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COMPONENTE SOCIAL DE APOIO À FAMÍLIA PRÉ – ESCOLAR E 1º CICLO Maria José Viseu 2005 CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais.

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1 COMPONENTE SOCIAL DE APOIO À FAMÍLIA PRÉ – ESCOLAR E 1º CICLO Maria José Viseu 2005 CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais

2 EDUCAÇÃO PRÉ - ESCOLAR  A componente social de apoio à família neste ciclo de educação é constituída pelo serviço de refeições e prolongamento de horário. CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais

3 Educação Pré - Escolar  De acordo com a Lei Quadro da Educação Pré – Escolar ( 5/97), no seu artigo 12º,é definido o horário de funcionamento destes estabelecimentos de educação.  Assim é referido que o horário dos estabelecimentos deve adequar-se à possibilidade de neles serem servidas refeições às crianças. CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais

4 Educação Pré – Escolar  Os estabelecimentos devem adoptar um horário adequado para o desenvolvimento de actividades pedagógicas, no qual se prevejam períodos específicos para actividades educativas, de animação e de apoio às famílias, tendo em conta as necessidades destas. CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais

5 Educação Pré – Escolar  O horário de funcionamento é homologado pelo Ministério da Educação, sob proposta da direcção pedagógica, ouvidos os pais e encarregados de educação.  O Dec. Lei 147/97 regulamenta a flexibilidade do horário dos estabelecimentos de educação pré-escolar, de modo a colmatar as dificuldades das famílias. CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais

6 Educação Pré - Escolar  O principal objectivo das actividades extra curriculares é o fruir por parte da criança, aliado à sua segurança e bem estar, privilegiando-se a livre escolha e a brincadeira espontânea.  Existe a necessidade de quebra de rotina face às actividades lectivas CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais

7 Educação Pré - Escolar  Acrescenta no seu artº. 16º que a componente educativa é gratuita.  As restantes componentes são comparticipadas pelo Estado de acordo com as condições sócio – económicas das famílias, com o objectivo de promover a igualdade de oportunidades. CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais

8 Educação Pré-Escolar Refeições O serviço de refeições, nomeadamente os almoços, insere-se na componente de apoio à família. Este é um tempo precioso de prazer e convívio, mas também de múltiplas aprendizagens em que as crianças vão conquistando uma competência – saber estar à mesa de acordo com as regras sociais. CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais

9 Refeições  O almoço será seguido de um tempo de brincadeira, maior ou menor, conforme a organização da rotina diária.  As crianças devem brincar livremente, devendo estar atentos e desafiadores a novas brincadeiras quer com os seus pares e quer com quem estiver responsável por elas. CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais

10 Actividades de animação sócio - educativa  As actividades de animação sócio - educativa têm como grande objectivo o fruir.  Nestas actividades o mais importante é o grau de envolvimento e satisfação das crianças.  É mais importante o prazer de estar e conviver do que a preocupação com o desenvolvimento e aprendizagem. CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais

11 Actividades  Todas estas actividades são feitas sem carácter obrigatório, permitindo às crianças envolverem-se em outras actividades que lhes dêem maior satisfação e que sejam por elas livremente escolhidas. CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais

12 Actividades  É desejável incentivar a vinda de pessoas da família e da comunidade que queiram partilhar este tempo de convívio, das mais variadas formas:  Jogar às cartas;  Cantar;  Dançar;  Ouvir música;  Fazer roupas para as bonecas;  Trocar jogos tradicionais;  Contar histórias … CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais

13 Actividades  Para equipar este espaço não será preciso material muito sofisticado, mas sim materiais que privilegiem a polivalência e a intimidade, afastando-se do ambiente da sala de aula. CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais

14 Participação da família e da comunidade  A educação pré – escolar assume-se como complementar da acção educativa da família e incentiva os pais a participarem no Projecto Educativo do Estabelecimento. CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais

15 Participação parental  A participação dos pais na animação sócio – educativa é indispensável. Só com o apoio dos pais e da comunidade poderemos encontrar formas diversificadas e contextualizadas de dinamizar vazios fins de tarde. CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais

16 Participação parental  Recursos materiais e humanos, tipos de actividades e espaços são respostas que os pais e a comunidade ajudarão a encontrar.  Porque;  Os saberes dos filhos constroem-se a partir dos saberes dos pais… CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais

17 Suporte organizacional e parcerias  O projecto educativo, enquanto orientador da política de uma instituição, terá de contemplar os princípios e meios de apoio à família.  Se todo o projecto de estabelecimento implica a participação da comunidade nas decisões sobre a sua política educativa, as responsabilidades da componente de apoio à família, enquanto resposta social terão toda a vantagem em serem participadas pela comunidade. CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais

18 Espaço  O espaço sempre que possível, diferente do espaço habitual da sala em que se realizam actividades curriculares.  Sempre que possível, o espaço exterior é um lugar privilegiado da tempo animação sócio educativa. CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais

19 Materiais  Na escolha de materiais serão de privilegiar a originalidade.  A utilização criativa de materiais de desperdício é uma solução económica.  São inúmeros os materiais possíveis, importa que a sua organização seja menos estruturada que no espaço da sala destinada a tempo curricular. CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais

20  Se a componente de apoio à família responde às necessidades dos pais, ela destina-se às crianças, devendo ter em conta o seu bem estar.  Brincar…Brincar…Brincar até não poder mais…  Apanhar pedrinhas…  Fazer barro…  Fazer desenhos…  Jogar à macaca…  Jogar ao berlinde…  Ouvir histórias… CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais

21  Dito de outro modo, a comunidade é chamada a participar na definição da política educativa do estabelecimento, no caso da componente de apoio à família.  Em suma, a organização desta componente terá de ter em conta as necessidades dos pais, os seus horários e locais de trabalho, bem como os recursos humanos e materiais. CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais

22 Brincar…Brincar  Nem sempre estas oportunidades são oferecidas às crianças, nem se lhes pergunta o que querem fazer.  Devemos por procurar saber o que as diverte e interessa, ouvir as suas ideias e sugestões e assim teremos um prolongamento com qualidade. CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais

23 1º CICLO  1- Horário  2- Inglês  3-Refeições  4- ATL CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais

24 Horário  Os horários de funcionamento das escolas do 1º CEB, devem ser obrigatoriamente organizadas em horário normal;  As escolas devem estar abertas pelo menos até às 17.30 e no mínimo 8 horas diárias; CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais

25 Horários  Cabe ao Conselho Executivo do Agrupamento assegurar os recursos humanos necessários ao funcionamento deste horário;  Devem os mesmos proceder a uma criteriosa gestão e flexibilização dos horários de trabalho. CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais

26 Inglês  Destinado aos alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade;  Adaptado às realidades locais com grande autonomia por parte dos envolvidos;  Oferta educativa extra curricular gratuita;  Duração correspondente a um tempo e meio lectivo. CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais

27 Refeições  O M.E normalizou a situação de desigualdade em que se encontrava o 1º ciclo.  Protocolo entre o M.E. e a ANMP  Cabe ao Município comparticipar com 0.60€ e ao M.E. 0.60€.  Família 1.30€  Candidatura até 31 de Dezembro. CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais

28 Ocupação Plena dos Tempos Escolares Esta ocupação tem como finalidade garantir que o tempo que os alunos passam na escola é tempo de aprendizagem, melhorando as suas condições de aprendizagem. O plano anual deverá ser dado a conhecer aos pais e encarregados de educação na primeira reunião geral de turma; As escolas devem proporcionar aos alunos o desenvolvimento de actividades de animação ou outras actividades extra - curriculares de acordo com o seu plano anual de actividades. CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais

29  … Pensei então e tornei a pensar nas aventuras da selva e, por minha vez, consegui traçar, com um lápis de cor, o meu primeiro desenho. CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais

30 Mostrei a minha obra prima às pessoas crescidas e perguntei-lhes se o meu desenho lhes metia medo. Responderam-me: “ Porque é que um chapéu havia de meter medo?” CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais

31  O meu desenho não representava um chapéu. Representava uma jibóia a digerir um elefante. Desenhei então o interior da jibóia a fim de que as pessoas crescidas pudessem compreender. Têm sempre necessidade de explicações.  …As pessoas crescidas nunca compreendem nada sozinhas e é fatigante, para as crianças, estar sempre, sempre a dar explicações. Saint-Exupéry, O Principezinho CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais

32  Boa noite, obrigado pela simpatia demonstrada ao escutarem-me… CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais


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