A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escutar Em música é algo fundamental Escutar não é ouvir.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escutar Em música é algo fundamental Escutar não é ouvir."— Transcrição da apresentação:

1 Escutar Em música é algo fundamental Escutar não é ouvir.
Ouvir é perceber os sons que chegam aos nossos ouvidos. Escutar é prestar atenção e estar interessado naquilo que está soando, é captar os sentidos dos sons.

2 Como os sons são produzidos?
Todos os sons que escutamos são produzidos por vibração. Ao agitar um objeto ou tocar um instrumento, a superfície dele vibra.

3 Essas vibrações se deslocam no ar em forma de ondas sonoras que são captadas pelo nossos ouvidos.
A cóclea converte as vibrações em impulsos elétricos e os sinais viajam pelos nervos até o cérebro, que os interpreta como sons.

4 Como os sons são produzidos?
As pessoas com deficiência auditiva compreendem e vivenciam a música através da captação da vibração sonora, percebida pelo corpo e decodificada pelo cérebro com som. ( Ver Batuque de Surdo) Se pudéssemos ver o ar, o movimento das ondas sonoras seria parecido com o das ondas que se formam em um lago quando jogamos uma pedra.

5 Propriedades do som Cada som possui 4 propriedades que o nosso ouvido consegue identificar, são elas: Altura Intensidade Duração Timbre

6 Propriedades do som Altura: é a propriedade do som por meio da qual podemos diferenciar se ele é grave ou agudo. Quanto maior for a frequência de uma onda sonora, mais agudo é o som ,ou seja, quanto mais vibrações por segundo, mais agudo é o som. São estas vibrações que definem cada nota musical( dó, ré, mi, fá sol, lá si)

7 Propriedades do som A nota “ Lá” tem 440 vibrações por segundo. Se tocarmos esta nota (oito notas acima) significa que ela será mais aguda, pois estará vibrando o dobro ( 880 vibrações por segundo). E se quisermos uma nota Lá mais grave, deveremos tocar ( oito notas abaixo) que terá 220 vibrações por segundo. Os seres humanos captam sons graves e agudos dentro de uma determinada faixa de vibração . Fora deste limite não ouvimos os sons. Mais muitos animais podem ouvir sons que as pessoas não ouvem, por exemplo, os morcegos e os cães ouvem sons muito agudos ( ultra-sons) e a as baleias os sons muito graves ( os infra-sons)

8 Propriedades do som Intensidade : é a força do som; é a propriedade do som que o caracteriza como muito fraco, médio, forte, ou muito forte. É semelhante ao que habitualmente chamamos de volume.

9 Propriedades do som Duração: é o tempo que o som permanece em nossos ouvidos, isto é, se o som é curto ou longo.

10 Propriedades do som Timbre: é a propriedade do som que permite distinguir a fonte sonora que a produz. A voz de cada pessoa tem um timbre peculiar, tão individual quanto as impressões digitais. O mesmo acontece com os instrumentos musicais

11 Elementos da Música Ritmo Melodia Harmonia

12 Elementos da Música RITMO: Prioli( 1989), diz ritmo é o movimento dos sons regulados pela maior ou menor duração. Zahar(1985), aspecto da música que se refere à organização do tempo. Toda música que ouvimos se constitui de uma série de sons e silêncios de diferentes durações, que geralmente se organizam a partir de batidas regulares, chamadas tempos ou pulsos.

13 Elementos da Música Para Willems (1970) o ritmo é inato e está presente em todo ser humano. O andar , a respiração, as pulsações, os pensamentos, isso é o ritmo vivo interior. Ritmo - movimento, tempo, ritmos internos, ritmos externos.

14 Elementos da Música MELODIA:
Melodia é uma sucessão de notas formando um desenho característico. ( ZAHAR, 1985) Melodia consiste na sucessão de sons formando um sentido musical. ( Prioli, 1989)

15 Elementos da Música MELODIA
A palavra melodia vem do grego e significa “melos”: relativo à sucessão melódica de sons, e “odé”: canto. (Kiefer,1973), Melodia é a sucessão temporal de sons e silêncios com sentido e direcionalidade, sustentada por uma estrutura acordal presente ou subentendida. ( Sekeff, 2002) Uma melodia é uma sucessão de sons e alturas diferentes.

16 Elementos da Música HARMONIA : falamos de harmonia quando duas ou mais notas diferente soam ao mesmo tempo formando um acorde. Um acorde é seguido do outro, formando a harmonia. Os acordes costumam ser usados para acompanhar uma melodia.

17 CLASSIFICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS MUSICAIS
Conforme o modo como eles produzem o som Conforme o nome habitual de cada um deles Elemento que produz o som Exemplo CORDOFONES Instrumentos de corda Corda Violão AEROFONES Instrumentos de sopro Ar Flauta MEMBRANOFONES Instrumentos de percussão Membrana Tambor IDIOFONES Instrumentos de percussão Corpo do Instrumento Maracas ELETROFONES Instrumentos elétricos Energia elétrica Sintetizador

18 O cantar De uma forma geral o Canto é definido como o som musical produzido pela voz do homem. (Milleco,2001) O canto é o instrumento mais ancestral que conhecemos. O canto está presente nas mais variadas culturas e com as mais variadas funções: cantos de trabalho cantos religiosos cantos de guerra nos acalantos nas festividades, nas brincadeiras nos jogos, nas canções populares....

19 O Cantar O timbre: o timbre da voz da cada um representa uma
identidade, uma personalidade, um outro RG, uma expressão única e inconfundível. O canto pode ir ao encontro do mundo interno e subjetivo e expressar sentimentos e emoções intraduzíveis pela palavra, pela linguagem discursiva. Cada um constrói a sua trilha sonora de canções no decorrer da vida.

20 Como Funciona a voz? Os sons produzidos pela voz humana se originam de duas pequenas pregas vocais, localizadas na laringe quando o ar que vem dos pulmões passa por elas fazendo-as vibrar. A altura do som produzido depende da tensão das pregas vocais: se estão estiradas , o som é agudo; se estão frouxas, é mais grave.

21 Como Funciona a voz? Estes sons se convertem em vogais e consoantes, conforme os movimentos dos órgãos articuladores: língua, mandíbulas, lábios, céu da boca e dentes. As cavidades da boca, do nariz e da cabeça servem para amplificar os sons. Sem elas, praticamente não se ouviria ninguém falar e muito menos cantar.

22 O cantar “ Por isso uma força me leva a cantar
Por isso essa força estranha Por isso é que canto, não posso parar Por isso essa voz tamanha” ( Força Estranha – Caetano Veloso)

23 “ Somos às vezes, desafiados por um som, impulsionados
por um ritmo ou atraídos por uma melodia. Somos puxados pela música para fora de nós mesmos e levados a interagir com o outro, pelo prazer que nos causa fazer música ou partilhar esta experiência” ( Barcellos, 1992) Texto compilado por Mariana Caribé


Carregar ppt "Escutar Em música é algo fundamental Escutar não é ouvir."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google