A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis."— Transcrição da apresentação:

1 Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis

2 Cidades e negócios sustentáveis Construindo fóruns empresariais

3 3DataNome da Apresentação O Programa Cidades Sustentáveis, uma iniciativa do Instituto Ethos, da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e da Rede Nossa São Paulo, conseguiu o compromisso de 191 prefeitos eleitos em 2012 com metas nas áreas econômica, social, ambiental, cultural e de governança.

4 4DataNome da Apresentação Os prefeitos assumiram o compromisso de prestar contas do andamento do processo e de monitorar os resultados por meio de um sistema com 100 indicadores de sustentabilidade, que abrangem 12 eixos: responsabilidades globais, saúde, mobilidade, consumo responsável, economia local, educação, cultura, planejamento urbano, gestão local, equidade, bens naturais e governança.

5 5DataNome da Apresentação Cada município define suas metas conforme as necessidades e condições específicas, discutidas com as organizações locais e câmaras de vereadores.

6 6DataNome da Apresentação Os Fóruns Empresariais podem ajudar a cidade a cumprir essas metas e estimular negócios sustentáveis, direcionando-a no caminho da sustentabilidade.

7 7DataNome da Apresentação Espaço de diálogo entre prefeitura e empresas para: Estimular as empresas a desenvolver práticas que contribuam para a sustentabilidade da cidade e para o cumprimento do plano de metas Estimular as cidades a criar ambientes favoráveis para os negócios sustentáveis, por meio de programas e políticas públicas O que é?

8 8DataNome da Apresentação Além de ser uma das organizações idealizadoras e promotoras do Programa Cidades Sustentáveis, o Ethos possui um histórico na facilitação do processo de constituição do Fórum Empresarial, ainda que em outro formato, experimentado pela Prefeitura de São Paulo no período 2001- 2004. O Fórum funcionou como uma ponte entre os projetos sociais da prefeitura e os investimentos sociais das empresas. Em busca do estabelecimento de um relacionamento virtuoso entre os setores público e privado e tendo a população como a maior beneficiada, foram articuladas parcerias duradouras com o setor privado e garantindo transparência sobre o destino dos investimentos sociais e o envolvimento responsável dos parceiros. Por que o Instituto Ethos?

9 9DataNome da Apresentação Identificando oportunidades de negócios sustentáveis a partir das metas estabelecidas; Reduzindo os impactos negativos e estimular os positivos de suas práticas, tomando como referência os indicadores do Programa Cidades Sustentáveis; Mobilizando sua cadeia de valor para atuar no mesmo sentido; Incentivando e estimulando seus funcionários e colaboradores a adotarem um estilo de vida mais sustentável e monitorarem as metas estabelecidas De que forma as empresas podem contribuir para o cumprimento das metas da cidade?

10 10DataNome da Apresentação Como será o funcionamento do Fórum? Conselho de Empresários Prefeito(a) e lideranças empresariais, participa das principais atividades do Fórum, cujo impacto dará visibilidade pública a seus propósitos e resultados. Compõe o Fórum, convidando empresários e representantes de entidades empresariais. Plenário do Fórum Coração do Fórum, onde acontecem os diálogos principais sobre as possibilidades de avanços conjuntos no plano de metas da cidade com o empresariado. Reúne o Comitê Governamental, o Comitê de Entidades Empresariais e os empresários convidados. O Fórum compreende quatro espaços distintos, com funcionamentos articulados e complementares: o Conselho de Empresários, o Plenário, a Coordenação Executiva e o Site. Coordenação Executiva Espaço operacional, organiza e administra as atividades do Fórum, garantindo fluxo de informações para o efetivo envolvimento dos empresários nos avanços do plano de metas da cidade. Quanto maior a proximidade dessa coordenação com o(a) Prefeito(a), maior a prioridade dada ao Fórum. Site Ferramenta importante para abrir novas frentes de diálogo, articulação e comunicação. É também um espaço de diálogo virtual. Deve ser área específica do site da Prefeitura Municipal.

11 11DataNome da Apresentação Como será o funcionamento do Fórum? Comitê de Entidades Empresariais Divulgação dos propósitos e das atividades do Fórum aos empresários de seus setores, convidando-os para reuniões e informando-os sobre as oportunidades de parcerias. Comitê do Comitê Governamental Secretarias e/ou diretorias municipais devem implantar os procedimentos administrativos necessários para a formatação e desenvolvimento das oportunidades de parcerias no Fórum. Relacionam-se diretamente com a Coordenação Executiva, para viabilizar tais parcerias.

12 12DataNome da Apresentação Como será o funcionamento do Fórum?

13 13DataNome da Apresentação As prefeituras que se interessarem pela ideia do Fórum irão compor um GT com o Ethos para discussão e finalização da metodologia de constituição do Fórum O Ethos apoiará o processo de mobilização das empresas locais a fim de legitimar esse processo junto ao setor privado Os Fóruns deverão ser convocados e coordenados pelas Prefeituras Quais devem ser os principais passos para a formação do Fórum?

14 14DataNome da Apresentação Ética e transparência nos procedimentos: ampla divulgação das oportunidades de parceria e de seu desenvolvimento Credibilidade e visibilidade: as motivações devem sempre girar em torno da criação de oportunidades para a geração de um ambiente propício ao desenvolvimento de negócios sustentáveis que caminhem no sentido de avançar no cumprimento das metas da cidade Propósito amplo: o foco sempre será a cidade, o bem-estar de sua população e o ambiente para negócios sustentáveis Operacionalidade: engajamento operacional e político, agilidade nas respostas Fatores críticos


Carregar ppt "Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google