A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ARTE COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E NO ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA Autor: Cléa Marluce Oliveira e Silva Coautores: Camila Lorraynne.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ARTE COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E NO ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA Autor: Cléa Marluce Oliveira e Silva Coautores: Camila Lorraynne."— Transcrição da apresentação:

1 A ARTE COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E NO ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Autor: Cléa Marluce Oliveira e Silva Coautores: Camila Lorraynne de Oliveira Souza Vanessa Shirley Monteiro de Souza Maria Soledade Gomes Borges professora orientadora.

2 A arte contribui para o desenvolvimento social e cognitivo da criança e estimula a criatividade fazendo com que ela se torne um ser humano mais sensível, crítico e observador, colaborando assim no processo de ensino e aprendizagem.

3 contribui para o processo de Alfabetização
A Arte, integrada aos estudos de História e Geografia, contribui para o processo de Alfabetização O conhecimento do “outro” possibilita [...] aumentar o conhecimento do estudante sobre si mesmo, à medida que conhece outras formas de viver, as diferentes histórias vividas pelas diversas culturas, de tempos e espaços diferentes. PCN – História e Geografia (1997, p.27) A geografia é um instrumento importante para a compreensão do mundo. [...] a aprendizagem das letras está intimamente vinculada à aprendizagem do espaço e as experiências culturais locais da criança.(PEREZ, 2005)

4 FESTA JUNINA As obras de Alfredo Volpi, com suas bandeirinhas,  serviram de embasamento teórico para enriquecer nosso trabalho. Releitura - bandeirinhas

5 FESTA JUNINA Evento propício para desenvolver atividades artísticas e facilitar a compreensão dos alunos quanto à importância dos estudos históricos e geográficos e também da arte. “Barco com bandeirinhas e pássaros” Releitura Expressão plástica a partir da interpretação da música “Asa Branca” de Luiz Gonzaga Festa junina na escola

6 COPA DO MUNDO Foram realizados:
Estudos sobre os estados que foram sedes dos jogos da copa do mundo no Brasil; trabalhos interdisciplinares com vários temas relacionados às cinco regiões brasileiras (estudos históricos e geográficos) características culturais de cada região; exploração do mapa do Brasil. “Eu na Copa!”

7 FOLCLORE BRASILEIRO Ivan Cruz - brinquedos Para as comemorações do mês do Folclore, foi escolhido o artista Ivan Cruz para enriquecer o trabalho. Ele retrata a infância como ela deve ser: sadia, livre, colorida e alegre.

8 PRODUÇÕES DAS CRIANÇAS

9 REDESCOBERTA DO ESPAÇO Poema de Cecília Meireles: “Leilão de Jardim”
Releitura: “Leilão de Praça” Praça Estêvão Pucci - Foto Acervo PIBID

10 DIA DOS PAIS – Releitura do artista Romero Britto
Dobradura gravata decorada com releitura de obras de Romero Britto.

11 compreender a importância da leitura e escrita
A História, a Geografia e a arte estão presentes em torno de nós, em tudo o que tocamos, vemos e lemos. Por meio do subprojeto “Cores, formas, sons e movimento: a presença da Arte no processo de alfabetização”, as crianças puderam se encantar com as oportunidades de criar, produzir textos e poemas, contar histórias, pintar, desenhar, cantar, compreender a importância da leitura e escrita em suas vidas, algo essencial que possibilita aprendizagens e informações sobre tempos e espaços diversos.

12 Referências BACOCINA, Eliane Aparecida. Alfabetização e arte: sobre leituras de mundo, de Letras, de imagens, de vida... In: Periódico de Divulgação Científica da FALS. Ano II - Nº 04- Jan/Mai Disponível em: Acesso em 04.ago.2014. BRASIL, MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, Disponível em: Acesso em 05. ago BRASIL, MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, Disponível em: Acesso em 05.ago.2014. FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Diversidade Cultural no Brasil. Disponível em: Acesso em 26.ago PENA, Rodolfo Alves. Geografia. Disponível em: Acesso em 24. ago PÉREZ, Carmen Lúcia. Leituras cotidianas e espaços praticados: imagens do conhecimento do mundo. Uma reflexão teórico-metodológica sobre a função alfabetizadora da geografia nos anos iniciais da educação fundamental. GT: Educação Fundamental / n Disponível em: Acesso em: 24.ago.2014.


Carregar ppt "A ARTE COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E NO ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA Autor: Cléa Marluce Oliveira e Silva Coautores: Camila Lorraynne."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google