A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELEMENTOS QUÍMICOS PRESENTES NOS ALIMENTOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELEMENTOS QUÍMICOS PRESENTES NOS ALIMENTOS"— Transcrição da apresentação:

1 ELEMENTOS QUÍMICOS PRESENTES NOS ALIMENTOS

2 Introdução Neste trabalho pretendemos falar sobre os elementos químicos presentes nos alimentos e falar um pouco sobre esses elementos químicos.

3 Cobre(Cu) Encontrado no fígado, ovos, peixe, mariscos, chocolate, trigo integral e feijão, o Cobre (Cu) atua na integridade cardiovascular e na saúde do SNC, funcionando em equilíbrio com o zinco e a vitamina C na formação da elastina, que é uma proteína da pele. É um componente com muitas enzimas, dentre elas, enzimas respiratórias e enzimas que participam da síntese da hemoglobina. Se o consumo de vitamina C ou ferro for muito alto, há interferência no metabolismo do cobre.

4 Cobre(Cu) O cobre (Cu) é utilizado, actualmente, para a produção de materiais condutores de electricidade (fios e cabos), e em ligas metálicas como latão e bronze. À temperatura ambiente o cobre encontra-se no estado sólido. É um dos metais mais importantes industrialmente.

5 Potássio(K) Encontrado em carnes, leite e muitos tipos de frutas, verduras e legumes, influencia a contracção muscular e a actividade dos nervos. Participa, juntamente com o sódio e o cloro, da manutenção do equilíbrio osmótico celular, ajudando a eliminar água em excesso do corpo e regulando o pH do sangue.

6 Potássio(K) Oxida-se rapidamente com o oxigénio, é muito reactivo especialmente com a água e é parecido quimicamente com o sódio. É um elemento químico essencial para o homem, encontrado em muitas hortaliças, e essencial para o crescimento das plantas.

7 Cálcio(Ca) Encontrado em vegetais verdes (pouca quantidade), leite e derivados, ostra, sardinha, soja, o Cálcio (Ca) é o mineral mais abundante no corpo humano, sendo componente importante dos ossos e dos dentes. É essencial para a coagulação do sangue e necessário ao funcionamento normal de nervos e músculos, inclusive o cardíaco.

8 Cálcio(Ca) É um metal da família dos alcalino-terrosos, pertencente ao grupo dois da classificação periódica dos elementos químicos.

9 Ferro(Fe) Encontrado no fígado, coração, ostras, feijão, carnes, gema de ovo, legumes e vegetais verdes, o Ferro (Fe) é fundamental para a respiração celular. Está associado a proteínas e zinco, e é essencial durante a fase de crescimento e na gravidez.

10 Ferro(Fe)  À temperatura ambiente, o ferro encontra-se no estado sólido. É um dos elementos mais abundantes do Universo. O núcleo da Terra é formado principalmente por ferro e Níquel (NiFe). O ferro, actualmente, é utilizado extensivamente para a produção de aço, liga metálica para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte etc...

11 Sódio(Na) Encontrado no sal de cozinha e em alimentos marinhos (os de origem animal e industrializados), o Sódio (Na), é importante no balanço de líquidos do corpo e essencial para a condução do impulso nervoso.

12 Sódio(Na) É um elemento químico essencial.
É um metal alcalino, sólido na temperatura ambiente. É também componente do cloreto de sódio (NaCl) necessário para a vida.

13 Selénio(Se) Encontrado na cebola, na castanha-do-pará, na carne, no peixe e frutos do mar em geral, em grãos, no leite e na água, o Selénio (Se), está associado ao metabolismo de gorduras e vitamina E. Faz parte das enzimas destruidoras de radicais livres (glutadiona peroxidase, uma enzima antioxidante).

14 Selénio(Se) Em condições normais de temperatura e pressão (CNTP), o selénio encontra-se no estado sólido. É um elemento essencial para a maioria das formas de vida. Um dos seus usos é na fabricação de células fotoeléctricas.

15 Zinco(Zn) Encontrado em carne, ovos, peixe, crustáceos, leite e legumes e farelo de trigo, o Zinco (Zn), é um componente de muitas enzimas, que atua em várias funções metabólicas vitais, como digestão. Ajuda na cicatrização de ferimentos e faz parte da molécula de muitas enzimas antioxidantes.

16 Zinco(Zn) Á temperatura ambiente, o zinco encontra-se no estado sólido. O zinco é um elemento químico essencial para a vida: intervém no metabolismo de proteínas e ácidos nucleicos, estimula a actividade de mais de 100 enzimas, colabora no bom funcionamento do sistema imunológico, é necessário para cicatrização dos ferimentos, intervém nas percepções do sabor e olfacto e na síntese do ADN.

17 Manganês(Mn) Encontrado em cereais integrais, gema de ovo e vegetais verdes, o Manganês (Mn), é necessário para a activação de diversas enzimas e é importante no mecanismo de amadurecimento celular. E também ajuda o selénio (Se) a eliminar os radicais livres.

18 Manganês(Mn) Á temperatura ambiente, o manganês encontra-se no estado sólido. É um agente que retira enxofre e oxigénio e outros usos dos seus principais compostos que incluem o dióxido de manganês na confecção de pilhas secas e o permanganato de potássio em laboratório como agente oxidante em várias reações químicas.

19 Iodo(I) Encontrado em frutos do mar, sal de cozinha iodado e lacticínios, o Iodo (I), ajuda no metabolismo de gorduras. Sua carência pode originar bócio (papo formado pelo crescimento da glândula tireóide), falta de dificuldade de aprender a ler, cansaço diário e retardamento físico e mental (em crianças).

20 Iodo(I) Á temperatura ambiente, o iodo encontra-se no estado sólido.
É o menos reactivo e o menos electronegativo de todos os elementos do seu grupo (grupo dos halogénios).

21 Fósforo(P) Encontrado em leite e derivados, carne, peixe, ovos, nozes e cereais, o Fósforo (P) é essencial para o armazenamento e transferência de energia nas células. É um componente dos ossos e dos dentes e desempenha um papel importante no metabolismo de gorduras, carboidratos e proteínas.

22 Enxofre(S) Encontrado em carnes e legumes, o Enxofre (S) é um componente de muitas proteínas, essencial para a actividade metabólica normal e é importante na conversão de alguns metais pesados tóxicos em compostos solúveis em água, ajudando na sua eliminação.

23 Enxofre(S) À temperatura ambiente, o enxofre encontra-se no estado sólido. O enxofre é um elemento químico essencial para todos os organismos vivos, sendo constituinte importante de muitos aminoácidos. É utilizado em fertilizantes, além de ser constituinte da pólvora, de medicamentos laxantes, de palitos de fósforos e de insecticidas.

24 Conclusão Com este trabalho vimos que os alimentos tem muitos mais elementos químicos do que nós pensávamos. E também ficamos a saber um pouco mais sobre cada elemento químico apresentado anteriormente.

25 FIM Trabalho realizado por: João Silvestre, nº11; João Santos, nº10
Turma: 8ºC


Carregar ppt "ELEMENTOS QUÍMICOS PRESENTES NOS ALIMENTOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google