A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AMAZON WEB SERVICES AULA DEMONSTRATIVA. AMAZON WEB SERVICES Começou a atuar no ramo de computação em nuvem em 2006. Provê serviços de infraestrutura de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AMAZON WEB SERVICES AULA DEMONSTRATIVA. AMAZON WEB SERVICES Começou a atuar no ramo de computação em nuvem em 2006. Provê serviços de infraestrutura de."— Transcrição da apresentação:

1 AMAZON WEB SERVICES AULA DEMONSTRATIVA

2 AMAZON WEB SERVICES Começou a atuar no ramo de computação em nuvem em 2006. Provê serviços de infraestrutura de TI. Fornece estes serviços a preços competitivos. Utilizada por milhares de empresas em 190 países. Possui servidores no Japão, EUA, Europa e Cingapura. Sua segurança é garantida pela iso 27001, dentre outras normas.

3 SERVIÇOS OFERECIDOS Elastic Compute Cloud (EC2) Relational Database Service (RDS) Simple Storage Service (S3) Virtual Private Cloud (VPC) Cloud Watch Elastic MapReduce CloudFront CloudFormation ElastiCache Simple Queue Service (SQS) Identity and Access Management (IAM) Simple Notification Service (SNS) Simple E-mail Service (SES) Route 53 DynamoDB Storage Gateway Simple Workflow Service (SWF) CloudSearch SimpleDB

4 SUPORTE ATUAL LINGUAGENS Java PHP (recente) Ruby Python (recente) Windows e.NET (5 dias) Celular (Android e iOS) BANCO DE DADOS MySQL (5.1.45 a 5.5.8) Oracle (se, se1, ee) SQL Server (ex, web, se, ee)

5 PLUGIN DO AWS PARA ECLIPSE

6 CONSOLE DO AWS

7 AMAZON COMPUTE CLOUD (EC2)

8 AMAZON RELATIONAL DATABASE (RDS)

9

10

11 AMAZON SIMPLE STORAGE SERVICE (S3)

12 APLICAÇÃO DE EXEMPLO

13 Sistema de Biblioteca Simplificado Opção de Consultar Livros Por Título Integração com o EC2 Integração com o RDS Integração com o S3 O que será explorado? Como o sistema é executado localmente? Código local Banco local Processo de implantação local Como o sistema é implantado na nuvem? Código na nuvem Banco na nuvem Processo de implantação na nuvem

14 ORGANIZAÇÃO LOCAL DA APLICAÇÃO BOOKS

15 ESTRUTURA DO PROJETO LOCAL

16 INTERFACE WEB

17

18

19

20 BANCO DE DADOS LOCAL

21

22 http://www.heidisql.com/

23 BANCO DE DADOS LOCAL http://www.heidisql.com/

24 CLASSE CONSULTA

25 CLASSE CONSULTA (CONTINUAÇÃO)

26 IMAGENS As imagens utilizadas na versão local são armazenadas no sistema de arquivos do computador. Cara livro possui uma capa associada. Os arquivos das capas podem ser salvos dentro de um pacote do projeto. São aceitas imagens do tipo.JPG.

27 E PARA COLOCAR NA NUVEM, COMO FAZ?

28 COMO FAZER PARA COLOCAR NA NUVEM? PASSO A PASSO: 1.Criar o banco de dados na nuvem (MySQL). 2.Restaurar os dados no banco de dados na nuvem (tabela ‘books’). 3.Criar um bucket de armazenamento na nuvem (para as imagens). 4.Fazer as alterações necessárias na aplicação (para acessar imagens e banco de dados na nuvem). 5.Gerar um novo arquivo.WAR. 6.Implantar o arquivo.WAR no Tomcat da nuvem. 7.Dar permissão de acesso no banco para a instância contendo o Tomcat. 8.Dar permissão de acesso nos arquivos para a aplicação.

29 PASSO 1: CRIAR O BANCO DE DADOS NA NUVEM

30

31

32

33

34

35

36 PASSO 2: RESTAURAR O BANCO DE DADOS NA NUVEM

37

38 PASSO 3: CRIAR UM BUCKET DE ARMAZENAMENTO NA NUVEM (PARA AS IMAGENS).

39 PASSO 4: FAZER AS ALTERAÇÕES NECESSÁRIAS NA APLICAÇÃO

40

41

42 PASSO 5: GERAR UM NOVO ARQUIVO.WAR

43 PASSO 6: IMPLANTAR O ARQUIVO.WAR NO TOMCAT DA NUVEM.

44

45

46 PASSO 7: DAR PERMISSÃO DE ACESSO NO BANCO PARA A INSTÂNCIA CONTENDO O TOMCAT.

47 PASSO 8: DAR PERMISSÃO DE ACESSO NOS ARQUIVOS PARA A APLICAÇÃO.

48

49 EXECUTANDO TESTE FINAL

50 CONCLUSÃO Para implantar uma aplicação já existente na nuvem são necessárias algumas alterações, dependendo dos serviços que serão utilizados. É importante atentar para detalhes de implementação que são específicos de plataforma, como ‘/’ e ‘\’ nos caminhos do SO. Permissões devem ser gerenciadas com atenção para garantir que as diferentes partes da aplicação se comuniquem. É interessante utilizar ferramentas que provêem interface gráfica pois trabalhar em linha de comando na nuvem não é tão simples. Há várias bibliotecas que devem ser adicionadas como dependência de um projeto a ser rodado na nuvem, isso aumenta muito o seu tamanho. Após atentar para todos os detalhes, a aplicação implantada na nuvem pode ser acessada de qualquer lugar, através de um navegador.

51 ? ? ? PERGUNTAS? ? ?


Carregar ppt "AMAZON WEB SERVICES AULA DEMONSTRATIVA. AMAZON WEB SERVICES Começou a atuar no ramo de computação em nuvem em 2006. Provê serviços de infraestrutura de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google