A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUESTÃO AMBIENTAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUESTÃO AMBIENTAL."— Transcrição da apresentação:

1 QUESTÃO AMBIENTAL

2 CONCEITOS MEIO AMBIENTE - é o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abrigar e reger a vida em todas as suas formas. ECOLOGIA - É o estudo do lugar onde se vive, com ênfase sobre a totalidade ou padrão de relações entre os organismos e o seu ambiente. Deriva do grego "oikos" = casa e "logos"=estudo, ou seja, o estudo do meio ambiente onde vivemos e a sua relação e interação com todos os seres vivos. BIOSFERA - biosfera. Bios vem do grego "vida". A biosfera se estende um pouco acima e um pouco abaixo da superfície do planeta é uma película de terra firme, água, energia e ar que  envolve o planeta Terra. É o habitat viável de todas as espécies de seres vivos.

3 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Entende-se por desenvolvimento sustentável , o desenvolvimento econômico e material da humanidade que leve em conta as conseqüências das atividades humanas sobre o meio ambiente , de maneira a evitar as interferências nocivas e seus resultados . Em outras palavras , é desenvolver sem afetar o meio ambiente .

4 O Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente (PNUMA), institucionalizado, em 1972, na Conferência de Estocolmo, também conhecida como Conferência sobre o Meio Ambiente Humano, auxilia o desenvolvimento de políticas ambientais sustentáveis, elaborando sugestões para corrigir e prevenir problemas de cunho ambiental. Ele possui sede oficial em Nairóbi, no Quênia, e escritórios situados por todo o globo.

5 O número de regiões metropolitanas no Brasil é bem expressivo
O número de regiões metropolitanas no Brasil é bem expressivo. São 28 ao todo, e estão distribuídas por todas as regiões do país. PROBLEMAS AMBIENTAIS

6

7 O consumo de água no mundo

8 A poluição da água É a introdução de materiais químicos, físicos e biológicos que estragam a qualidade da água e afeta o organismo dos seres vivos. Esse processo vai desde simples saquinhos de papel até os mais perigosos poluentes tóxicos, como os pesticidas, metais pesados (mercúrio, cromo, chumbo) e detergentes . A poluição mais comum é aquela causada pelo lixo que o homem joga nos rios. O crescimento das cidades e de sua população aumentaram os problemas, porque o tratamento de esgotos e de fossas não conseguiu acompanhar o ritmo de crescimento urbano.

9 O CICLO HIDROLÓGICO

10

11

12 O DESPEJO DE ESGOTOS NOS MANGUEZAIS , DESTROEM UM DOS ECOSSISTEMAS MAIS RICOS DO BRASIL 

13

14 Esgoto a céu aberto na praia de Ponta Negra (foto: Joana Lima/12. 04

15 O grupo ambientalista Greenpeace atormentou navios que jogavam lixo radioativo no mar, em Isso gerou muita publicidade e fez com que esse despejo fosse proibido.

16 MARÉS NEGRAS

17 Brasil, em 2007, Baía de todos os Santos (Bahia)
MARÉ VERVELHA O acontecimento conhecido por maré vermelha ocorre devido à aglomeração em conseqüência da proliferação (multiplicação) de micro-algas dinoflageladas, causando efeito na coloração da água (vermelha ou marrom) em ambientes de estuário (encontro do rio com o mar) e também em regiões marinhas.

18 O aqüífero Guarani

19 FORMAS DE COMBATE A ESCASSEZ DE ÁGUA
REUTILIZAÇÃO DESSALINIZAÇÃO DIMINUIR O DESPERDÍCIO CAPTAR ÁGUA DA CHUVA PERFURAÇÃO DE POÇOS CAPTURA DE ICEBERGS CONSTRUÇÃO DE CANAIS, ADUTORAS, BARRAGENS E CISTERNAS TÉCNICAS DE IRRIGAÇÃO ECONÔMICA (GOTEJAMENTO)

20 CONTAMINAÇÃO DO SOLO E ÁGUA

21 Geomembranas em Polietileno de Alta Densidade – PEAD para impermeabilização e proteção de solos e estruturas em Sistemas de Tratamento de Dejetos de Suínos, Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) e aterros sanitários urbanos e/ou industriais.

22

23 ETE - NATAL em 19/ago/2009

24 DESMATAMENTOS E QUEIMADAS
POLUIÇÃO DO AR

25 DESMATAMENTO CONSEQUÊNCIAS CAUSAS EROSÃO EXPANSÃO DA AGRICULTURA
ASSOREAMENTO DOS RIOS PERDA DE BIODIVERSIDADE PERDA DA FERTILIDADE DO SOLO DESERTIFICAÇÃO CAUSAS EXPANSÃO DA AGRICULTURA EXTRATIVISMO VEGETAL MINERAÇÃO EXPANSÃO URBANA

26

27

28

29 Imagem de satélite de Natal-RN.

30 Os desmatamentos deixam o solo das matas completamente estéreis , desertificando as áreas que antes eram ricas em flora e fauna . A figura ao lado mostra um trecho da floresta Amazônica .

31                                                                                                                                          Outro As voçorocas

32 As voçorocas

33 ASSOREAMENTO DOS RIOS

34 Relevo do Rio Grande do Norte
Desertificação

35 O impacto ambiental das queimadas é um tema preocupante, pois envolve a fertilidade dos solos, a destruição da biodiversidade, a fragilização de agroecossistemas, a destruição de linhas de transmissão e outras formas de patrimônio público e privado, a produção de gases nocivos à saúde humana, a diminuição da visibilidade atmosférica, o aumento de acidentes em estradas e a limitação do tráfego aéreo, entre outros.

36 Área desmatada e queimada em Feliz Natal, Mato Grosso, perto da BR-163

37 POLUIÇÃO VISUAL

38 POLUIÇÃO SONORA

39 Durante as queimadas , gases são emitidos para a atmosfera , agravando o efeito estufa.

40 EFEITO ESTUFA

41 O Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porém cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser refletida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra. Isto deve-se principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases como o Dióxido de Carbono, Metano, Óxidos de Azoto e Ozônio presentes na atmosfera que vão reter esta radiação na Terra,

42

43

44

45

46 EFEITO ESTUFA As principais conseqüências seriam a alteração das paisagens vegetais, que caracterizam as diferentes regiões terrestres, e o derretimento das massas de gelo, provocando a elevação do nível do mar e o desaparecimento de inúmeras cidades e regiões litorâneas. Na Antártida, cerca de 3 mil Km quadrados de geleiras viraram água entre 1998 e Dezenas de ilhas da Oceania, entre elas Fiji, Nauru, Tuvalu e Vanuatu, correm o risco de submergir com o aumento do nível dos oceanos. No Recife, capital de Pernambuco, o contorno da praia está encolhendo ano a ano.

47 As substância poluentes no ar atingem os seres humanos manifestando-se através de sintomas distintos: dores de cabeça, desconforto, cansaço, palpitações no coração, vertigens, diminuição dos reflexos (monóxido de carbono que, em concentrações elevadas, pode conduzir à morte), irritação dos olhos, nariz, garganta e pulmões (óxidos de nitrogênio); infiltração de partículas nos pulmões formando ácidos sulfúricos (óxido de enxofre); asma aguda e crônica, bronquite e enfisema (dióxido de enxofre); câncer (hidrocarbonetos); destruição de enzimas e proteínas (ozônio), degeneração do sistema nervoso central e doenças nos ossos, principalmente em crianças (chumbo).

48

49 POLUIÇÃO DO AR Entre os principais meios de intervenção disponíveis contam-se: estabelecimento de limites de qualidade do ar ambiente; definição de normas de emissão; licenciamento das fontes poluidoras; incentivo à utilização de novas tecnologias; utilização de equipamento de redução de emissões (por exemplo os catalizadores nos automóveis e a utilização de equipamento de despoluição de efluentes gasosos nas indústrias);

50 utilização de redes de monitoramento da qualidade do ar;
controle dos locais de deposição de resíduos sólidos, impedindo os fogos espontâneos e a queima de resíduos perigosos; utilização de redes de monitoramento da qualidade do ar; incentivo à florestamento; estabelecimento de Planos de Emergência para situações de poluição atmosférica graves; criação de serviços de informação e de auxílio às populações sujeitas ou afetadas pela poluição atmosférica.

51 CHUVAS ÁCIDAS

52 As chuvas normais têm um pH de aproximadamente 5,6, que é levemente ácido. Essa acidez natural é causada pela dissociação do dióxido de carbono em água, formando o ácido carbônico, segundo a reação:

53 CHUVA ÁCIDA A Chuva ácida é caracterizada por um pH abaixo de 4,5. É causada pelo enxofre proveniente das impurezas da queima dos combustíveis fósseis e pelo nitrogênio do ar, que se combinam com o oxigênio para formar dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio. Estes se difundem pela atmosfera e reagem com a água para formar ácido sulfúrico e ácido nítrico, que são solúveis em água. As principais consequências são: Deterioração das estruturas físicas dos prédios, monumentos e automóveis; contaminação dos solos; danos a biodiversidade.

54

55

56 Uma possível reação de formação da chuva ácida é a que se segue:

57 DETERIORAÇÃO DE MONUMENTOS (Câncer de Pedra) E DANOS À SAÚDE

58 CAMADA DE OZÔNIO O ozônio é uma substância química formada por três átomos de oxigênio. O oxigênio, o gás que respiramos, começou a se acumular na atmosfera há aproximadamente 400 milhões de anos. Mas as moléculas de oxigênio, sob a ação constante dos raios ultravioletas (UV) do Sol, quebravam e depois se recombinavam, dando origem ao ozônio.     A camada de ozônio situa-se numa faixa de 25 a 30 km da estratosfera - a parte da atmosfera que vai de 12 a 40 km. O oxigênio absorve o excesso de radiação ultravioleta. Foi graças a esta capa protetora que a vida pôde evoluir em nosso planeta. Diminuindo a intesidade da chegada dos UV à superfície, o ozônio evita feridas na pele, câncer e mutações degenerativas. Ele funciona como um agente do sistema imunológico do planeta.

59 O gás oxigênio (O2), exposto à radiação solar e a cargas elétricas na estratosfera, forma o ozônio (O3), enquanto estas se desmancham para voltar a se reagrupar como oxigênio. Isso explica o fato de a camada preservar a mesma espessura, desde que se formou, há cerca de 400 milhões de anos.

60

61

62 CONSEQUÊNCIAS

63

64

65

66 Adap. : PEARSON, Ian. (Org. ). The macmillan atlas of the future
Adap.: PEARSON, Ian. (Org.). The macmillan atlas of the future. Nova York: Macmillan Publishing USA, p   Caso a tendência de redução do uso de gases nocivos à camada de ozônio se mantenha no mundo todo, o “buraco” sobre a Antártida deverá se reduzir gradativamente até desaparecer por completo. Segundo dados da Organização Meteorológica Mundial, em 2000 o “buraco” atingiu seu tamanho máximo, chegando a cobrir uma área de 28 milhões de quilômetros quadrados.

67 ILHA DE CALOR

68 CAUSAS CONSEQUÊNCIAS MATERIAS DE CONSTRUÇÃO – CIMENTO E CONCRETO
ASFALTAMENTO DE RUAS E AVENIDAS DISPOSIÇÃO DOS PRÉDIOS CONSEQUÊNCIAS AUMENTO DE TEMPERATURA LOCAL ( MICROCLIMA ) DESCONFORTO AMBIENTAL

69

70 TORONTO

71 INVERSÃO TÉRMICA

72 CAUSAS CONSEQUÊNCIAS CHEGADA DE UMA MASSA DE AR FRIA
RESFRIAMENTO, DURANTE A NOITE E MADRUGADA, DAS GRANDES CIDADES. CONSEQUÊNCIAS BAIXAS TEMPERATURAS AUMENTO DAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

73

74 INVERSÃO TÉRMICA

75 INVERSÃO TÉRMICA NA CIDADE DO MÉXICO
A poluição aumenta drasticamente enquanto uma massa de ar frio está presa sob uma massa de ar mais quente, este estado mantêm-se enquanto a ausência de vento impede que a poluição próxima do chão se escape.

76 LIXO

77 TIPOS DE LIXO DOMÉSTICO URBANO INDUSTRIAL HOSPITALAR NUCLEAR

78 DESTINO DO LIXO NO BRASIL
CÉU ABERTO ATERRO CONTROLADO ATERRO SANITÁRIO INCINERAÇÃO COMPOSTAGEM DESTINO DO LIXO NO BRASIL

79 LIXO Reutilizar Reciclar Estes são os 3 R's: Reduzir
A coleta seletiva é uma alternativa ecologicamente correta que desvia, do destino em aterros sanitários ou lixões, resíduos sólidos que poderiam ser reciclados.

80 QUADRO ESQUEMÁTICO SOBRE O TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

81

82

83 LIXÃO

84 ATERRO CONTROLADO

85

86 ATERRO SANITÁRIO

87 DESTINO DO LIXO

88 ATERRO SANITÁRIO DA GRANDE NATAL

89 Italianos têm projeto para usar lixo da Grande Natal .
DN, Natal, quarta-feira, 11 de Outubro de 2006

90 Empresa ameaça fechar o novo lixão
Natal pode amanhecer a próxima segunda-feira sem um lugar preparado para receber o lixo produzido no final de semana. O alerta é feito pela empresa Braseco, responsável pela administração do Aterro Sanitário da Região Metropolitana de Natal. Para o presidente da Urbana, Sérgio Pinheiro, o fechamento do aterro na segunda provocaria graves transtornos a população. Para o diretor administrativo da Braseco, Henrique Muniz, a situação é preocupante já que, sem o repasse dos valores devidos pela Prefeitura de Natal à empresa, esta não tem como quitar os cerca de R$ 100 mil devidos a Ceará-Mirim. ‘‘Me parece que na segunda-feira vamos amanhecer fechados, diante do que temos até agora. O valor devido por Natal à Braseco gira em torno de R$ 2,3 milhões: sem este repasse, não temos como saldar o que devemos à Ceará-Mirim’’, Natal, sexta-feira, 28 de Setembro de Diário de Natal 

91 Braseco promete ressarcir erário caso sejam comprovadas as irregularidades
Publicado no Dia 01/06/2007 CORREIO DA TARDE Segundo o técnico do IPEM responsável pela fiscalização, José Teixeira a cada 53 toneladas, a balança aumentava mais 1,9 tonelada. Diariamente, o aterro recebe em torno de 900 toneladas de lixo dos municípios da Grande Natal. O custo da tonelada sai por R$ 33, 85. A diferença, portanto, representaria R$ 1.092,00 por dia.

92 Atualmente, dezenove localidades de Natal atuam com a coleta seletiva, além de condomínios, hotéis, escolas e empresas, entre outros. A atividade é uma alternativa para o problema do lixo domiciliar, possibilitando melhor reaproveitamento dos materiais recicláveis, através da reutilização como matéria prima para novos produtos. Outra vantagem é a redução da exploração de recursos naturais (água, petróleo e minerais), além de melhorar na limpeza da cidade e gerar economia de energia. Percentual de Lixo coletado por zona Zona Percentual Zona Norte 24,36 % Zona Sul 24,27 % Zona Leste 20,72 % Zona Oeste 30,45 %

93 Compostagem              A compostagem é o processo de reciclagem da matéria orgânica formando um composto. A compostagem propicia um destino útil para os resíduos orgânicos, evitando sua acumulação em aterros e melhorando a estrutura dos solos. Esse processo permite dar um destino aos resíduos orgânicos domésticos, como restos de comidas e resíduos do jardim. A compostagem é largamente utilizada em jardins e hortas, como adubo orgânico devolvendo à terra os nutrientes de que necessita, aumentando sua capacidade de retenção de água, permitindo o controle de erosão e evitando o uso de fertilizantes sintéticos.

94 100% do lixo gerado na ilha de Fernando de Noronha é reciclado e os resíduos orgânicos viram adubo
Bicicletas ajudam os veículos motorizados na coleta do lixo em Noronha

95 INCINERAÇÃO


Carregar ppt "QUESTÃO AMBIENTAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google