A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Impressionismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Impressionismo."— Transcrição da apresentação:

1 Impressionismo

2 Cronologia da Artes Neoclassicismo – 1780 – 1830 (França)
Revolução Francesa – 1789 (na pintura francesa) Romantismo – 1830 – 1850 Realismo – 1850 – 1900 (na pintura francesa) Revolução Industrial – 1850 Impressionismo 1860 Invenção da Fotografia

3 O Impressionismo surgiu na França, nos primeiros anos da década de 1860, em Paris, centro cultural da Europa. Época de grandes transformações industriais, econômicas, políticas e tecnológicas. Eram pintores autodidatas formados fora da Academia Oficial de Belas Artes. Não se preocupavam com os preceitos da Academia ou do Realismo = * a valorização do objeto * a expressão da realidade e dos aspectos descritivos

4 Jean-François Millet La Méridienne, 1866 (Realismo)

5 Vicent Van Gogh A sesta – 1889/90 Pós-Impressionismo

6 – /90

7 Van Gogh foi influenciado por Jean-François Millet
Antes do Realismo, os temas se limitavam a fatos do mundo moderno; os artistas conseguiam reproduzir perfeitamente o que viam, mas sempre na forma da idealização e teatralidade. Agora, no Realismo, eles se preocupavam em fazer uma imitação precisa de percepção visuais sem alterações. Sobriedade, camponeses e a classe trabalhadora urbana ao invés de deuses, deusas e heróis da antiguidade; o que era real mesmo e palpável.

8 Os Quebradores de Pedra - Gustaves Coubert - Criador do Realismo social na pintura

9

10 Rodin - Escultor A Mão de Deus O Beijo

11 No Impressionismo : A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores a pesquisar a produção pictórica (pintura) Não mais preocupados com as temáticas nobres ou retrato fiel da realidade ... Mas ver o quadro como uma obra de arte em si mesma – olhar a tela como arte e não apenas retratação do fiel.

12 Características Impressionistas
A pintura deve mostrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz do sol num determinado momento – manhã, tarde ... As cores da natureza mudam constantemente, dependendo da incidência da luz solar As figuras não devem ter contornos nítidos As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam

13 A luz e o movimento em pinceladas soltas – principal característica desses pintores
Telas pintadas ao ar livre – saem dos ateliers Captam melhor a luz solar e seus reflexos, sombras nos e dos objetos O preto jamais é usado numa obra impressionista. Os contrastes da luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim um amarelo próximo a um violeta produz um efeito mais real do que um claro e escuro – muito usado até então.

14 As cores e tonalidades não devem ser misturadas na paleta e sim na tela – puras
A tinta brota na tela – uma obra de ARTE Sabem que o olho humano era um instrumento maravilhoso e que, se tivesse a sugestão certa, ele se encarregaria de construir a imagem total. (Pesquisa ótica) As pessoas demoraram a descobrir que era preciso saber olhar para as pinturas impressionistas

15 Como surgiu o nome Impressionismo
Movimento artístico que surgiu na pintura européia no século XIX. Depois de uma reportagem de crítico de arte Leroy, afirmando que as pinturas eram borrões, negações do desenho e possuíam um colorido tão intenso que feria os olhos O nome Impressionismo é derivado da obra “Impressão, Nascer do Sol” (1872) de Claude Monet

16 “Impressão, Nascer do Sol”

17 fatores que Influenciaram o Impressionismo

18 1º A fotografia Deixam de ser “fotógrafos –retratar pessoas, vistas de cidades e paisagens, fatos históricos, reportagens e ilustrações...

19 2º Estampas Japonesas -Vinham embrulhando a porcelana japonesa , importada pelas lojas de produtos orientais –tornou-se motivo de coleção.

20 3º Leis da Óptica -A percepção da cor : uma cor tinge o que está ao seu redor com sua complementar – um objeto não tem uma cor nele, mas a cor dos objetos que estão à sua volta -A luz não é representada com o branco, mas com cores diversas.

21 4º A Bisnaga Começa a industrialização de tintas em bisnagas com variedade incrível de cores eliminando os traços (desenhos) e pintam em pinceladas rápidas

22 Curiosidades Acostumadas a ver as telas bem próximas, as pessoas descobriram que ao se distanciar, que aquelas manchas se organizavam e ganhavam forma e vida. Os artistas desfrutam de uma liberdade nunca antes vista. Puderam dedicar-se à arte pela arte, escolhendo temas e maneiras de expressar-se.

23 A arte dos impressionistas é alegre, vibrante enche os olhos de cor e luz.
A presença dos contrastes, da natureza, transparências luminosas, claridade das cores, sugestão de felicidade. E de vida harmoniosa, transparecem nas imagens criadas pelos impressionistas.

24 O Impressionismo mostra a graciosidade das pinceladas, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista, que em conjunto emocionam quem contempla suas obras.

25 "Todos discutem minha arte e fingem compreender, como se fosse necessário compreendê-la,quando simplesmente é necessário amar." Claude Monet

26 A estação de São Lazaro

27 Impressão, Sol Nascente

28 Casa de Monet

29 Jardim de Monet

30

31 Ninféias Azuis

32 O tanque das ninféias

33 Ponte Japonesa

34 Os artistas se empenharam para registrar a impressão momentânea, dispensando as técnicas tradicionais acadêmicas. Claude Monet é um artista importante deste período, entre outros. Em seus quadros, um lago não era uma imagem azul da água, mas inúmeras pinceladas multi-colores do ocre ao azul marinho, passando pelo verde-musgo, amarelo, azul, roxo e preto, e que, vistas à distância, davam a impressão da luz que refletia na superfície da água e chega aos nossos olhos. Diferente dos artistas acadêmicos, os impressionistas valorizavam a luz natural e cenários externos ao ateliê.

35 Regata em Argentuil

36 Para Claude Monet, a luz natural e o efeito dela em nossos olhos e em nossa mente eram um bom mote (tema) para seus trabalhos serem em campo aberto, e não nos ateliês.

37 “Mulher com sombrinha” Monet

38 Mulher no Jardim

39 Barco Vermelho

40 Monet pintado em seu estúdio - 1874

41 Claude Monet  - incessante pesquisador da luz e seus efeitos, pintou vários motivos em diversas horas do dia, afim de estudar as mutações coloridas do ambiente com sua luminosidade.  Catedral de Rouen em Pleno Sol.

42

43

44 Eduard Manet

45 Édouard Manet, pintor francês nascido em 23 de janeiro de 1832, em Paris.
Faleceu na mesma cidade em 20 de abril de 1883. Era de família burguesa, seu pai era funcionário do Ministério da Justiça, mesmo tendo o incentivo do pai e avó para seguir a mesma profissão no Direito, decidiu ser artista.

46 Na história da arte, é considerado o último pintor tradicional e o primeiro do grupo de pintores modernos franceses. Buscou ensinamento nas técnicas tradicionais e , ao mesmo tempo, se opôs às convenções acadêmicas.

47 "Almoço na Relva", 1863

48 Olympia

49 Olympia de Ticiano

50 Comparação

51 Mestre e adepto Manet não foi tanto, como já se difundiu por equívoco, precursor (Anunciador; pioneiro...) do Impressionismo. Sua obra revelou traços de afinidade com os novos pintores. Recusado, como os impressionistas, pela crítica oficial, é natural que estes o atraíssem. Manet pode ser considerado como meio mestre e meio adepto da nova corrente. A afinidade principal entre Manet e o Impressionismo era de ordem metódica: redução da pintura à sua natureza específica, pela pesquisa de massas, de luz e de cor.

52 Pierre-Augute Renoir

53 Pierre-Auguste Renoir nasceu na cidade de Limoges -França , em 1841, filho de costureiros humildes.
Costuma ser chamado de "o pintor da vida". Ainda que nunca tivéssemos visto um quadro seu sequer, essa bela maneira de se referir a ele seria um forte chamariz para a obra deste artista tido como uma pessoa alegre e carismática em vida, sempre rodeado de amigos.

54 Renoir viveu seus últimos dias em Cagnes, na Riviera Francesa .
Mesmo sem conseguir andar ou segurar com firmeza o pincel, o artista continuou pintando até o fim da vida.

55 Nem o reumatismo crônico, que o obrigava a amarrar o pincel na mão para pintar, turvou a luminosidade de suas telas, reflexo de uma atitude otimista. Renoir morreu em seu retiro, naquela cidade da Provença, à beira do Mediterrâneo, em 3 de dezembro de 1919, quatro anos após a morte de Aline.

56 Menina com espigas

57 The Thinker – A Pensadora

58 As filhas de Catule Mendes Tocando

59 Garota com Chapéu de Palha

60 Meninas ao piano

61 Rosa e Azul Masp -Sp

62 O Almoço dos remadores

63 O Moinho de La Galette Renoir, 1876

64

65 Camille Pissarro Nasceu em 10 de julho de 1830 na ilha de St. Thomas, no Caribe. Seu pai, Abraham Gabriel Pissarro, era um judeu francês de origem portuguesa que possuía uma loja de ferragens no porto de Charlotte-Amalie. Sua mãe, Raquel Manzano, era mulata. Mostrou um talento precoce para o desenho, mas não foi encorajado por seus pais, que haviam planejado para ele a carreira de comerciante.

66 A claridade e a luminosidade que caracterizam os trabalhos impressionistas começou a aparecer nos quadros de Pissarro. Sua confiança em manipular tintas aumentou, fazendo com que mudasse do centro de Paris para a região rural do norte da França, Pontoise, para ficar mais próximo de sua inspiração.

67 Mulher cavando em um pomar 1882

68 La Foret

69 Islas holandesas

70 Jardim de Pantoise

71 A Camponesa com Vara

72 Catando Maçãs (Camille Pissarro)

73 Alfred Sisley

74 Inundación en Port-Marly (1876) Paris, Orsay

75 Edgar Degas

76 Passou a dedicar-se a escultura , que chamava de artes de cegos
Diferente de outros impressionistas da época, a paisagem jamais o seduziu. A busca de representar o movimento o alimentava. E não era só o movimento: a luz, o enquadramento e principalmente o chão. Conforme sua cegueira progredia, suas cores tornavam-se mais fortes. Passou a dedicar-se a escultura , que chamava de artes de cegos

77 A Bailarina A figura em bronze de uma bailarina de 14 anos, foi criada entre 1879 e 1881 e é a única escultura do mestre exibida durante sua vida.

78 É uma escultura, não existe a original, só réplicas pelo mundo.
Em 1881 quando Degas exibiu sua bailarina, foi um escândalo na sociedade parisiense, queriam mandá-la para o museu de zoologia ou de anomalias humanas, o formato do rosto foi comparado aos piores bandidos e assassinos daquela época.

79

80 Ensaio de Balé

81 Frente ao espelho

82 Dançarinas de Rosa

83 Mulher se penteando

84 Examinando a Dança

85 Ensaio - Degas

86 Os Pós - Impressionistas
Próxima aula : Os Pós - Impressionistas


Carregar ppt "Impressionismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google