Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS
2
PSICOMOTRICIDADE Envolve o desenvolvimento global e harmônico do indivíduo desde o nascimento.
3
PSICOMOTRICIDADE “Ciência que tem por objetivo o estudo do homem por meio do seu corpo em movimento, nas relações com seu mundo interno e externo.” (SBP, 1992)
4
MOTRICIDADE Está relacionada as funções neurofisiológicas, relacionadas ao movimento. CONTROLE MOTOR
5
MOVIMENTO Deslocamento do corpo ou membros produzidos como uma consequência do padrão espacial e temporal da contração muscular. (Newell, 1978)
6
Os movimentos são de grande importância biológica, psicológica, social e cultural. É através deste que o indivíduo interage com o meio. Além de representar um papel importante no nosso processo evolutivo.
7
Na PSICOMOTRICIDADE ... ... o movimento é compreendido como o resultado dos demais componentes que formam o SUJEITO COGNITIVO AFETIVO SOCIAL MOTOR M O V I M E N T O
8
O MOVIMENTO É COMPREENDIDO COMO RESULTADO DE UM SENTIMENTO!!!!
Na Psicomotricidade toda ação está relacionada a um movimento e todo ato motor tem uma ação e um significado. O MOVIMENTO É COMPREENDIDO COMO RESULTADO DE UM SENTIMENTO!!!!
9
1 - comportamento observável
O movimento pode ser compreendido como um fenômeno de duplo aspecto: 1 - comportamento observável 2 - produto de um processo interno
10
Ao nascer as primeiras respostas do recém-nascido são motoras
Ao nascer as primeiras respostas do recém-nascido são motoras. O seu progresso é medido através de seus movimentos. O movimento é o meio pelo qual a criança explora, relaciona e controla o seu ambiente.
11
ONDE EXISTE VIDA, EXISTE MOVIMENTO E ONDE EXISTEM CRIANÇAS, EXISTE MOVIMENTO QUASE PERPÉTUO. (Wickstrom, 1997)
12
DOMÍNIO PSICOMOTOR Domínio psicomotor diz respeito a movimentos corporais, controle, ou ambos. O comportamento neste domínio se caracteriza pelo verbo FAZER. Domínio psicomotor geral: padrão de movimento. Domínio psicomotor especifico: habilidade.
13
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO
Harrow Singer Gallahue VERTENTE MOTORA Bloom Magill Piaget VERTENTE COGNITIVA Wallon Vygotsky Lapierre e Aucouturier VERTENTE AFETIVO/SOCIAL
14
PSICOMOTRICIDADE(S) Linhas mais cognitivas de matriz funcional – instrumentais. Linha mais afetiva - Prática Psicomotora Aucounturier e Psicomotricidade Relacional.
15
um ser de pensamento operante
Objetivos da PSICOMOTRICIDADE é fazer do indivíduo um ser de comunicação um ser de criação um ser de pensamento operante
16
PSICOMOTRICIDADE conceitos
A Psicomotricidade se conceitua como ciência da Saúde e da Educação, pois indiferente das diversas escolas, psicológicas, condutistas, evolutistas, genéticas, etc. ela visa a representação e a expressão motora, através da utilização psíquica e mental do indivíduo (AJURIAGUERRA). Psicomotricidade é a ciência de síntese, que com a pluralidade de seus enfoques, procura elucidar os problemas, que afetam as interrelações harmônicas, que constituem a unidade do ser humano e sua convivência com os demais (COSTALLAT). A Psicomotricidade é a otimização corporal dos potenciais neuro, psicocognitivo funcionais, sujeitos as leis de desenvolvimento e maturação, manifestados pela dimensão simbólica corporal própria, original e especial do ser humano (LOUREIRO). PSICOMOTRICIDADE conceitos
17
PSICOMOTRICIDADE conceitos
Psicomotricidade consiste na unidade dinâmica das atividades, dos gestos, das atitudes e posturas, enquanto sistema expressivo, realizador e representativo do “ser-em-ação” e da “coexistência” com outrem” (CHAZAUD). A psicomotricidade tende atualmente a ser reconceitualizada, não só pela “intrusão” de fatores antropológicos, filogenéticos, ontogenéticos, paralinguisticos, como essencialmente cibernéticos e psiconeurológicos. È na integração transdisciplinar destas áreas do saber que provavelmente se colocará no futuro a evolução e atualização do conceito de psicomotricidade (FONSECA, 1995). “Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização” (SBP, 2003). PSICOMOTRICIDADE conceitos
18
PSICOMOTRICIDADE conceitos
“Faculdade de relacionar-se através da ação tomando consciência de si, unificando corpo e mente e beneficiando a integração de si ao outro e ao meio em geral” (PRISTA, 1993)
19
ATUAÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE
Oportunizar a expressividade através do próprio corpo. Oportunizar a expressividade através dos objetos. Oportunizar a expressividade através do corpo do outro.
20
ATUAÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE
Oportunizar situações onde a criança possa descrever a atividade ou executá-la de sua própria forma. Oportunizar a abertura de canais de recepção e de expressão. Oportunizar a distensão e relaxamento. Oportunizar o brincar e o jogar.
21
O FISIOTERAPEUTA X PSICOMOTRICIDADE
23
Fatores Psicomotores e sua relação com as áreas cerebrais
24
Dupla Significação da Educação do Corpo
Funções mentais S. N. C Sistema da vida de relação (sistema de Nutrição, sistema muscular estriado, sistema sensorial) Sistema da Sexualidade O S.N.C., do qual dependem as ações psicomotoras, controla e coordena o conjunto dos outros sistemas. É suporte das funções mentais.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.