A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA"— Transcrição da apresentação:

1 ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA
Luiza Melina Rafael

2 Oração subordinada -Porque exerce função sintática Adjetiva -Porque exerce função de adjunto adnominal, própria do adjetivo. Sempre virá introduzida por um pronome relativo. A oração adjetiva pode vir depois da oração principal ou estar nela intercalada.

3 Exemplos O candidato que estuda é aprovado.
Serão premiados os alunos que conseguirem melhor nota. Os alunos que conseguirem melhor nota serão premiados.

4 Quanto ao sentido, as orações subordinadas adjetivas classificam-se em:
Restritivas: restringem o significado do nome a que se referem. - O homem que fuma vive menos. - Os jogadores que foram convocados apresentaram-se ontem.

5 Explicativas: não restringem o significado do nome; pelo contrário, acrescentam uma característica que é próprio do elemento à que se referem. - O homem, que é um ser racional, aprende com os erros. - Capitu, que é uma personagem criada por Machado de Assis, tinha olhos de ressaca.

6 Quanto ao pronome relativo
Desenvolvidas: Quando são introduzidas por um pronome relativo e apresentam verbo no modo indicativo ou subjuntivo, as orações subordinadas adjetivas são chamadas desenvolvidas. Reduzidas: Orações subordinadas adjetivas reduzidas, que não são introduzidas por pronome relativo (podem ser introduzidas por preposição) e apresentam o verbo numa das formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio). Por Exemplo: Ele foi o primeiro aluno que se apresentou Desenvolvida Ele foi o primeiro aluno a se apresentar Reduzida

7 Funções sintáticas dos pronomes relativos:
Sujeito: O sol, que é uma estrela, é o centro de nosso sistema planetário.(que-> substitui o sol, que é o sujeito) Objeto direto Os trabalhos que faço me dão prazer

8 Objeto indireto Os filmes a que nós nos referimos são italianos. Predicativo do sujeito O atleta saudável que ele sempre foi hoje está fora das pistas por causa de um acidente. Complemento nominal O filme a que fizeram referência foi premiado.

9 Adjunto adnominal O menino cujo pai é médico deverá seguir a carreira do pai. Agente da passiva: O médico por quem fui operado é tambem professor da universidade. Adjunto adverbial: A cidade em que moro é bastante tranquila.

10 Exercícios (UF-PA) Há no período uma oração subordinada adjetiva:
a) Ele falou que compraria a casa. b) Não fale alto, que ela pode ouvir. c) Vamos embora, que o dia está amanhecendo. d) Em time que ganha não se mexe. e) Parece que a prova não está difícil.

11 2 - Leia os períodos abaixo
2 - Leia os períodos abaixo. Eles foram formados por orações subordinadas adjetivas, aquelas que possuem valor de um adjetivo, se classificam em restritivas e explicativas. Classifique cada oração destacada e marque o item que possui a seqüência correta dessa classificação. I. O jovem que se esforça progride. II. O livro que li é muito bom. III. Teresa, que era personagem principal, morre no final da história. a) Restritiva — Explicativa — Explicativa b) Restritiva — Restritiva — Explicativa c) Explicativa — Restritiva — Restritiva d) Explicativa — Explicativa — Restritiva e) Restritiva — Explicativa — Restritiva

12 3 - Reescreva as frases transformando as orações subordinadas adjetivas em adjetivos: a)Este é um tipo de tarefa que não se executa b)É um texto que não se pode entender c)Este é um argumento que não se pode refutar.  

13 Respostas (UF-PA)D 2B 3 Este é um tipo de tarefa inexecutável
É um texto incompreensível Este é um argumento irrefutável


Carregar ppt "ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google