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Prêmio Globo Minas de Mídia 2011 Apresentação de case: Campanha Institucional AMIG.

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1 Prêmio Globo Minas de Mídia 2011 Apresentação de case: Campanha Institucional AMIG

2 Prêmio Globo Minas de Mídia 2011 Apresentação de case: Campanha Institucional AMIG Sobre o cliente A AMIG – Associação dos Municípios Minerados de Minas Gerais tem como objetivo representar as cidades que desenvolvem atividade mineral junto aos poderes públicos. É também responsável por controlar a fiscalização do repasse da arrecadação que é devida aos municípios associados por meio de convênios, audiências, ações e intercâmbio de informações. Instalada em sede própria, a AMIG conquistou a confiabilidade dos principais municípios mineradores, que encontram na Associação o suporte necessário para defender seus interesses e garantir que o setor privado e a União retomem a contrapartida da exploração mineral aos cofres públicos.

3 Sobre o cenário Panorama Geral: O Brasil detém um dos maiores patrimônios minerais e é um dos maiores produtores e exportadores de minérios. O Minério de Ferro ocupa o 1º lugar na lista de produtos que geram as maiores rendas nas exportações brasileiras. Em 2010 a mineração representou 136% do saldo comercial brasileiro. O saldo do Brasil em 2010 foi de 20 bilhões e o saldo da balança mineral foi de 27,6 bilhões. É o setor privado que mais investe no País, afinal, são, em média, mais de US$ 12 bilhões ao ano. A previsão de investimento em 2011-2015 é de 64,8 bilhões sendo 33,6% em Minas e 37,1% no Pará. Em 2010, a Produção Mineral Brasileira (PMB) atingiu novo recorde ao totalizar US$ 40 bilhões (valor estimado), o que configurará um aumento de 67% se comparado ao valor registrado em 2009: US$ 24 bilhões. Emprego: O setor mineral, em 2010, manteve empregados cerca de 2 milhões de trabalhadores (diretos), sem levar em conta as vagas geradas nas fases de pesquisa, prospecção e planejamento e a mão de obra ocupada nos garimpos. Desenvolvimento: O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos Municípios onde ocorre a mineração é maior do que a média do IDH dos Estados aos quais pertencem. Mesmo distante dos grandes centros urbanos ou em áreas onde se concentram bolsões de pobreza, a presença de um empreendimento mineral é fator concreto de estímulo ao desenvolvimento sustentável dessas localidades. Preservação ambiental: A mineração preserva grandes áreas verdes de forma permanente. Para cada área minerada, são oferecidas inúmeras contrapartidas ao munícipios afetados. Prêmio Globo Minas de Mídia 2011 Apresentação de case: Campanha Institucional AMIG

4 Desafio e Objetivos A economia do Brasil sempre teve uma relação estreita com a extração mineral que é responsável por parte da ocupação territorial e um dos setores básicos da economia. Dos tempos de Brasil Colônia ficou o sentimento de que a riqueza extraída vai embora, e ficava a imagem negativa do garimpo. Nos dias de hoje, fica a imagem de que a riqueza vai embora e restam apenas os impactos ambientais. Além disso, grande parte da população desconhece a produção mineral nos seus municípios e por falta de informação a população em geral é refém da opinião da mídia em relação ao setor. Sendo assim, a campanha teve o objetivo e desafio de gerar na população dos municípios mineradores o orgulho da mineração, baseada nos benefícios que esta traz para cada município. Pelos números, é possível perceber que a mineração é fundamental para o crescimento econômico do Estado. A mineração tem a capacidade de gerar emprego e receita para os municípios e é uma atividade que gera desenvolvimento do país nas áreas sociais, transporte, educação e saúde. Um grande desafio é desmistificar a percepção da mineração do Brasil Colônia e mostrarmos que a riqueza obtida por meio da mineração fica nos municípios onde a mineradora se estabelece. Prêmio Globo Minas de Mídia 2011 Apresentação de case: Campanha Institucional AMIG

5 Prêmio Globo Minas de Mídia 2011 Apresentação de case: Campanha Institucional AMIG Estratégia Utilizada Público-alvo: Toda a população dos 37 municípios mineradores associados a AMIG, considerando como perfil prioritário pessoas de ambos os sexos, de todas as idades e pertencentes a todas as classes sociais. Hábitos de consumo de Mídia: A definição dos meios de comunicação a serem utilizados na estratégia de mídia, foi baseada na análise do Índice de Penetração dos Meios, extraído das pesquisas do Target Group Índex (Mercado Minas Gerais). Mix de mídia: TV + RÁDIO + JORNAL + REVISTA + MÍDIA EXTERIOR + INTERNET De acordo com os dados analisados, a TV Aberta possui 97% de penetração, o que faz deste meio o principal a ser utilizado na campanha. A TV é sinônimo de força, alto impacto, alcance e cobertura, sendo seu índice de penetração elevado em todas as faixas etárias, sexos e classes sociais, ou seja, possui uma excelente capacidade de comunicar com um maior número de pessoas com rapidez. A Rede Globo foi o veículo de maior importância deste meio, devido a sua grande cobertura e custo por mil. Foram selecionadas apenas as 6 repetidoras que cobrem os 37 municípios mineradores, evitando assim uma possível dispersão caso a veiculação fosse Estado. A campanha foi veiculada pelo período de 27 de dezembro a 21 de janeiro.

6 Prêmio Globo Minas de Mídia 2011 Apresentação de case: Campanha Institucional AMIG O planejamento de mídia A Campanha: A campanha teve uma fase de lançamento, de 27 de dezembro a 30 de dezembro. Durante este período, foram veiculados materiais de 60”. O início da campanha foi escolhido propositalmente para fugir da concorrência com o varejo que acontece com as festas de fim de ano. A partir de 2 de janeiro, forma veiclados materiais de 30”. Praças: A campanha foi veiculada nas 6 repetidoras que cobrem as cidades associadas: Belo Horizonte, Araxá, Coronel Fabriciano, Juiz de Fora, Montes Claros e Varginha. Programas: Foi selecionado um mix de programadas com o objetivo de atingir o público-alvo. Jornalismo, novelas, auditório e shows. BELO VALE NOVA LIMA SÃO JOSÉ DA LAPA BARÃO DE COCAIS CAETÉ BRUMADINHO ÁGUAS VERMELHAS SÃO JOAQUIM DE BICAS BELO HORIZONTE ANDRADAS CORONEL MURTA DESCOBERTO FORTALEZA DE MINAS ITABIRITO IGARAPÉ CONGONHAS SABARÁ ITAMARATI DE MINAS ITAPECERICA ITATIAIUÇU ITAÚNA MARIANA ARCOS CATAS ALTAS OURO PRETO PAINS PIRACEMA POÇOS DE CALDAS RIO ACIMA CALDAS CONSELHEIRO LAFAIETE ITABIRA SANTA BÁRBARA SANTA MARIA DE ITABIRA NAZARENO SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO RIO PIRACICABA SANTA RITA DE CALDAS BOM DIA PRACANOVELA IINOVELA IIIGLOBO RURAL BOM DIA BRASILJORNAL NACIONALBIG BROTHERTEMPERATURA MAXIMA PRACA TV 1 EDICAOJORNAL HOJECALDEIRAO DO HUCKDOMINGAO DO FAUSTAO PRACA TV 2 EDICAONOVELA IZORRA TOTALFESTIVAL NACIONAL

7 Prêmio Globo Minas de Mídia 2011 Apresentação de case: Campanha Institucional AMIG Resumo da campanha Todas os 37 municípios mineradores da campanha foram atingidos Utilização de programas com custo por mil máximo de R$ 50,00 Todos os programas utilizados tiveram um share acima de 30% Foram mais de 380 GRP acumulados apenas na praça de Belo Horizonte BELO VALE NOVA LIMA SÃO JOSÉ DA LAPA BARÃO DE COCAIS CAETÉ BRUMADINHO ÁGUAS VERMELHAS SÃO JOAQUIM DE BICAS BELO HORIZONTE ANDRADAS CORONEL MURTA DESCOBERTO FORTALEZA DE MINAS ITABIRITO IGARAPÉ CONGONHAS SABARÁ ITAMARATI DE MINAS ITAPECERICA ITATIAIUÇU ITAÚNA MARIANA ARCOS CATAS ALTAS OURO PRETO PAINS PIRACEMA POÇOS DE CALDAS RIO ACIMA CALDAS CONSELHEIRO LAFAIETE ITABIRA SANTA BÁRBARA SANTA MARIA DE ITABIRA NAZARENO SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO RIO PIRACICABA SANTA RITA DE CALDAS Fonte: Ibope MW | Belo Horizonte |Seg Dez 27, 2010 - Sex Jan 21, 2011 | Total de Indivíduos | Universo 4500.3; Amostra 949

8 Prêmio Globo Minas de Mídia 2011 Apresentação de case: Campanha Institucional AMIG Comerciais ou peças VT´S: Foram 6 versões de 60” e 18 versões de 30”. Cada material citava o nome de algumas cidades mineradoras. A distribuição foi feita de acordo com estas citações, onde o objetivo era fazer com que a praça mineradora assistisse ao VT que citasse sua cidade. BELO VALE NOVA LIMA SÃO JOSÉ DA LAPA BARÃO DE COCAIS CAETÉ BRUMADINHO ÁGUAS VERMELHAS SÃO JOAQUIM DE BICAS BELO HORIZONTE ANDRADAS CORONEL MURTA DESCOBERTO FORTALEZA DE MINAS ITABIRITO IGARAPÉ CONGONHAS SABARÁ ITAMARATI DE MINAS ITAPECERICA ITATIAIUÇU ITAÚNA MARIANA ARCOS CATAS ALTAS OURO PRETO PAINS PIRACEMA POÇOS DE CALDAS RIO ACIMA CALDAS CONSELHEIRO LAFAIETE ITABIRA SANTA BÁRBARA SANTA MARIA DE ITABIRA NAZARENO SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO RIO PIRACICABA SANTA RITA DE CALDAS


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