A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLESTEROL TOTAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLESTEROL TOTAL."— Transcrição da apresentação:

1 COLESTEROL TOTAL

2 O que é colesterol total?
O colesterol total é a soma do colesterol HLD; LDL; VLDL e IDL. O colesterol é insolúvel ao sangue. A associação entre proteínas e colesterol dá origem às chamadas lipoproteínas. Essas são aptas a viajar por todo o organismo via corrente sanguínea. As lipoproteínas - ou apenas colesterol - assumem algumas formas, sendo divididas em "bom colesterol" (HDL - high density, ou alta densidade) e "mau colesterol" (LDL - low density ou baixa densidade).

3 LDL colesterol: conhecido como "ruim", ele pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento HDL colesterol: conhecido como "bom", retira o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.

4 É um lipídio esteróide que da origem a outros esteróides, principalmente os hormônios esteróides.
É obtido da dieta, tanto da gordura de animais como daquela proveniente de vegetais. Ele é considerado alto e prejudicial à saúde quando seus valores são iguais ou superiores a 200mg/dl, a depender da faixa etária

5 Ele é resintetizado no organismo através do fígado.

6 SINTOMAS DO COLESTEROL TOTAL ALTO
O colesterol total alto não apresenta nenhum sintoma específico, mas pode-se suspeitar dele estar alto se o indivíduo estiver acima do peso ideal e não tiver uma boa alimentação

7 CAUSAS DE COLESTEROL ALTO
Má alimentação Sedentarismo Idade  Tendência familiar(genética) Obesidade

8 GORDURA SATURADA A gordura saturada é um tipo de gordura que, quando ingerida, aumenta a quantidade de colesterol no organismo. Está presente, principalmente, em alimentos de origem animal. A carne vermelha, mesmo quando aparentemente "magra", possui moléculas de colesterol entre as suas fibras e deve ser evitada.

9 GORDURA INSATURADA As gorduras insaturadas estão presentes, principalmente, em alimentos de origem vegetal. Elas são essenciais ao organismo, mas o corpo humano não tem condição de produzi-las. É por isso que é necessário consumi-las na alimentação. A substituição de gorduras saturadas por insaturadas na dieta pode auxiliar a reduzir o colesterol no sangue. Prefira margarina light ou diet à manteiga, por exemplo.

10

11

12 COLESTEROL TOTAL NA GRAVIDEZ
Durante a gravidez é normal que os valores do colesterol total tenham um aumento de até 60%. Mas, para evitar exageros e diminuir os riscos para a saúde da mulher e do bebê, aconselha-se uma boa alimentação e a prática regular de exercícios leves, como caminhada, alongamentos ou natação, por exemplo.

13 EXAME LABORATORIAL Colesterol total
Menos de 29 anos abaixo de 200 mg % de 30 até 39 anos abaixo de 225 mg % de 40 até 49 anos abaixo de 245 mg % acima de 50 anos abaixo de 265 mg % Para o HDL Colesterol dão como valores normais Homens de a 70 mg % Mulheres de a 90 mg % Para o LDL Colesterol homens e mulheres 50 a 190 mg %

14 I Diretriz Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (2012,p.3):
“ A homeostase do colesterol no organismo depende do equilíbrio entre a síntese hepática e absorção intestinal desse composto, de um lado, e a sua excreção, especialmente pelas vias biliares, de outro. Quando há desequilíbrio dessa equação, como acontece na hipercolesterolemia familiar, o colesterol acumulado forma depósitos como os xantomas e placas de ateroma”.

15 A doença aterosclerótica afeta de forma preponderante as camadas mais interiores da artéria, determinando o aparecimento de lesões que se caracterizam pelo espessamento da parede (Stary HC,e cols.1992). A parede vascular de uma artéria é  constituída por 3 camadas distintas, sendo a mais interior a túnica íntima,formada por uma fina camada de células, o endotélio, que se encontra adjacente ao lúmen.

16 ATEROGÊNESE A aterosclerose é uma doença inflamatória crônica de origem multifatorial que ocorre em resposta à agressão endotelial, acometendo principalmente a camada íntima de artérias de médio e grande calibre. A formação da placa aterosclerótica inicia-se com a agressão ao endotélio vascular devida a diversos fatores de risco como elevação de lipoproteínas aterogênicas (LDL, IDL, VLDL, remanescentes de quilomícrons), hipertensão arterial ou tabagismo. Como conseqüência, a disfunção endotelial aumenta a permeabilidade da íntima às lipoproteínas plasmáticas favorecendo a retenção das mesmas no espaço subendotelial.

17 O depósito de lipoproteínas na parede arterial, processo-chave no início da aterogênese, ocorre de maneira proporcional à concentração dessas lipoproteínas no plasma. Além do aumento da permeabilidade às lipoproteínas, outra manifestação da disfunção endotelial é o surgimento de moléculas de adesão leucocitária na superfície endotelial, processo estimulado pela presença de LDL oxidada.     As moléculas de adesão são responsáveis pela atração de monócitos e linfócitos para a parede arterial

18 As artérias afetadas pela aterosclerose perdem a sua elasticidade e, à medida que os ateromas crescem, tornam-se mais estreitas.

19 Um ateroma “arebentado” também pode derramar o seu conteúdo lipídico e desencadear a formação de um coágulo sanguíneo (trombo). O coágulo estreita ainda mais a artéria e inclusive pode provocar a sua oclusão ou então desprende-se e passa ao sangue até chegar a uma artéria menor, onde causará uma oclusão (embolia).


Carregar ppt "COLESTEROL TOTAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google