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PENSAMENTO SISTÊMICO GRUPO 8 Mateus Marchi Marcio Requel Rodrigo Bitencourt Marcelo Silveira.

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1 PENSAMENTO SISTÊMICO GRUPO 8 Mateus Marchi Marcio Requel Rodrigo Bitencourt Marcelo Silveira

2 1 - Principais Aprendizagens – Aprendemos a deixar de visualizar a realidade de uma forma linear, e sim pensando no todo, nos relacionamentos entre os objetos, na realidade como uma rede e não uma hierarquia. – Aprendendo a utilizar a linguagem sistêmica

3 Turn Over Aumento de Salários Custos Cortes Insegurança Qualidade e Desenv. Bugs Ações Corretivas Priorização em Investimento Treinamento Qualificação Profissional Tempo de Implantação VATI Performance dos Sistemas Investimento em Infra Quantidade de Projetos Quantidade de Pessoal - - - - - - - - - - - - - B R B Estrutura Sistêmica

4 2 - Variáveis estratégicas a serem maximizadas – Valor agregado de TI – Investimento em Infra – Turn Over – BUGs – Custos

5 2 – Pontos de Alavancagem – Investimento em treinamento – Priorização – Cortes – Investimento em Infra

6 3 - Modelos mentais revisados Diretores de empresas de TI Fornecedores de TI Profissionais de TI

7 3 -Modelos mentais revisados Diretores de empresa de TI O profundo conhecimento tecnológico é pouco interessante para o negócio senão estiver atrelado a uma visão estratégica de negócio. A TI precisa focar seus esforços no que realmente traz benefícios ao negócio. Temos que buscar parcerias de negócios que ampliem os níveis de produtividade. Temos que efetuar transações com segurança, ter competitividade e produtividade; Temos que mostrar para os acionistas que a TI dá retorno ao negócio. Temos que ter um planejamento eficiente para saber adotar novas tecnologias e manter a empresa competitiva Temos que manter dados históricos e confiáveis e sistema de inteligência de negócios para podermos agir com rapidez Enquanto estou no oceano azul, vamos capacitar ao máximo nossos profissionais. Temos que saber o que cortar se alguma crise aparecer.

8 3- Modelos mentais revisados Fornecedores de TI Temos que ter todo o mercado bem mapeado Temos que explorar o custo/benefício Promover a inovação constante sem fronteiras Ter qualificação permanente Atingir a credibilidade através da segurança O cliente não sabe o que quer. Tenho que lhe oferecer soluções. Propor soluções de baixo custo/competitivas Temos de ser provedores de soluções

9 3 -Modelos mentais revisados Profissionais de TI Somos fundamentais para o futuro da empresa. Temos que buscar qualificação profissional para evoluir com as novas tecnologias. Devemos fazer networking para aproveitar oportunidades futuras. A nossa opinião não pode ser importante apenas para decidir entre Java ou.Net. Temos que aprender mais sobre o negócio da empresa. Devo me manter atualizado e num profundo e amplo espectro de competências Tenho que possuir alta qualificação para garantir a minha empregabilidade Minha maior probabilidade emprego serão nas pequenas empresas (sonho de consumo: teles) Conheço e atuo conforme os modelos de gestão e frameworks de trabalho Meu objetivo é proporcionar a continuidade do serviço e não na recuperação

10 4 – Estratégias Investimento em Infra – Implementar um plano de contínuo aperfeiçoamento do parque de infraestrutura. – Manter capital de alta liquidez para poder ampliar o investimento sem necessidade de pagar custos financeiros elevados. Priorização – Adotar um plano de priorização para identificar as ações corretivas que geram maior valor agregado para o cliente e que minimize os efeitos do enfileiramento.

11 4 – Estratégias Investimento em Treinamento – Treinamento contínuo, com ênfase na inovação. – Plano para manter bons profissionais – Plano para captar bons profissionais no mercado. Política de Cortes – Projeto para identificar os cortes que poderiam ser feitos causando o menor prejuízo imediato para a organização. Tomar cuidado para não fazer cortes que reduzam a capacidade da empresa recuperar-se, como demitindo profissionais de áreas essenciais ou cortando equipamento de infraestrutura

12 4 – Estratégias Investimento em Infra Implementar um plano de contínuo aperfeiçoamento do parque de infraestrutura. Manter capital de alta liquidez para poder ampliar o investimento sem necessidade de pagar custos financeiros elevados. Investimento em Treinamento – Projeto de treinamento contínuo, com ênfase na inovação. – Plano para manter bons profissionais – Plano para captar bons profissionais no mercado.

13 5- Questões Norteadoras 1. Quais as competências necessárias e diferenciais para os profissionais da área de TI no futuro? Ter capacidade de se manter atualizado em relação às inovações na área de TI Ter conhecimento do negócio do qual faz parte Ter uma visão sistêmica da realidade como um todo para antecipar oportunidades e ameaças ao negócio. 2. Qual será o papel da área de TI no futuro das organizações? O papel da área de TI continuará sendo cada vez mais estratégico no futuro das organizações para manter o controle operacional do negócio e para fornecer informações gerenciais para tomada de decisões. 3. Como a Tecnologia da Informação, enquanto tecnologia, pode gerar valor para o negócio da empresa? Através da racionalização dos processos com a diminuição do custo operacional Concentração na atividade fim da empresa Possibilitando a oferta de novos serviços


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