A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

para exames laboratoriais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "para exames laboratoriais"— Transcrição da apresentação:

1 para exames laboratoriais
Coleta de Sangue para exames laboratoriais Projeto coordenado pela profa. Dra. Denise Costa Dias A coleta de amostras de sangue para exames laboratoriais pode ser realizada por meio de seringa e agulha ou utilizando-se o sistema vacutainer. Antes de iniciar o procedimento lave bem as mãos.  Identifique o paciente pelo nome.  Confira os pedidos de exame e a quantidade e tipo de frascos necessários.

2 Preparo do material Suporte para agulha e para o frasco de coleta Agulha do sistema vacuitaner Ponta que irá perfurar o frasco de coleta: protegida por emborrachado.

3 Agulha que perfura O frasco de coleta Agulha já adaptada ao suporte Agulha que punciona a veia do paciente

4 Garrotear o paciente e palpar a veia Garrote ou torniquete- tira de velcro ou tubo de borracha. Deve ser aplicado 15 a 20 cm acima do local da punção. Em pacientes com hipotensão colocar o torniquete tão próximo quanto possível do local de punção A utilização do mesmo torniquete em mais de um paciente facilita a infecção cruzada!

5 Realizar antissepsia com
Álcool a 70%

6 Solicitar ao paciente que feche a mão
(facilita a estase venosa). Esticar a pele e manter a veia fixa com o polegar da mão não dominante. Introduzir a agulha com o bisel para cima num ângulo de 30 a 45o diretamente sobre a veia (método direto) ou ao lado desta (método indireto). Tubo pronto para ser inserido Colocar o indicador da mão dominante sobre o canhão da agulha.

7 Após introduzir a agulha na veia conectar o tubo de coleta ao adaptador .
No sistema vacuitaner os tubos contém vácuo e o sangue flui automaticamente para o tubo.

8 Soltar o torniquete antes de remover a agulha

9 Existem tubos específicos para cada tipo de exame
Terminada a coleta, comprimir o vaso com algodão seco, e solicitar ao paciente para permanecer com o braço distendido. Flexioná-lo poderá provocar lesão no tecido.

10 O paciente pode ser orientado a cooperar segurando o algodão com a outra mão, para que o profissional prepare o adesivo para colocar no local.

11 Colocação de adesivo no local onde foi realizada a punção.

12 Para finalizar o procedimento:
Descarte apropriado dos materiais (perfurocortante e luvas) e registro.

13 Referências Bibliográficas
Koch, M. Rosi et al Técnicas Básicas de Enfermagem. Florence. Curitiba, 1998. Phillips, L.D. Manual de Terapia Intravenosa. Artmed. Porto Alegre, 2001. Envie comentários


Carregar ppt "para exames laboratoriais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google