A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESPIRITUALIDA NO UNIVERSO DE STAR TREK

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESPIRITUALIDA NO UNIVERSO DE STAR TREK"— Transcrição da apresentação:

1 ESPIRITUALIDA NO UNIVERSO DE STAR TREK
FEDERAÇÃO DA FROTA ESTELAR DE SÃO PAULO D.C.F.F.E.S.P. – Divisão de Ciências F.F.E.S.P. 22ª Confederação F.F.E.S.P. 02 de Julho de 2.006 ESPIRITUALIDA NO UNIVERSO DE STAR TREK

2 A DIVISÃO DE CIÊNCIA DA F.F.E.S.P.. APRESENTA . . . .
TODOS A SEUS POSTOS A DIVISÃO DE CIÊNCIA DA F.F.E.S.P.. APRESENTA Para navegar entre os slides clique com o mouse

3 Espiritualidade

4 Alferes Samantha Martins
D.C.F.F.E.S.P Tenente Siclair Alferes Janaina Alferes Jota Taurik Alferes Samantha Martins Star Trek©, Next Generation©, Deep Space Nine©, Voyager©, Enterprise© e outras aqui mencionadas são marcas registradas da Paramount Pictures. Todas as páginas neste site tem único propósito de hobbie e divulgação de Jornada nas Estrelas.

5 Raças Abordadas

6 Betazóides

7 Betazóide Espiritualidade baseada em 4 divindades, que são personificações não antropomórficas de 4 conceitos que guiam a vida de um betazóide: Deusa:Altha Conceito: Paz e Estabilidade Deusa:Tholta Conceito: Verdade e Honestidade Deusa:Imza Conceito: Amor e Compaixão Deusa:Fana Conceito: Natureza

8 As deusas são representadas em uma estrutura com formato de diamante.
No topo, está Altha. Imza e Tholta estão nos pontos centrais do diamante, representando que sem amor e verdade não pode haver paz e estabilidade. Na parte de baixo, está Fana, representando as raízes da fé betazóide. Os pontos centrais representam a base da sociedade betazóide. O formato de diamante representa também que tudo está em um balanço delicado.

9 Contadores de histórias de Mendissia
Além das quatro deusas, existem elementos mitológicos na cultura betazóide, que de certo modo estã associados a fé: Grande Fogo Guardiãs de Jalara Contadores de histórias de Mendissia Anjos e Espíritos Forças Maritais Forças do Destino

10 Ferengis

11 Ferengi Religião centrada na acumulação de riquezas!!!
Durante a vida, o ferengi faz uma oração ao tesoureiro divino e depositam ofertas de latinum em bancos dedicados a ele... A oração é a seguinte: “Tesoureiro Celestial, cuja avareza é eterna, permita que esta propina abra seus ouvidos e ouça este clamor do mais humilde devedor”.

12 Se o Ferengi lucrou durante a vida, alcançando uma vida rica e cheia de riquezas materiais ...
Ele vai para a Tesouraria Divina, onde levará uma vida eterna lucrativa sob a supervisão dos Auditores Celestiais.

13 Se o Ferengi NÃO lucrou nada, não fez fortuna....
Viverá para TODO sempre na Caverna da Eterna Miséria.

14 De qualquer modo, sempre que um Ferengi morre, ele é cremado e seus restos mortais são colocados em recipientes a vácuo: É claro, estes recipientes são VENDIDOS (os inimigos gostam de comprar) em memória ao falecido.

15 Romulanos

16 Romulanos A Religião é altamente pessoal.
Não existe uma única religião. Religião criada para romper com os conceitos dos vulcanos. Crêem em um universo consciente ou semi consciente.

17 O âmago da fé romulana é a ênfase em crer em quatro elementos primários:
Terra; Água; Fogo; Ar. Existe um quinto elemento livre: o espírito.

18 Os Templos podem ser dedicados a um único elemento ou
a mais de um, podendo chegar a abranger todos eles. Os Templos são usados para a reflexão interior. As seitas militaristas também podem aconselhar o pretor quando pedido.

19 Os Sacerdotes e sacerdotisas tem varias funções dentro dos templos:
Supervisionar partos; Nomeação da criança romulana; Casamentos; Consultores pessoais.

20 Bajorianos

21 A religião é a força unificadora do planeta;
O líder espiritual é chamada de Kai e tem grande influencia e autoridade na política. A Religião bajoriana é a força unificadora do planeta Bajor, O lider espiritual é chamada de kai e ela tem uma grande responsabilidade na moral e custumes da povo bajoriano, sendo ela um símbolo de União e força. Tem também uma grande influência na autoridade política, o Primeiro Ministro, aconselhando e até divergindo das ações dele. A Autoridade da Kai só é inferior a do emissario dos profetas. As imagens são da Kai Opaka ( de cima) e Kai Winn. ( de baixo).

22 Vedeks é o título dado à lideres religiosos e são eles os responsáveis pela escolha da Kai.
Vedek Bariel Os Vedeks são os lideres religiosos que se reunem em uma assembléia, a assembléia Vedek, Nela, os vedeks fazem a escolha da Kai e a auxilia nos deveres religiosos.

23 Existe outros títulos de lideres religiosos.
Ranjens Prylars Ranjens Salbor Os Monges Ranjens fazem parte da classe religiosa dos bajorianos, sendo a sua importância abaixo dos Prylars e Vedeks, geralmente são vistos servindo a kai. Foto do Ranjen Salbor. Já os monges Prylars são responsáveis em servir e auxiliar os Vedeks.

24 A religião é baseada em revelações dos profetas.
Profeta Sarah apareceu em uma visão para Ben Sisko. As entidades que os Bajorianos chamam de profetas são na verdade alienigenas do Warmhole, seres extra dimensionais não corpóreos e residem no único wormhole estável da galáxia. A origem dos profetas não é sabida, mas sabe-se que tem capacidades excepicionais e uma vulnerabilidade a Radiação chroniton. Em seu estado natural os Profetas aparecem como energia translúcida azul capaz de movimento rápido por todo e qualquer ambiente. Quando querem comunicar com visitantes no próprio território, os Profetas são capazes de tomar a aparência de alguém familiar a eles por investigar sua consciência. No entanto, em espaço normal os Profetas só podem comunicar fisicamente com alguem por possuir um corpo e usa ele como um meio. O anfitrião está ciente de ele que acontece mas não tem nenhum controle sobre suas ações. Os Profetas não têm nenhum sentido de tempo linear então é possível viverem fora da linha normal do espaço-tempo, contudo sua existência como sida registrada em Bajor por ao menos anos.

25 O Wormhole de Bajor é a morada dos profetas.
Imagem interior do wormhole O Wormhole de Bajor é o único conhecido wormhole estável da galáxia. Ele começa no sistema de bajor e cruza anos luz até sistema de Idra, no quadrante gamma. Dentro dele vivem seres extra dimensionais no qual os bajorianos acreditam que são os profetas. O Wormhole é chamado de templo celestial.

26 Pah-wraith: inimigos dos profetas.
Culto aos Pah-wraith. O Pah-wraiths são entidades não-corporeas , inimigos dos Profetas de Bajor. Os textos religiosos Bajorianos relacionam que o Pah-wraiths uma vez residiram no Templo Celestial ao lado dos Profetas. No entanto, por razões desconhecidas, eles foram banidos às Cavernas de Fogo em Bajor. O Pah-wraiths tipicamente toma a forma de espíritos de fogo (de que eles recebem seu nome). Todo o assim chamado "estrangeiro de wormhole são vulneráveis a chronitons. Isto foi descoberto em 2373, quando um Pah-wraith tomou posse do corpo de Keiko O'Brien e tentou destruir os Profetas disparando um feixe de chroniton diretamente no wormhole

27 - Benjamim Sisko – Profetas.
Os Emissários: - Benjamim Sisko – Profetas. - Gul Dukat – Pah-Wraith. Benjamim Sisko: O Emissário dos Profetas é uma figura principal na religião de Bajor que, de acordo com sua profecia, pouparia Bajor por achar o Templo Celestial e poder falar aos Profetas. O Emissário tem a autoridade executar várias cerimônias de Bajor e bênçãos, e freqüentemente é consultado pelas pessoas para aconselhamento. O feriado anual de Ha'mara celebrou a chegada do Emissário. Gul Dukat: É o emissário dos Pah-Wraith.

28 VULCANOS SYBOK SPOCK TUVOK SURAK T’PAU T’Pol VALERIS T’LAR SAREK

29 VULCANOS Embora não haja nenhuma indicação de uma religião em Vulcano, a "fé" seria considerada como ilógica, exceto por Spock que é metade-humano.

30 VULCANOS Quando é perguntado para uma pessoa Vulcana se ela é "espiritual", a resposta na opinião dos Vulcanos está baseada na lógica e na procura de um esclarecimento. Vulcanos são considerados sem um sistema religioso ou espiritual na opinião de varias especies.

31 VULCANOS Naturalmente esta comparação pode ser imperfeita como a idéia do Katra Vulcano, que alguns consideram analogos pelo conceito de "alma" encontrados nas doutrinas de vida após a morte de muitas outras religiões.

32 VULCANOS A verdadeira natureza do Katra é conhecida somente pelos teólogos Vulcanos. Poderíamos dizer que se não existe religião em Vulcano, ao menos pode ser feita uma analogia entre a religião budista e a importância dada à meditação como busca da paz interior ou repressão das emoções.

33 Jem Hadar

34 Jem Hadar

35 Jem Hadar A vasta maioria de Jem'Hadares nunca na verdade viram um Fundador, e alguns duvidam que eles existam.

36 Jem Hadar Eles literalmente adoram os Fundadores como Deuses vivos, o que se sabe é que os Jem’Hadares cometem suicídio se eles falharem em proteger um fundador.

37 Jem Hadar Os Vorta, como os representantes dos Fundadores, também recebem imensa lealdade pela maioria dos Jem’Hadar. “Obediência traz a vitória. E a Vitória é a vida”

38 Dominion Tanto os Jem Haddares quanto os seus tutores, os Vortas, são seres geneticamente manipulados, tanto fisica quanto mentalmente, programados para venerar os fundadores. Isso de forma nenhuma expressa algum grau de espiritualidade.

39 KLINGONS

40 Baby Klingon

41 KLINGONS

42 KLINGONS koloth Gorkon Fek'lhr kurak Worf Alexander Chang B’ELanna Kor
Deus Klingon

43 KLINGONS Fek'lhr não é necessariamente uma representação cientificamente correta do Demônio Klingons, mas pode ser considerado uma figura mitológica.

44 KLINGONS Gre'Thor, reino do mortos desonrados, Kortar seu destino quando morreu foi transportar almas Klingons sobre o Rio de Sangue até os portões de Greth'or, onde o demônio Fek'lehr espera consumir almas particularmente repugnantes.

45 KLINGONS A aparência de “Deus” Klingon mostrada no filme "Jornada nas Estrelas V", parece muito com um Klingon moderno.

46 KLINGONS GRE‘THOR O lugar que o guerreiros desonrados vão quando morrem. FEK‘IHR Demônio Místico Klingon que é Guardião de Gre'thor. STO-VO-KOR Lugar Mitológico Klingon de Vida apos a morte. JAT‘LYN Termo Klingon para "posse espiritual". seria como "A tomada da vida pela morte".

47 Andorianos “Um homem não é mais do que a soma de suas memórias... Uma cultura não mais do que a soma de suas memórias” Provérbio Andoriano

48 Embora pouco sentimentais em suas expressões de afeto, a espiritualidade andoriana se mostra presente no respeito e reverência aos laços familiares. Da mesma forma expressam sua espiritualidade através do respeito à natureza, embora tecnologicamente evoluídos.

49 - A história da “jovem” civilização andoriana tornou tabu entre seu povo a frivolidade quanto à aparência ou ao esforço desperdiçado; trata-se de um povo trabalhador e rígido em seus costumes. - Com respeito aos seus padrões de expressão da espiritualidade, pouco se conhece além do já mencionado.

50 Espiritualidade Humana
Crenças e ritualística

51 Desde os primórdios da existência humana no planeta, na pré-história, o culto aos elementos da natureza já se mostrava como uma busca ao desconhecido e uma explicação ao ilógico que determinava os rumos da civilização.

52 Desde milênios A.C. os maias e egípcios já cultuavam deuses protetores ou punitivos, provindos de planos superiores e dotados de capacidades e poderes acima dos chamados “mortais”. A mitologia nórdica, celta e greco-romana é repleta de seres - Deuses – dotados de poderes específicos e fantásticos e que eram cultuados e ofertados de acordo com suas crenças e objetivos.

53 No ocidente, o surgimento do cristianismo canalizou para um único Deus a anterior crença na diversidade da busca espiritual. Com o passar do tempo, em diferentes locais, oriente e ocidente, novas religiões e crenças foram se formando.

54 No ocidente, budismo, hinduísmo, crenças em deuses e deusas e uma infinidade de ritualísticas buscando a ascensão espiritual individual.

55 Até os dias atuais o homem segue sua busca interminável de uma explicação para sua existência, suas dores, suas perdas... O encontro com Um ou O Deus que o ajude a superar obstáculos, adquirir bens materiais ou atingir a plenitude espiritual nesta ou em outra vida...

56 A busca do Ser Maior se espalha a cada dia pelo planeta sob diferentes formas.
Na procura de um sentido para a existência do Ser Humano no planeta.

57 Espiritualidade Humana
Até a busca por seres interplanetários que auxiliem a evolução da raça humana e do planeta.

58 Espiritualidade Humana no Universo Star Trek
- O surgimento da humanidade se baseia na teoria Darwiniana da Evolução. - Deus está presente em diversos episódios, no entanto a idéia basicamente transmitida por Gene Rodenberry parece ser: “o que antes era religião, agora é ciência”.

59 Espiritualidade Humana no Universo Star Trek
- A terra parece estar vivendo a idade de ouro, onde o final das guerras, o início de um novo tempo de integração entre mundos e novas descobertas se faz presente. - A idéia de Reencarnação está presente no episódio “À procura de Spock” e em D.S.9, com o personagem chamado Jadzia Dax.

60 Espiritualidade Humana em Star Trek
- Deus não é simplesmente uma energia cósmica; reconhecendo Deus como Criador o homem adquire dignidade e um propósito para sua existência. - O homem nasce e morre apenas uma vez ; é finito, apesar de capaz de grandes realizações.

61 Espiritualidade Humana em Star Trek
- S.T. influenciou e motivou diversos progressos da ciência, no entanto, deixa em suspenso a independência homem/Deus, reservando-se o direito de ao menos deixar como indeterminada esta Presença na vida e destino dos seres humanos.

62 …independente de nossas diferenças, todos podemos alcançar os céus…
Alferes Janaina

63 Principal Referência utilizada
FIM(?) Principal Referência utilizada

64 EVENTO TREKKER 22ª CONFEDERAÇÃO F.F.E.S.P. 02 DE JULHO DE 2006
D.C.F.F.E.S.P. - DIVISÃO DE CIÊNCIA FEDERAÇÃO DA FROTA ESTELAR DE SÃO PAULO

65


Carregar ppt "ESPIRITUALIDA NO UNIVERSO DE STAR TREK"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google