A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Medição sem contato... A melhor solução para seu processo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Medição sem contato... A melhor solução para seu processo"— Transcrição da apresentação:

1 Medição sem contato... A melhor solução para seu processo

2 Controlador Dinâmico de Espessura/gramatura
Sistema APL 4000 Controlador Dinâmico de Espessura/gramatura Nacional Financiado Programa BNDES

3 Visão Geral ... Empresa Fundada em 1986.
Sócio Gerente: Julio Silveira. Quadro: 35 profissionais. - Staff, Engenheiros e Técnicos. Desenvolvimento, fabricação, assistência técnica e importação. Atuação: Brasil e America do Sul. Certificado ISO 9001. ALTO DA BOA VISTA, RJ, Área m² , construído 1780m2

4 Nossas Instalações

5 Nossas Instalações

6 Mineração Papel e Celulose Siderurgia Cimento Química Farmacêutica
Áreas de Atuação ... Mineração Papel e Celulose Siderurgia Cimento Química Farmacêutica Petroquímica Laminados Convertedores Embalagens Fumo Saneamento Alimentícia Açúcar e Álcool Metalurgia O&M

7 Visão Geral ...Alguns clientes
Vale Usiminas Gerdau Petrobras Nestlé FCC Aracruz Cedae Dow Sabesp Implasul Philip Morris CBA VCP Votorantim CSN Andritz Bahia Pulp Millenium Braskem Veracel Cosipa Klabin CST-Acellor Imerys Suzano Mosaic Boxflex Oxiteno Souza Cruz Zaraplast

8 Velocidade de atendimento. Assistência Técnica. Treinamento.
Experiência ... Introdução de novas tecnologias para solução de problemas complexos em controle de processos industriais. Velocidade de atendimento. Assistência Técnica. Treinamento.

9 Pioneirismo de Implantação
Medidores nucleares de densidade. (Nomasa -1978). Medidores (infra-vermelho) de umidade on line. 1986 Medição nível sólidos com ultra-som. 1986 Solução compatível com tecnologia atual para pesagem em correias transportadoras. 2004 Sistema para medição Não Radioativos e controle de espessura/gramatura/umidade em processos de producao de filmes, placas, laminados, resinados, adesivados e outros. 2007

10 Colaboradores ... Nordeste - Valtor Bahia - Works Serviços
Minas - MMP (Zóia) Espírito Santo - Repcon Rio de Janeiro – Roseli Paula Rio G. Sul – João Santana Rondônia /Acre – Apronorte. São Paulo – Alberto Alcantara. Vale do Paraíba / SP – TGS Automação Campinas / SP – FRASTEC Cajati / SP – M Franco Representações Paraná – Laverne Amazonas, Pará e Maranhão- Upgrade Argentina- Ettore Venezuela – Senatei

11 APL 4000 - Medição on line em tempo real.
Produtos: Extrudados, adesivados, Resinados, Calandrados, Têxteis , Nãotecidos É missão da MS ofertar soluções de medição on line que atendam as necessidades de seus clientes para permitir a maximização de sua lucratividade e a qualidade de seus produtos.

12 Quais os principais beneficiários com a solução
Adesivos: sensíveis a pressão; fitas e rótulos ; extrudados; laminação; abrasivos; fitas magnéticas e filmes fotográficos e papéis. Extrusao : Filmes planos; filmes biorientados, filmes balão, termo filmes e placas, coextrudados. Nãotecidos & Têxteis: Spunbond; meltblown;carded, airlaid; needlepunched, coating e laminação. Saturados & compósitos: Papéis e cartões saturados de resina, FMC, SMC, prepegs. Papel & celulose: Umidade diversas fases do processo na maquina de papel. Coating de minerais; Coating & umidade na produção de caixas. Calandrados.: Vinil (PVC), tecidos calandrados.

13 Causas comuns que afetam a qualidade na produção
Processo de coating: O rolo de borracha que pressiona o papel no cilindro gravado tem regulagem nas duas pontas, e se a pressão de um lado for diferente da outra, a gramatura fica diferente. Esta pressão pode variar ao longo do processo. - A faca que retira o excesso do cilindro gravado tem regulagem nas duas extremidades, tanto em distancia como em pressão. Se a distancia ou pressão for diferente , a gramatura será diferente, e se houver uma variação durante o processo a gramatura vai variar. - A gravação do cilindro gravado, a gramatura do adesivo depende do número de linhas e da sua profundidade, e a medida que o cilindro vai se gastando vai diminuindo a quantidade aplicada, o mesmo acontece quando o cilindro vai sujando. A velocidade do cilindro gravado. Aumentando a velocidade aumenta o peso de adesivo . A porcentagem de sólidos do adesivo, é muito importante quanto mais sólidos mais se aplica. - A viscosidade do adesivo também influi na quantidade aplicada.

14 Causas comuns que afetam a qualidade do produto
Extrusão. Na saída da rosca, antes de chegar na matriz da extrusora, a massa homogênea de plástico passa por uma tela que funciona como uma espécie de filtro para reter as impurezas. Em seguida, passa pela matriz, MD -Variação na direção da maquina. Entupimento ou furo desta tela faz com que a quantidade de massa na matriz varie. Variações no perfil do filme A temperatura (uniformidade) e a apertura dos die na matriz variam com o processo.

15 Critérios ao Construir a Solução
Objetivo: Gerenciar qualidade/custo medindo e projetando espessura, gramatura, umidade. *-Equipamento deve ser simples de operar e de manutenção. *- Baixo custo de aquisição e baixo custo de ser dono. *-Equipamento não deve possuir fontes radioativas. *-Deve ter sido testado a aprovado em instalações similares. A inspeção 100% imediata da espessura de filmes é uma ferramenta de qualidade cada vez mais indispensável na prática industrial.

16 Como Medir: Absorção no espectro infravermelho
O sensor de medição projeta sobre o filme um feixe de luz infravermelha especifico, que é parcialmente absorvido pelo material. Parte da energia que não foi absorvida, é refletida e quantificada proporcionalmente à variável sendo então medida.

17 Como fazer o sensor escânear a folha
Fazer o sensor percorrer toda a largura da folha em movimentos contínuos e repetitivos em regimes de ate 24 horas /dia requer que o mesmo seja robusto e simples, utilizando componentes de mercado com alto MTBF. Com lubrificação permanente e blindado contra poeira.

18 Interface do Operador HARDWARE:
Plataforma PC industrial, processador Pentium 4 ou superior. Monitor LCD 15” ou outros selecionado pelo cliente. Teclado Touch Screen ou convencional. Placa de rede Ethernet integrada. Porta serial para configuração remota do sensor. SOFTWARE: Sistema Operacional Windows XP, Professional Edition. Software proprietário amigável configurável para cliente (costumizavel) . 05 opções de visualização de gráficos ( Transversal, Longitudinal, Tendência, Perfil Composto e Perfil da bobina). Display de duas variáveis (ou dois gráficos) simultâneos. Configuração do Sistema Totalmente em modo gráfico. Relatórios completos de bobinas, turnos, ordens de produção. Certificado de calibração. Histórico ilimitado de ações do operador, somente limitado ao espaço do disco rígido do sistema (HD). Alarmes, Eventos e Log de erros do Sistema.

19 Visão do processo pelo operador
A cor vermelha mostra exatamente onde o processo precisa ser corrigido...

20 Detalhamento das informações

21 Visão da bobina pelo operador/gerente
Acima, como esta o perfil da bobina. Abaixo tendência a sustentabilidade do processo, configurado para 1, 2 ou 3 sigmas.

22 Tela de Calibração do Sensor:
O sensor está parado em um ponto fixo do filme, e o sistema coleta automaticamente dados para calibração

23 Certificado de calibração

24 Configurar receita de cada produto
Receitas em memória flash com configurações particulares de cada produto para serem carregadas a cada produção

25 Mostra ao operador a posição do sensor.
Para configurar a largura da folha: Mostra ao operador a posição do sensor.

26 Certificar o que foi produzido
Relatórios por turno, bobina, ou ordem de fabricação, mostrando gráficos , estatísticos de produção, identificação da maquina, produto, operador e responsável.

27 Retorno sobre investimento: Redução de insumos.
Características do Produto Fabricado Largura 1500 mm Espessura nominal 50 μm Peso específico 905 kg/m³ Gramatura 0,04525 kg/m² Velocidade de trabalho m/min. Variação tolerada 6 % Preço médio da resina/kg R$ 4,00 Espessura mínima anterior 53 μm

28 Retorno sobre o investimento: Redução de insumos.
Espessura mínima posterior 51,5 μm Diferença das espessuras 1,5 Redução de uso de insumos 2,83% Produção da linha 215,84 kg/h Carga de trabalho Anual 6000 h Consumo de resina Ano kg Redução de consumo 36652,5 Redução anual de insumo R$ ,00

29 Benefícios ao se instalar um APL4000
Aumento de rendimento da máquina: Quanto mais rápido se conhece a espessura, mais rápido é a ação corretiva no processo. Uniformidade no perfil da bobina: O uso de medidores on line historicamente permite reduções de ate 60% na variação do perfil. Economia de matéria prima e energia: Com a informação instantânea da espessura, menos produto fora de especificação será produzido. Rapidez na partida de máquinas: Após uma quebra ou troca de produção, o operador logo alcança a espessura desejada. É reportado a redução em 50% deste tempo com conseqüente ganho em produção. Retorno do investimento: Além do ganho na qualidade a fidelidade de cliente. Geralmente máquinas com capacidade de 400 kg/h tem seu payback em 6 meses.

30 Especificações Técnicas típicas
Faixa de operação: Filmes 15 a 100 mícrons. 100 a 300 mícrons. 300 a 2000 microns. Coatings Solvente Água % sólidos. Solvente Orgânicos 5-50% sólidos. Nãotecidos/ texteis. g/m2. Precisão: Típica entre +/-0.1 e 0.5 %. Repetibilidade: +/- 0.2% da faixa. Estabilidade: Calibração única.

31 Considerações para Instalação
Sensor: Temperatura máxima 50 ºC, sem uso de placas de resfriamento* Escaners: Tipo “OSA” - Para filmes transparentes com refletor e dispositivo de purga com ar para limpeza do refletor cerâmico. Tipo “C” – Para determinadas extrusoras Layout/ Elétrica Distância entre sensor e filme: 18 cm ideal. Alimentação elétrica: 110/220 VAC 50/60 HZ Distancia entre escaner e Interface do operador: configurável c/ aplicação. * Acima de 50 C (máx. 70 C) - Necessário invólucro com refrigeração a água ou ar

32 Scanner de Varredura Automática
Posicionador linear construído em alumínio extrudado com as seguintes especificações padrão: Largura min./máx. da folha: ,2m/ 6m Velocidade: à 8cm/min Motor Tipo/ transmissão: PMSC 1,8º/direta Alimentação Elétrica: /220 VCA Precisão de posicionamento: mm Modos de operação: Local / Remoto Reindexação: Automática Sensor de Posição: Encoder 500p/rev. Grande vantagem, medição por reflexão não requer refletor para produtos não transparentes.

33 Medição em produtos transparentes como filmes plásticos.
Escaner OSA – Duplo com refletor Medição em produtos transparentes como filmes plásticos.

34 Interface Opcional O usuário dispõe de um PC com as configurações recomendadas onde o software do APL4000 é instalado.

35 Instalação em Maquina Balão
O sensor é instalado para medir borda do filme após colapsado.

36 Instalação em Maquina Balão
Um braço mecânico também é fornecido para posicionamento automático do sensor, em filmes com diferentes larguras.

37 Instalação em Maquina Balão
Clicando em “Iniciar Leitura”, o novo perfil transversal será mostrado ao fim de um curso completo da matriz ou outro dispositivo de giro da posição no filme em relação ao parafuso.

38 Instalação em Maquina Balão
O operador tem em sua frente o perfil da espessura do filme, com a posição dos parafusos referenciadas para processar o ajuste necessário no processo. Identificação do parafuso

39 Instalação em Maquina Balão
Uma única Interface do Operador pode ser conectada a até 10 sensores, instalados em diferentes maquinas.

40 Obrigado! Sei que seu tempo e’ muito precioso e ceder parte dele para esta apresentação foi muito cordial de sua parte.


Carregar ppt "Medição sem contato... A melhor solução para seu processo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google