A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS."— Transcrição da apresentação:

1 PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS

2 PSICOMOTRICIDADE Envolve o desenvolvimento global e harmônico do indivíduo desde o nascimento.

3 PSICOMOTRICIDADE “Ciência que tem por objetivo o estudo do homem por meio do seu corpo em movimento, nas relações com seu mundo interno e externo.” (SBP, 1992)

4 MOTRICIDADE Está relacionada as funções neurofisiológicas, relacionadas ao movimento. CONTROLE MOTOR

5 MOVIMENTO Deslocamento do corpo ou membros produzidos como uma consequência do padrão espacial e temporal da contração muscular. (Newell, 1978)

6 Os movimentos são de grande importância biológica, psicológica, social e cultural. É através deste que o indivíduo interage com o meio. Além de representar um papel importante no nosso processo evolutivo.

7 Na PSICOMOTRICIDADE ... ... o movimento é compreendido como o resultado dos demais componentes que formam o SUJEITO COGNITIVO AFETIVO SOCIAL MOTOR M O V I M E N T O

8 O MOVIMENTO É COMPREENDIDO COMO RESULTADO DE UM SENTIMENTO!!!!
Na Psicomotricidade toda ação está relacionada a um movimento e todo ato motor tem uma ação e um significado. O MOVIMENTO É COMPREENDIDO COMO RESULTADO DE UM SENTIMENTO!!!!

9 1 - comportamento observável
O movimento pode ser compreendido como um fenômeno de duplo aspecto: 1 - comportamento observável 2 - produto de um processo interno

10 Ao nascer as primeiras respostas do recém-nascido são motoras
Ao nascer as primeiras respostas do recém-nascido são motoras. O seu progresso é medido através de seus movimentos. O movimento é o meio pelo qual a criança explora, relaciona e controla o seu ambiente.

11 ONDE EXISTE VIDA, EXISTE MOVIMENTO E ONDE EXISTEM CRIANÇAS, EXISTE MOVIMENTO QUASE PERPÉTUO. (Wickstrom, 1997)

12 DOMÍNIO PSICOMOTOR Domínio psicomotor diz respeito a movimentos corporais, controle, ou ambos. O comportamento neste domínio se caracteriza pelo verbo FAZER. Domínio psicomotor geral: padrão de movimento. Domínio psicomotor especifico: habilidade.

13 TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO
Harrow Singer Gallahue VERTENTE MOTORA Bloom Magill Piaget VERTENTE COGNITIVA Wallon Vygotsky Lapierre e Aucouturier VERTENTE AFETIVO/SOCIAL

14 PSICOMOTRICIDADE(S) Linhas mais cognitivas de matriz funcional – instrumentais. Linha mais afetiva - Prática Psicomotora Aucounturier e Psicomotricidade Relacional.

15 um ser de pensamento operante
Objetivos da PSICOMOTRICIDADE é fazer do indivíduo um ser de comunicação um ser de criação um ser de pensamento operante

16 PSICOMOTRICIDADE conceitos
A Psicomotricidade se conceitua como ciência da Saúde e da Educação, pois indiferente das diversas escolas, psicológicas, condutistas, evolutistas, genéticas, etc. ela visa a representação e a expressão motora, através da utilização psíquica e mental do indivíduo (AJURIAGUERRA). Psicomotricidade é a ciência de síntese, que com a pluralidade de seus enfoques, procura elucidar os problemas, que afetam as interrelações harmônicas, que constituem a unidade do ser humano e sua convivência com os demais (COSTALLAT). A Psicomotricidade é a otimização corporal dos potenciais neuro, psicocognitivo funcionais, sujeitos as leis de desenvolvimento e maturação, manifestados pela dimensão simbólica corporal própria, original e especial do ser humano (LOUREIRO). PSICOMOTRICIDADE conceitos

17 PSICOMOTRICIDADE conceitos
Psicomotricidade consiste na unidade dinâmica das atividades, dos gestos, das atitudes e posturas, enquanto sistema expressivo, realizador e representativo do “ser-em-ação” e da “coexistência” com outrem” (CHAZAUD). A psicomotricidade tende atualmente a ser reconceitualizada, não só pela “intrusão” de fatores antropológicos, filogenéticos, ontogenéticos, paralinguisticos, como essencialmente cibernéticos e psiconeurológicos. È na integração transdisciplinar destas áreas do saber que provavelmente se colocará no futuro a evolução e atualização do conceito de psicomotricidade (FONSECA, 1995). “Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização” (SBP, 2003). PSICOMOTRICIDADE conceitos

18 PSICOMOTRICIDADE conceitos
“Faculdade de relacionar-se através da ação tomando consciência de si, unificando corpo e mente e beneficiando a integração de si ao outro e ao meio em geral” (PRISTA, 1993)

19 ATUAÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE
Oportunizar a expressividade através do próprio corpo. Oportunizar a expressividade através dos objetos. Oportunizar a expressividade através do corpo do outro.

20 ATUAÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE
Oportunizar situações onde a criança possa descrever a atividade ou executá-la de sua própria forma. Oportunizar a abertura de canais de recepção e de expressão. Oportunizar a distensão e relaxamento. Oportunizar o brincar e o jogar.

21 O FISIOTERAPEUTA X PSICOMOTRICIDADE

22

23 Fatores Psicomotores e sua relação com as áreas cerebrais

24 Dupla Significação da Educação do Corpo
Funções mentais S. N. C Sistema da vida de relação (sistema de Nutrição, sistema muscular estriado, sistema sensorial) Sistema da Sexualidade O S.N.C., do qual dependem as ações psicomotoras, controla e coordena o conjunto dos outros sistemas. É suporte das funções mentais.


Carregar ppt "PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google