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SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo Colégio de Aplicação Educação Física SAÚDE CARDIOVASCULAR Aula elaborada pelos professores: Mario.

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1 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo Colégio de Aplicação Educação Física SAÚDE CARDIOVASCULAR Aula elaborada pelos professores: Mario C. Pires & Ana Cristina de A. Waltrick

2 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo É na infância e na adolescência que começam os nossos problemas de saúde mais comuns, como a pressão alta, diabetes, infarto e derrame cerebral. Embora a perda da qualidade de vida e mortalidade precoce por estas doenças aconteçam após os 40 anos de idade, é nesta fase inicial da vida das pessoas que comportamentos de risco relacionados com a atividade física, hábitos alimentares e atitudes frente ao tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas são incorporados. PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE & EPIDEMIOLOGIA CARDIOVASCULAR INTRODUÇÃO

3 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo Inatividade física é o principal fator de risco coronariano. A falta de atividade física contribui para o surgimento da obesidade, pressão alta, baixo HDL (" bom") colesterol e diabete. A Associação do Coração americana recomenda que as crianças e adolescentes participem diariamente em pelo menos 60 minutos de atividades moderado para atividade física vigorosa. http://www.americanheart.org/presenter.jhtml?identifier=4596 Associação Americana do Coração

4 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo Gasto energético com avançar da idade Rapazes Moças Idade (anos)

5 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo SISTEMA CARDIOVASCULAR FUNÇÃO: FORNECIMENTO CONSTANTE DE OXIGÊNIO E NUTRIENTES COMPONENTES: Coração, artérias e veias –CORAÇÃO: Proporciona impulso ao fluxo sangüíneo. –ARTÉRIAS: Vasos sangüíneos de alta pressão que conduzem o sangue do coração para os tecidos –VEIAS: Vasos sangüíneos que conduzem o sangue dos tecidos para o coração

6 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo Diástole É quando o coração se relaxa para receber o sangue. É o contrário da sístole. Sístole É quando o coração se contrai para enviar o sangue para todo o corpo.

7 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo Colesterol É uma espécie de gordura (lipídeo) encontrada no sangue. É um componente importante da membrana celular, alguns hormônios e para as atividades de alguns tecidos.

8 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo LDL É chamado também de LDL- colesterol ou colesterol mau, porque essa lipoproteína entra na composição da placa da aterosclerose e na formação do trombo. HDL É o bom colesterol

9 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo Hiperlipidemia Aumento dos lípides (gorduras) do sangue. No sangue estão ligadas às moléculas grandes, chamadas de lipoproteínas. São LDL, HDL e triglicérides

10 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo Fatores de risco Condições que predispõem o aparecimento das doenças cardiovasculares e cerebrais: idade, sexo, herança, cigarro e fumaça (fumo passivo), colesterol, hipertensão, inatividade física (falta de exercícios), obesidade, estresse, depressão e diabetes.

11 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo Artéria coronariana sem placas Artéria canal aonde circula o sangue oxigenado chamado sangue arterial.

12 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo Coronárias São as artérias que irrigam o coração, quando entopem, causam o infarto do miocárdio.

13 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo Lípideos É um termo amplo para designar todas as gorduras do organismo inclusive as do sangue

14 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo Ateroma ou Placa É a formação, dentro da artéria, que estreita a passagem do sangue. É o que constitue-se na aterosclerose ou arteriosclerose.

15 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo Corte transversal de uma artéria Artéria em processo aterosclerótico Gordura Calcificação

16 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo nutrientes LDL (colesterol ruim) HDL (colesterol BOM) Artéria (corte longitudinal) Ações do LDL e HDL As atividades aeróbicas auxiliam na remoção do colesterol LDL

17 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo Angioplastia

18 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo Circulação Colateral São as artérias que surgem no coração, que se desenvolvem onde a artéria está entupida

19 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo Hipertensão Tem o mesmo significado de pressão arterial alta.

20 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo PRESSÃO ARTERIAL (mmHg) Adultos (maiores de 18 anos) SistólicaDiastólicaCategoria < 130< 85Normal 130-13985-89Normal limítrofe 140-15990-99Hipertensão leve (1) 160-179100-109Hipertensão moderada (2) > 180> 110Hipertensão severa (3) >ou=210>ou=120Hipertensão muito severa (4) > 140< 90Hipertensão sistólica isolada Fonte: III Consenso Brasileiro de Hipertensão Arterial

21 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo Obs: os valores dos percentis 90 e 95 de pressão arterial para cada faixa etária são normatizados para o percentil da estatura. PRESSÃO ARTERIAL (mmHg) CRIANÇAS E ADOLESCENTES PA sistólica e diastólicaClassificação < que o perecentil 90Normal Entre o percentil 90 e 95Normal limítrofe > que o percentil 95Hipertensão arterial

22 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo Isquemia Falta de sangue. O infarto do miocárdio causa uma isquemia no coração. O derrame cerebral pode ser isquêmico quando "entope" uma artéria do cérebro e não chega sangue. O derrame cerebral pode ser hemorrágico quando a artéria se rompe e sai o sangue, mas depois dessa ruptura o sangue deixa de circular e também há isquemia

23 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo Miocárdio Designação do músculo cardíaco, às vezes é empregado com o significado global incluindo as artérias, válvulas e veias.

24 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo Polisaturado Uma das três espécies de gordura (ácidos graxos). As outras duas são saturadas e monoinsaturada; somente os óleos que contêm os ácidos graxos saturados é que aumentam o colesterol.

25 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo FATORES MODIFICÁVEIS FATORES NÃO MODIFICÁVEIS  Níveis elevados de colesterol  Hipertensão arterial  Fumo  Inatividade Física  Obesidade  Idade  Sexo  Histórico familiar DOENÇAS CARDIOVASCULARES

26 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo EXERCÍCIOS FÍSICOS AERÓBICOS É a via metabólica para a ressíntese do ATP que utiliza oxigênio. Engloba a glicose, o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória. É utilizado em esforços de baixa ou média intensidade de longa duração. ANAERÓBICOS É a via metabólica para a ressíntese do ATP que independe do oxigênio. Pode ser dividida em duas partes: alático ou lático, respectivamente, sem ou com produção final de ácido láctico. É utilizado em atividades de curta duração e grande intensidade.

27 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo O que é capacidade aeróbia? Capacidade aeróbia (VO 2 max) é o máximo de oxigênio que pode ser levado e utilizado pelo corpo durante exercício. Por que capacidade aeróbia é importante? Porque reflete a capacidade global dos sistemas cardiovasculares e respiratórios e a habilidade para levar a cabo prolongado estrênuo exercício

28 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo VO 2 MÁX É o volume de oxigênio consumido em um minuto. Pode ser expresso nas formas absolutas (l/min) ou relativa (ml/kg.min). Representa ainda a potência aeróbia máxima do organismo. Reflete a eficiência da via aeróbia de ressíntese de ATP Consumo Máximo de Oxigênio

29 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo FC –Número de batimentos cardíaco por minuto. PULSO –Oscilações mecânicas de caráter rítmico de uma artéria, que refletem a ejeção sistólica do coração. Pode ser determinado através da palpação de uma artéria, como por exemplo, a radial. FREQÜÊNCIA CARDÍACA

30 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo Efeito do exercício aeróbico CORAÇÃO: Músculo cardíaco mais forte Maior volume sistólico a cada batimento Trabalho mais eficiente Menos batimentos por minuto

31 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo VASOS SANGÜÍNEOS ARTÉRIAS Menos gordura nas paredes HDL colesterol Menos risco de arteriosclerose Aumento da irrigação sangüínea Menos risco de ataque cardíaco VEIAS Estado saudável

32 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo 220 200 180 160 140 120 FC MÁXIMA (220 - 15 = 205) 174 ( 85% ) 123 ( 60 % ) CONSTANTE FC MÁX = 220 - IDADE FC CÁLCULO DA ZONA ALVO 100 ZONA ALVO DURAÇÃO DO EXERCÍCIO REPOUSO

33 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo 10 seg30seg2min5min ATP Ressíntese do ATP 100% Capacidade percentual dos sistemas de energia DURAÇÃO DO EXERCÍCIO Sistema a curto prazo (glicólise) Sistema imediato (ATP-CP) Sistema a longo prazo (aeróbio)

34 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo atividade física aumenta a expectativa de vida; diminuiu o risco de doenças cardiovasculares; produz benefícios não somente físicos mas também psicológicos e sociais; crianças inativas provavelmente serão adultos inativos; atividade física ajuda a controlar o peso; reduz a pressão sanguínea; eleva o HDL (" bom") colesterol; reduz o risco de diabetes e alguns tipos de câncer; produz benefícios não somente físicos mas também psicológicos e sociais. Por que exercício ou atividade física são importantes para crianças e adolescentes?

35 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo Tempo sentado assistindo TV e no computador Atividades de lazer Exercícios leves Exercícios aeróbicos Dança e Esportes Deslocamentos a pé Atividades diárias Pirâmide da AtividadeFísica AtividadeFísica Diminuir 2–3 vezes semana 3-5 vezes semana Todos os dias

36 SaúdeCardiovascular Educação para um estilo de vida ativo RISCOSRISCOS BENEFÍCIOS Vida Ativa Leve à Moderado Muito Intenso Fitness VidaSaudável Esporte Intenso Supra Exercício


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