A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dicas para Associar – juntar coisas Associação Forçada Combinar coisas que nunca seriam combinadas: lavadora de pratos com micro-ondas, poderia se criar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dicas para Associar – juntar coisas Associação Forçada Combinar coisas que nunca seriam combinadas: lavadora de pratos com micro-ondas, poderia se criar."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Dicas para Associar – juntar coisas Associação Forçada Combinar coisas que nunca seriam combinadas: lavadora de pratos com micro-ondas, poderia se criar uma lavadora com aquecimento para limpar e esterilizar sem usar água. Existe algo próximo com o uso de pouca agua e menor tempo de lavagem, nas marcas EdgeStar e KiychenAid. Problema não resolvido Item sem relação com o problema Associações potenciais Lavadora mais eficienteMicroondas

4 Dicas para Associar – juntar coisas

5

6

7 Produzindo “metaforas”. Lista de Produtos ( metáfora “E se...?” Novas características e benefícios possíveis

8 Dicas para Associar – juntar coisas Crie sua “caixinha de ideias”. Crie uma coleção de coisas diferentes, e quando estiver diante de um problema, busque em um dos seus objetos a solução. Coisas estranhas e fora do comum dão origens à novas associações, que trazem soluções fora dos padrões do dia a dia. Crie sua “caixinha de ideias”. Crie uma coleção de coisas diferentes, e quando estiver diante de um problema, busque em um dos seus objetos a solução. Coisas estranhas e fora do comum dão origens à novas associações, que trazem soluções fora dos padrões do dia a dia.

9 Dicas para Associar – juntar coisas

10 Desafio ScamperInvente novo relógio SubstituirUsar madeira em lugar do aço CombinarAcessar remédio em caso de alarme AdaptarUsar como sinalizador se ficar perdido Minimizar, MaximizarMaximizar para usar como porta copo Pensar em outros usosUsar para medir pressão arterial EliminarUsar como relógio de sol ( sem peças internas ) Reverter, RearranjarPonteiros girando ao contrário

11

12

13 Táticas para Questionar o inquestionável Faça perguntas do tipo “o que é?” Observe pessoas e pergunte quem, o que, quando, onde e por que estão fazendo (o que realmente estão tentando fazer)?

14 Táticas para Questionar o inquestionável Observe e pergunte qual é o problema real? o que a pessoa quer conseguir? o que é mais importante? que ponto está causando problemas? o que é” É fundamental que se responda “o que é” o problema e como as pessoas se sentem em relação à ele.

15 Táticas para Questionar o inquestionável

16

17 Faça perguntas do tipo “e se...?” E se fizéssemos assim o que aconteceria?

18 Táticas para Questionar o inquestionável Faça perguntas “e se...”que imponha restrições, e que podem provocar novas e diferentes soluções Se formos proibidos de vender os nossos produtos atuais como faremos para continuar faturando no próximo ano?

19 Dicas para Questionar o inquestionável Faça um QuestionStprming Em lugar de tentar descobrir diretamente a solução (BrainStorming) do problema, fazer somente perguntas sobre ele? Após se esgotarem todos os tipos possíveis de perguntas, coloque-as em ordem de importância e busque as melhores soluções/respostas para elas.

20 Dicas para Questionar o inquestionável Cultive pensar em termos de perguntas, quanto mais perguntas melhor será a solução Quando identificamos um problema/desafio o descrevemos em forma de afirmações e não de interrogações. Transformando as afirmações sobre os desafios em perguntas ajudará a encontrar as respostas.

21

22 Observação é o elemento que faz o jogo virar na empresa

23 Dicas para observar pessoas

24

25 Dicas para observar empresas

26 Dicas para observar coisas que agrade

27 Dicas para observar com todos os sentidos

28

29 PENSAR FORA DA CAIXA EXIGE LIGAR IDEIAS DE SUA ÁREA DE CONHECIMENTO COM AS DE OUTROS DE RAMOS DIFERENTES E FORA DE SUA ÁREA

30 Diferenças no networking entre perfis de: Descoberta O novo Execução $$$ Buscam: ideiasBuscam: recursos $ Aprender o novo, o surpreendente Ter acesso a recursos $ Obter novos pontos de vista Vender a si ou a sua empresa $ Testar novas ideias “em processo” Impulsionar a própria carreira $

31 Quem são os alvos dos perfis de: descobertaexecução Pessoas diferentes dele Pessoas que são como eles Especialistas ou não com formação e visões diferentes Pessoas com poder, influência, posição, dinheiro, etc

32 Fale com especialistas de outras áreaS de conhecimento. Participe de eventos de ideias, onde conhecimentoS e formaçÕES diversificadas apresentam novos projetos. (TED – Tecnology, Entertainment and Design; day 1 ; etc ). Forme um grupo de networking, pois ele é auto estimulante em relação a descoberta e a testar novas ideias.

33 O networking desperta mais inovações quando você conversa com gente de diferentes posições, negócios, empresas, setores, idades, etc. A diversidade de contatos alimenta a diversidade de ideias.

34 Dicas para o networking  Amplie a diversidade de sua rede Inclua pessoas com formação, visão, idade, regiões e classe social diferentes  Construa uma comunidade criativa Forme um grupo estimulador do pensamento criativo e se encontrem pelo menos uma vez por mês  Participe de palestras e de treinamentos com especialistas

35

36 Experimentar “Não falhei...Apenas encontrei 10 mil jeitos que não funcionam.” Thomas Edison EXPERIMENTAR É o instrumento que gera dados sobre o que poderá funcionar.

37 Três maneiras de Experimentar 1ª. TENTAR NOVAS EXPERIÊNCIAS Trabalhando em diferentes setores Desenvolvendo novas competências Steve Jobs na Índia ou na escola de caligrafia do Read College

38 Três maneiras de Experimentar 2ª. Desmontar produtos, processos e ideias Desmontar um produto Mapear visualmente um processo Desfazer uma ideia Michael Dell separou as peças de seu computador pessoal aos 16 anos

39 Três maneiras de Experimentar 3ª. Testar ideias por meio de protótipos Construir um protótipo Fazer um lote piloto de um processo Lançar algo para teste no mercado O inventor do BlackBerry tentou criar um campo de força semelhante ao da Star Trek (nave espacial de série da TV) na escola de nível médio

40 Dicas: Cruze fronteiras físicas para experimentar Livre-se da rotina. Mude para lugar novo ou visite outra área da empresa ou outra empresa. Participe de atividades sociais e empresariais alheias a sua área. Assista palestras sobre temas não familiares ou visite exposição incomum. Durante essas atividades se pergunte “se minha equipe estivesse aqui, o que aprenderia que levasse a algo novo? Se pudesse utilizar algo desse ambiente em meu trabalho, como seria?”.

41 Dicas: Cruze barreiras intelectuais para experimentar Livre-se da rotina. Faça assinatura de jornal, revista, etc que tenham contexto profissional e acadêmico absolutamente diferente do seu. Se sua área for petróleo leia sobre rede hoteleira, se sua formação for marketing leia sobre manufatura.

42 Dicas: Desenvolva uma competência nova para experimentar Faça um plano para desenvolver novas competências ou novos conhecimentos:  Assista aulas de fotografia, ou de conhecimentos sobre mecânica, elétrica, etc.;  Pratique atividades físicas como ginástica, skate, mergulho, paraquedismo, etc.;  Assista aulas como ouvinte sobre história, química, artes gráficas, etc.;  Trabalhe em outra função na empresa e descubra o que pode aprender com ela.


Carregar ppt "Dicas para Associar – juntar coisas Associação Forçada Combinar coisas que nunca seriam combinadas: lavadora de pratos com micro-ondas, poderia se criar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google