante as situações de vida. Assim, este projeto torna-se importante na vida dos participantes, por possibilitar uma aproximação e diálogo através da música como forma de manifestar emoções (“colocar pra fora”) dúvidas e incertezas que as questões da adolescência trazem, buscando um crescimento e amadurecimento interior. Ao mesmo tempo, a instituição à qual se destina a aplicação desta proposta, obtém como retorno deste trabalho, ter à disposição um recurso para utilizar no resgate e valorização do talento destes jovens, desenvolvendo e fortalecendo as qualidades internas: auto-estima, reconhecimento, respeito e trabalhando algumas dificuldades, como por exemplo a timidez. Ao retratar o panorama destes jovens, vemos muitas vezes que em boa parte dos casos, seus cotidianos são permeados por violência, falta de perspectiva de vida, poucas referências positivas tanto na comunidade, como na própria família, poucos espaços públicos destinados a essa faixa etária, vulnerabilidade destes que se tornam alvos fáceis frente ao problema das drogas.  Estudos mostram que mesmo as crianças e adolescentes que moram com as famílias estão em situação de risco pois há fatores como violência familiar, prostituição, maus-tratos, drogas, dificuldades de aprendizagem.     Nota-se que os reais problemas das crianças e adolescentes passam, na maioria das vezes, despercebidos pela escola e pelos acadêmicos/professores do projeto, havendo poucas ações efetivas nesse sentido.

18 Objetivos: Oportunizar ao jovem e adolescente um espaço de reconhecimento e aprimoramento de seus talentos artísticos.  Proporcionar momentos de reflexão sobre as situações da vida, debatendo os temas tratados em algumas músicas que possibilitam a discussão. Prevenir os fatores de risco. Oferecer uma possibilidade de trabalho em conjunto com outras instituições.  Descobrir o que, e de que forma esse meio de comunicação influencia os adolescentes contemporâneos.

19 Estratégias Formação no curso "Adolescência na contemporaneidade"
Pesquisas em páginas da internet Entrevista com especialista na área Leitura de materiais relacionados ao tema Contato virtual com autor de estudo semelhante

20 Metodologia O projeto será realizado através de encontros que deverão ocorrer pelo menos duas vezes por semana, com os grupos de jovens, que trarão seus instrumentos ao ambiente escolar, orientadas pelo responsável. Segue planejamento de oficinas... Cada encontro deverá durar pelo menos duas horas, período este destinado aos ensaios, incluindo os momentos de seleção e preparação do material a se utilizar, como letras de músicas, partituras, cifras, tablaturas, além de um breve estudo teórico na primeira meia hora inicial. Ao longo do desenvolvimento do projeto, constando-se que o grupo encontra-se devidamente ensaiado, partiremos para etapa seguinte, que consiste na apresentação do trabalho ao público para apreciação deste, ao mesmo tempo divulgando e promovendo a ampliação do mesmo.  As apresentações poderão ser tanto em ambiente interno à escola como ao público externo, podendo este ser outras escolas, à comunidade, durante eventos específicos e previamente programados, bem como demais instituições culturais que venham a se interessar e convidar o grupo. O grupo também poderá vir a se inscrever em outros eventos, inclusive concorrendo a prêmios,

21 Atividades (cronograma)
Entre as atividades a serem realizadas durante a aplicação do projeto, estão previstos encontros semanais destinados a ensaios das músicas que forem escolhidas para serem trabalhadas, além de debates a respeito dos temas tratados nas letras dessas músicas;  Outra atividade prevista é a apresentação dentro e fora da escola, das músicas ensaiadas. A seguir, alguns eventos previsto para o grupo participar:  - Aniversário da escola - Festa Junina da escola - Semana Literária - Semana da criança - Dia da família - Dia Mundial do Meio Ambiente - Dia de Ação de Graças - Semana Farroupilha - Semana da Pátria  Dois exemplos de atividades que poderão ser realizadas com músicas.  1ª atividade: "Que país é esse?"  2ª atividade: “Perfeição"

22 Recursos: Para a realização deste projeto, prevê-se a necessidade de um espaço adequado para se realizar os encontros e poder ter boa qualidade nos ensaios, tal como uma sala bem iluminada e ventilada, que comporte confortavelmente até umas 15 pessoas. Entre os materiais necessários lista-se: folhas de ofício, canetas, se possível uma impressora para se obter letras e cifras de músicas da internet, bem como conexão à rede. Também é necessário: um aparelho de som com cd. Mesas e cadeiras para acomodar os participante, e um armário para guardas alguns objetos a serem utilizados.

23 Avaliação: Até o momento, a avaliação que se pode fazer do projeto é positiva, tendo em vista os resultados já alcançados nos momentos iniciais deste. Durante o ano de 2007 e 2008 foram realizados alguns encontros semanais, formando um grupo de adolescentes, os quais executavam os instrumentos: Violão, teclado, flauta, além de ter a participação de duas vocalistas. Durante o período em que foi trabalho com estes jovens, pode-se perceber uma melhor rendimento sob vários aspectos: participação durante as aulas, concentração e cumprimento das tarefas, desinibição frente ao público que os prestigiaram.  Além disso, a escola teve representação por parte destes jovens no evento que ocorre anualmente no município, chamado "Rodeio Escolar", obtendo a 2ª colocação na categoria da música, com interpretação vocal, apresentando uma releitura de "Vento Negro".


Carregar ppt "Música na Adolescência"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google