A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise da Mortalidade e dos Internamentos Hospitalares por Concelhos de Portugal Continental (2000-2004) Departamento de Epidemiologia Rita Nicolau Ausenda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise da Mortalidade e dos Internamentos Hospitalares por Concelhos de Portugal Continental (2000-2004) Departamento de Epidemiologia Rita Nicolau Ausenda."— Transcrição da apresentação:

1 Análise da Mortalidade e dos Internamentos Hospitalares por Concelhos de Portugal Continental ( ) Departamento de Epidemiologia Rita Nicolau Ausenda Machado José Marinho Falcão Baltazar Nunes

2 Enquadramento O projecto GeoFASES (Análise Geográfica de Factores Ambientais e Socio-Económicos em Saúde) teve início em Julho de 2006, sendo co-financiado pela Fundação Merck Sharp & Dohme e desenvolvido pelo actual Departamento de Epidemiologia (ex-ONSA) do INSA. No 1º ano de execução, este projecto centrou-se na descrição da distribuição geográfica da mortalidade e dos internamentos hospitalares por concelhos de Portugal Continental ( ). No 2º ano de execução (em curso), procede-se à identificação de determinantes (ambientais, socio-económicas e de estilos de vida) que permitam explicar, ainda que parcialmente, a variação da mortalidade e dos internamentos hospitalares entre os concelhos estudados.

3 Enquadramento No 3º ano de execução, pretende-se estimar o impacto da poluição atmosférica na mortalidade e nos internamentos hospitalares diários, ocorridos em localizações específicas do Continente. A selecção de tais localizações decorrerá das fases antecedentes do projecto. A publicação agora apresentada nasceu no âmbito do 1º ano de execução do projecto GeoFASES. Nesta publicação procede-se à análise da distribuição concelhia da mortalidade e dos internamentos hospitalares verificados entre os residentes do Continente, no período de 2000 a 2004. Os resultados apresentados consistem em indicadores anuais médios para o conjunto dos dois sexos, por concelhos de residência dos indivíduos.

4 Enquadramento A selecção dos 9 grupos de doença estudados, fundamentou-se nos objectivos globais do projecto, pressupondo que: os factores ambientais contemplados são susceptíveis de influenciar de forma directa o aparelho respiratório e de forma indirecta o aparelho cardiovascular; a exposição prolongada a tais factores poderá estar associada ao incremento de algumas neoplasias malignas, designadamente as do aparelho respiratório. Deste modo, abordaram-se: a totalidade das causas (com exclusão das externas); as doenças do aparelho respiratório; as doenças do aparelho circulatório; as neoplasias malignas; algumas sub-causas incluídas em cada um dos 3 últimos grupos.

5 Objectivos Realização de um estudo descritivo que permitisse conhecer e comparar a distribuição espacial da mortalidade e dos internamentos hospitalares ocorridos no Continente, recorrendo a uma desagregação geográfica pormenorizada: o concelho. Identificar as regiões e concelhos do Continente que (isoladamente ou em conjunto) apresentaram as maiores e as menores taxas de mortalidade e de internamentos para os 9 grupos de doença abordados. Disponibilizar os indicadores produzidos à comunidade científica, de modo a potenciar o desenvolvimento de outros estudos.

6 Metodologia Os indicadores produzidos para estudar os óbitos e internamentos hospitalares relativos aos 9 grupos de doença tratados, consistem em: taxas de mortalidade e de internamentos padronizadas pela idade (padronização pelo método directo, utilizando a população do Continente em 2001 como padrão) índices comparativos de mortalidade e de internamentos taxas específicas de mortalidade e de internamentos, para os indivíduos com 65 e mais anos. Para uma correcta apreciação dos indicadores, disponibilizam-se medidas adicionais, que permitem avaliar sobre a precisão e significância estatística dos mesmos. A representação cartográfica adoptada facilita a interpretação dos resultados.

7 Resultados Identificação de localizações onde o risco de morte e/ou de internamento por determinada causa se diferenciou por excesso ou por defeito no território continental. Localizações onde o risco de morte e/ou de internamento por “Todas as causas excepto causas externas” se tenha diferenciado por excesso Mortalidade Internamentos Hospitalares Distritos / Regiões com as taxas mais altas Concelhos com as taxas mais altas Todas as Causas excepto causas externas Regiões: Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo. Distritos: Beja, Lisboa, Santarém e Setúbal. Alvito*, Murtosa*, Cuba*, Aljustrel* e Serpa*. Distritos: Leiria, Coimbra e Aveiro; Castelo Branco e Guarda; Bragança e Vila Real. Covilhã*, Bragança*, Macedo de Cavaleiros*, Chaves* e Águeda*. * valores estatisticamente significativos (p <0,05)

8 “Todas as causas excepto causas externas”
Taxas de mortalidade e de internamentos padronizadas pela idade Departamento de Epidemiologia Óbitos/105 hab. Internamentos/105 hab.

9 Resultados * valores estatisticamente significativos (p <0,05)
Localizações onde o risco de morte e/ou de internamento por Neoplasias Malignas se tenha diferenciado por excesso Mortalidade Internamentos Hospitalares Distritos / Regiões com as taxas mais altas Concelhos com as taxas mais altas Neoplasias Malignas - Total Regiões: Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo Distritos: Beja, Setúbal, Lisboa, Viana do Castelo e Porto. Aljustrel*, Alcochete*, Ferreira do Alentejo*, Lisboa* e Melgaço*. Regiões: Centro; Distritos: Castelo Branco, Guarda e Coimbra. Vila Velha de Ródão*, Penamacor*, Fundão*, Covilhã* e Coimbra*. Neoplasias Malignas dos Brônquios e dos Pulmões Regiões: Alentejo Áreas Metropolitanas: do Porto e de Lisboa. Barrancos, Ourique, Aljustrel, Alvito e Santa Marta de Penaguião. Distritos: Portalegre, Castelo Branco e Guarda; Área Metropolitana: de Lisboa. Penamacor*, Fundão*, Monforte, Elvas* e Covilhã*. * valores estatisticamente significativos (p <0,05)

10 Neoplasias Malignas - total
Taxas de mortalidade e de internamentos padronizadas pela idade Departamento de Epidemiologia Internamentos/105 hab. Óbitos/105 hab.

11 Resultados * valores estatisticamente significativos (p <0,05)
Localizações onde o risco de morte e/ou de internamento por Doenças do Aparelho Circulatório se tenha diferenciado por excesso Resultados Mortalidade Internamentos Hospitalares Distritos / Regiões com as taxas mais altas Concelhos com as taxas mais altas Doenças do Aparelho Circulatório - Total Distritos: Beja, Lisboa, Viseu e Viana do Castelo. Alvito*, Sobral de Monte Agraço*, Monção*, Rio Maior* e Alenquer*. Distritos: Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Braga e Bragança. Covilhã*, Pombal*, Peniche*, Oeiras*e Guimarães*. Doença Isquémica do Coração Distritos: Lisboa, Beja, Portalegre e Faro. Alvito*, Cascais*, Lisboa*, Campo Maior* e Manteigas. Distritos: Lisboa, Setúbal, Portalegre e Castelo Branco. Loures*, Covilhã*, Elvas*, Oeiras* e Lisboa*. Doenças Cerebro-vasculares Distritos: Viana do Castelo, Beja, Viseu, Lisboa, Santarém e Porto. Alvito*, Monção*, Resende*, Ponte da Barca* e Vila Nova de Cerveira*. Distritos: Leiria, Lisboa e Santarém; Bragança, Porto e Viseu. Guimarães*, Loures*, Peniche*, Peso da Régua* e Rio Maior*. . * valores estatisticamente significativos (p <0,05)

12 Doenças do Aparelho Circulatório - total
Taxas de mortalidade e de internamentos padronizadas pela idade Departamento de Epidemiologia Internamentos/105 hab. Óbitos/105 hab.

13 Resultados * valores estatisticamente significativos (p <0,05)
Localizações onde o risco de morte e/ou de internamento por Doenças do Aparelho Respiratório se tenha diferenciado por excesso Resultados Mortalidade Internamentos Hospitalares Distritos / Regiões com as taxas mais altas Concelhos com as taxas mais altas Doenças do Aparelho Respiratório - Total Distritos: Aveiro, Braga, Porto, Coimbra e Lisboa. Miranda do Corvo*, Penafiel*, Vila Nova de Paiva*, Murtosa* e Paredes*. Regiões: Lisboa e Vale do Tejo, Centro e Norte. Distritos: Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Porto e Vila Real. Chaves*, Bragança*, Macedo de Cavaleiros*, Alcobaça* e Santo Tirso*. Pneumonia e Gripe Distritos: Aveiro, Coimbra, Porto, Braga, Vila Real, Bragança, Santarém e Portalegre. Penafiel*, Albergaria-a-Velha*, Oliveira do Bairro*, Paredes* e Melgaço*. Distritos: Aveiro, Bragança, Vila Real e Viseu. Macedo de Cavaleiros*, Seia*, Bragança*, Chaves* e Guimarães*. Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica Distritos: Braga, Porto e Vila Real. Manteigas, Sabrosa, Felgueiras*, Vila Nova de Poiares e Castro Daire*. Distritos: Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Porto e Vila Real. Alcobaça*, Covilhã*, Vimioso*, Guimarães* e Bragança*. * valores estatisticamente significativos (p <0,05)

14 Doenças do Aparelho Respiratório - total
Taxas de mortalidade e de internamentos padronizadas pela idade Departamento de Epidemiologia Internamentos/105 hab. Óbitos/105 hab.

15 Discussão de Resultados
Na comparação da distribuição espacial da mortalidade e dos internamentos hospitalares relativos à maioria das doenças estudadas, verificou-se não existir concordância entre a localização das maiores taxas de internamento e de mortalidade. Observou-se no entanto maior concordância na distribuição espacial das taxas de mortalidade e de internamentos mais altas, relativas a doenças agudas ou a agudizações de doenças crónicas (gripe e pneumonia, doença isquémica).

16 Conclusões e Futuros Desenvolvimentos
Apesar das conhecidas limitações da informação base, os autores deste estudo acreditam que os resultados obtidos poderão: Servir de base à pesquisa de determinantes locais ou regionais para algumas das doenças abordadas; Potenciar novos estudos por emprego dos indicadores disponibilizados ou por delineamento de estudos ao nível do indivíduo, que visem aprofundar o conhecimento sobre os factores que influenciam cada doença; Apoiar o planeamento na área da saúde, nomeadamente os agrupamentos de Centros de Saúde e Unidades Locais de Saúde no âmbito da prevenção primária, prevenção secundária e na prestação de cuidados.

17 Conclusões FIM


Carregar ppt "Análise da Mortalidade e dos Internamentos Hospitalares por Concelhos de Portugal Continental (2000-2004) Departamento de Epidemiologia Rita Nicolau Ausenda."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google