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METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Apresentação em tema: "METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
FAEST/UniSerra Rua: Deputado Hitler Sansão, nº1038W , Tangará da Serra -MT Fone/Fax: , Componente Curricular: AÇÃO PEDAGÓGICA: METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL Docente: Ma: Tatiane Patrícia Laquimia Lattes: TANGARÁ DA SERRA / MT 23 – 24 / 06 / 2012

2 Dinâmica de Socialização
ECO (1997) traz como um dos grandes recursos de comunicação e ensino, a ORATÓRIA. Isto posto, vamos exercitar nossa “percepção”, “memória” e “palavra”. Para um Professor, especialmente de educação infantil, nada, nunca pode passar despercebido. Cada detalhe revela nosso cotidiano e quando algo sai da rotina esses mesmos detalhes podem denunciar um pedido silencioso de ajuda! Tatiane Laquimia

3 OBJETIVO GERAL (à nível de Responsabilidade da Docente):
Oferecer subsídios teóricos e práticos que se relacionem com os conhecimentos já internalizados pelos acadêmicos por meio do presente curso de Especialização “Lato Sensu”, bem como, advindos da vivência de cada um, na perspectiva de proporcionar o desenvolvimento de um trabalho realmente significante para o profissional em Educação Infantil e seu público alvo – a Comunidade Escolar como um todo. Tatiane Laquimia

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS (a serem de domínio dos Acadêmicos à conclusão do programa):
Que os acadêmicos possam: Compreender as atribuições de suas ações pedagógicas na Educação Infantil; Que por meio delas os acadêmicos sejam capazes de: Contextualizar sensível e conscientemente os atuais desafios da Educação Infantil junto a toda a Comunidade Escolar; Intervir de forma significativa na mediação da auto construção da aprendizagem e do caráter cidadão do público alvo. Professora Tatiane Laquimia

5 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO :
A avaliação discente, enquanto meio e não fim pedagógico será realizada continuamente de forma: “Qualitativa” Durante todo o Programa : a) pontualidade 0.5p; b) permanência 0.5p; c) interesse e participação nas discussões em sala de aula 0.5p; d) respeito à fala dos colegas de turma 0.5p; “Quantitativa”: a) realização das atividades propostas em sala durante o período de estudos – 8,0 pontos. Tatiane Laquimia

6 Observações pertinentes quanto à Não Conclusão do Módulo:
Conforme o Art VI da LDB-9394/96 seguem-se algumas das condições que levam à retenção acadêmica sem recursos de apelação (ambas com o texto correlacionado): Frequência inferior a 75% (Setenta e cinco por cento) às aulas e ou demais atividades registradas; Média de Aproveitamento Curricular: I – Caso sua média no módulo seja inferior a 7,0 ; II – Se Mediante a Atividade Recuperativa Final (para acadêmicos ausentes ou com média inferior a 7,0, nesse caso necessária), o acadêmico tenha obtido média de aproveitamento inferior a 7,0. Professora Tatiane Laquimia

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

8 https://clickbooks. website seguro. com/product_info. p hp
seguro.com/product_info.p hp?products_id=1591

9 http://www. shoppinglivro s. com
s.com.br/psicopedagogia- infanto- adolescente/psicopedagogia -infanto-adolescente.html

10 http://www.booktoy.com. br/product_info.php?produ cts_id=3341

11 http://www.livrariasaraiva .com.br/produto/449732

12 BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº de 20 de Dezembro de Brasília – DF: MEC, 1998. ECO – Educación y Comunicaciones. Manual de comunicação: como usar os meios de comunicação em grupo. Tradução Rui Bender. São Leopoldo: Sinodal, 1997. PILETTI, Claudino. Didática Geral. 5 ed. São Paulo/SP: Ática, p. 130. PIRES, Cristina G. do Vale; GANDRA, Fernando Rodrigues; LIMA, Regina C.Vale. O Dia a Dia do Professor: Adolescência – Afetividade, Sexualidade e Drogas. Belo Horizonte – MG: FAPI, 2001. LAQUIMIA, Tatiane Patrícia. Competências e Habilidades Profissionais Indispensáveis para o Atendimento ao Educando com Necessidade Educacional de Intervenção Especializada. Ariquemes/RO, Faculdades Integradas de Ariquemes – FIAR. Monografia de Conclusão de Curso de Graduação com Licenciatura em Pedagogia p.

13 MAIS FONTES DE BUSCAS PARA VOCÊS !!!
BÍBLIA SAGRADA - Versão Almeida Revista e Corrigida. São Paulo: CPAD, 2000. BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil. Brasília – DF: Senado, 1988. KUMON, Toru. Buscando o Infindável Potencial Humano. Brasil: Kumon Instituto de Educação, 1999. MEC - Ministério da Educação e do Desporto do Brasil. LDB 9394/96. Brasília. Disponível em: < Acessos em 19/01/2008; 21/01/2008; 04/02/2008. SANT’ANNA, Ilza Martins; SANT’ANNA, Victor Martins. Recursos educacionais para o ensino: quando e por quê?. Petrópolis , RJ: Vozes, p. 127 – 9.

14 FORMAÇÃO e PROFISSÃO TEORIA x PRÁTICA
Professora Tatiane Laquimia

15 ESTÁGIO: O que é? O que observar? Como agir?
Professora Mestranda: Tatiane Laquimia

16 LDB Art. 61.  Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos São esses:  (Redação dada pela Lei nº , de 2009) I – Professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio; (Redação dada pela Lei nº , de 2009) Art. 65. A formação docente, exceto para a educação superior, incluirá prática de ensino de, no mínimo, trezentas horas.

17 RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006:
Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Art. 7º O curso de Licenciatura em Pedagogia terá a carga horária mínima de horas de efetivo trabalho acadêmico, assim distribuídas: II – 300 horas dedicadas ao Estágio Supervisionado prioritariamente em Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental [...]; IV – O estágio curricular a ser realizado, ao longo do curso, é para assegurar aos graduandos experiência de exercício profissional e habilidade, em ambientes escolares e não-escolares que ampliem e fortaleçam suas atitudes éticas, seus conhecimentos - suas competências.

18 20... Professora Mestranda: Tatiane Laquimia

19 A Síndrome de Burnout Professora Mestranda: Tatiane Laquimia

20 A Síndrome de Burnout é uma doença psicológica caracterizada pela manifestação inconsciente do esgotamento emocional. Tal esgotamento ocorre por causa de grandes esforços mentais e ou físicos realizados no ambiente de trabalho. Professora Mestranda: Tatiane Laquimia

21 SINTOMAS DA SÍNDROME DE BURNOUT
O indivíduo se torna mais agressivo, irritado, desinteressado, desmotivado, frustrado, depressivo, angustiado, tem baixa tolerância à frustração, apatia extrema, desinteresse, sentimentos de fracasso, se avalia negativamente. Sente que não pode mais dar nada de si mesmo, consome excessivamente café, álcool, fármacos e drogas (i)legais.

22 Também apresenta manifestações fisiológicas como cansaço, dores musculares, falta de apetite, insônia, frieza, dores de cabeça freqüente e dificuldades respiratórias. Úlceras digestivas, hipertensão arterial, taquicardia, e outras desordens gastrintestinais, perda de peso, dores musculares e de coluna, alergias, etc.

23 COMO PREVENIR A SÍNDROME DE BURNOUT
Identificando os agentes estressores no trabalho; modificando ou adaptando o ambiente à necessidade do profissional; Priorizando as tarefas mais importantes no decorrer do dia; Estabelecendo laços pessoais e/ou profissionais importantes;

24 Organizando os horários diários para que não sejam tão sobrecarregados de tarefas;
Preocupando-se com sua saúde; Em momentos de descontração assuntos relacionados ao trabalho não devem ser mencionados. Investindo algum tempo do dia para fazer algo que lhe dê prazer, ou seja, investir na qualidade de vida.

25 TRATAMENTO O tratamento para a doença é variável, readaptativo, podendo ser realizado com elementos: fitoterápicos; Fármacos; Intervenções psicossociais; Afastamento profissional.

26 A Educação Infantil: o contexto da política e legislação educacional brasileira

27 RCNEI – V. 1, 2, 3. LDB – Art. 1º - 6º; 29 - 31. ECA – Art. 53º - 59º
*RCNEI – V. 1, 2, 3 *LDB – Art. 1º - 6º; *ECA – Art. 53º - 59º *DIREITOS DA CRIANÇA – Art Professora Mestranda: Tatiane Laquimia

28 Estrutura da Educação Infantil:
NÍVEL IDADE DESENVOLVIMENTO FISICO/INTELECTUAL BERÇARIO 05 MESES – 02 ANOS CUIDADOS ESSENCIAIS E SOCIALIZAÇÃO BÁSICA MATERNAL I 02 ANOS O CORPO VIVIDO E SOCIALIZAÇÃO MATERNAL II 03 ANOS O CORPO VIVIDO E PRE LETRAMENTO, SOCIALIZAÇÃO PRÉ I 04 ANOS CORPO VIVIDO , LETRAMENTO SOCIALIZAÇÃO PRÉ II 05 ANOS CORPO VIVIDO – LETRAMENTO, PRE ALFABETIZAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO

29 História e contribuição familiar
A inclusão de crianças em ambientes educativos escolares e não escolares – História e contribuição familiar Professora Mestranda: Tatiane Laquimia

30 (MORA, 2007. Psicopedagogia Infanto-Adolescente )
Educação Infantil: período de vida escolar em que se atende pedagogicamente, crianças com idade entre 0 e 5 anos e 11 meses. Os educadores lidam: Insegurança e Expectativa da criança e dos pais.

31 A organização de tempos, espaços e relações na Educação Infantil: Socialização e Integracionismo:
Professora Mestranda: Tatiane Laquimia

32 Na Educação Infantil as crianças aprendem brincando
Na Educação Infantil as crianças aprendem brincando. Através dos jogos, das brincadeiras da convivência com diferentes idades, culturas, gênero, características, PPD e outros, motiva-se as crianças desenvolverem as capacidades cognitivas e emocionais. Assim, O JOGO TEM UMA FUNÇÃO SOCIAL;

33 AUTOESTIMA Uma autoestima não é resultado de fórmulas mágicas, mas é construída passo a passo em todo o processo de educação da criança. Uma pessoa com autoestima alta tem amor próprio, acredita em si mesma, tem confiança e segurança. Uma criança com boa autoestima enfrentará a vida com uma atitude positiva, sem medo de enfrentar desafios.

34 RELIGIOSO E S É T T É N I I C C O O
NÃO CONFUNDA NECESSIDADES DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO, COM PRECONCEITO ÉTNICO, ESTÉTICO, RELIGIOSO OU OUTROS. RELIGIOSO BONITO X FEIO ÍNDIO E S T É I C O É T N I C O ALTO X BAIXO NEGRO X BRANCO CRENÇAS MAGRO X GORDO ORIENTAL / ASIÁTICO VELHO X JOVEM

35 1 - TRAJETÓRIA HISTÓRICA E AMPARO LEGAL
* Até meados do século XX: Endemoniados, Inválidos, Incapacitados; * A cerca de 1.960: Doentes, Excepcionais; * De a 1.980: Deficiente, Imperfeito; * De a 1.987: Pessoa com Deficiência (problema); * De a 1.993: Portador de Deficiência; * De até 2.006: Pessoas com Necessidades Especiais e ou Pessoas Especiais; *De a 2010: Pessoas com Necessidades de Atendimento (Educacional / Patológico / Emocional / ou outro) Especializado. * A partir de 2011: Pessoas Portadoras de Deficiência. “[...] O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: [...] Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. [...] É dever [...] do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com necessidades especiais ou não, com absoluta prioridade, o direito [...] à educação, [...] e colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão [...], seja ela: *Anatômica – física; *Fisiológica – orgânica, sensorial; *Psíquica - mental, emocional; *Patológica “outras” – condutas típicas, inteligências múltiplas, e outras interligadas a elas; *Educacional: distúrbios de aprendizagem, inadaptação ambiental, discriminação social e/ou econômica.” (CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988– ART.: 226 – 7 LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 1996 – ART.: 3°)

36 > Necessidades Especiais de Ordem ANATÔMICA – FÍSICA:
Modalidades de Necessidades ** Especiais: Classificação, Conceitos e Evolução Conforme Ciências e Corpo Humano (2007): > Necessidades Especiais de Ordem ANATÔMICA – FÍSICA: * Paralisia Cerebral; * Lesão Cerebral; * Lesão Medular; * Tetraplegia / Quadriplegia; * Triplegia; * Hemiplegia; * Paraplegia; * Diplegia; * Monoplegia; * Quadriparesia / Tetraparesia; * Triparesia; * Hemiparesia; * Paraparesia; * Diparesia; * Monoparesia; * Deformidades; * Miastenias Graves; * Mutilação / Amputações; * Nanismo.

37 * Deficiência Auditiva; * Deficiência Na Fala;
Necessidades Especiais de :Ordem FISIOLÓGICA – SENSORIAL * Deficiência Visual; * Deficiência Auditiva; * Deficiência Na Fala; > Necessidades Especiais de Ordem PSICOLÓGICA – MENTAL: * Síndrome de Asperger; * Autismo; * Dificuldade Intelectual - D.I. (Retardamento Mental - D.M.); * Síndrome de Down (Trissomia) e Fenilcetonúria; * Síndrome de Crouzon - disostose crânio-facial tipo I * Síndrome de Apert. * Mal de Alzheimer; * Mal de Parkinson;

38 “DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM”:
Necessidade Especial de Ordem CONDUTAS TÍPICAS: * Inteligências Múltiplas; * TDAH - Transtorno por Déficit de Atenção e Hiperatividade; > Necessidade Especial de Ordem “DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM”: * Dislexia; * Disfonia; * Dislalia; * Disgrafia; * Discalculia.

39 > Necessidade Especial de Ordem “OUTROS”. Sinusite;. Albinismo;
> Necessidade Especial de Ordem “OUTROS” * Sinusite; * Albinismo; * Vitiligo; * Depressão; * Hemofilia; * Anemia; * Verminoses; * Síndrome de Leopard; * Síndromes / Manias; * Distúrbios Comportamentais; * Outros tantos …. Professora Mestranda: Tatiane Laquimia

40 Exemplos de PERSONALIDADES que mesmo possuindo algum tipo de necessidades especial, foram ou são destaques de talentos reconhecidos e admirados por todos: *Deficiente Físico: Aleijadinho – escultor barroco; *Deficiente Visual: Camões – poeta lírico e épico da Língua Portuguesa – perdeu o olho; *Deficiente Auditivo: Beethoven – compôs 9 sinfonias sem escrever , ler ou decorar a partitura; *T.D.A.H. : *Arnold Schwadsneger, *Alexander Graham Bell; *Walt Disney; *Pablo Picasso; *Sylvester Stallone; *Sócrates; *"Magic" Johnson; *Salvador Dali; *Beethoven; *Jim Carrey; *Príncipe Charles. *Disléxicos: *Agatha Christie (escritora); * Charles Darwin (cientista); *Cher (cantora); * Franklin D. Roosevelt (32° presidente dos Estados Unidos); *George Washington (1º presidente dos Estados Unidos); *Leonardo Da Vinci (artista e inventor); *Napoleão Bonaparte (imperador da França); *Pablo Picasso (artista plástico); *Robin Williams (ator); *Thomas A. Edison (inventor da lâmpada); *Tom Cruise (ator); *Vincent van Gogh (pintor); *Walt Disney (fundador dos estúdios Disney); *Whoopi Goldberg (atriz) .

41 Deficiência Auditiva: A Música E O Silêncio Filhos Do Silêncio
Adorável Professor O Piano O País Dos Surdos The Dancer Black O Filme Surdo De Beethoven Los Amigos Querido Frankie Tortura Silenciosa And Now Tomorrow Cop Land Autistas: Rádio; Rain Man; Nell; Meu Filho, Meu Mundo! ; Uma Viagem Inesperada; Forrest Gump, O Contador De Histórias; Gaby, Uma História Verdadeira; Gilbert Grape - Aprendiz De Sonhador; Meu Pé Esquerdo; Nick And Gino; O Oitavo Dia; Simples Como Amar; Uma Lição De Amor; Shine - Brilhante; Loucos De Amor; Uma Mente Brilhante; Jornada Da Alma; Um amigo inesperado. Pedagogia Hospitalar: Patch Adams - O Amor É Contagioso; Hiperatividade, Drogas,Dst, Marginalidade, Violência: Ao Mestre Com Carinho; Aos 13. Auto Estima: O Comilão; Deficiência Física: A Força De Um Campeão; Amargo Regresso; Carne Trêmula; Feliz Ano Velho; Nascido Em 4 De Julho; O Óleo De Lorenzo; Uma Janela Para O Céu (Parte 1 E 2); Dr. Fantástico; Johnny Vai À Guerra; Door To Door. Na ponta dos pés Deficiência Visual: Além Dos Meus Olhos; Perfume De Mulher; À Primeira Vista; Dançando No Escuro; Castelos De Gelo; Ray; Quando Só O Coração Vê; Um Clarão Nas Trevas; Jennifer 8 - A Próxima Vítima; O Demolidor Deficiências Múltiplas: Um sonho possível Amy; Helen Keller And Her Teacher; The Miracle Worker; The Unconquered (Helen Keller In Her Story); Cegos, Surdos E Loucos; Sob Suspeita.

42 A Educação entendida como um tempo apropriado para o desenvolvimento e acesso à produção do conhecimento Professora Mestranda: Tatiane Laquimia

43 (Até os 3 Anos – creche e maternal)
DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA (Até os 3 Anos – creche e maternal) A CRIANÇA DESENVOLVE OS SEUS SENTIDOS, SEUS MOVIMENTOS, MÚSCULOS,PERSEPÇÃO E SEU CÉREBRO.

44 DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA (DE 02 A 03 ANOS - Maternal I e II )
DESENVOLVIMENTO FÍSICO: Melhora do equilíbrio e coordenação motora; Aprende a manipular objetos com as mãos; Controle dos esfíncteres. DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL: Início da Fase de grande curiosidade: “Por que?” Produz frases simples; Início da Consciência de si mesmo; Formação dos primeiros conceitos; Início dos conceitos numéricos.

45 DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL:
É egocêntrica; Fase das birras; Mãe é figura de extrema importância (não gosta de estranhos); Gosta de imitar os pais; Início da curiosidade sexual (tocar o próprio corpo). SINAIS DE ALERTA: Medo excessivo; Alterações de humor excessivos (bater ou morder de forma incontrolável); Falta de interesse pelos brinquedos, pelo meio ou pelas brincadeiras; Atraso significativo na linguagem; Insônia ou dificuldade para adormecer sozinho.

46 DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA (DE 04 A 05) Início da HETERONOMIA - Pré I e II
DESENVOLVIMENTO FÍSICO: Rápido desenvolvimento muscular; Grande atividade motora; Já consegue escovar os dentes, pentear-se e vestir-se com pouca ajuda. DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL: Já tem um vocabulário alargado, geralmente tem grande interesse pela linguagem; Compreende ordens; Compreende conceitos de números e de espaço; Compreende símbolos; Conhece seu nome ou pelo menos sua letra.

47 DESENVOLVIMENTO SOCIAL:
Gosta de brincar com outras crianças e já seleciona seus amigos; Aprende a partilhar; Aceita regras dos jogos; Consciência do certo e do errado – mas tem dificuldade em assumir seus erros. DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL: Pesadelos são comuns; Amigos imaginários; Testa o limite dos mais velhos; Começa a demonstrar confiança em si mesmo; Curiosidade sexual.

48 SINAIS DE ALERTA: Medo excessivo; Ansiedade; Enurese noturna; Timidez ou comportamento agressivo; Problemas de fala; Grande dificuldade em aceitar regras; Dificuldade em adormecer sozinho, insônia.

49 Concepções e propostas curriculares e metodológicas
Componentes curriculares, conteúdos e ação de desenvolvimento Professora Mestranda: Tatiane Laquimia

50 Elaboração de planos e roteiros das ações pedagógicas:
A Didática Elaboração de planos e roteiros das ações pedagógicas: Modelos de planejamento Professora Mestranda: Tatiane Laquimia

51 Observação, Acompanhamento, Registro e Encaminhamentos - a documentação pedagógica: Tudo de fichas da coordenação e orientação de todas as etapas Professora Mestranda: Tatiane Laquimia

52 - Obter o maior número possível de dados a seu respeito:
A PRÁXIS DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS SOBRE A CLIENTELA A SER ATENDIDA: Segundo Drouet (2006), O profissional em educação deve estar preparado e atento aos indícios que podem ser observados em seus alunos e que podem levar a constatação de algum tipo de necessidade de atendimento especial, intervindo, por exemplo: Após detectado algum comportamento, ou similar, comprometedor por parte do aluno, o profissional deverá: - Obter o maior número possível de dados a seu respeito: *Quais sintomas demonstra; *Investigar o que o aluno sente; *O por quê de agir como age; E então: *Fazer um diagnóstico e um prognóstico da evolução destes comportamentos; *Verificar como interfere na aprendizagem e até que ponto se estende; *Avisar os pais sobre o descoberto; *Encaminhar o aluno a um especialista; *Agir preventiva e curativamente com este aluno.

53 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Conforme o Art. 31 da LDB: Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. Caso o processo de avaliação seja, por qualquer circunstância, falho não será possível detectar maiores dificuldades em relação ao desenvolvimento do discente e ficarão comprometidas as intervenções necessárias, bem como, o processo de aceitação e participação dos pais e equipe diversa da instituição responsáveis pelo sucesso no desempenho do mesmo. Professora Mestranda: Tatiane Laquimia

54 A avaliação será realizada no intuito de reconhecer e valorizar a evolução do desenvolvimento da aprendizagem formal, não formal e informal de maneira *pessoal / individual – visto que cada um tem seu próprio ritmo e estilo ao aprender, estes devem sempre ser respeitados e estimulados da melhor forma possível; *contínua – pois não pára, sempre acontece direta ou indiretamente; *gradual – pois a cada dia amadurece e melhora pouco a pouco, conquista novos horizontes; *cumulativa – pois não diminui, apenas aumenta, vai aumentando e abrangendo seus campos de conhecimento e domínio, ao longo dos dias e em contato com o meio; *integrativa / dinâmica – pois não acontece sozinha, todas acontecem ao mesmo tempo, e meio que, dependem uma da outra, formando também um circulo vicioso, em cada nova situação que leva à aprendizagem. Isso através da observação ora direta, ora indireta auxiliada pelos demais professores da turma, especialistas adjuntos e pela família, quanto à prontidão do discente (saúde física e mental, maturação, inteligência, prévio domínio, motivação, concentração e memória) e seu comportamento, o que reflete em seu rendimento escolar. Professora Mestranda: Tatiane Laquimia

55 APRENDIZAGEM: FATORES ORGÂNICOS E AMBIENTAIS FAVORÁVEIS / DESFAVORÁVEIS
“Todas as pessoas tem um potencial [...], que precisa ser creditado e estimulado para que haja um bom desenvolvimento, não importando sua série escolar ou idade, o fundamental é trabalhar individual e coletivamente, respeitando seu ritmo e nível de desenvolvimento cognitivo. [...] é injusto limitar uma pessoa dotada de grande capacidade de aprendizado, ao ritmo de estudo dos demais, apenas por uma questão de idade ou de cumprimento de normas pré-estabelecidas [...]”. (KUMON, 2001, p. 39). * Fatores Neurológicos; * Fatores Nutricionais / Fisiológicos; * Fatores Familiares / Emocionais; * O Papel da Afetividade, Confiança e Parceria entre Educador e Educando; * O Ambiente da Sala de Aula e sua Metodologia; * O Planejamento; * Os Currículos e os PCN; * Organização Didático – Estrutural.; * O Processo de Avaliação;

56 AÇÕES FUNDAMENTAIS PARA A ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Elaborar o Plano Anual; Informativo aos Pais sobre o ano letivo; Elaboração e execução de projetos específicos sobre: Regimento Escolar: Rotina Escolar e Regras de Comportamento e Convivência na Escola; Boas Maneiras; AÇÕES FUNDAMENTAIS PARA A ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Professora Mestranda: Tatiane Laquimia

57 Educação para o Trânsito; Projeto Auto-Estima;
Ética e valores por meio de datas comemorativas; Alimentação Adequada e Esporte/Atividade Física; Orientação Sexual; Piolho; Higiene Ambiental; Educação para o Trânsito; Projeto Auto-Estima; Projeto Educação para a Família na Escola; Atualização constante das fichas relativas à vida dos alunos; Professora Mestranda: Tatiane Laquimia

58 Reunião de encerramento do ano letivo.
Acompanhamento do processo de ensino – aprendizagem (rendimento escolar) através da: *observação da prontidão do aluno, *currículo escolar, *métodos avaliativos, *defasagens / dificuldades / distúrbios e ou disfunções que o mesmo possa apresentar por meio de sala ou de nota; Encaminhamentos aos alunos que precisem de algum tipo de atendimento especializado com outros profissionais que não pertençam à área da educação escolar; Elaboração de relatórios sobre o desenvolvimento dos educandos “casos - específicos” e das turmas; Relatório Final sobre as atividades que foram desenvolvidas, bem como, seus resultados; Reunião de encerramento do ano letivo. Professora Mestranda: Tatiane Laquimia

59 Dicas para a organização de algumas atividades cotidianas anuais
Obs.: todos os documentos que você fizer, coloque uma cópia assinada impressa em arquivo. Dicas para a organização de algumas atividades cotidianas anuais Diário; Cartaz com artigos do regimento na sala dos professores; Ficha de frequência do aluno; Planilhas de resultados parciais e bimestrais; Quadro de evolução de alunos com dificuldade de aprendizagem; Pedir aos pais para assinarem o boletim escolar com as observações feitas e arquivar; Trabalhar com as letras das músicas, desenhos animados, histórias literárias / bíblicas / pensamentos / frases célebres / notícia do dia / fato que tenha se tornado fofoca / entre outras. Mostrar os trabalhos realizados, ou seja, fazer com que seu trabalho apareça; Preparar as aulas interessantes; Comprar carimbos de incentivo; Tipos de atividades (intra e extra escolar) interessantes que ajudam na indisciplina e atenção em sala: stop, recontar a história, cego/surdo/não falante/condutor, escolinha, colega corrigir o trabalho do outro, frequentar os escoteiros, aulas de defesa pessoal, academia, natação, aula de dança, entre outros. Professora Mestranda: Tatiane Laquimia

60 ÊXITO ESCOLAR capacidades intelectuais + força de vontade no estudo + parcerias
A responsabilidade dos estudos recai sobre os pais, os professores e sobre os filhos-alunos. É uma responsabilidade compartilhada e, portanto, nenhuma das três partes deve permanecer à margem desta tarefa ou ter visões diferentes. Costumamos dizer: O aluno tem que estudar: O estudo é o trabalho do aluno; A A professora tem que cobrar; Os pais tem que colaborar. P P

61 Educar criança é uma tarefa difícil e que requer trabalho, mas o que vale é tentar acertar. Não nascemos sabendo e somos frutos da educação que tivemos. Assim como nossos pais, certamente fazemos o melhor que somos capazes, e é muito bom ter a oportunidade de poder repensar algumas situações e atitudes.

62 Como ajudar? Pergunte diariamente quais foram as tarefas realizadas na escola; Sempre que não entender o objetivo de uma atividade, questione o professor. Pode ser na próxima aula ou por bilhete; Caso não saiba como ajudar seu filho com a lição, peça para ele verificar com o professor e depois peça para ele compartilhar com você; Acompanhe minuciosamente o boletim escolar, mas não exija sempre a melhor nota. Comemore os avanços! Se seu filho pedir ajuda, apenas dê sugestões de como resolver as questões. Permita a ele a alegria de vencer o desafio; Ajude a criança a perceber como suas tarefas tem aplicação na vida prática; Garanta a criança um espaço tranquilo para fazer as tarefas; Obedeça os horários de entrada e saída da turma, o uso de uniformes, horário de educação física e horário de reforço. Assim não desautoriza a escola; Procure não falar mal do colégio ou do professor na frente da criança. Prefira levar suas reclamações direto à orientação.

63 MAIS DICAS: Demonstre: Dê Limites; Reconheça os êxitos;
Amor e carinho; Aceitação; Confiança; Atenção Pró ativa; Conduta; Identidade; Dê Limites; Reconheça os êxitos; Não faça comparações.

64 ATIVIDADE !!!!!!!!! EXTRA !!!!!!!! Professora Mestranda: Tatiane Laquimia

65 Agora é a vez de Vocês …. !!!!!!!!! Vamos lá !!!!!!!!
OFICINA do RCNEI: Agora é a vez de Vocês …. !!!!!!!!! Vamos lá !!!!!!!! Professora Mestranda: Tatiane Laquimia

66 Abusem da criatividade!
Regulamentos: Todos os temas são destinados ao público da EI - lembrem-se das PPNE nessa modalidade e nível. Envolvam os funcionários da escola, as famílias, a sociedade, tudo aquilo e todos aqueles que acreditarem ser relevantes para o sucesso de seu projeto. Abusem da criatividade! Professora Mestranda: Tatiane Laquimia

67 Utilizem Recursos: Visuais - Livros; Retroprojetor e Lâminas de transparência; Cartazes com escrita e ou gravuras; Flanelógrafo / imanógrafo; Quadro de pregas; Murais; Quadro/lousa de Giz e ou pincel; Museus; Exposições; Fotografias; Álbum seriado; Gráficos; Diagramas;Mapas;Objetos;Máquina de escrever; Telas/pinturas em geral; Colagem. Auditivos: Rádio; Gravador (de fita Cassette (K7), disco e compact disc – CD); MP’s (3, 4, 10, ...); Audiovisuais: Televisão; VCR (Video Cassette Recorder); Video Home System – VHS; Digital Versatile Disc (antes Digital Video Disc) - DVD; Computador; Data Show; Interativos: Jogos; Dramatizações; Coreografias; Músicas (cantadas); paródias, poesias, Trabalhos em grupos / equipes; Excursão; Laboratórios / oficinas; Vídeo Game; Informatizados: Vídeo Game; Computador (introdução aos softwares educacionais funcionais à práxis docente); Data Show ... Auxiliares: Microfone; Celular; impressora; Pen drive – MP`s …; Filmadora; Máquina fotográfica; entre muitos outros Professora Mestranda: Tatiane Laquimia

68 Façam cartazes com os temas de vocês em LIBRAS e BRAILLE (para colar no pátio de sua escola)
Professora Mestranda: Tatiane Laquimia

69 Organizar a Turma em Equipes de 4 alunos e … DEFINIR AS ATIVIDADES
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. Professora Mestranda: Tatiane Laquimia

70 FEEDBACK E AVALIAÇÃO Objetivos: Respons. Docente : Programas ; Respons
FEEDBACK E AVALIAÇÃO Objetivos: Respons. Docente : Programas ; Respons. Acadêmica : Atividades. Professora Mestranda: Tatiane Laquimia

71

72 “MAIS QUE PROFESSORES … … LÍDERES!” QUEM VAI À FRENTE . . .
MENSAGEM FINAL: “MAIS QUE PROFESSORES … … LÍDERES!” Ao som do poema: QUEM VAI À FRENTE Professora Mestranda: Tatiane Laquimia

73 OBRIGADA a TODOS Pelo respeito, atenção, participação, pelo carinho a mim demonstrado durante as horas que passamos trabalhando. Desejo-lhes: EXCELÊNCIA e SUCESSO em SUAS ATUAÇÕES PROFISSIONAIS Ms. Tatiane Patrícia Laquimia Preenchimento da Avaliação do Módulo… Quem quer PIRULITOOOO??? kkk


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