A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

35 IDÉIAS PARA CRIAR UM NINHO DE BEM- ESTAR PARA O SEU BEBÊ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "35 IDÉIAS PARA CRIAR UM NINHO DE BEM- ESTAR PARA O SEU BEBÊ"— Transcrição da apresentação:

1 35 IDÉIAS PARA CRIAR UM NINHO DE BEM- ESTAR PARA O SEU BEBÊ
Caprichar no quarto dele é fundamental! Mas nesses primeiros meses, não é só o espaço físico que importa. O ninho do bebê também precisa ser feito de atitudes, carinho, emoção.

2 1- O estilo de decoração fica por conta do casal, mas há algumas regras que são aconselháveis. Escolha um quarto arejado e ensolarado e coloque o berço perpendicularmente à parede. Isto aumenta o ângulo visual da criança, que, mais cedo do que você pensa, vai querer xeretar em tudo. Se não for possível, evite, pelo menos, que fique próximo à porta.

3 2- Anote: as relações sociais entre pais e filhos são norteadas pelo desejo de estar juntos, sempre levando em conta a liberdade de ambos. Só vale deixar o bebê dormir no quarto do casal nas primeiras semanas, num moisés ou berço ao lado da cama. Mas é bom que ele não se acostume. Assim, a criança vai gostar cada vez mais de ter o seu cantinho, respeitando a privacidade dos pais e desfrutando a própria.

4 3- Não agasalhe demais o bebê
3- Não agasalhe demais o bebê. Nada, porém, de cair no extremo oposto, pois os recém- nascidos perdem calor rapidamente e, mesmo num dia quente, podem ocorrer mudanças bruscas de temperatura. Portanto, ao sair com ele, tenha sempre à mão um casaquinho ou manta. Em tempo: várias camadas de peças finas esquentam mais do que uma grossa.

5 4- Todas as peças do bebê precisam ser lavadas com sabão neutro
4- Todas as peças do bebê precisam ser lavadas com sabão neutro. O enxágue deve ser feito em água corrente e é necessário passá- las antes do uso.

6 5- Agudos dignos de uma prima- dona invadem o quarto do bebê
5- Agudos dignos de uma prima- dona invadem o quarto do bebê. Pegar no colo ou não? Eis o dilema da maioria dos pais. Quando a criança é muito pequena, não é aconselhável deixá- la chorar por muito tempo, mesmo porque, até os 4 meses, ela não sabe fazer manha. Portanto, dar- lhe atenção só vai mostrar que você está lá para protegê- la. Com o tempo, pela mímica facial, a mãe aprende a perceber se o berreiro é um truque. Uma boa forma de amenizar as sinfonias noturnas? Ensine seu filho a diferenciar a noite do dia. Para isso, durante o dia, providencie que haja ruídos e luminosidade no quarto. À noite, faça o oposto.

7 6- Ao colocar o bebê para dormir, retire bichinhos de pelúcia, outros brinquedos e travesseiros (deixe somente um pequeno, que ele vai usar). Lembre- se: mantas em excesso podem causar sufocação.

8 7- Cortinas pesadas, com babados e bordados, nem pensar
7- Cortinas pesadas, com babados e bordados, nem pensar. Acumulam poeira.

9 8- Recém- nascidos gostam de luz suave
8- Recém- nascidos gostam de luz suave. 9- Para evitar eventuais alergias, não coloque sachês nas prateleiras onde vai guardar as roupinhas.

10 10- Bichos de pelúcia coloridos são os melhores amigos dos bebês, mas precisam ser de material sintético e “tomar banho” com frequência. Lave- os na máquina.

11 11- O berço não pode receber diretamente a luz do sol e ficar exposto a correntes de ar.

12 12- Procure amamentar num ambiente tranquilo
12- Procure amamentar num ambiente tranquilo. Escolha uma cadeira de balanço com banqueta, para ter mais conforto. Depois do aleitamento, segure o bebê de pé, encostando- o ao ombro com uma das mãos, enquanto dá batidinhas nas costas dele. Se seu filho tiver engolido ar, vai eructar (arrotar).

13 13- Móbiles ou brinquedos com luzes são uma atração irresistível e um aprendizado garantido.

14 14- Preste atenção em alguns itens de segurança do berço:
Verifique se não existem farpas ou pontas que possam prender a roupa do bebê. Meça o espaço entre as grades. Ele não deve ser superior a 6 (seis) centímetros. Observe a distância do topo da grade à superfície do colchão- precisa ser de 50 (cinquenta) centímetros quando o colchão estiver na posição mais baixa e não menor do que 20 (vinte) centímetros na mais alta.

15 15- Não use carpete, prefira o piso de madeira
15- Não use carpete, prefira o piso de madeira O tapete de borracha possibilita lavagens periódicas.

16 17- É importante que os móveis sejam fáceis de limpar
17- É importante que os móveis sejam fáceis de limpar. Não esqueça: colchão e travesseiros de espuma são melhores do que os de pena ou paina. Evitam alergias. Finalmente: prefira os lençóis de fibras naturais, como os de algodão.

17 18- As roupinhas do bebê devem ser, de preferências, feitas com fibras naturais, que não irritam a pele e ajudam a manter estável a temperatura.

18 19- Chegou o momento de preparar o banho e estreitar o relacionamento com o pequeno. O período ideal é entre o final da manhã e o início da tarde. Se fizer frio, aqueça o ambiente. A água deve ser a do chuveiro, morna, em torno de 37 graus célsius, em quantidade suficiente para chegar à altura do umbigo do bebê.

19 20- Tudo arrumado. É hora de despir o nenê
20- Tudo arrumado? É hora de despir o nenê. Tire a parte de baixo primeiro. Em seguida, higienize o bumbum, com algodão e água. Assim não há contaminação e ele é estimulado a urinar antes de tomar banho. Por último, retire a parte de cima da roupa e leve o bebê para a banheirinha. Converse com ele para que se sinta seguro.

20 21- Dentro da banheira, uma das mãos vai amparar a criança por baixo das axilas, apoiando o tronco com o antebraço. Com a outra, que segurava o bumbum até ele ser apoiado na banheira, você passa o sabonete e enxágua o bebê.

21 22- O rosto é a primeira parte a ser lavada, sempre com delicadeza, pouca água e sabonete neutro. Em seguida, cabeça, tórax, braços, barriga, pernas e genitais. Pronto. Agora é hora de enxugar. Comece pela cabecinha, secando bem as orelhas (cotonete só deve ser usado nos contornos, nunca dentro do ouvido). Ao enxugar o corpo, seque bem as dobrinhas e entre os dedinhos.

22 23- A boca do bebê precisa ser higienizada uma vez por dia
23- A boca do bebê precisa ser higienizada uma vez por dia. Você pode usar dedeiras de silicone ou uma gaze umedecida em água mineral para limpar, fazendo movimentos suaves pela língua, bochechas e gengiva. As escovas massageadoras são importantes a partir dos 6 (seis) meses, quando os dentes começam a romper a gengiva.

23 24- Se a higiene já é um ritual de amor, amamentar é a própria expressão da ternura. Gratifica. Mas, para que esses momentos de intimidade sejam realmente gostosos, seu bebê precisa ser levado à mama o mais precocemente possível para que se inicie o processo de sucção, que estimula a produção de leite.

24 25- A rigidez dos horários das mamadas é coisa do passado
25- A rigidez dos horários das mamadas é coisa do passado. O ideal é oferecer o alimento ao bebê quando pedir ou mostrar sinais de fome. Caso ele não se manifeste, não ultrapasse as 3 (três) horas entre uma mamada e outra, porque isso faz com que haja diminuição do estímulo de produção do leite.

25 É de fácil digestão e nunca provoca alergia.
26- Ninguém mais duvida de que o aleitamento natural é o que há de melhor para o bebê. Até os 6 (seis) meses, ele não precisa de outro alimento, nem mesmo de água. Veja algumas de suas vantagens: É de fácil digestão e nunca provoca alergia. Contém todas as vitaminas, proteínas e demais nutrientes. Possui anticorpos que passam para o recém- nascido, protegendo- o contra infecções. Sua composição é sempre certa, pois se altera à medida que a criança cresce.

26 27- Ele pode berrar de madrugada, mas é um dorminhoco de marca maior.
Até os 2 (dois) meses, os recém- nascidos caem no sono por até 18 (dezoito) horas. Dos 2 (dois) aos 3 (três) meses a média noturna é de 9 (nove) horas mais 5 (cinco) horas de soneca durante o dia. Aos 6 (seis) meses o bebê costuma dormir por volta de 10 (dez) a 11 (onze) horas à noite mais duas ou 3 (três) horas de dia.

27 28- A visão se desenvolve bem cedo
28- A visão se desenvolve bem cedo. Ao nascer, seu baixinho já é um pequeno explorador. Sua grande aventura é o quarto que o abriga. Um bebê com 1 (um) mês já identifica o vermelho, o verde e, talvez, o azul. No entanto, o campo visual é limitado. Isso porque, durante os 2 (dois) primeiros meses de vida, não consegue focalizar além de 25 centímetros de distância. O bebê detesta luzes fortes, mas os contrastes e os objetos brilhantes o encantam. Crie um mundo colorido para ele...

28 29- Movimentos intestinais descoordenados são responsáveis pelas malfadadas cólicas. Passados os primeiros 3 (três) meses, os sistemas gastrintestinal e nervoso central adquirem maturidade e a dor, puf... desaparece. Embora essa transitoriedade seja notória, não há mãe que não entre em pânico ao ver seu pequeno sofrer. Algumas medidas aliviam o desconforto: massagens circulares na barriguinha, bolsa térmica e segurar o bebê de bruços. Também ajuda flexionar e estender as perninhas fazendo movimento de bicicleta.

29 30- A intimidade começa pelo cheiro
30- A intimidade começa pelo cheiro. Perfume de mãe é o preferido por 10 (dez) entre 10 (dez) bebês. Com 5 (cinco) dias, ele já é capaz de reconhecer o odor natural da mulher que o amamenta ou mesmo de uma roupa que ela tenha usado. Às vezes, só a presença dessa peça acalma a criança. Os pequenos também apreciam o odor de seu bercinho. Alguns manifestam evidente mau humor e demoram a pegar no sono quando há troca dos lençóis.

30 31- Nos primeiros dias o bebê já quer imitar o que vê
31- Nos primeiros dias o bebê já quer imitar o que vê. Ele faz a leitura do corpo e da expressão dos adultos que o cercam. Por isso, é importante demonstrar os sentimentos. Um simples beijo estalado gera a conexão de milhares de neurônios.

31 32- Cante canções de ninar ou coloque um disco para o bebê escutar
32- Cante canções de ninar ou coloque um disco para o bebê escutar. Já existem pesquisas comprovando que ouvir música clássica contribui para o aprendizado de matemática. Não coloque para a criança ouvir rock da pesada.

32 33- Fale com ele sobre a alegria de tê- lo em sua vida, sobre qualquer coisa, mas fale. Assim, a criança começa a perceber a melodia e o timbre da voz. Faça pausas entre as frases para o bebê aprender que há uma hora para falar e outra para ouvir.

33 34- Aproveite o momento em que o bebê se delicia na água e vá dizendo o nome das partes do corpo. Você o ajuda a fixar e ampliar o vocabulário.

34 35- Adão fez isto com a ajuda do Todo- Poderoso: deu nome aos bois
35- Adão fez isto com a ajuda do Todo- Poderoso: deu nome aos bois... e a tudo mais. Que tal imitá- lo? Descreva tintim por tintim o que vê ou ouve: “Olha a rosa vermelha”; “O cachorro latiu”. Facilita a identificação. Deus sabia disso...


Carregar ppt "35 IDÉIAS PARA CRIAR UM NINHO DE BEM- ESTAR PARA O SEU BEBÊ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google