A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HOMOLOGNET GDP Recursos Humanos / 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HOMOLOGNET GDP Recursos Humanos / 2010."— Transcrição da apresentação:

1 HOMOLOGNET GDP Recursos Humanos / 2010

2 Homolognet ÍNDICE O que é ... Portarias e IN Funcionalidades.
Obrigatoriedades. Adaptações no Sistema – Cadastros e Rescisão Geração do arquivo XML Exportação dos dados Dicas 2

3 Homolognet O que é o Homolognet ...
“É o novo sistema de homologações das rescisões contratuais que passam a ter seus cálculos e termos elaborados via internet. Permite que o empregador faça os cálculos e tanto o Ministério do Trabalho, quanto o sindicato da categoria e o trabalhador confiram os dados e cálculos e acompanhem o processo de homologação rescisória. Nessa primeira etapa o sistema fará apenas as rescisões contratuais onde é devida a assistência (contratos com mais de um ano e outras obrigatoriedades legais). O HOMOLOGNET prevê mais segurança ao trabalhador e também maior controle da assistência nas rescisões por parte da fiscalização trabalhista. Posteriormente todas as rescisões passarão a ser feitas através do sistema online.”

4 Homolognet Portarias 1620 e 1621
Publicada no Diário Oficial da União a Portaria 1620, de 14 de julho de 2010, que institui o Sistema Homolognet, para fins de assistência nas rescisões de contrato de trabalho, mais especificamente, dos empregados com mais de 1 (um) ano de serviço. Publicada no Diário Oficial da União a Portaria 1621, que aprova os modelos de Termos de Rescisão de Contrato de Trabalho - TRCT e Termos de Homologação, que devem ser utilizados como instrumentos de quitação das verbas devidas nas rescisões de contrato de trabalho. O novo TRCT pode ser utilizado facultativamente até 31/12/2010 e obrigatoriamente a partir de 1º de janeiro de 2011.

5 Instrução Normativa nº 15 de 14/07/2010
Homolognet Instrução Normativa nº 15 de 14/07/2010 Estabelece procedimentos para assistência e homologação na rescisão de contrato de trabalho. Artigos 2º: Assistência à rescisão do contrato de trabalho. §1º Nas rescisões contratuais em que não for adotado o Homolognet, será utilizado o Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho - TRCT § 2º Quando for adotado o Homolognet, serão utilizados os seguintes documentos: I - Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho; II - Termo de Homologação sem ressalvas; III - Termo de Homologação com ressalvas; IV - Termo de Comparecimento de uma das partes; V - Termo de Comparecimento de ambas as partes; VI - Termo de Compromisso de Retificação do TRCT; 5

6 Homolognet Funcionalidades
Permite ao Empregador o cadastro (inclusão, alteração e exclusão) das informações referentes a rescisão de contrato de trabalho. Recebidas as informações, o Homolognet realiza críticas, faz cálculos e gera TRCT. Possibilita ao Trabalhador consultar informações sobre sua rescisão. Da suporte ao MTE nos procedimentos de assistência a rescisão de Contrato de Trabalho.

7 Homolognet Obrigatoriedades
O uso do Homolognet continua sendo facultativo, mesmo nas capitais onde já está disponível, até que novas instruções sejam expedidas pela Secretaria de Relações do Trabalho. Quando for utilizado – nesta fase inicial, não obrigatória – será apenas para homologações das rescisões dos empregados com mais de um ano de contrato de trabalho, e naquelas realizadas apenas no âmbito do Ministério do Trabalho. Posteriormente – mas ainda sem prazo definido – o Homolognet será ampliado para as homologações a serem feitas nos sindicatos laborais e também nos demais agentes homologadores, como os órgãos locais do MTE, Ministério Público, Defensores Públicos e Juízes de Paz.

8 Adaptações no Sistema – Cadastros e Rescisão
Homolognet Adaptações no Sistema – Cadastros e Rescisão Foram alterados os cadastros de: Cadastro de sindicato de empregados: criação do campo Dia do Dissídio, onde o usuário informará qual o dia da data Base de Dissídio da Categoria e o campo Dias de Aviso Prévio, onde será informado os dias de aviso estipulado pelo sindicato. Parâmetro 32 : Inclusão do campo “Cod. Homolognet”, para que o usuário classifique os diversos tipos de desligamentos conforme Tabela Oficial do M.T.E. Cadastro de Beneficiários: Criação do campo “Perc. FGTS-Rescisão”, onde será informado o percentual a ser retido pela CEF do FGTS do funcionário para fins de Pensão Alimentícia Cadastro de Funcionários: Criação de diversos campos que serão utilizados no arquivo do Homolognet: Cláusula Assecuratória Contrato a tempo parcial Data de término do contrato de trabalho por prazo determinado Compensa o sábado durante a semana Cadastro de Verbas: Criação do campo “V.Homolognet” para que o usuário possa informar o “código da rúbrica – Homolognet”

9 Sindicato de Empregados
Homolognet Sindicato de Empregados

10 Sindicato de Empregados
Homolognet Sindicato de Empregados

11 Homolognet Parâmetros

12 Cadastro de Beneficiários
Homolognet Cadastro de Beneficiários

13 Cadastro de Funcionários
Homolognet Cadastro de Funcionários

14 Cadastro de Funcionários
Homolognet Cadastro de Funcionários

15 Cadastro de Funcionários
Homolognet Cadastro de Funcionários

16 Cadastro de Funcionários
Homolognet Cadastro de Funcionários

17 Homolognet Cadastro de Verbas

18 Homolognet Rescisões

19 Geração do arquivo XML – Gerar arquivo Auxiliar
Homolognet Geração do arquivo XML – Gerar arquivo Auxiliar Para a geração do Arquivo Auxiliar é necessário acessar as seguintes rotinas: Geração das Tabelas Auxiliares, a geração só será feita para rescisões com estas características: Estar Efetivada (SRG_EFETIVA = S); Filial está dentro da faixa de filiais indicadas pelo usuário (SRG_FILIAL); Data de Homologação está dentro da faixa de datas indicada pelo usuário (SRG_DATAHOM); Não é uma rescisão Complementar (Testar se existe outra rescisão efetivada para o funcionário em períodos anteriores, somente é possível lendo o arquivo SRG); Categoria do funcionário deve estar entre as solicitadas pelo usuário; O vínculo empregatício tem mais de um ano (Contagem da data de admissão RA_ADMISS até a data de demissão RA_DEMISS)

20 Geração do arquivo XML - Manutenção
Homolognet Geração do arquivo XML - Manutenção Deve ser utilizado para uma visualização fácil e prática dos dados que serão gerados no XML. O usuário poderá aqui alterar dados ou incluir alguns registros para que sejam gerados no XML.

21 Homolognet Geração do arquivo XML
Serão considerados para o processamento: Funcionários que estiverem dentro dos parâmetros solicitados pelo usuário; E Tenham registros gerados na tabela RGW; E Rescisão gerada na tabela SRG e SRR O processamento só será feito caso o programa consiga criar o arquivo XML no diretório indicado pelo usuário, caso contrário será lido o próximo funcionário e gerado um registro no arquivo de log. A partir dos parâmetros informados pelo usuário serão lidos os registros da tabela RGW, após encontrar o primeiro registro válido, criar arquivo XML com o nome: Homolog_ ddmmaaHHMMSS.xml Onde: = Configuração de cálculo de médias e dias de aviso prévio 01= Filial * Ddmmaa = Data de geração HHMMSS= Hora, Minuto e segundos da geração

22 Homolognet Formato do Arquivo

23 Homolognet Exportação de Dados

24 Homolognet Exportação de Dados

25 Finalização do processo
Homolognet Finalização do processo

26 Homolognet Dicas


Carregar ppt "HOMOLOGNET GDP Recursos Humanos / 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google