A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comportamento Organizacional - aula 4: liderança -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comportamento Organizacional - aula 4: liderança -"— Transcrição da apresentação:

1 Comportamento Organizacional - aula 4: liderança -
Profª. Vilma Tupinambá, MSc.

2 “ milho de pipoca Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua ser milho de pipoca, para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira Rubem Alves”

3 Os executivos atingem seus objetivos por meio do trabalho de outras pessoas.

4 um gestor pode ser um bom líder e este pode ser um bom gestor?
Será a liderança consentida pelo grupo ou o líder impõe a sua liderança ao grupo? gestão e liderança são ou não a mesma coisa? um gestor pode ser um bom líder e este pode ser um bom gestor?

5 Grupo de pessoas x Equipes de trabalho

6

7

8

9 “. a estrutura da organização está ligada à liderança
“...a estrutura da organização está ligada à liderança. Este elo significa convencionar que autoridade e liderança estão relacionadas; a administração exerce sua influência no comportamento do grupo através da liderança. (Robbins)

10 Liderança é a capacidade de um indivíduo para influenciar, motivar, promover o empenhamento dos outros a fim destes contribuírem para a eficácia e sucesso das organizações a que pertencem.

11 Algumas considerações
Nesta asserção de liderança poder-se-á falar sobre o carácter de adesão voluntária ou imposta que o líder exerce, ou os outros indivíduos, grupos ou organizações deixam que aquele exerça. Outro aspecto interessante deste conceito tem a ver com o carácter relacional da liderança, isto é, o fato desta se exercer sempre por e com referência a algo. A liderança não ocorre no vazio; sem liderados não só não há liderança, como o líder é igualmente inexistente ou inútil. poderão existir diferentes atores individuais a exercer a liderança em diferentes momentos dos diversos processos organizacionais.

12 Gerencia e Liderança enquanto dimensões organizacionais são ambas percebidas como muito importantes para o êxito da organização.

13 Liderança Gestão Mais emocional Mais fria
Mais relacional Mais voltada para a tarefa Mais inovador Mais programada Mais proativa Mais reativa Mais níveis hierárquicos Menos níveis hierárquicos inferiores Mais adequada no início, em situações mais turbulentas, de maior volume e grau de mudança X Mais adequada em situações de maior estabilidade

14 Comportamento Organizacional
Contexto Gerencial Fundamentos Novos Fundamentos Comportamento Organizacional

15 De forma semelhante, comunicação é o meio pelo qual indivíduos transmitem informações; consequentemente, é o elo entre comportamento individual e de grupo.” (Robbins)


Carregar ppt "Comportamento Organizacional - aula 4: liderança -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google